Escritora Marina Colasanti morre no Rio de Janeiro, aos 87 anos

28/01/24

Estadão Conteúdo

http://blogfolhadosertao.com.br

A escritora e ilustradora Marina Colasanti, nome importante da literatura infantil e juvenil brasileira, faleceu na manhã desta terça-feira, 28

 

O corpo de Marina será velado no Parque Lage, que serviu de casa para a sua família, quando chegou da Itália, em 1948. Ela era sobrinha da cantora lírica Gabriela Bezansoni, casada com o engenheiro e empresário Henrique Lage, que ergueu a casa que se tornou cartão postal da cidade do Rio de Janeiro.

Marina escreveu sobre a casa e a sua relação com os tios no livro Vozes de Batalha (Tusquets), de 2021.

Marina Colasanti nasceu na Eritréia, em 1937, filha de pais italianos. Passou a infância em Trípoli, na Líbia e depois mudou-se com a família para a Itália, terra natal de seus pais. A família chegou ao Brasil no fim dos anos 1940, fugindo do pós-guerra. Ela escreveu sobre esse período em Minha Guerra Alheia.

Aqui fez carreira, primeiro no jornalismo, e depois como escritora e ilustradora. Dedicou boa parte da sua produção à literatura infantil e juvenil, fazendo releitura de clássicos e criando suas próprias histórias.

Escreveu diversos gêneros: da poesia aos contos; do romance aos ensaios.

Seus livros lhe renderam muitos prêmios, incluindo nove Jabutis e o Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto da obra. Tinha reconhecimento internacional e foi indicada cinco vezes ao Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da Literatura Infantil mundial.

Na última edição do Prêmio Jabuti, Colasanti foi homenageada como Personalidade Literária de 2024. O seu estado de saúde não permitiu que ela viajasse do Rio de Janeiro para São Paulo e ela foi representada por sua filha, Alessandra Colasanti.

Marina era casada com o poeta Affonso Romano de Sant’Anna desde 1971, que sofre de mal de Azheimer. Teve com ele duas filhas. Além de Alessandra, Fabiana, que morreu em 2021, em decorrência de um câncer de pâncreas.

Polícia prende suspeito de roubar e matar delegado pernambucano em São Paulo

28/01/24

Portal Folhape

http://blogfolhadosertao.com.br

Suspeito foi localizado na região de Paraisópolis
Delegado pernambucano Josenildo Belarmino Moura Júnior foi morto a tiros em São Paulo
Uma operação da Polícia Civil de São Paulo prendeu, na manhã desta terça-feira (28), o principal suspeito de roubar e matar o delegado pernambucano Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos.

O crime aconteceu no último dia 14 de janeiro, enquanto a vítima caminhava no bairro Chácara de Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo, e foi registrado por câmeras de segurança.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP), o suspeito, localizado na região de Paraisópolis, foi identificado após um trabalho de investigação que envolveu policiais dos 11° Distrito Policial, onde a vítima trabalhava, e outras seccionais do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap).

“Os investigadores levantaram provas sobre a autoria do crime e conseguiram, junto à Justiça, o mandado de prisão”, afirmou a SSP-SP, que não divulgou o nome do preso.

Participaram da operação desta terça policiais do Decap, com apoio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope).

Relembre o caso

Uma câmera de segurança registrou o momento em que o delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, natural de Chã Grande, na Mata Sul de Pernambuco, é abordado.

Nas imagens, é possível ver a vítima, que estava de folga, caminhando, usando camiseta, bermuda e chinelo.

Na sequência, o criminoso, que fingia ser um entregador, chega em uma moto, estaciona à frente de um trecho da calçada, perto de uma obra.

O ladrão, então, desce do veículo e aborda a vítima. De capacete e apontando a arma para Moura Júnior, ele revista o delegado, que estava armado.

Em seguida, o bandido atira contra a vítima, quatro vezes. Dois tiros atingiram as costas, um no braço e outro na garganta. O delegado cai ao lado de um carro, e o criminoso foge de moto. O caso foi registrado como latrocínio consumado.

Josenildo Belarmino tinha acabado de concluir o curso de formação da polícia e atuava no 11° Distrito Policial (Santo Amaro) há menos de um ano.

Ele estudou Direito na Faculdade Escritor Osman da Costa Lins, a Unifacol, em Vitória de Santo Antão, e prestou concurso para delegado de polícia de São Paulo, sendo convocado no final de 2023, no dia 8 de dezembro, conforme edição do Diário Oficial do Estado.

Oportunidades: SAD e Fundarpe lançam seleção pública simplificada para contratação temporária de 53 profissionais de nível superior

28/01/24
ImprensaPE
http://blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo

A Secretaria de Administração (SAD), em conjunto com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), lança seleção pública simplificada para a contratação temporária de 53 profissionais de nível superior. As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia dez de fevereiro até nove de março, no endereço https://forms.gle/cYiePQ6aw2zQd5Yv7.

A oportunidade é para arquitetos, engenheiros civis, engenheiros civis orçamentistas, engenheiros elétricos, advogados e contadores atuarem como prestadores de serviço na Fundarpe. O certame consiste em etapa única, de avaliação curricular, de caráter classificatório e eliminatório. As remunerações são de R$ 3.300,00 e R$ 5.200,00, com carga horária de 40h semanais.

A secretária de Administração, Ana Maraíza, enfatizou a importância da seleção pública simplificada. “Esse certame foi elaborado para selecionar profissionais qualificados de diferentes áreas, para que contribuam com o aprimoramento das atividades realizadas pela Fundarpe”, ressaltou a titular da pasta.

A contratação temporária mencionada terá duração de até 12 meses renováveis, observados os prazos da Lei 14.547, de 21 de dezembro de 2011. Todas as vagas são para atuação no Recife. Os demais pré-requisitos e mais informações podem ser obtidas no endereço https://bit.ly/selecoessimplificadas.

Prefeito e cinco vereadores eleitos em 2024 estão ligados a casos de trabalho análogo à escravidão

28/01/24

Por 247

http://blogfolhadosertao.com.br

Políticos têm empresas na lista suja do trabalho escravo e foram multados por manter trabalhadores em condições degradantes
Trabalho escravo
Trabalho escravo (Foto: Reuters/Adriano Machado)

 

 Nesta terça-feira (28), Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, veio à tona um dado alarmante: um prefeito e cinco vereadores eleitos em 2024 estão ligados a empresas que aparecem na chamada lista suja do trabalho escravo, segundo levantamento realizado pelo G1Entre as irregularidades constatadas estão condições insalubres, falta de acesso à água potável e exposição a substâncias tóxicas.

Os dados são fruto do cruzamento entre os 63 mil eleitos para cargos municipais e as 717 pessoas físicas e jurídicas presentes na lista suja, atualizada pelo Ministério do Trabalho em dezembro de 2024. A lista, criada em 2003, é uma ferramenta essencial de transparência e prevenção ao trabalho escravo no Brasil, mas a inclusão nela não impede que os políticos exerçam seus mandatos, já que não houve condenação judicial definitiva, como prevê a Lei da Ficha Limpa.

Entre os nomes citados estão o prefeito Marcus Rinco (União), de Alto Paraíso de Goiás (GO), e os vereadores Fernando Morandi (PSB), de Porto Vitória (PR); Eduardo Lima (PSB), de Beberibe (CE); Fabiano (MDB), de Vera Mendes (PI); Manoel Nascimento (Republicanos), de Amarante (PI); e Gilvan Macedo (Avante), de Ipirá (BA).

O que é a lista suja?

A lista suja do trabalho escravo é um cadastro que expõe empresas e indivíduos flagrados submetendo trabalhadores a condições degradantes. Sua atualização ocorre semestralmente e não exige condenação judicial, sendo baseada em fiscalizações realizadas por órgãos como o Ministério do Trabalho, Polícia Federal e Ministério Público Federal.

“A inserção da empresa na lista suja não é uma punição”, explica a auditora-fiscal do Trabalho Jamile Freitas Virginio. “O que pode eventualmente ter são repercussões negativas, mas a inserção é a transparência de uma informação que é muito importante para que a sociedade tome as suas decisões.”

No último ano, o Brasil registrou um aumento significativo de denúncias de trabalho análogo à escravidão, com 149 trabalhadores resgatados em operações. Eles enfrentavam jornadas exaustivas, trabalho forçado e alojamentos precários.

Multas e consequências

Além de terem seus nomes vinculados à lista suja, os eleitos ou suas empresas foram multados pela exploração de trabalhadores. No entanto, três deles não pagaram as multas e acabaram inscritos na dívida ativa da União.

Essa inadimplência pode gerar restrições, como explica Eduardo Correa da Silva, presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-SP. “O próximo passo [nesses casos] é o ajuizamento de uma ação fiscal contra esse agente, e a partir daí, ele pode ter algumas consequências, que vão desde a impossibilidade de obter financiamentos públicos ou certidões negativas, bloqueio de bens por penhora judicial até ao impedimento de participar de licitações públicas.”

Contradição no serviço público

A presença de políticos eleitos vinculados ao trabalho escravo levanta questionamentos sobre a ética na administração pública. Frei Xavier Plassat, coordenador do programa de combate ao trabalho escravo da Comissão Pastoral da Terra (CPT), destaca a incongruência dessa situação: “A gente pensa que uma pessoa que está [concorrendo] para um cargo de vereador ou prefeito está sempre em busca de um bem comum, mas vemos que, na prática, pode não ser bem assim.”

Apesar da gravidade dos casos, a legislação atual permite que esses políticos continuem exercendo suas funções. O fato reacende o debate sobre a necessidade de endurecimento das regras eleitorais para impedir que pessoas envolvidas em graves violações de direitos humanos ocupem cargos de poder.

Raquel Lyra quer Amupe mais próxima e garante pagamento de emendas parlamentares

28/01/24

Por Anthony Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Governadora pediu que disputa partidária fique fora da eleição para a Associação
A governadora Raquel Lyra (PSDB) afirmou que deseja uma gestão da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) que tenha sintonia com o Governo do Estado. A Amupe realiza, em fevereiro, a eleição para a Diretoria Executiva que vai comandar a entidade no biênio 2025/2026.

Durante a participação na abertura do curso sobre política habitacional realizado pelo Instituto de Pesquisas Insper em parceria com a gestão estadual, na Zona Sul do Recife, Raquel demopnstrou querer  consenso e a despartidarização da associação.

“Espero que se possa chegar num melhor consenso, se possível, para que a gente tenha uma instituição que esteja direcionada para um caminho só: o fortalecimento dos municípios em Pernambuco. A gente precisa tirar a disputa política eventual, política partidária, para poder fazer com que a Amupe seja cada vez mais forte”, declarou a mandatária.

Emendas
Ainda no evento, a governadora foi questionada a respeito do pagamento de emendas parlamentares de 2024, que não foram repassadas dentro do prazo, que findou em 31 de dezembro. Os deputados estaduais chegaram a enviar um ofício com um pedido de informação ao Governo Estadual e pedir uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).

Raquel Lyra admitiu que houve impasses tanto dentro do Governo, quanto nas prefeituras e organizações não governamentais (ONGs), que impediram o pagamento dentro do prazo. Ela reforçou que uma força-tarefa foi montada e já está atuando para a realização dos pagamentos.

“Tivemos problemas, sim, seja de gargalos no próprio Poder Público nosso, seja nos municípios, organizações não-governamentais para onde estão destinadas as emendas parlamentares, mas a gente criou um grupo de trabalho, uma força-tarefa que já está tirando os obstáculos da frente e a gente vai fazer o pagamento”, afirmou.

De acordo com a gestora, os entraves no governo foram ocasionados pela burocracia e falta de padronização do pagamento pelas secretarias estaduais. Raquel garantiu que os entraves serão solucionados..

Alerta laranja: Apac emite comunicado de chuva moderada a forte em Pernambuco

28/01/24

Por Danielle Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Aviso meteorológico é válido para todas as mesorregiões do Estado
Alerta laranja para Pernambuco vale a partir da noite desta segunda-feira (27)
 Emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) na tarde desta segunda-feira (27), um novo alerta laranja indica a continuidade de pancadas de chuvas com intensidade moderada e pontualmente forte em Pernambuco.
O comunicado, que tem passa a valer a partir da noite desta segunda-feira (27) e segue durante a terça-feira (28), é válido para todas as mesorregiões do Estado e indica o estado de atenção.Dessa forma, o alerta laranja contempla os seguintes locais:

  • Região Metropolitana do Recife;
  • Mata Sul;
  • Mata Norte;
  • Agreste;
  • Sertão

Segundo a Apac, o sistema meteorológico responsável por essas chuvas é um distúrbio ondulatório de leste formado no oceano e que se desloca em direção ao continente, atingindo os estados da Paraíba e Pernambuco.

Além das pancadas de chuva, o sistema também poderá ser acompanhado de trovoadas semelhantes às registradas no domingo (26).

Leia também
 Gestores escolares devem atualizar cadastro para Carteira de Identificação Estudantil 2025
 Capitania dos Portos de Pernambuco apreende seis embarcações durante operação “Navegue Seguro”

No Recife: Raquel Lyra participa da abertura de curso do Insper voltado à área de habitação

28/01/24

Imprensa PE

http://blogfolhdosertao.com.br

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexo
A governadora Raquel Lyra participou, nesta segunda-feira (27), da primeira aula do curso “Políticas Habitacionais: Resultados e Desafios”, realizado pelo Insper, no Bugan Hotel, no Recife. O curso está sendo oferecido pela primeira vez fora de São Paulo pela instituição e reúne gestores públicos estaduais e municipais, lideranças do setor habitacional e representantes de movimentos sociais para apresentar os desafios das políticas habitacionais no Brasil, além de integrar conhecimentos técnicos sobre temas como regularização fundiária, produção habitacional e reabilitação de centros urbanos.
“Estamos promovendo um curso no qual vamos aprofundar os estudos sobre política habitacional, seus desafios, suas oportunidades e aquilo que a gente pode buscar de experiência de outros lugares para desenvolver ainda mais o nosso Estado e avançar com o Morar Bem Pernambuco. Por meio desse programa estadual, já entregamos mais de mil moradias e temos muitas outras para entregar. Que possamos permitir que nosso Estado dê passos largos em direção à melhoria da qualidade de vida do seu povo e à redução do déficit habitacional”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Em Pernambuco, o curso “Políticas Habitacionais: Resultados e Desafios” é uma parceria entre o Governo do Estado e o Insper, com patrocínio da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), e tem a participação de representantes técnicos dos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Caruaru, Salgueiro, Goiana, Palmares e Petrolina. Participam também representantes do Governo Federal — por meio da Caixa Econômica —, do setor produtivo e de movimentos sociais pernambucanos.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Simone Nunes, a capacitação é um passo importante para consolidar a liderança de Pernambuco na busca por soluções habitacionais inovadoras e sustentáveis. “A ideia é que cada município possa construir um projeto de aplicação para o seu local, com o monitoramento do Insper, e fazer um desdobramento prático dentro do seu universo de influência, sabendo o que já foi feito, o que deu certo e errado e o que pode ser feito em cada cenário”, pontuou.
Além de aulas teóricas, o curso contará com visitas técnicas a empreendimentos habitacionais de referência, tanto em Pernambuco quanto em São Paulo. O programa busca compartilhar práticas inovadoras no combate ao déficit habitacional e promover o diálogo entre governo, setor privado, academia e movimentos sociais. Ao longo da capacitação, os participantes terão acesso a soluções práticas para os problemas habitacionais das cidades brasileiras, com foco na criação de cidades mais inclusivas e sustentáveis. Ao final das aulas, os gestores das áreas de desenvolvimento urbano e habitação estarão mais capacitados para acessar recursos do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
Para José Police Neto, coordenador do Insper, os municípios têm uma tarefa importante, muitas vezes não exercida, que é o de regulação do uso e ocupação do solo. “Todas as vezes que o município abdica dessa potencialidade, ele deixa de ser atrativo para investimentos públicos e investimentos privados. A área de habitação é aquela maior geradora de desigualdades, é aquela que precisa do maior investimento, porque por trás dela vem o saneamento, a oferta de água com qualidade e com volume, e o esgotamento sanitário, entre outras políticas públicas. Eu acredito que o Governo de Pernambuco, os municípios participantes, o setor produtivo, o Governo Federal e os movimentos sociais podem transformar Pernambuco num caso de sucesso nacionalmente”, disse.

Fotos: Miva Filho/Secom

Casos de policia na “terra dos impossíveis”: Operação policial desativa 13 pontos de furto de água em Petrolina, incluindo motel e haras

28/01/24

Imprensa Compesa

http://blogfolhadosertao.com.br

Uma operação conjunta entre a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e as Polícias Civil e Militar desativou 13 pontos de furto de água em Petrolina, incluindo um motel, dois haras, uma tapeçaria, uma loja de paisagismo e cinco residências. A ação, realizada ao longo de três dias e concluída na última sexta-feira (24), resultou na recuperação de 30 litros de água por segundo, suficiente para abastecer 790 residências por mês. O prejuízo financeiro estimado com essas infrações alcança R$ 540 mil por ano.

No motel, localizado às margens da BR-428, a fiscalização encontrou duas novas ligações clandestinas, além de uma anterior já identificada no fim do ano passado. Análises de consumo apontaram valores incompatíveis com a atividade comercial, levando a equipe a constatar a reincidência. Além disso, uma das ligações irregulares desviava água para uma tapeçaria e cinco residências próximas, representando um consumo de 12 litros de água por segundo e um prejuízo mensal de R$ 20 mil.

Outros flagrantes ocorreram em dois haras no bairro Antônio Cassimiro, onde foram encontradas três ligações clandestinas, desviando 8 litros de água por segundo, o suficiente para abastecer 210 casas, com prejuízo de R$ 12 mil por mês. No bairro Padre Cícero, um terreno usado para abastecer 10 carros-pipa e uma loja de paisagismo com irrigação clandestina totalizaram um desvio de 10 litros de água por segundo, causando um prejuízo mensal de R$ 16 mil.

A Compesa registrou Boletins de Ocorrência (BO) para todos os casos, e as investigações seguirão com a Polícia Civil. A empresa destacou que o furto de água, além de ser crime, compromete o abastecimento nas cidades, especialmente em períodos de escassez hídrica. A companhia intensificará operações para coibir práticas irregulares e orienta que a população denuncie pontos de desvios pelo telefone 0800.081.0195, com garantia de sigilo.

Em Araripina: Ministério Público recomenda ao prefeito Evilásio Mateus revogar resultado do concurso realizado por Raimundo Pimentel

28/01/24

Midias Sociais

http://blogfolhadosertao.com.br

Foto: Ilustrativa – arquivo Blog

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Araripina (Sertão do Araripe), recomendou nesta segunda-feira (27) à prefeitura municipal e ao Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib) que revoguem, imediatamente, a homologação do resultado final do concurso público da prefeitura (Edital nº 002/2024, de 19 de fevereiro de 2024), realizado através de publicação no Diário Oficial do Município, em 20 de dezembro de 2024, em razão das irregularidades descritas na recomendação.

Além de pedir a imediata revogação da homologação, o MPPE determinou também a anulação da fase de títulos, em razão do descumprimento dos itens 3 (cláusula de barreira em cada modalidade de concorrência), 12.1 (caráter classificatório da fase de títulos), 12.2.1 (cômputo de […]

Governo Federal libera mais 67 bolsas para famílias carentes de Salgueiro

28/01/24

Ascom PMS

http://blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo

 

O Governo Federal liberou 67 novos benefícios do Bolsa Família para Salgueiro. A parcela base é de R$ 600, mas pode chegar a R$ 800 com o adicional de R$ 150 para lares com crianças de 6 anos e a mensalidade extra de R$ 50 para cada criança e/ou adolescente entre 7 e 18 anos.

Com a liberação dos novos benefícios, a Secretaria de Desenvolvimento Social retoma os atendimentos do Bolsa Família nesta terça-feira, 28, para quem precisa fazer cadastro ou atualizar os dados.

Os documentos necessários são: RG e CPF, comprovante de residência atualizado, Certidão de Nascimento ou Casamento, Carteira de Trabalho (se houver), Título de Eleitor e documentos originais de todos os membros da família.

Para dúvidas e outras orientações, é possível falar com a equipe do Bolsa Família sem sair de casa, entrando em contato pelo WhatsApp (87) 9 8871-7437.