07/12/24
Estadão
http:://blogfolhadosertao.com.br
O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal formou maioria pela manutenção do ministro Alexandre de Moraes na relatoria do caso da trama golpista de 2022.
O relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso, votou contra o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele foi seguido pelos ministros Edson Fachin, Flávio Dino, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Dias Toffoli. Neste recurso, Moraes está impedido de votar.
No recurso, os advogados de Bolsonaro alegaram o impedimento de Moraes de julgar o caso, já que o ministro foi apontado no inquérito da Polícia Federal como uma das vítimas no plano de golpe. Por estar envolvido no caso, segundo a defesa de Bolsonaro, ele próprio não poderia julgar.
O recurso diz respeito a informações que havia um plano de prender Alexandre de Moraes, e que ele foi monitorado por supostos envolvidos na trama golpista.
O julgamento segue até o dia 13 de dezembro, e não há discussão sobre o mérito, já que os ministros votam em plenário virtual, pelo sistema da Corte.