10/12/24
Por Machado Freire
http://blogfolhadosertao.com.br
–Fábio Lisandro Barros (PRD) mexeu com a estrutura política do prefeito Marcones Libório de Sá (PSB) no terceiro mandato, derrotando-o com uma maioria de mais de 6 mil votos, a maior da história de Salgueiro;
-Prefeito eleito fez barba, cabelo e bigode: Nova Câmara de Vereadores tem uma maioria de 9 x6 pró Fabinho Lisandro;
-Até agora, o processo de transição não apresentou os números das despesas e receita sobre os quatro anos da gestão de Marcones Libório de Sá;
-Fabinho Lisandro jura de pés juntos que não dará vez ao nepotismo e que não vai aumentar o número de cargos comissionados, que hoje somam 150.
Fabinho Lisandro e Raquel Lyra
Blog Folha do Sertão: Como anda a transição? Pelas informações colhidas até agora, daria para se ter uma ideia de como estão as finanças da Prefeitura (dívidas e outros compromissos que vão mexer no orçamento de 2025) para o primeiro ano da sua administração?
Fabinho Lisandro: A transição está fluindo, ainda com muitas informações pendentes. Tenho tido muita cautela para não dificultar, as coisas. 30/11 era prazo para uma apresentação prévia! A avaliação técnica do endividamento do município, do comprometimento em relação a LRF dentre outros aspectos de folha, estão sendo todos analisados de forma criteriosa e responsável! Dessa forma no relatório final da transição apresentaremos toda análise e nosso posicionamento.
Blog Folha do Sertão: Existem hoje quantas secretarias? Você pretende fazer uma redução ou fusão, ou, ainda, promover alguma ampliação pontual no organograma oficial da Prefeitura?
Fabinho Lisandro: Atualmente o município possui 12 secretarias, estamos fazendo uma análise a respeito da modernização da estrutura administrativa, buscando eficiência e processos dinâmicos, sempre com o olhar para não trazer aumento de despesas para o município e sim modernização e eficiência.
Blog Folha do Sertão: Quanto ao número de servidores ( prefeito acaba de promover a nomeação de mais de cem concursados), será preciso fazer o enxugamento ou precisaria aumentar para atender ao seu programa de governo?
Fabinho Lisandro: Atualmente são aproximadamente 150 comissionados e não pretendemos aumentar nenhum!
Blog Folha do Sertão : Você teria condições de organizar uma equipe de trabalho evitando incorrer no nepotismo, ou isto não tem nenhuma importância.
Fábio Lisandro: Minha preocupação será montar uma equipe com viés técnico, buscando evidentemente não demonizar a política, afinal de contas, estamos aqui em virtude de articulações políticas e da Política! Em nosso país, temos critérios rígidos que tratam da questão do nepotismos, o que será sempre respeitado e preservado de forma transparente.
Blog Folha do Sertão: Aproveito a oportunidade para lhe pedir um balanço sobre suas articulações no estado e fora dele em busca de apoios para dar força aos projetos importantes do seu programa de governos.
Fábio Lisandro: Tenho andando às quatro freguesias em busca de articulações políticas, como sempre fiz, construindo pontes pra que tenhamos resultados expressivos em nossa cidade! Nos últimos 30 dias já vim à Brasília por duas vezes, onde estou no momento, em busca de investimentos e a garantia de apoio a nossa gestão!
Blog Folha do Sertão: Como fica o seu relacionamento político em relação ao governo federal, tendo em vista seus compromisso político com o grupo Coelho de Petrolina? Quais são os deputados federais, estaduais e senadores do grupo de Fábio Lisandro?
Fabinho Lisandro: Meu compromisso político tem sido com o meu partido (PRD), o qual presido no Estado de Pernambuco, onde temos a vice-liderança na Alepe, tão bem representada por nosso líder Joãozinho Tenório, e que seguimos a liderança inconteste da Governadora Raquel Lyra. Amigos, tenho muitos, e graças a Deus, de forma muito transparente, e transito bem em todas as matrizes partidárias. Basta dizer que hoje estive com o deputado Augusto Coutinho, o deputado Túlio Gadelha e amanhã estarei com Mendonça Filho e Fernando Filho. Além de já ter visitado e feito articulação com nossos dois senadores (Humberto Costa e Fernando Dueire) e a Senadora Teresa Leitão, que se comprometeram em manter o apoio incondicional à nossa cidade e a nossa gestão.
Blog Folha do Sertão : Pelas informações colhidas no processo de transição, até agora, daria para se ter uma ideia de como estão as finanças da Prefeitura (dividas e outros compromissos que vão mexer no orçamento de 2025) para o primeiro ano da sua administração?
Fabinho Barros: Quanto ao orçamento de 2025 os vereadores aprovaram a LDO e a LOA seguindo as mesmas diretrizes, levando em consideração a incerteza dos cenários, de acordo com a proposta do executivo, com algumas emendas. A avaliação técnica do endividamento do município, do comprometimento em relação a LRF dentre outros aspectos de folha, estão sendo todos analisados de forma criteriosa e responsável! Dessa forma no relatório final da transição apresentaremos toda análise e nosso posicionamento.