16/12/24
Por Machado Freire
http://blogfolhadosertao.com.br
Fabinho Lisandro- prefeito eleito de Salgueiro
Em Salgueiro, Fábio Lisandro Barros (PRD) anuncia hoje (16) -em horário e local não informados ao Blog Folha do Sertão, os nomes de sua confiança para a formação do secretariado que assumirá o comando político-administrativo do município a partir de 01 de janeiro de 2025.
Fabinho Lisandro Barros, tem 50 anos de idade, é contador, empresário e político – e antes de sua eleição em outubro passado, já havia sido testado nas urnas como candidato a deputado estadual (nos dois últimos pleitos) tendo ficado na suplência, com chance de ser convocado, mas preferiu “encarar” a disputa para prefeito do município ais importante do Sertão Central num confronto direto com o médico Marcones Libório de Sá (PSB), detentor de três mandatos.
O 6 de outubro foi cruel para o veterano líder político da família Sá que sofreu a maior derrota da história do município: 6.106 votos, um percentual de 40,43% votos contra 58,42% obtidos por seu adversário que vai administrar o município com uma maioria de 9×6 vereadores. Marcones passou por terríveis dificuldades porque sua bancada tinha um vereador a menos em relação aos oposicionistas: 7 x 8.
POTENCIAL: O novo prefeito – que terá a partir de hoje apenas 14 dias para conversar e discutir com seus auxiliares diretos, para colocar nas mãos e na cabeça de cada um o seu plano de governo, foi eleito com um discurso fácil, sem maiores delongas: “Salgueiro tem Potencial”… Colocou em seu palanque um grande número de pessoas testadas em outras campanhas e palanques os mais distintos possíveis, envolvendo lideranças remanescentes dos grupos das Zebras e dos Leões, que não chegaram a ser muito lembrados por suas lideranças maiores e até esquecidos pela maioria da população. É verdade que Fabinho conta com um Leão na sua vice, vereador de primeiro mandato, mas que colocou a esposa em sua cadeira, sendo também a mais votada.
NATAL SEM BRILHO: A cidade, que não vive o clima do “Espírito de Natal”, porque a prefeitura não repetiu as programações que foram postas em prática em outras administrações (inclusive do grupo do atual prefeito) e vai esperar mais um ano para que Salgueiro tenha um Natal que possa influir na cultura tradicional, inclusive com ornamentação das principais avenidas e festas populares.
Mas Fabinho Lisandro -que já participou de muitas festas depois de 6 de outubro (e do seu aniversário recentemente), terá muitas atribuições que exigem logo no primeiro de de trabalho, competência e celeridade, como os serviços do TFD, que teria suspendido as viagens entre Salgueiro e o Recife, semana passada; uma analise acurada do relatório sobre a transição onde -ai, sim, o prefeito vai dizer se paga determinadas dividas (que não serão muitas) ou decretará moratória, etc, e a questão do transporte escolar, que, segundo comentários, era controlado por políticos.
NÃO AO NEPOTISMO: Fabinho Lisandro disse a este Blog que não vai aumentar o número de cargos comissionados, que na atual administração chegaram a 150 pessoas e saberá conduzir, nos termos da Lei, a questão do nepotismo . Talvez sua experiência o ajude a fechar esta conta, mas para escolher secretários e diretores com zelo, espírito público, competentes e comprometidos com a causa popular, será preciso, competência e muita coragem para saber dizer NÃO na hora de enfrentar cara feia e deboche.