Pelo menos 38 pessoas morreram em um acidente de ônibus na madrugada deste sábado (21) na altura de Lajinha, município de Teófilo Otoni, no interior de Minas Gerais, informou o Corpo de Bombeiros em um balanço atualizado.Ainda não foi possível precisar o número exato [de vítimas fatais]devido ao estado dos corpos”, declarou por telefone à AFP uma porta-voz do Corpo de Bombeiros da região. A fonte afirmou que o balanço definitivo será anunciado após a perícia policial.”Após horas de trabalho, os bombeiros conseguiram debelar o incêndio e já fizeram a retirada de 22 vítimas fatais carbonizadas e presas nas ferragens”, afirma o comunicado divulgado pelos bombeiros.Segundo os bombeiros, ainda há mais vítimas que devem ser retiradas do ônibus incendiado.
O ônibus saiu de São Paulo e tinha como destino a cidade de Vitória da Conquista, na Bahia. Por volta das 4H00, um pneu estourou na altura da localidade mineira de Lajinha.
O motorista perdeu o controle do ônibus e bateu em uma carreta. Um carro de passeio que vinha atrás também colidiu com o ônibus, mas os três ocupantes do veículo sobreviveram ao acidente.O ônibus pegou fogo e várias pessoas morreram, enquanto outras saíram com vida e foram encaminhadas para atendimento médico nas proximidades.”Ainda há mais vítimas a serem retiradas, tendo em vista que é necessário o apoio de um guincho para que possamos ter acesso a outra parte do ônibus onde se encontram mais vítimas”, disse o tenente Alonso Vieira Júnior, em um vídeo divulgado pelos bombeiros na manhã de sábado.PESAR
Por meio de nota publicada oficialmente pelo Palácio do Planalto, o presidente Lula manifestou seu pesar e prestou solidariedade com as vítimas do acidente.
“Lamento imensamente e envio minhas orações aos familiares das mais de 30 vítimas fatais do acidente em Teófilo Otoni, Minas Gerais. Rezo pela recuperação dos sobreviventes dessa terrível tragédia. A Polícia Rodoviária Federal está no local do acidente, e o Governo Federal se coloca à disposição do governo de Minas Gerais para tudo o que for necessário”.