Raquel Lyra faz balanço de dois anos de gestão em visita à Folha de Pernambuco

23/12/24
Folhape
hrrp://blogfolhadosertao.com.br
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, visitou a Folha de Pernambuco, nesta segunda-feira (23). A gestora, que completa dois anos de mandato na próxima semana, fez um balanço da primeira metade da sua gestão.Raquel Lyra participou do programa Folha Política, na Rádio Folha 96,7 FM. O âncora Jota Batista, a editora de Política e Economia, Carol Brito, e a colunista de política Betânia Santana, conduziram a entrevista.

Assista:

Raquel Lyra foi recebida pelo presidente do Grupo EQM, do qual a Folha de Pernambuco faz parte, Eduardo de Queiroz Monteiro, pelo diretor Executivo, Paulo Pugliesi, pelo diretor Operacional, José Américo; e pela diretora Administrativa, Mariana Costa.

Raquel Lyra destacou, entre os temas abordados na entrevista, a reorganização da gestão feita durante o seu mandato.

“Fazendo uma comparação com a nossa casa, quando você chega numa casa nova, precisamos fazer uma grande reorganização do Governo de Pernambuco e reposicionar o nosso governo que tinha, infelizmente, ficado estagnado ao longo dos últimos anos. A gente não tinha capacidade de investimento, fomos buscar recursos, construir parcerias”, afirmou a governadora, ao citar o trabalho feito nestes dois anos.

A gestora também ressaltou os desafios para o futuro, identificados a partir de diagnósticos de quais são os grandes problemas do Estado.

“Diante do diagnóstico dos grandes desafios de Pernambuco, da falta de água, das estradas em péssimas condições, do problema na educação, lançamos programas estratégicos, com recursos garantidos”, completou, elencando programas da gestão, como PE na Estrada, Juntos pela Educação, Pernambuco sem Fome e Águas de Pernambuco.

“Todo esse esforço era para que a gente pudesse fazer de novo Pernambuco voltar a crescer com o cuidado de não deixar ninguém para trás”, analisou.

Raquel Lyra falou ainda sobre a cessão de servidores, às vésperas do início de novos mandatos dos prefeitos do Estado. No domingo, o prefeito do Recife, João Campos, anunciou servidores estaduais na composição do secretariado de sua nova gestão.

“Temos 200 mil trabalhadores, parte da nossa força de trabalho está servida a municípios e outros órgãos. Ao longo do tempo, houve municipalização de alguns serviços, como na educação, por exemplo. É um regime de colaboração, existe previsão legal. Vocês veem todos os dias no Diário Oficial pessoas cedidas do Governo de Pernambuco, assim como a gente recebe parte deles. E na Prefeitura do Recife não é diferente”, pontuou.

Outros temas citados na entrevista foram o machismo na política, sua relação com o PSDB, o desmembramento da Secretaria de Educação e Esportes e outros.

Visita
O presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, destacou a atuação da governadora nesta primeira metade do mandato. “Que ela possa colher os frutos. É uma governadora de mãos limpas, e hoje em dia isso é um ativo muito valioso”, afirmou.

A governadora ainda reafirmou a contribuição da Folha de Pernambuco ao jornalismo. “Quero agradecer muito pelo papel responsável que a Folha tem feito. Um jornalismo crítico, mas um jornalismo democrático. O jornalismo que vocês praticam, para nós, é muito importante. São pessoas comprometidas com os fatos”, ponderou a mandatária.

Raquel Lyra definiu o atual ambiente do Estado como melhor para investimento e, por isso, trabalha para Pernambuco captar recursos.

“A certeza que vamos ter nos próximos anos níveis históricos de investimentos em Pernambuco. Precisamos olhar para o que temos pela frente”, completou a gestora.

No tema da segurança pública, Raquel Lyra ressaltou os avanços no programa Juntos pela Segurança. Segundo ela, até o início de 2026, o Estado reforçará o efetivo em 7 mil novos policiais.

“Destinamos para a segurança pública desde o ano passado R$ 2,3 milhões que estão se traduzindo em novos investimentos. Esses novos policiais darão fôlego. Com mais gente trabalhando, com a articulação que estamos conseguindo ter, podemos garantir essa redução na violência e fazer de maneira mais efetiva”, completou a gestora.

Também participaram do encontro a editora-chefe da Folha, Leusa Santos, a colunista Roberta Jungmann, a repórter do Movimento Econômico Ângela Belfort, o assessor especial da presidência do Grupo EQM Joni Ramos, e o diretor do Grupo EQM, Domingos Azevedo.

Emendas parlamentares
Ao ser questionada sobre as emendas destinadas aos parlamentares, Raquel Lyra falou da relação entre os poderes.

“Temos tripartição de poderes e é importante o equilíbrio entre eles. Eu sempre busquei que pudéssemos ter relação de diálogo permanente. Todos os projetos de lei que mandei para a Assembleia Legislativa foram aprovados, todos. Alguns com maior tensionamento de debate, outros de maneira mais rápida, mas isso é natural do processo democrático. A gente vai continuar agindo dessa forma, quero agradecer à Assembleia Legislativa em nome do presidente Álvaro Porto, dos demais membros, deputados e deputadas que conseguiram ao longo desse tempo discutir e aprovar nossos projetos para que possa fazer investimentos em educação, saúde e segurança.”

A governadora também garantiu que o trabalho seguirá sendo feito da mesma forma.

“Existe obviamente o interesse dos parlamentares de poderem disponibilizar de suas emendas, previstas na Constituição Federal. A gente já executou um grande número de emendas parlamentares e vamos continuar fazendo até dia 30, quando fecha o sistema, e, na reabertura dele, vamos continuar trabalhando”.

Relação com a Alepe
Raquel Lyra afirmou que trabalha diariamente para, na relação com a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), conseguir entregar à população do Estado aquilo que prometeu.

“Quando chega um novo governo que tem uma forma diferente de fazer política, de fazer gestão. Pela primeira vez na história são duas mulheres, isso não é algo singelo. Imagina que toda uma estrutura sempre foi pensada e montadap or homens. À medida que você dá um novo olhar, é claro que existe um tensionamento que é natural da vida política. É claro que o que a gente quer é que haja muito mais harmonia do que tensão”.

“Não tenho dúvida nenhuma que ano que vem será melhor do que o que passou”

Machismo na política
Raquel Lyra foi perguntada sobre seu papel enquanto mulher no Governo do Estado. Ela destacou o fato de compor uma mesa com três mulheres, ao lado da editora de Política e Economia, Carol Brito, e da colunista Betânia Santana.

“A gente sofre todo dia com machismo. Se eu disser algo diferente eu estaria mentindo, mas a partir do momento que as pesosas vão lhe conhecendo melhor, vão entendendo a forma de agir, a gente sempre age com muita transparência, com muito diálogo, a nossa gestão é baseada nisso e às vezes isso causa estranhamento. Quando cheguei ano passado e disse aos municípios, aos deputados que tudo aquilo que tinha prometido, em grande parte, não tinha dinheiro para fazer, as pessoas estranharam. Mulheres agem dialogando mais e isso na política também acontece, é um processo de maturação não só institucional, mas também da sociedade com gente”.

“Se não houvesse uma mulher aqui, não seriam construídas quatro maternidades como nós faremos. Se não houvesse uma mulher aqui, talvez não tivesse o Mães de Pernambuco, que dá R$ 300 a 95 mil mães pernambucanas. Se não houvesse uma mulher aqui, o programa de creche não seria prioridade como nunca foi. Há também uma recolocação das prioridades de um governo”

Relação com o governo federal
Em recente visita ao Estado, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou a atuação de Raquel Lyra junto ao presidente Lula e afirmou que a gestora era base do governo. Ela foi perguntada sobre esse papel.

“Acho que é importante ressaltar o quanto que o Estado de Pernambuco ganhou a partir do momento em que você permite, a partir de sua liderança, eu, de a gente poder estar em diálogo com o governo federal. Passamos por muito tempo em Pernambuco sem construir esse diálogo e isso fez falta a nós. Disse ao povo de Pernambuco que no primeiro momento do nosso governo, iria ao governo federal, ao presidente eleito para poder trabalhar prioridades para Pernambuco. E desde o primeiro momento, na primeira reunião que eu tive com o presidente Lula com todos os governadores do Brasil, ele nos colocou que trabalharia para todos e essa é a forma que também compreendo. Pela minha forma de agir, de compreensão da política, que devemos fazer com os municípios pernambucanos e desde o primeiro momento também sendo tratado, com muita hombridade e com muita reciprocidade com os ministérios”.

Relação política com o PT
Raquel Lyra foi perguntada ainda sobre a aproximação política com o PT. A governadora destacou sua gratidão.

“Não é só o PT e eu sou grata a todos os parlamentares, que compreendem que os projetos de lei que a gente encaminha para Casa são para que a gente possa garantir que as ações que vão chegar à vida da população possam acontecer. Aqui vai um registro de agradecimento, inclusive, à bancada do PT”

Relação com o PSDB
A governadora também falou de sua relação com o PSDB, que se coloca como oposição ao presidente Lula.

“O partido tem uma postura, do ponto de vista de ser uma oposição declarada ao presidente, ao governo federal e eu tenho dito que é uma postura equivocada. No meu ponto de vista, deveríamos ter pelo menos uma postura de independência, para que, no momento de desafio como a gente vive agora, veja aí os juros, a questão do dólar,  necessidade de aprovação do orçamento, que a gente precisa de concertação e de união”

“A gente precisa de união, se a gente tiver olhando para a próxima eleição, a gente tem dificuldades de poder ajudar o Brasil a poder crescer. Não tô aqui dizendo que todas as atitudes de qualquer partido que façam oposição seja nesse sentido de olhar para a próxima eleição, mas acho que a gente tem que dar as mãos e ajudar o governo federal, ajudar inclusive o presidente Lula, para a gente poder ter estabilidade no país porque quando é ruim para todo mundo, é ruim para os estados, para os municípios.

“A gente tem sempre conversado muito com o próprio partido com a lideranças partidárias, eu sempre digo que sou porta-voz de mim mesma e que qualquer decisão que for tomar em relação ao partido e manutenção ou saída do partido, será verbalizada no tempo certo, no tempo oportuno, não tenho dúvida nenhuma disso que serei eu mesma que darei eventualmente a notícia pra vocês”

 

Eventual de mudança de legenda
Raquel Lyra destacou os resultados do PSD e registrou agradecimentos ao presidente estadual da sigla, o ministro de Pesca e Aquicultura, André de Paula, e o presidente nacional, Gilberto Kassab.

“Eles têm sido sim grande parceiros do Estado de Pernambuco. A gente quando vê o resultado eleitoral agora das eleições de 2024, a nossa base cresceu de maneira muito forte e o PSD é um partido essencial sim na construção dessa base, foram mais de 124 prefeitos eleitos que estão diretamente na nossa base e o PSD é um partido com o qual a gente conta sem medida”.

“É claro que diálogo na política existe e eu já recebi sim convites de partidos políticos. Quero agradecer a todos e a cada um, mas temos foco muito grande em Pernambuco. Estou aqui por conta do PSDB, a gente também tem a plena convicção de que esteja firme nos valores que nos trouxeram até aqui”

Regiões do Estado
Raquel Lyra comentou sobre ações no Recife, na Região Metropolitana e no Interior do Estado.

“Se eu tivesse com uma casa organizada, é claro que em 23, eu tinha entregue, mas era impossível. Se eu tivesse aqui chegado com o governo voando, a gente tinha só acrescentando o pé no acelerador, mas se fosse o governo voando não seria eu a governadora. A gente veio aqui pra implementar um jeito diferente de fazer as coisas e o jeito diferente quer dizer que a gente só se compromete com aquilo que a gente pode cumprir, que antes de a gente lançar uma coisa na televisão, a gente tem que ter papel assinado”

Ela falou de obras e projetos como Canal do Fragoso, Adutora do Agreste e Morar Bem Pernambuco

“A gente consegue reposicionar o Estado, colocá-lo em pé de novo. A população de Pernambuco já consegue enxergar os resultados do nosso trabalho”

Ano de colheita e plantio
Em relação ao novo ano que se aproxima, a governadora destacou que será um ano de colheita, mas também de “plantio todo dia”.

“Eu falo sobre isso porque, na medida em que vamos aqui licitar quatro maternidades para que a gente possa reduzir a mortalidade materna infantil em Pernambuco, para que a gente possa garantir à mãe o direito de saber onde seu bebê vai nascer, a gente tem que construir pelo menos entregar cinco maternidades. Eu entrego uma no começo do ano lanço edital das outras quatro. Nos próximos dias, a gente tem que ter foco nisso E então estou aqui, conseguimos o dinheiro, a gente planta, a gente lança edital, é o plantio, e, em seguida, nós vamos monitorar as obras para fazer elas acontecerem e a gente tem colheita. Não tem solução mágica para problema difícil”

“O que tem de extraordinário para o ano que vem? Muito trabalho, muito empenho”

Metrô do Recife
A governadora Raquel Lyra comentou a situação do Metrô do Recife, alvo constante de reclamações dos usuários por suas condições.

“A gente tem acompanhado esses estudos com reuniões semanais e um dos cenários possíveis, todo mundo sabe que o metrô é federal, a CBTU é Federal, é de entregar o metrô pra gestão estadual e fazer um processo de concessão. Essa é uma das estratégias possíveis. É evidente que já está posto no papel que exige-se um dinheiro muito grande do governo federal aqui, que seja para poder balancear uma eventual entrega para iniciativa privada com o contrato de investimento de algo em torno de 3 bilhões de reais no metrô, fora aquele dinheiro que vai ser utilizado pela iniciativa privada. A gente ia fazer a reunião agora durante o mês de dezembro, mas o presidente se acidentou”

Raquel Lyra disse que em janeiro deve ser convocada uma reunião para fazer a discussão dos cenários do sistema.

Reforma no secretariado
Recentemente, a governadora enviou projeto para reformar parte das secretarias. A Secretaria de Educação e Esportes será desmembrada, mas com o esporte educacional ainda em seu guarda-chuva. Ainda será criada a Secretaria Executiva da Causa Animal.

“A gente está estruturando [mudanças] para dentro do governo para que a gente possa agir melhor em relação a determinados temas”

A governadora não adiantou os nomes que irão ocupar as novas pastas.

“Os nomes não estão definidos, mas, assim que forem, a gente coloca para vocês”

Escola de Sargentos
A governadora também abordou a questão da instalação da Escola de Sargentos do Exército Brasileiro.

“É um equipamento importante para a gente poder garantir o crescimento de uma região muito pobre da nossa Região Metropolitana. As obras estão acontecendo e acontecerão, então o que a gente espera agora é que consiga se destravar o início da obra, a aprovação de projetos e início da obra. Esse é o empenho que precisa ser feito, fechar o escopo do projeto e conseguir licitar a obra para que o Exército Brasileiro possa tocar”.

Raquel Lyra citou que os recursos serão empenhados pelo próprio Exército.
Concessão da Compesa
Foram captados pelo Governo do Estado recursos na ordem dos R$ 6 bilhões para o tema da distribuição de água. A governadora destacou os desafios para a universalização da água à população e a concessão da Compesa.

“A gente tem R$ 6 bilhões, R$ 20 bilhões da concessão e mais uns R$ 6 bilhões par poder chegar onde a Compesa não vai chegar, onde não é viável economicamente para o equilíbrio econômico-financeiro do contrato. A gente está investindo muito no sistema simplificado de abastecimento rural, poços e tudo mais. São R$ 32 bilhões, é o número para a gente poder levar água para todo mundo. O caminho do investimento privado é o único que a gente tem. Não temos recursos, não somos um estado rico”

“No desenho que a gente pôs, fizemos algumas proteções. A gente já garantiu umas proteções, como a tarifa social da Compesa. Hoje é mais tranquilo do ponto de vista de como serão os próximos anos, temos previsibilidade. Vamos ter um processo bom, com garantia de investimentos”

Em mensagem de Natal, Lula diz estar “mais firme e mais forte para fazer o Brasil dar certo”

23/12/24
247
http://blogfolhadosertao.com.br
Presidente prega reconciliação nacional, agradece por orações durante a cirurgia e diz que Brasil está pronto para acelerar o crescimento
Lula
Lula (Foto: Reprodução (YT))

 

 Em pronunciamento à Nação para celebrar o Natal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu às pessoas que enviaram “mensagens de carinho” quando ele esteve na “emergência médica” em São Paulo. “Graças a essa corrente de solidariedade, estou ainda mais firme e mais forte para continuar fazendo o Brasil dar certo”.

Leia a íntegra:

Minhas amigas e meus amigos, hoje eu gostaria de conversar com cada uma e cada um de vocês. Você que está em casa, com a sua família. Você que trabalha no campo, no comércio ou na indústria. Que faz a comida chegar nas nossas mesas. Que trabalha na saúde, nas escolas, nas oficinas. Você estudante. Você que cuida da casa. Você empreendedor.

Todas e todos vocês que ajudam a construir esse grande país. O Natal é um bom momento para relembrarmos os ensinamentos de Cristo: a compaixão, a fraternidade, o respeito e o amor ao próximo. Meu desejo é que esses ensinamentos estejam presentes não apenas no Natal, mas em todos os dias de nossas vidas. Que cada um de nós reconheça no outro o seu semelhante. Que irmão se reconcilie com irmão. Que as famílias possam celebrar em comunhão.

Quero agradecer as orações e as mensagens de carinho que recebi durante a emergência médica a que fui submetido recentemente. Graças a essa corrente de solidariedade, estou ainda mais firme e mais forte para continuar fazendo o Brasil dar certo.

Este é o momento de renovarmos nossa esperança. Esperança em um país mais justo. Um Brasil sem fome, onde cada mulher e cada homem tenha trabalho digno e tempo para acompanhar o crescimento de seus filhos. Que cada mãe e cada pai tenha a felicidade de saber que seus filhos estão bem cuidados, saudáveis e protegidos.

Sempre acreditei que governar é cuidar das pessoas. Cuidar de todos e de todas os brasileiros e brasileiras. Com um olhar especial para aqueles que mais precisam. A base de tudo o que fazemos é o diálogo e o trabalho conjunto do governo federal com a sociedade, os governos estaduais e as prefeituras. É o respeito e a harmonia entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. É a defesa intransigente da democracia.

Ainda temos enormes desafios pela frente. Mas o Brasil tem hoje uma economia forte, que continua a crescer. Um governo eficiente, que investe onde é mais importante: na qualidade de vida da população brasileira.

Fizemos muito, e ainda temos muito a fazer. Estamos colhendo os frutos do nosso trabalho, mas é preciso continuar plantando. Semear e adubar, irrigar e cuidar, sempre e sempre. Em 2025, redobraremos nossas forças para o plantio. E que a colheita seja cada vez mais generosa.

Feliz Natal e um 2025 cheio de prosperidade para a grande família brasileira.

Copergás fomenta o tênis pernambucano com apoio a talentos locais

23/12/24

Por Mariana Araújo

http://blogfolhadosertao.com.br

Empresa patrocina o projeto “Um saque para a vida” focado no alto rendimento

A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) acredita no desenvolvimento de atletas pernambucanos. Um dos apoios da empresa é ao projeto social e esportivo “Um Saque para a Vida”, iniciativa da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Pernambuco, com apoio da governadora Raquel Lyra e do time da Secretaria de Esportes, através do secretário Luciano Leonildo. O objetivo é transformar a vida de jovens atletas e alavancar o tênis pernambucano ao cenário nacional e internacional, financiando treinamentos, viagens para competições e suporte multidisciplinar.

A parceria possibilita o desenvolvimento de cinco atletas, incluindo os jovens João Lucas Reis e Henrique Queiroz, cujas trajetórias já colocaram Pernambuco no mapa do tênis mundial. João Lucas, atualmente entre os 300 melhores no ranking ATP, e Henrique Queiroz, destaque juvenil, são exemplos do potencial local.

Felipe Valença, diretor-presidente da Copergás, destacou a importância do projeto. “Apoiamos iniciativas que transcendem o esporte, promovendo transformação social. O tênis é uma ferramenta poderosa para abrir portas e moldar o futuro de jovens talentosos em Pernambuco. Estamos comprometidos em ampliar as oportunidades e fortalecer o esporte no estado”, afirmou.

A entidade “Um Saque para a Vida”, com sede no Squash Tennis Center, atua há mais de 35 anos transformando a vida de crianças e jovens. Segundo a presidente do projeto, Mônica Barros, o projeto visa não apenas resultados esportivos, mas também impactar positivamente as comunidades locais, promovendo cidadania e inclusão por meio do esporte.

“Ver nossos atletas conquistando espaço no cenário internacional é a maior prova de que o trabalho que fazemos é essencial. O apoio da Copergás nos permitirá continuar formando talentos e inspirando novas gerações”, pontuou.

Com os recursos da Copergás, o projeto amplia a equipe multidisciplinar e intensifica a formação dos atletas, contribuindo para que Pernambuco alcance novos patamares no esporte. Além disso, a parceria prevê contrapartidas como naming rights de uma quadra e inserção da marca Copergás em materiais promocionais e uniformes dos atletas, reforçando a identidade da empresa como socialmente responsável.

A inauguração da Quadra Copergás no Squash Tennis Center ocorreu na manhã do último sábado (21), com a demonstração do esporte pelos atletas e pela equipe do projeto. Antes, Felipe Valença recebeu os atletas João Lucas Reis e Henrique Queiroz, além de Mônica Barros e outros representantes do projeto.

Quem são as vítimas da queda de avião em Gramado

23/12/24

Guilherme GamaGuilherme Rajãoda CNN , São Paulo

*Com informações de Gabriela Milanezi, Felipe Andrade e Felipe 

http://blogfolhadosertao.com.br

10 pessoas morreram e 12 estão em atendimento médico no Rio Grande do Sul

Bruno Cardoso Munhoz Guimarães e a esposa Veridiana Natucci Niro com seus dois filhos. • Reprodução/ Redes Sociais

Bruno Cardoso Munhoz Guimarães é diretor de Projetos da Galeazzi & Associados e cunhado de Luiz Galeazzi. Ele era casado com Veridiana Natucci Niro, com quem tinha dois filhos. O diretor era formado em administração de empresas pelo Mackenzie e atuava com projetos nos setores financeiro, varejo, serviços e industrial da empresa.

Ele foi diretor-executivo por mais de três anos na Bahema Educação, focado em escolas de educação básica.

 

 

Governo de Pernambuco encerra ano com economia de R$ 17,6 milhões em custos com energia elétrica

23/12/24

Imprensa PE

hppt://blogfolhadosertao.com.br

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (SAD), encerra o ano de 2024 apontando a economia de R$ 17,6 milhões nos custos com energia elétrica que abastecem 52 prédios públicos. Essa eficiência, que representa a redução de 22% no custo do insumo, é resultado da aquisição de energia, exclusivamente, de fontes renováveis no Mercado Livre de Energia realizada pelo Estado desde junho de 2023.

A energia adquirida pelo Estado é responsável por abastecer prédios públicos, a exemplo do maior hospital público da Região Nordeste, o Hospital da Restauração. Além dele, a iniciativa beneficia também os Hospitais Regional do Agreste, Dom Malan, o Presídio de Itaquitinga e a Penitenciária Agro-Industrial São João, entre outros órgãos.

A secretária de Administração, Ana Maraíza, fala sobre a importância dessa iniciativa. “A atual gestão tem se destacado como exemplo de inovação e compromisso com a sustentabilidade e bem-estar social. A compra de energia renovável além de promover a preservação ambiental, traz significativos benefícios financeiros e sociais para a população pernambucana”, pontuou a titular da pasta.

Além de gerar economicidade, a migração para o Mercado Livre de Energia resultou em uma redução de 6.285 toneladas de CO₂e. Esse volume de gases de efeito estufa deixado de ser emitido corresponde à emissão anual de aproximadamente 3,7mil carros no Estado de Pernambuco, segundo dados de medição do Programa Brasileiro GHG Protocol Brasil.

A gerente Geral de Serviços Corporativos, Jaelma Pontes,  lembra que Pernambuco é pioneiro no uso dessa estratégia entre os estados brasileiros. Segundo ela, “esse pioneirismo é um exemplo concreto de como o poder público pode liderar transformações positivas e estabelecer um modelo de gestão a ser seguido em todo o país”, avaliou.

É importante ressaltar que, ao realizar ações como essa, Pernambuco demonstra que é possível avançar em direção a um futuro mais sustentável, equilibrando cuidado ambiental, eficiência nos gastos públicos e qualidade dos serviços prestados à população.

Segurança : Qualifica PE conclui última turma do ano no Sistema Prisional

23/12/24

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

Curso em gastronomia na Colônia Penal Feminina do Recife encerra a programação de 2024

Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), está concluindo a agenda de cursos do Qualifica PE, para este ano, oferecidos dentro do sistema prisional do estado. Desde que foi iniciada, no mês de novembro, esta etapa do programa já alcançou unidades prisionais em diversos territórios pernambucanos. O cronograma foi finalizado na Colônia Penal Feminina do Recife, na Zona Oeste da capital, com a conclusão da turma de “Preparo de Doces e Salgados”, nesta sexta-feira (20). A titular da pasta, a secretária Amanda Aires, realizou a entrega simbólica dos certificados às participantes, no local.

As 25 mulheres concluintes da formação, que foi ministrada pelo Senac, receberam os certificados individualmente, durante uma cerimônia realizada no auditório da colônia penal. “É uma alegria celebrar o conhecimento conquistado por essa turma e por todas as outras participantes, desejando que esse momento seja o ponto de partida para novas histórias, com oportunidades no mundo do emprego e do empreendedorismo“, afirmou a secretária.

Entre as formandas, K.P.S., de 35 anos, agradeceu pelo acesso à iniciativa. “Além do ensinamento em culinária, esse curso me adicionou aprendizado em convivência com as demais. Os momentos de aulas práticas e teóricas foram uma mudança de ares para quem está aqui. Eu acredito que buscar conhecimento é empoderar-se, porque é uma riqueza que ninguém nos tira. Eu agradeço ao Governo do Estado de Pernambuco”, comemorou a participante.

Até o momento, o programa Qualifica PE já ofereceu 12 cursos, na modalidade Qualifica Trabalho, ministrados pelo Senai e pelo Senac, para a população privada de liberdade. No total, mais de 700 pessoas concluíram as formações, em unidades prisionais (masculinas e femininas) localizadas nos municípios de Recife, Canhotinho, Itaquitinga, Tacaimbó, Itamaracá, Petrolina, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, Igarassu, Abreu e Lima, Garanhuns, Palmares, Vitória de Santo Antão, Arcoverde, Lajedo e Pesqueira. As temáticas foram distribuídas em diversas áreas de conhecimento, incluindo moda, gastronomia, manutenção predial, construção civil, saúde e estética. As aulas totalizaram a carga horária de 1.466 horas.

CONTINUIDADE – Para o ano de 2025, será anunciada uma nova programação da iniciativa. Para o primeiro trimestre, está prevista a oferta de 300 vagas, distribuídas em 11 cursos: Básico para Cozinha Profissional; Básico de Panificação; Técnicas Básicas de Costura; Básico de Instalações Hidráulicas Prediais; Condicionador de Ar Tipo Split System; Preparo e Serviço de Coquetéis; Confecção e costura de Moda infantil; Cozinha Brasileira; Básico para Cozinha Profissional; Básico de Panificação e Confecção e costura de Moda infantil.

Além da Secretária Amanda Aires, a ocasião contou com a presença da Secretária Executiva de Trabalho e Qualificação da SEDEPE, Ana Caroline Cardoso, do Chefe de Gabinete da pasta, Luiz Valente, do Gerente Geral de Ressocialização da Seap, Augusto Sales, do Gerente de Educação e Esportes da Seap, Jorge Henrique, da Coordenadora de Projetos Estratégicos do Senac-PE, Viviane Cerqueira, e da Coordenadora de Gastronomia e Turismo do Senac-PE, Alice Santos.

Banco do Nordeste contratou R$ 6,8 bilhões em Pernambuco até novembro

23/12/24

Ascom BNB

http://blogfolhadosertao.com.br

Números dos investimentos no Estado foram divulgados em evento de confraternização com a imprensa. Repórter Rafael Dantas recebeu o prêmio BNB de jornalismo

Jornalistas Fabiola Vasconcelos e Rafael Dantas com o presidente Paulo Câmara e o superintendente Hugo Queiroz (Foto: Heudes Regis)

O Banco do Nordeste (BNB) contratou, entre janeiro e novembro deste ano, mais de R$ 6,8 bilhões em Pernambuco. Esses recursos foram acessados em mais de 360 mil operações. Os desembolsos também atingiram a cifra recorde de R$ 6,4 bilhões. Mais de R$ 937 milhões a mais do que de janeiro a novembro do ano passado. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 20, em evento de confraternização do Banco com a imprensa especializada do estado.

Segundo o presidente do BNB, Paulo Câmara, além do volume significativo de crédito no estado, é preciso salientar o aumento no número de operações. “A orientação do presidente Lula é que o Banco do Nordeste cresça fazendo inclusão de quem mais precisa. Isso passa por desconcentrar os recursos para que todos tenham oportunidade de crescer e o Nordeste se desenvolva”, afirma.

O executivo cita como exemplo dessa estratégia o desembolso de quase R$ 860 milhões feito no estado pelo Crediamigo, em onze meses. Foram 266 mil operações realizadas pelo programa de microcrédito urbano orientado. “Nós temos uma carteira ativa de R$ 444 milhões. São recursos significativos que estão circulando nos negócios dos microempreendedores”, explica Paulo Câmara.

Outro importante destaque apresentado foi o desempenho do programa de microcrédito rural, o Agroamigo. Segundo o superintendente do BNB em Pernambuco, Hugo Luiz de Queiroz, o Banco realizou R$ 968 milhões em contratações no estado, entre janeiro e novembro. O valor representa uma alta de 55% na comparação com o mesmo período do ano passado e 130% se comparado com 2022. “É um programa que atende quem produz no campo para alimentar a população. São milhares de famílias pernambucanas recebendo recursos para investir na sua produção agrícola”, explica.

Prêmio BNB de Jornalismo em Pernambuco
Durante o evento, o presidente do BNB entregou o troféu do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional, edição 2024, ao jornalista Rafael Dantas, da revista Algomais. O profissional venceu a categoria Estadual Profissional com a série de reportagens sobre transição energética.

Paulo Câmara reforçou o papel da imprensa no fortalecimento das instituições brasileiras.“O jornalismo profissional é um pilar da democracia”, afirma.

Outra profissional de Pernambuco também venceu o Prêmio este ano. A correspondente do veículo Carta Capital, Fabiola Mendonça de Vasconcelos, foi a vencedora do Grande Prêmio Nacional com a matéria “Especial Nordeste: Transição energética e indústria verde”. A entrega do troféu na categoria nacional foi feita no último dia 3, em Fortaleza (CE).

 

Ação de Governo: Raquel Lyra autoriza nova etapa da Adutora do Agreste

23/12/24

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

Mais de 230 mil pessoas serão beneficiadas com o sistema de abastecimento

 
Mais de 230 mil pessoas serão beneficiadas com o sistema de abastecimento

O Governo de Pernambuco inaugurou, nesta sexta-feira (20), a Adutora do Alto Capibaribe, no município de Santa Cruz do Capibaribe. O empreendimento, que tem 70 quilômetros de extensão, será conectado à Adutora do Agreste, que teve a ordem de serviço assinada para início da construção de mais uma etapa em janeiro de 2025. Conectadas, as adutoras irão beneficiar mais seis cidades do Agreste.

Com o reforço já garantido com a chegada das águas do Rio São Francisco à ETA Poço Fundo 1, por meio da Adutora do Alto Capibaribe, os moradores de Santa Cruz do Capibaribe, que seguiam um rigoroso calendário de abastecimento, passam a contar com mais dias de água nas torneiras. Mas já estão sendo executadas obras para melhoria do abastecimento também na cidade de Jataúba.

Em relação a Adutora do Agreste, que teve a ordem de serviço assinada, o investimento será de  R$ 30 milhões. A previsão é que a obra seja entregue em outubro do próximo ano. Os municípios contemplados com o empreendimento receberão 371 litros de água por segundo para reforço do abastecimento de 230 mil pessoas.

Foto: Hesíodo Góes/Secom