Ação de Governo: Raquel  discute PEC da Segurança e garante novos recursos para saúde no Estado

10/12/24

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

A governadora Raquel Lyra participou, nesta terça-feira (10), em Brasília, da XVI Reunião do Fórum Nacional dos Governadores.

 

 

 

 

 

 

.

Durante o encontro, que contou com a presença dos ministros Nísia Trindade (Saúde), Alexandre Padilha (chefe da Secretaria de Relações Institucionais) e Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), os governadores apresentaram uma proposta conjunta que estabelece, entre os principais pontos, constitucionalizar o Fundo Nacional de Segurança Pública e Política Penitenciária.

Ao final do encontro ficou definido que esse documento e também uma proposta do Estado de Goiás serão analisadas pelo Governo Federal.

Na ocasião também foram assinados os Planos de Ação Regional (PARs), do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), propostos pelos estados e aprovado pelo Ministério da Saúde.

“Discutimos o tema da segurança pública com a proposta da PEC, buscando integrar ainda mais os esforços dos estados e do governo federal no combate à violência. Além disso, a reunião com a ministra Nísia reforça o nosso compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Todos os estados do Brasil aderiram ao Plano de Ação Regional, e Pernambuco vai poder receber mais recursos para proporcionar um melhor atendimento à população, garantindo acesso a serviços de qualidade, com dignidade e eficiência”, destacou Raquel Lyra.

SAÚDE – Ainda no encontro, foram assinadas pela ministra Nísia as portarias dos Planos de Ação Regional (PARs), do PMAE.

Pernambuco já aprovou os planos em todas as 12 regionais de saúde, em parceria com os municípios. A iniciativa garantirá ainda mais oferta e aplicação de recursos para um cuidado integral aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

O programa proporcionará maior acesso a especialistas e promoverá um atendimento mais completo e eficiente para a população pernambucana.

Acompanharam a governadora os secretários da Casa Civil, Tulio Vilaça, e de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

IPA reúne 300 produtores na maior Feira de Negócios da Agricultura Familiar de Pernambuco

10/12/24

Imprensa IPA

http://blogfolhadosertao.com.br

FENEAF tem entrada gratuita e acontece de 12 a 15 de dezembro na sede do Instituto, no bairro do Bongi

Já imaginou o Agreste a poucos passos do Sertão e a nossa Zona da Mata coladinha na Região Metropolitana do Recife? Pense também em uma imensa variedade de produtos de primeiríssima qualidade chegando de todas essas regiões disponíveis sem a necessidade de percorrer grandes distâncias. A experiência é real e vai ser realizada de 12 a 15 dezembro na I Feira de Negócios da Agricultura Familiar (FENEAF). O evento será no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no Bongi, com entrada gratuita.

O evento, que reúne cerca de 300 agricultores e agricultoras, mostra que sustentabilidade, inovação, tecnologia, desenvolvimento econômico e social estão transformando muitas vidas no campo. A realização da feira é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Além de criar novas oportunidades de negócios para os pequenos produtores e de aproximá-los do público consumidor, a feira também fomenta a geração de renda e contribui para a segurança alimentar e a economia do estado e do país.

A partir do momento em que o público cruzar o pórtico de entrada da FENEAF, que inaugura as atividades às 13h da quinta-feira (12), está automaticamente convidado a fazer uma imersão em um universo permeado de cultura, sabores e tradições. Os visitantes também terão a oportunidade de explorar um ambiente fértil aos bons negócios e cheio de novidades.

A FENEAF é uma versão renovada e ampliada da feira de agricultura realizada no ano passado no IPA. A edição 2024 agrega ao evento um viés mais forte de incentivo aos negócios. Em quatro pavilhões – um dos quais exclusivo dos povos e comunidades tradicionais de Pernambuco – agricultores e agricultoras irão expor, em 250 estandes, a diversidade dos seus produtos e a força do segmento na engrenagem da economia.

A presidente do IPA, Ellen Viégas, explica que a expectativa é mostrar que muitos agricultores e agricultoras já não se dedicam exclusivamente ao trabalho da atividade de subsistência. Com a ajuda de qualificações, o incentivo de programas governamentais, suporte para inovação em empreendedorismo e assistência tecnológica, muitos pequenos produtores do estado já deram um passo adiante rumo à estruturação de um negócio mais robusto.

“São microempreendedores organizados que têm um grande potencial como fornecedores, com responsabilidade no atendimento e produtos de alta qualidade”.

enfatiza Ellen. “Convido todos e todas para a feira, onde será possível vivenciar, pessoalmente, essa experiência no universo empolgante da agricultura familiar”.

Assim como em todo o Brasil, a agricultura familiar é um componente essencial na engrenagem da economia de Pernambuco. O setor responde por 70% dos produtos que chegam à mesa da população no estado e agrega mais de 230 mil famílias que se dedicam à atividade.

CURADORIA

Os participantes foram selecionados por meio de uma chamada pública e de uma curadoria realizada pela Diretoria de Extensão Rural do IPA. O intuito foi diversificar ao máximo os produtos da feira e contemplar diversos segmentos, a exemplo da caprinocultura de leite e derivados, apicultura, pesca e, claro, da agricultura.

PROGRAMAÇÃO

A comercialização de artigos diversos oriundos da agricultura familiar não é a única atração do evento. A FENEAF também oferece uma programação paralela, que inclui o I Seminário Integrado da Pesquisa e da Extensão Rural do IPA e uma Cozinha Show aberta ao público, comandada pelo chef César Santos e vários convidados, além de uma série de apresentações musicais.

As palestras acontecem nos dias 13 e 14, na sede do IPA. Na pauta, estão temas importantes e atuais, como a emergência climática, o melhoramento genético e os alimentos biofortificados, capazes de fortalecer a agricultura familiar e de ajudar a reduzir a insegurança alimentar em Pernambuco. Também haverá lançamento de programas do IPA.

Na sexta-feira (13), às 15h, ocorre a 8ª Reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), integrada por representantes do Governo de Pernambuco e da sociedade civil. Durante o encontro, será realizado um balanço das ações de 2024 e uma discussão sobre as perspectivas para o próximo ano.

Já na Cozinha Show, a proposta é fazer uma grande conexão entre as famílias agricultoras e a rica e diversa gastronomia do estado. No primeiro dia, o chef César Santos apresenta uma receita à base de hortaliças cultivadas por pequenos produtores de Camocim de São Félix. Nos demais dias, agricultores e chefs convidados vão interagir e surpreender com a versatilidade gastronômica.

Do menu, sairão várias outras deliciosas receitas preparadas com produtos frescos trazidos pelos expositores da FENEAF, como crustáceos, peixes, frutas, verduras, ervas, queijos, mel e muito mais.

MOVIMENTAÇÃO ECONÔMICA

A FENEAF integra o Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar da Câmara Temática de Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, criado com o intuito de promover o intercâmbio entre os produtores da agricultura familiar na região, aumentar a visibilidade dos seus produtos e fortalecer as redes de comercialização.

Durante o evento, monitores vão aplicar questionários para verificar o nível de satisfação dos expositores com a feira e a perspectiva de volume de negócios. Os questionários foram desenvolvidos pelo Consórcio Nordeste para ser aplicado no seu circuito de feiras e, assim, coletar dados dos eventos de cada estado com base em um único parâmetro.

SOLIDARIEDADE

Na FENEAF, a solidariedade também anda de mãos dadas com o meio ambiente. Quem tiver interesse, poderá trocar dois quilos de alimentos não perecíveis por uma muda de planta. Serão disponibilizadas pelo menos 15 espécies, como o emblemático pau brasil, hortelã miúda, papoula, espadinha, erva cidreira e capim santo. A tenda ficará posicionada logo na entrada da feira, do lado esquerdo direito de quem chega.

SERVIÇO – FENEAF

Quando: De 12 a 15 de dezembro

Onde: Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Av. Gen. San Martin, 1371

Horário:

Quinta (12) – das 13h às 20h

Sexta e sábado (13 e 14) – das 8h às 20h

Domingo (15) – das 8h às 13h

Programação do I Seminário Integrado da Extensão Rural do IPA- Sipex

Sexta (12)

9h – Abertura

10h – Emergência climática: conhecimentos ancestrais e científicos

Mediação: Luiz de Oliveira (IPA)

Palestrantes: Francis Lacerda (IPA) e Iran Ordônio (IPA)

12h – Intervalo

13h30 – Melhoramento genético: Contribuição do IPA para a agricultura familiar

Mediador: Antônio Félix da Costa (IPA)

Palestrantes: Milho e sorgo – José Nildo Tabosa (IPA)

Hortaliças – Júlio Mesquita (IPA)

Animais – Sebastião Guido (IPA)

Palma – Djama Cordeiro (IPA)

Sábado (14)

9h – Do campo à mesa: alimentos biofortificados como estratégia para fortalecer a agricultura familiar e superar insegurança alimentar em Pernambuco

Com Erbs Cintra de Souza Gomes (IF Sertão – Petrolina)

10h – Diretrizes do Sistema Único de ATER (SUATER)

Com César Oliveira (Presidente da EMATER-RN)

11h – Lançamento de programas do IPA

com Ellen Viégas/Presidente do IPA

Cozinha Show

Quinta-feira (12)

15h – Chef César Santos, preparando um ratatouille nordestino à base de mix de legumes (prato vegetariano) cultivados em Camocim de São Félix (Agreste).

Sexta-feira (13)

14h30 às 15h30 – Chef Lúcia Soares, preparando uma mariscada com crustáceos fornecidos pelas marisqueiras de Igarassu, no Litoral Norte.

16h às 17h – Chef Anna Corinna, preparando uma sobremesa à base de café, resgatando a tradição da doçaria do Agreste.

17h30 às 18h30 – Chef Adriano Oliveira, preparando o prato batizado de Do rio à horta, à base de tilápias e legumes (com peixes cultivados no município de Jatobá, no Sertão de Itaparica, com hortaliças plantadas em Chã Grande, no Agreste, unindo sabores das duas regiões).

19h às 20h – Chef Cláudia Luna, preparando uma galinha caipira de produtores de Águas belas

Sábado (14)

14h30 às 15h30 – Chef Rapha Vasconcelos, resgatando a antiga tradição da culinária árabe no Sertão pernambucano com preparos utilizando gergelim e tahine.

16h às 17h – Chef Raul Menezes, preparando um hambúrguer de carne com banana verde e maionese de banana, com frutas oriundas de produtores da cidade de Machados.

17h30 às 18h30 – Chef Amanda Escobar, ensinando uma receita de coxinha de carne de caju (prato vegano), com frutas cultivadas por produtores de Tacaratu, no Sertão.

19h às 20h – Chef Luiz Carlos, preparando uma sobremesa à base de passa de caju produzidas em Goiana, no Litoral Norte.

Domingo (12)

8h às 9h – Chef Rafhael Diniz, propondo uma charcutaria com frutos do mar na forma de uma linguiça de ostras e lambretas cultivadas em Itapissuma, no Litoral Norte.

9h15 às 10h15 – Chef Carol Lins, trazendo preparos para pessoas celíacas e montagem de uma cesta de produtos livres de glúten para utilização em receitas do dia a dia usando principalmente hortaliças, ervas e frutas cultivados em um assentamento que reúne famílias agricultoras na Zona da Mata.

10h30 às 11h30 – Chef Luciana Sultanum, preparando um prato à base de cortes de ovinos criados no município de Dormentes, no Sertão do São Francisco.

11h45 às 12h45 – Chef Angélica Alves, ensinando a preparar um requeijão de cará.

Atrações Musicais

Quinta-feira (12)

15h Trio Pé-de-Serra

17h Carlinhos Bala

Sexta-feira (13)

15h Trio Pé -de -Serra

17h Diego Cabral

Sábado 14/12

15h -Trio Pé-de -Serra

17h- Beto Ortis

Oportunidades: Smartphones serão alienados no 8º Leilão de Bens Móveis de 2024 da Secretaria de Administração

10/12/24

Imprensa PE

http://blogfolhdosertao.com.br

 

Interessados em participar deverão realizar o cadastro prévio no site do leiloeiro (www.lancecertoleiloes.com.br)

Miniatura do anexo

Smartphones de diversos fabricantes, itens de informática e outros tipos de materiais fazem parte do 8º Leilão de Bens Móveis de 2024. O certame, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (SAD) em conjunto com a Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz), acontece no próximo dia 19, às 9h30. Pessoas físicas ou jurídicas poderão ofertar lances para 166 lotes, compostos por mercadorias apreendidas. A expectativa de arrecadação é de, no mínimo, R$ 78.990,00.

Os interessados em participar deverão realizar o cadastro prévio no site do leiloeiro (www.lancecertoleiloes.com.br), no prazo máximo de até 72 horas antes do início do leilão virtual. É importante observar as regras nele contidas quanto à efetivação do cadastro, informando um endereço de e-mail para comunicação e envio de documentos, quando necessário.

Os lotes estão disponíveis para visitação no Depósito Central de Mercadorias Apreendidas da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), nos dois dias úteis que antecedem o leilão virtual e nos horários indicados no edital. As condições de conservação das mercadorias também estão descritas no documento. Não poderão participar do leilão as pessoas físicas ou jurídicas que possuam qualquer tipo de vinculação com os funcionários ou proprietários do (s) locais de depósito atendido pelo edital do leilão, entre outras condições que podem ser conferidas nesse documento.

Para conferir o edital, CLIQUE AQUI.

Dr. Kalil: “Se tudo ocorrer bem, Lula deve retornar a Brasília na próxima semana”

10/12/24
Lucas SchroederGabriela Milanezida CNN , São Paulo
http://blogfolhdosertao.com.br

Presidente não teve lesão cerebral, e nem apresenta sequelas

 

 

A equipe médica que monitora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após cirurgia de emergência divulgada na madrugada desta terça-feira (10) informou que o chefe do Executivo pode retornar a Brasília no início da próxima semana.

“O tempo de internação, se tudo ocorrer bem, como está ocorrendo, ele deve retornar a Brasília no começo da próxima semana. Tudo depende da evolução, mas a previsão é que o presidente esteja em Brasília na semana que vem”, afirmou o médico pessoal de Lula, dr. Roberto Kalil Filho, em coletiva na manhã de hoje.

Em Salgueiro: Fabinho Lisandro jura fidelidade a Raquel, nega nepotismo e diz que não tem compromisso com Coelho de Petrolina

10/12/24

Por Machado Freire

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Fábio Lisandro Barros (PRD) mexeu com a estrutura política  do prefeito Marcones Libório de Sá (PSB) no terceiro mandato,   derrotando-o  com uma maioria de mais de 6 mil votos, a maior da história de Salgueiro;

-Prefeito eleito  fez barba, cabelo e bigode: Nova  Câmara de Vereadores tem uma maioria de 9 x6  pró Fabinho Lisandro;

-Até agora, o processo de transição não apresentou os números das despesas e receita sobre os quatro anos da gestão de Marcones Libório de Sá;

-Fabinho Lisandro jura de pés juntos que não dará vez ao nepotismo e que não vai aumentar o número de cargos comissionados, que hoje somam 150.

 

Fabinho Lisandro | Hoje estive no Palácio do Campo das Princesas, a convite da Governadora Raquel Lyra, para nossa primeira reunião após a eleição. 🫱🏻‍🫲🏼 Foi... | Instagram
Fabinho Lisandro e Raquel Lyra
  Blog Folha do  Sertão:  Como anda a transição? Pelas informações colhidas até agora,  daria para se ter uma ideia de como estão as finanças da Prefeitura (dívidas e outros compromissos que vão mexer no orçamento de 2025) para o primeiro ano da sua administração?
Fabinho Lisandro:  A transição está fluindo, ainda com  muitas informações pendentes. Tenho tido muita cautela para não dificultar, as coisas.  30/11 era  prazo para uma apresentação prévia!  A avaliação técnica do endividamento do município, do comprometimento em relação a LRF dentre outros aspectos de folha, estão sendo todos analisados de forma criteriosa e responsável! Dessa forma no relatório final da transição apresentaremos toda análise e nosso posicionamento.
  Blog Folha do Sertão:  Existem hoje quantas secretarias? Você pretende fazer uma redução  ou fusão, ou, ainda,  promover alguma ampliação pontual no organograma oficial da Prefeitura?
Fabinho Lisandro:   Atualmente o município possui 12 secretarias, estamos fazendo uma análise a respeito da modernização da estrutura administrativa, buscando eficiência e processos dinâmicos, sempre com o olhar para não trazer aumento de despesas para o município e sim modernização e eficiência.
  Blog Folha do Sertão:  Quanto ao número de servidores  ( prefeito acaba de promover a nomeação de mais de cem  concursados), será preciso fazer o enxugamento ou precisaria aumentar para atender ao seu programa de governo?
Fabinho Lisandro:  Atualmente são aproximadamente 150 comissionados e não pretendemos aumentar nenhum!
  Blog Folha do Sertão :   Você teria condições de organizar uma equipe de trabalho evitando incorrer no nepotismo, ou isto não tem nenhuma importância.
Fábio Lisandro:    Minha preocupação será montar uma equipe com viés técnico, buscando evidentemente não demonizar a política, afinal de contas, estamos aqui em virtude de  articulações políticas e da Política! Em nosso país, temos critérios rígidos que tratam da questão do nepotismos, o que será sempre respeitado e preservado de forma transparente.
    Blog Folha do Sertão:  Aproveito a oportunidade  para  lhe pedir um balanço sobre suas articulações no estado e fora dele em busca de apoios para  dar força aos projetos  importantes do seu programa de governos.
Fábio Lisandro:   Tenho andando às quatro freguesias em busca de articulações políticas, como sempre fiz, construindo pontes pra que tenhamos resultados expressivos em nossa cidade! Nos últimos 30 dias já vim à Brasília por duas vezes, onde estou no momento, em busca de investimentos e a garantia de apoio a nossa gestão!
Blog Folha do Sertão:   Como fica o seu relacionamento político em relação ao governo federal, tendo em vista seus compromisso político com o grupo Coelho de Petrolina?   Quais são os deputados federais, estaduais e senadores   do grupo de Fábio Lisandro?
Fabinho Lisandro:   Meu compromisso político tem sido com o meu partido (PRD), o qual presido no Estado de Pernambuco, onde temos a vice-liderança na Alepe, tão bem representada por nosso líder  Joãozinho Tenório, e que seguimos a liderança inconteste da Governadora Raquel Lyra.   Amigos, tenho muitos, e graças a Deus, de forma muito transparente,  e transito bem em todas as  matrizes partidárias. Basta dizer que hoje estive com o deputado Augusto Coutinho, o deputado Túlio Gadelha e amanhã estarei com Mendonça Filho e Fernando Filho.    Além de já ter visitado e feito articulação com nossos dois senadores (Humberto Costa e Fernando Dueire) e a Senadora Teresa Leitão, que se comprometeram em manter o apoio incondicional à nossa cidade e a nossa gestão.
Blog Folha do Sertão :    Pelas informações colhidas no processo de transição,  até agora, daria para se ter uma ideia de como estão as finanças da Prefeitura (dividas e outros compromissos que vão mexer no orçamento de 2025) para o primeiro ano da sua administração?
 Fabinho Barros:  Quanto ao orçamento de 2025 os vereadores aprovaram a LDO e  a LOA seguindo as mesmas diretrizes, levando em consideração a incerteza dos cenários, de acordo com a proposta do executivo, com algumas emendas.    A avaliação técnica do endividamento do município, do comprometimento em relação a LRF dentre outros aspectos de folha, estão sendo todos analisados de forma criteriosa e responsável! Dessa forma no relatório final da transição apresentaremos toda análise e nosso posicionamento.

Conjecturas: Gonzaga Patriota e João Campos: um olhar para 2026

10/12/24

Midis Sociais

http://blogfolhadoseertao.com.br –

 

Foto: reprodução

 

O ex-deputado Gonzaga Patriota, presidente da executiva municipal do Partido Socialista Brasileiro em Petrolina, continua de plantão político junto às lideranças socialistas.

Na semana passada esteve reunido com o prefeito reeleito do Recife, João Campos, despachando demandas da legenda e discutindo estratégias futuras em sintonia com os planos do partido. João Campos é o potencial futuro presidente nacional do PSB, partido fundado por seu bisavô Miguel Arraes de Alencar. Com isso, espera consolidar uma aprimorada agenda com os olhos nas eleições presidenciais de 2026.

Gonzaga Patriota, tem um retrospecto político em Pernambuco muito afinado com a Frente Popular desde os tempos de advocacia em defesa dos trabalhadores rurais em Petrolina e suas atividades como deputado estadual neste Estado. Na Câmara federal onde exerceu mandatos, aliou-se em causas trabalhistas, sempre incorporado aos interesses de Miguel Arraes e posteriormente a Eduardo Campos, pai do prefeito João Campos que ainda ensaia novas etapas da carteira política.

Gonzaga Patriota tem atualmente compromissos em Brasília onde mantém um escritório de consultoria parlamentar por conta de sua extensa história e atividades na Câmara Federal.

Gonzaga Patriota não esconde seu desejo de disputar internamente uma vaga ao Senado Federal posto que esse espaço está aberto às pretensões de vários grupos que se articulam para compor com uma chapa majoritária que passa necessariamente pela mesa do prefeito João Campos.

Por Marcelo Damasceno –

Dino rejeita recurso da AGU e mantém regras para repasses de emendas parlamentares

10/12/24
247
http://blogfolhadosertao.com.br
Recurso da AGU pedia a revião das regras impostas pelo ministro do STF para liberar o repasse de emendas parlamentares, com a inclusão de condicionantes
Ministro Flávio Dino durante a sessão da Primeira Turma do STF
Ministro Flávio Dino durante a sessão da Primeira Turma do STF (Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF)

 

 O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta segunda-feira um recurso apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU) para revisar as regras que havia definido na semana passada para liberar o repasse de emendas parlamentares, com a inclusão de uma série de condicionantes.

Dino decidiu manter as normas que preveem a liberação de emendas de relator, de comissão e as chamadas emendas pix, com critérios visando assegurar a transparência, a rastreabilidade e o controle público dos repasses.

“Ante o exposto, rejeito integralmente o pedido formulado, mantendo as determinações constantes na decisão proferida em 02/12/2024 e referendada, à unanimidade, por esta Corte”, disse o ministro do STF na decisão.

Essa é uma das matérias que tem causado impasse no avanço do pacote de ajuste das contas públicas do governo, a duas semanas do início do recesso do Congresso Nacional.

Urgente: Lula passa por cirurgia após médicos constatarem hemorragia cerebral

10/12/24
247
http://blogfolhadosertao.com.br
Procedimento de craniotomia foi realizado para drenar o hematoma após o presidente relatar dores de cabeça
Lula
Lula (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

 

 “O presidente Luíz Inácio Lula da Silva esteve ontem à noite no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, para realizar exame de imagem após sentir dor de cabeça. A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19 de outubro.

Foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, unidade de São Paulo, onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências”, relatou o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta. Confira o boletim do Hospital Sírio Libanês:

Ação de Governo: Prefeitura do Recife e Shopping Tacaruna inauguram (hoje,10) pontilhão na Agamenon Magalhães

10/12/24

Imlprensa PCR

http://blogfolhdosertao.com.br

 

A Prefeitura do Recife entrega, nesta terça-feira (10), às 11h30, um novo pontilhão para melhorar a mobilidade na Avenida Governador Agamenon Magalhães, uma das principais vias da capital pernambucana. Fruto de uma parceria com o Shopping Tacaruna, o equipamento conecta a Rua Amélia e a Rua José Luís da Silveira Barros diretamente à pista da Agamenon no sentido Olinda, aliviando o tráfego na Avenida Rui Barbosa e melhorando a fluidez no entorno.

 

Com 28,7 metros de extensão e 15,2 metros de largura, o pontilhão conta com três faixas de rolamento, passeios para pedestres, iluminação, pavimentação, sinalização viária e dispositivos de drenagem. A obra, que teve investimento de R$ 3 milhões, integra as iniciativas de melhoria da mobilidade urbana da cidade. A inauguração vai contar com a presença do prefeito João Campos.

 

SERVIÇO:

Inauguração do pontilhão da Rua Amélia

Data: Terça-feira, 10/12

Horário: 11h30

Endereço: Rua Amélia, na altura da Avenida Governador Agamenon Magalhães (https://maps.app.goo.gl/3nt9cwRnzRQMj5vT7)

 

Iara Lima

Data para homenagear Frei Caneca e prêmio fiscal para o Estado são destaques  na Alepe

10//12/24

Ascom Alepe

http://blogfolhadosertao.com.br

Alepe - Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco

O Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco-Alepe aprovou, nesta segunda (9), o projeto de lei que institui, no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas de Pernambuco, o Dia Estadual em Memória de Frei Caneca. A data deve ser celebrada em 13 de janeiro, dia da morte do líder e mártir da Confederação do Equador. A matéria foi aprovada por unanimidade em primeira discussão.

Waldemar Borges, do PSB, autor da proposta, ressaltou que a medida visa reparar uma lacuna histórica de dar a devida dimensão àquele que, para ele, é o maior heroi do país. “Um dos líderes dos movimentos libertários que efetivamente plantaram, no que pese todas as adversidades que enfrentaram à época e dos desfechos trágicos que suas vidas tiveram, mas plantaram efetivamente o que seria a semente de um Estado brasileiro, um Estado republicano, federativo, com as garantias dos direitos de cidadania já desenhadas.

Diversos parlamentares se pronunciaram a favor da iniciativa. Antônio Moraes, do PP, sugeriu a edição de um livro para ser distribuído a bibliotecas públicas e particulares do Estado. Para João Paulo, do PT, a matéria possibilita reavivar, na Casa Legislativa, o espírito revolucionário do líder pernambucano. A proposição também recebeu apoio de Mário Ricardo, do Republicanos, que se colocou à disposição para participar das homenagens ao heroi pernambucano.

O primeiro lugar obtido pelo Governo de Pernambuco na 29ª edição do Prêmio Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda, foi celebrado pelo deputado Antônio Moraes, do PP. Ele parabenizou as equipes da Secretaria da Fazenda e da Controladoria Geral do Estado pelo desenvolvimento do projeto agraciado. A iniciativa consistiu na análise da base de dados do Cadastro Único do Governo Federal, para assegurar que apenas aqueles que cumprirem os critérios exigidos recebam os auxílios sociais.

Moraes comemorou os primeiros resultados do projeto, referentes ao 13º do Bolsa Família, que gerou para o Estado uma economia de 45,1 milhões de reais em 2023. “E de 90,7 milhões em 2024. Esses recursos economizados têm sido reinvestidos em novas políticas e iniciativas, ampliando os benefícios à população. E, ainda por cima, tirando aquelas pessoas que não deveriam estar nessa lista, porque não atendem os requisitos do Cadastro Único.”