Fabinho Lisandro discute com direção da Univasf inicio da construção do Campus de Salgueiro

05/12/24

Midias Sociais

http://blogfolhadoseertao.com.br

 

O encontro teve lugar nas instalações provisórias do Campus da Univasf  no prédio do Salgueiro Shopping

 

 

Na tarde desta quarta-feira (4), o prefeito eleito de Salgueiro, Fabinho Lisandro (PRD), participou de uma reunião com o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Télio Nobre Leite. O encontro contou também com a presença de servidores e alunos da instituição e teve na pauta,  o início da construção  das obras do Campus da Univasf no município.

O novo Campus será erguido no terreno da antiga Estação Ferroviária, um local histórico que passará a abrigar um importante polo de educação superior. De acordo com o que foi discutido na reunião, as obras estão previstas para começar no início do primeiro semestre de 2025. A reitoria informou que R$ 16 milhões estão garantidos para o início da obra via PAC. Um dos principais pontos e o comprometimento dos envolvidos, é iniciar de imediato, a ocupação do espaço com atividades culturais e esportivas, através de uma parceria entre a Prefeitura de Salgueiro e a Univasf.

Lisandro destacou a relevância do projeto para o desenvolvimento local e regional. “A construção do campus da Univasf representa um marco na história de Salgueiro, trazendo oportunidades de ensino superior de qualidade e impulsionando o crescimento socioeconômico do município e de todo o Sertão Central”, afirmou o prefeito eleito.

 

General que não aderiu ao golpe revela momentos de tensão e perseguição de colegas: “informante do STF”

05/12/24

Por 247

http://blogfolhadosertao.com.br

Após a vitória de Lula, militares radicais, incluindo tenentes e coronéis, buscaram apoio para contestar a legitimidade do pleito
(Foto: Reprodução)

 Em um dos momentos mais delicados da história recente do Brasil, integrantes do Alto-Comando do Exército resistiram à pressão de radicais dentro e fora das Forças Armadas para viabilizar um golpe de Estado em 2022. O general Valério Stumpf Trindade, peça-chave na contenção dessas articulações, revelou detalhes desse episódio em entrevista exclusiva à coluna de Paulo Cappelli, do Metrópoles.

“Tudo o que fiz foi com o conhecimento do Alto-Comando do Exército, alinhado com o [então comandante] general Freire Gomes. Existe uma lealdade muito forte no Alto-Comando”, afirmou Stumpf. À época, ele ocupava o cargo de chefe do Estado-Maior do Exército e enfrentou uma campanha de ataques nas redes sociais, que incluiu ameaças a ele e a sua família.

Bastidores de uma crise

Após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais, militares radicais, incluindo tenentes e coronéis, buscaram apoio para contestar a legitimidade do pleito. A postura firme de generais como Stumpf, Tomás Ribeiro Paiva e Richard Nunes foi fundamental para evitar que o Exército se envolvesse em um golpe.

Atacado nas redes sociais, Stumpf foi acusado de ser “informante” do ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O general rebateu: “Por ser chefe do Estado-Maior à época, eu tinha contato com o Tribunal Superior Eleitoral, então presidido pelo ministro [Alexandre de Moraes]. Estávamos discutindo métodos para reforçar a segurança e a transparência das urnas eletrônicas”.

Ele acrescentou que as reuniões com o TSE foram institucionais e resultaram na aprovação de medidas como o teste de integridade com biometria, implementado pela Portaria 921. “O foco sempre foi preservar a democracia, fortalecendo a credibilidade das urnas eletrônicas”, destacou.

“Defendi a democracia em tempos complexos”

Além da pressão de grupos civis e militares, Stumpf se tornou alvo de campanhas difamatórias organizadas por figuras como os coronéis Bernardo Romão Corrêa Netto e Fabrício Moreira de Bastos, ambos investigados pela Polícia Federal. Em mensagens interceptadas, os generais alinhados com a democracia eram chamados de “traidores” e “melancias” – verdes por fora e vermelhos por dentro.

Um relatório da Polícia Federal revelou que as imagens e os nomes de Stumpf e outros generais contrários ao golpe foram amplamente divulgados por perfis radicais na internet. Em um dos posts, um perfil dizia: “Dos dezenoves generais, estes cinco c@nalh@s não aceitam a proposta do povo. Querem que Lularapio assuma (…)”.

Mesmo diante dos ataques, Stumpf afirma manter a consciência tranquila: “Fui vítima de ataques por cumprir a minha obrigação. Defendi a democracia em tempos complexos. Tenho orgulho de ter agido de forma leal ao comandante do Exército e ao Exército Brasileiro”.

O papel do Alto-Comando

A resistência dos generais contrários ao golpe foi essencial para preservar a estabilidade institucional. “Termos como ‘estabilidade institucional’ e ‘impossibilidade de ruptura democrática’ eram usados internamente e acabaram vazando, ganhando contornos condenatórios entre os radicais”, explicou o general.

Compesa: Santa Filomena volta a receber água após retira de ligações clandestinas na Adutora do Oeste

05/12/24

Ascom Compesa

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexo

 

 As ações de fiscalização na Adutora do Oeste têm resultado na melhoria da distribuição de água para a população no Sertão do Araripe. Em continuidade à operação para retirada de ligações clandestinas em trechos dessa tubulação, as equipes da Gerência de Produção do Sertão e da Coordenação de Segurança Patrimonial da Compesa, com apoio da Polícia Militar, percorreram nas últimas semanas cerca de 90 quilômetros da adutora, no trecho entre os municípios de Ouricuri e Santa Filomena, e eliminaram aproximadamente 30 ligações irregulares.

Com essa iniciativa, a Companhia conseguiu retomar o abastecimento em Santa Filomena, cidade que estava em situação de colapso no abastecimento desde agosto deste ano. O município agora está sendo abastecido com as águas do rio São Francisco.

A operação conseguiu retomar uma vazão de 5l/s de água que foi destinada ao município de Santa Filomena, que segue agora o esquema médio de três dias com água e seis dias sem. Foram retiradas ligações irregulares em pontos de abastecimento de carros-pipa clandestinos, imóveis, áreas de irrigação e estabelecimentos comerciais como fábricas, postos de combustíveis e lava jatos.

“Desde o colapso do Açude do Governo, a população do município estava completamente desabastecida. Com a intensificação das fiscalizações na Adutora do Oeste, conseguimos eliminar uma quantidade significativa de clandestinos e destinar essa água recuperada para voltar a abastecer cerca de 12 mil pessoas na cidade”, explicou o diretor Regional do Sertão, Guilherme Freire.

Após a retirada das ligações irregulares no trecho da Adutora do Oeste, equipes de manutenção da Compesa iniciaram uma série de ajustes operacionais nas redes de abastecimento e na Estação de Tratamento de Água Santa Filomena. A unidade continua recebendo ações de manutenção e adequação, uma vez que ficou fora de operação desde o colapso na cidade. A operação ainda resultou na melhoria do abastecimento na zona rural de municípios como Ouricuri, Parnamirim e Santa Cruz da Venerada.

Operações policiais com o objetivo de retirar ligações clandestinas estão sendo executadas em todas as regiões do estado desde o ano passado e foram intensificadas pela empresa a partir da criação da Coordenação de Segurança Patrimonial. “Os furtos de água têm causado transtornos especialmente nos municípios já bastantes castigados pela escassez hídrica. Nossas equipes estão empenhadas e contam com o apoio fundamental da polícia para dar continuidade às operações de fiscalização e retirada de ligações clandestinas que tanto prejudicam a população”, pontuou o diretor Regional do Sertão, Guilherme Freire.

Fotos: Compesa

Em Salgueiro: Policia Rodoviária Federal resgata 167 pássaros silvestre em bagageiro de ôibus

05/12/24

Ascom PRF

http://blogfolhadosertao.com.br

Aves estavam dentro de caixas sem ventilação e haviam saído do Piauí em direção à capital pernambucana

Um total de 167 pássaros silvestres,  que eram transportados de forma irregular,  foram resgatados na noite de quarta-feira (4), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 116, em Salgueiro, no Sertão pernambucano. As aves eram transportadas por um homem no bagageiro de um ônibus interestadual.

Durante a abordagem a um ônibus que fazia a linha Floriano/PI até Recife, policiais realizaram uma verificação no compartimento de bagagens e encontraram as aves das espécies caboclinho e curió. Os pássaros estavam em dez gaiolas acondicionadas em duas caixas, sem a devida ventilação, e iriam percorrer mais  500 quilômetros até a capital pernambucana, totalizando 800  desde o inicio da viagem, em Floriano.

O passageiro de 33 anos que transportava as aves disse que havia saído de Picos, no Piauí, para entregar as aves no Recife. Ele disse ainda que compra e revende os pássaros.

A equipe emitiu um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para o passageiro pelo crime ambiental. O Ibama foi acionado para receber os pássaros e dar continuidade às medidas cabíveis.

Transição de mandatos na mira do Tribunal de Contas de Pernambuco

05/12/24

Betânia Santana

http://blogfolhadosertao.com.br

Presidente do TCE-PE alerta atuais gestores para omissão de transições. Diz ser irregularidade gravíssima
Dificuldades no processo de transição para prefeitos eleitos em Pernambuco estão no radar do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). Nos últimos dias, pelo menos dois reclamaram publicamente da falta de informações. O prefeito eleito de Ipojuca, Carlos Santana (Republicanos), disse à Rádio Folha, que a equipe da prefeita Célia Sales (PP) não tem facilitado as atividades.
O mesmo vem acontecendo com a prefeita eleita de Sertânia, Pollyana Abreu (PSDB). Ela recorreu à Justiça para obter dados da gestão de Ângelo Ferreira (PSB) e autorização para acesso a prédios públicos.“O TCE-PE tem uma atenção especial em relação às transições de mandato. A regra é a máxima transparência. É um dever republicano dos atuais gestores e o direito dos que foram eleitos.
Qualquer descumprimento da Lei Complementar Estadual que trata da transição pode ser comunicado ao TCE, que fará a devida apuração e responsabilização”, enfatizou o presidente do Tribunal de Contas, Valdecir Pascoal. Ontem ele reforçou a relevância do assunto durante reunião do pleno.Uma auditoria especial, segundo o conselheiro Dirceu Rodolfo, será aberta para apurar as representações que têm chegado à Casa de Contas. “Quero dizer que os atuais gestores atentem para isso, porque quem vai chegar poderá representar o tribunal.”

O conselheiro Carlos Neves lembrou que os gestores não podem reclamar da falta de informações  A Associação dos Tribunais de Contas (Atricon) disponibiliza cartilha, existe manual do TCE-PE e curso on-line da Escola de Contas sobre o passo a passo da transição.

Alerta da autora
A lei estadual com regras da transição de mandatos é de 2016, da então deputada Raquel Lyra. Ontem ela advertiu os eleitos.  “Se o prefeito não tiver a transição adequada, deve acionar os órgãos de controle para ter acesso às informações. Isso é muito importante para começar o trabalho a partir do primeiro dia de governo”, disse a chefe do Executivo, após lançar programa contra exploração infantil.

Todos pela educação
A governadora Raquel Lyra (PSDB) divide a agenda de hoje com o opositor e prefeito do Recife, João Campos (PSB). Eles participam em Brasília de encontro do Todos pela Educação. O prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros (PL), também marca presença.

Destino

Um soldado do prefeito João Campos. É assim que o vereador reeleito do Recife Rodrigo Coutinho (Republicanos) se coloca quando o tema é decidir entre vaga na Câmara ou volta ao Executivo. Ex-secretário de Esportes, lembra ter deixado projetos nas prateleiras.

Goiana
O TSE define hoje o destino do prefeito de Goiana, Eduardo Honório. Sua vitória nas urnas, em outubro, está sub judice. O TRE-PE considerou tratar-se de uma 2ª reeleição, o que é proibido. Honório assumiu a prefeitura em 2018, quando o titular Osvaldo Rabelo Filho se afastou por problemas de saúde. Disputou e se elegeu em 2020.

 

Em Brasília: Raquel Lyra e ministro Renan Filho dialogam sobre andamento de obras viárias em Pernambuco

05/12/24

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
 
A governadora Raquel Lyra se reuniu, nesta quarta-feira (4), com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar sobre projetos de desenvolvimento em Pernambuco nas áreas de mobilidade e viária. No encontro, que aconteceu na sede do ministério, em Brasília, os gestores, a equipe do ministro e o senador Fernando Dueire dialogaram sobre o andamento das obras estruturantes que estão sendo realizadas e destravadas para permitir o crescimento econômico e social do Estado. Algumas das obras discutidas foram o Arco Metropolitano, a BR-104 e a BR-423.
 
“Estive com o ministro Renan em uma reunião e discutimos sobre as estradas de Pernambuco, que estamos restaurando para melhorar a mobilidade no Estado, além das ações de requalificação das estradas federais em Pernambuco que estão sendo feitas. Tratamos também sobre as obras executadas em conjunto pelas gestões estadual e federal, como a BR-104 e o Arco Metropolitano. Estamos trabalhando para fazer o Estado crescer sem deixar ninguém para trás. Agradeço ao ministro e toda a sua equipe pela parceria”, destacou a governadora Raquel Lyra. O secretário da Casa Civil de Pernambuco, Túlio Vilaça, também acompanhou a reunião.
 
O ministro Renan Filho parabenizou a governadora pelo trabalho no Estado e falou sobre as obras. “Vão começar já já as obras do Arco Metropolitano pela decisão da governadora de assumir a responsabilidade de fazer o primeiro trecho. Nós estamos tocando o projeto do segundo trecho, que vai ajudar muito a saída e a chegada da capital do Recife. Estamos trabalhando também no viaduto próximo da fábrica da Vitarella, que também é uma obra muito importante para o desenvolvimento do Estado, e vamos seguir investindo em Pernambuco, porque essa é a determinação do presidente Lula, na Transnordestina, na BR-104, na BR-423”, contou o ministro.
 
“Tenho acompanhado de perto o andamento das obras viárias que estão em execução em Pernambuco. Tal assunto é pauta constante de reuniões que tenho tido com o ministro Renan Filho e sua equipe. O encontro de hoje, com a presença da governadora Raquel Lyra, foi produtivo porque pudemos alinhar cronogramas de execução dos serviços e somar esforços para que tudo aconteça dentro dos prazos previstos”, afirmou o senador Fernando Dueire.
 
PE NA ESTRADA – Em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra lançou o programa PE na Estrada, com investimentos na infraestrutura viária do Estado. No pacote de recursos para o programa, há investimentos estaduais e federais. Uma das obras mais aguardadas, o Arco Metropolitano, está incluída no programa, com a construção do Segmento Sul.
 
Estiveram presentes o secretário executivo e o subsecretário de sustentabilidade do Ministério dos Transportes, George Santoro e Clóves Benevides, respectivamente, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, além dos assessores Eduardo Praça, Paula Passos e Luís Fernando, todos do ministério.
 
Fotos: Divulgação/MTransportes

 

Prefeito Evilásio Mateus: ” Na questão da educação, nós vamos procurar sair do último lugar do IDEB na região do Araripe para o primeiro.”

05/12/24
Por Machado Freire
http://blogfolhadosertao.com.br
Em entrevista exclusiva ao Blog Folha do Sertão (blogfolhadosertao.com.br) o prefeito eleito  e atual vice prefeito de Araripina – principal colégio eleitoral da Região do Araripe,   Evilásio Mateus (PDT)  que obteve 58,1%  contra  41,06% obtidos  por sua adversária, Camila Modesto.   Evilásio  fala sobre as dificuldades enfrentadas na campanha e  promete  fazer uma administração centrada no entendimento com o grupo que o ajudou a vencer o pleito  considerado um dos mais disputados da história de Araripina.
Evilásio Mateus, prefeito eleito de Araripina
Nós vamos diminuir a estrutura, cortar alguns cargos em secretarias, para procurar otimizar o máximo o dinheiro público e investir na cidade. 
-a campanha foi tranquila,  entre aspas, porque foi uma das campanhas mais agressivas, das mais baixas já vistas na história da Araripina, colocada por nossos adversários, principalmente pelo atual gestor,
-Acredito que João Campos vai avaliar todo o cenário estadual a partir do ano da eleição. Então, nós vamos aguardar essa definição para poder tomar o caminho a governador.
—-
Blog Folha do Sertão: Apesar das  dificuldades que você enfrentou  para registrar a candidatura pelo PDT, a campanha parece ter sido tranquila, sem maiores embates com seus adversários à frente o prefeito Raimundo Pimentel. Comente, por gentileza.
Evilásio Mateus: Realmente,  a disputa maior foi pelo controle do partido, mas graças a Deus o partido fez a escolha de forma democrática, eu ouvi todos os filiados e a gente teve a maioria absoluta, graças a Deus nos consolidamos como candidato do partido. Porém, a campanha foi tranquila só entre aspas, porque foi uma das campanha mais agressivas, das mais baixas já vistas na história da Araripina, colocada por nossos adversários, principalmente pelo atual gestor, um cara que eu servi a ele a vida toda, e além de demonstrar que é um traidor, é um cara ingrato, porque agiu de forma muito desleal comigo na campanha. Uma coisa que nos deixou muito tranquilos foi porque a gente acompanhava de 10 em 10 dias através de pesquisas de opinião para consumo interno e acompanhávamos também as pesquisas registradas por vários institutos e por vários meios de comunicação em Pernambuco.
 Blog Folha do Sertão– Para vencer o pleito você precisou exercitar uma tremenda engenharia política, levando para o seu palanque figuras históricas, como ex-prefeitos e lideranças políticas, delas que estiveram do lado do seu principal adversário, hoje. Você foi ao encontro deles ou eles buscaram levar o apoio a você, pura e simplesmente?
  Evilásio Mateus:  Essa construção com as grandes lideranças, por exemplo, do ex-prefeito Bringel, do ex-prefeito Lula, da deputada Roberta Arraes, de seu esposo, o ex-prefeito Alexandre, de vários vereadores, dos distritos, onde a gente conseguiu unir os dois lados em um sol palanque, foi uma costura de muitas pessoas que repudiavam a forma que o atual prefeito conduzia o grupo político e imprimia a sua liderança no município, como também os que acreditam num projeto bem sucedido, liderado por nós, um projeto que vai buscar muito recurso para Araripina, para imprimir uma grande gestão, um projeto que tem a humildade de ouvir as lideranças, de ouvir a pessoa e, acima de tudo, tem a sensibilidade de trabalhar pelo social do nosso município. Faz muito tempo que a saúde básica em nosso município não funciona, a ação social praticamente não existe e a educação ostenta um dos piores índices do IDEB na região do Araripe.
Blog Folha do Sertão:     Como você vai fazer para contemplar tantos aliados com cargos comissionados na sua administração? Vi ser preciso criar mais secretarias, departamentos, etc.
 Evilásio Mateus:  A questão de contemplar lideranças. A gente tem conversado desde o início para contemplar todas essas lideranças. Um dos acordos políticos para contemplar as lideranças que a gente tem de forma verbalizada é o compromisso no apoio à candidatura da deputada Roberta Arraes à sua reeleição no ano de 2026. E esse compromisso nós vamos manter com muita motivação, não somente em Araripina, mas em todo sertão pernambucano, onde a gente tem amizade, conhece algumas lideranças e vamos fazer de tudo para que essas lideranças apoie a deputada Roberta. Nós vamos diminuir a estrutura, cortar alguns cargos em secretarias, para procurar otimizar o máximo o dinheiro público e investir na cidade.
 Blog Folha do Sertão:     Aliás, fala-se que no “estado moderno” a tecnologia contribui muito para o enxugamento da máquina pública. O que será possível fazer em Araripina dentro desta visão modernista?
  Evilásio Mateus:   A visão modernista. A gente está em contato com algumas empresas proprietárias de softwares para diminuir ou acabar o uso de papel em nossa gestão. Tudo informatizado, tudo de forma digital. Vamos procurar colocar nos postos de saúde o agendamento de consultas digital. Quando o cidadão deixar o posto de atendimento, vai receber uma mensagem querendo que ele faça uma avaliação do atendimento que foi recebido, se foi bem acolhido pela equipe e caso não tenha sido bem acolhido, quem foi que faltou com esse bom trato no atendimento público a este paciente. Enfim, nós vamos tentar colocar a tecnologia a serviço de nosso governo e ao povo de Araripina aonde seja possível.
 Blog Folha do Sertão: Por falar em enxugamento, a nova administração -que já deve ter os números em mãos, vai ampliar ou reduzir o número de secretarias ?
Evilásio Mateus:  Há um entendimento na gente de enxugar o máximo possível. Nós iremos mudar algumas nomenclaturas, mas não há interesse em aumentar a estrutura de secretarias do município, com a exceção de um compromisso que eu fiz durante a campanha, vendo o sofrimento das mães de crianças atípicas e divergente por falta de acolhimento do poder público municipal e famílias com mais de dois anos esperando um atendimento de fisioterapeuta, de fonoaudiólogo, de neuropediatra, enfim, totalmente desassistidos. E nas escolas a falta de inclusão é muito forte em todas as escolas do município. E eu me comprometi em reunião com vários grupos de mães de crianças atípicas e neuro divergentes, que criaria no corpo da Secretaria da Educação uma Secretaria Executiva de crianças atípicas e neuro divergentes, aonde essa secretaria teria um corpo técnico direcionado para receber essas famílias, não somente as crianças, mas as famílias para ter um preparo inicial, visto que a entrada das crianças na sociedade se dá através da educação da escola. E nós estamos criando uma equipe técnica muito boa e com duas equipes multidisciplinares e atendimentos.
Blog Folha do Sertão: Todo mundo sabe que o prefeito Raimundo Pimentel – seu aliado de muitos anos, sempre foi um nepotista (colocou parentes próximos na Prefeitura) . O que você pretende fazer para evitar a prática do nepotismo ?
 Evilásio Mateus: A gente está com a equipe praticamente fechada na cabeça. Estamos fazendo as últimas conversas, os últimos ajustes e nessa formação a gente não contempla de nenhuma forma os parentescos de primeiro, segundo até terceiro grau da família do prefeito.
-Blog  Folha do Sertão: O que sua administração pretende fazer para a reduzir as mortes no trânsito, onde os casos de maior destaque nas estatísticas  estão as motocicletas?
 Evilásio Mateus:  Temos um número imenso de mortes causadas por  acidentes de moto. Nós vamos procurar intensificar tanto as ações educativas como,  as ações de repressão. Vamos repreender todo o mau uso de veículos automotores. Nós temos uma agência de trânsito que trabalha em parceria com a Polícia Militar e eu sempre na campanha, disse que a agência de trânsito será um parceiro de todos os os habitantes de  Araripina. Procurar ajudar e não atrapalhar a vida de ninguém. Mas no caso de a campanha educativa não surtindo efeito, nós temos que agir de forma mais forte com aquelas pessoas que insistem em colocar a sua vida e a vida dos outros em perigo. Vamos ampliar nossa parceria com a Polícia Militar e, além das fiscalizações das blitz que existem na sede do município, vamos levar essas ações para os distritos e nossa zona rural, principalmente naqueles   localidades que têm uma grande movimentação, um grande fluxo de pessoas, a exemplo de campos de futebol, de bares, de lugares que já têm costume em reunir um grande público para festividades.
Blog Folha do Sertão:  Esta seria a primeira pergunta: Qual seria a sua primeira ação de governo no ponta-pé inicial de sua administração? Para completar: E o que você vai priorizar na sua administração.
 Evilásio Mateus:   O ponta-pé inicial  vai ser o  restabelecimento dos serviços básicos que estão todos, alguns paralisados, outros praticamente ineficientes. Então a gente precisa restabelecer esses serviços básicos, como o funcionamento das ambulâncias, para atendimento ao público que necessitar desse transporte e tornar a limpeza pública eficaz. Porque, no momento, a gente está encontrando muitos “lixões” dentro da própria cidade e a coleta de lixo não está sendo feito como antes era feito, não é daquela forma programada. E a gente tem ouvido muitas reclamações sobre a ineficiência desse serviço na atualidade. Aqui em  Araripina  é  uma coisa que eu tenho dito muito, que eu disse muito na campanha:  é que nossa gestão vai ficar marcada por grandes obras, mas também irá ficar marcada pela gestão que cuidou das pessoas. Nós vamos colocar em prática o serviço básico de saúde, porque hoje é muito deficitário o atendimento na saúde básica. Então,  nós vamos entrar com força para modernizar e  ampliar os serviços;  garantir o atendimento à população. Temos uma ideia de fazer o horário estendido nas Unidades Básicas de Saúde da Família para que entrem na noite para que possa atender as pessoas que passam o dia trabalhando e não têm tempo, não têm a oportunidade de se dirigir a um médico para se consultar ou para pegar uma requisição de exames para ver como é que estão as suas taxas. Vamos também agir no social. Araripina tem uma Secretaria de Desenvolvimento Social muito falha, muito ineficiente, que deixa muito a desejar. No município de Araripina, não conhecemos nenhum programa colocado por essa secretaria. Na questão da educação, nós vamos procurar sair do último lugar do IDEB na região do Araripe para o primeiro. Já estamos em contato aí com o pessoal do IQE, que é Instituto de Qualidade de Ensino,  idealizado pelo professor Marcos Magalhães. Um instituto que tem atuado em alguns municípios e todos os seus municípios têm sido destaques na educação no Estado de Pernambuco, todos os índices ficando acima da média  do Estado e do País.
Blog Folha do Sertão:  Existe, hoje,  um movimento político regional onde se defende que o projeto (muito antigo) do Canal do Sertão volte a ser uma pauta importante para o Araripe.  O que o prefeito Evilásio Mateus pode fazer para ajudar ajudar este  movimento que é comum à toda região?
Evilásio Mateus: Sobre o projeto do Canal do Sertão, eu me coloco à disposição de todas aquelas lideranças que querem voltar a abraçar essa ideia, esse projeto. Eu estou pronto para ser um soldado na briga e na luta desta grande obra hídrica para o nosso sertão. Eu vejo nessa obra a verdadeira transformação de nosso semiárido, onde a água que seria captada no Rio São Francisco não serviria somente para abastecimento, serviria para implantarmos grandes projetos de irrigação nessas terras secas, mas, porém, férteis do nosso sertão pernambucano. E acredito que esse canal saindo do papel, se tornando realidade, ele não vai trazer só a água, ele vai trazer a esperança para um povo que espera muito uma oportunidade de emprego, uma oportunidade de ver sua região, seu município se desenvolver. Eu estou à inteira disposição de todos aqueles que queiram defender e lutar por esse projeto. Quero me colocar como um soldado nessa luta.
Blog  Folha do Sertão: Todo mundo sabe que a política de hoje está muito alvoroçada e já se fala (e muito) na disputa para o governo do Estado em 2026? Como aliado dos Coelho de Petrolina, você apoiaria o prefeito do Recife, João Campos, ou acha que ainda é cedo e teria muito o que conversar com a governado Raquel Lyra, que é candidata natural à reeleição?
  Evilásio Mateus:  Estamos aguardando a definição do cenário estadual público. Eu tenho um alinhamento político com o deputado federal Fernando Filho, com o ex-prefeito de Petrolina, que foi candidato a governador Miguel Coelho, ao cargo que eles estiverem disputando. Eles podem contar com o meu apoio, mas essa questão de 2026, a gente não sentou ainda para falar sobre, a gente não tratou qual vai ser o projeto de governador para o nosso grupo político em 2026. Obviamente, nós temos uma governadora que está procurando se fortalecer no projeto de reeleição, e nós temos hoje um nome que é muito desejado pela população do Pernambuco, que onde a gente chega as pessoas já se colocam, já perguntam se será candidato, que é o prefeito do Recife, João Campos. Porém, até hoje, João Campos não disse a ninguém se é ou se não é candidato. Acredito que João Campos vai avaliar todo o cenário estadual a partir do ano da eleição. Então, nós vamos aguardar essa definição para poder tomar o caminho a governador.

Economia: Sicoob consolida liderança na categoria ‘Financiamento’ no Prêmio Estadão Finanças Mais

05/12/24

Fabíola Souza

http://blogfolhadosertao.com.br

 

 

Dezembro 2024 – Na noite desta segunda-feira (2), o Sicoob conquistou o primeiro lugar na categoria Bancos – Financiamento – durante a 8ª edição do Prêmio Estadão Finanças Mais 2024. Este reconhecimento, recebido pela quinta vez, reafirma a relevância do cooperativismo financeiro como uma alternativa sólida, justa e eficiente no setor.
A cerimônia, realizada em São Paulo, homenageou as instituições que se destacaram no mercado financeiro nacional, com base na análise criteriosa das demonstrações contábeis publicadas nos balanços de 2023. O ranking, desenvolvido em parceria entre o Estadão e a Austin Rating, consolida-se como um dos mais abrangente e prestigiado do setor no Brasil.
Fernando Vicente Netto, diretor Financeiro e Administrativo do Sicoob, destacou a importância do prêmio como reflexo do compromisso contínuo da instituição em promover inclusão e prosperidade. “Este reconhecimento é uma demonstração clara de que o modelo cooperativista é capaz de transformar vidas e fortalecer a economia de forma sustentável. Mais do que resultados, ele reflete o compromisso inegociável do Sicoob em oferecer soluções financeiras que priorizem as pessoas, promovendo inclusão, justiça e prosperidade. Continuaremos a inovar e a expandir nosso impacto, guiados pela visão de proporcionar a melhor experiência financeira aos nossos cooperados”, diz o executivo.
Premiações

Ao longo do ano de 2024, o Sicoob se destacou, pelo segundo ano consecutivo, como a 3ª melhor instituição financeira do Brasil, segundo a Forbes. No Valor 1000, do Valor Econômico, o Sicoob se consolidou, pelo terceiro ano consecutivo, como uma das 10 maiores instituições financeiras do Brasil.

Botafogo vence Inter, mas virada do Palmeiras ante o Cruzeiro mantém campeão da Série A indefinido

05/12/24
William Tavares
http://blogfolhadosertao.com.br
Na próxima rodada, os cariocas recebem o São Paulo, domingo, no Engenhão. Os paulistas encaram o Fluminense, no Allianz Parque.
Barboza, zagueiro do Botafogo
A decisão do título da Série A do Campeonato Brasileiro ficou para a última rodada. Até próximo dos acréscimos do segundo tempo dos jogos de Palmeiras e Botafogo, o cenário indicava o troféu indo de forma antecipada para os cariocas, que venciam o Internacional por 1×0, no Beira-Rio. O placar no Sul se manteve, mas o Palmeiras, que estava empatando diante do Cruzeiro, no Mineirão, marcou no fim com Estêvão, ganhou por 2×1 e permaneceu com chances de ser campeão.

Festa…

Na final da Libertadores, bastou um minuto para os botafoguenses terem o primeiro de vários picos de emoção que duraram mais de 90 minutos, com um desfecho em êxtase provocado pelo título continental. Perante o Inter, os sentimentos também continuaram intensos logo de cara. Agora, com a felicidade chegando antes do desespero. Aos quatro minutos, Telles cruzou e Savarino pegou de primeira para fazer 1×0.

O gol do Botafogo colocou pressão no jogo entre Cruzeiro e Palmeiras. O primeiro tempo no Mineirão foi marcado por grandes defesas do goleiro Cássio, que salvou a Raposa de ir ao intervalo na desvantagem, além de ajudar os alvinegros. Momentaneamente, o título estava a caminho dos cariocas.

No Beira-Rio, o Botafogo foi tentando diminuir o ritmo do jogo para segurar as investidas do Internacional. Aos 23, por pouco os gaúchos não empataram em chute de Enner Valencia que acertou a trave. Perto dos acréscimos, Borré cabeceou livre na área, mas Gatito defendeu.

No Mineirão, veio a notícia que deixou o Botafogo ainda mais perto do título. Marlon puxou contra-ataque e deixou para Matheus Pereira completar para as redes e fazer 1×0 Cruzeiro. Mas a alegria do líder teve curta duração. Menos de dez minutos depois, Maurício recebeu de Richard Rios e empatou para o Palmeiras.

Os resultados ainda decretavam a taça para o Botafogo, mas nem por isso os cariocas relaxaram. Mesmo com o Inter tendo mais posse de bola, o time alvinegro era perigoso nos contra-ataques.

…adiada

Aos 43 minutos, no duelo entre paulistas e mineiros, Estêvão sofreu uma falta na entrada da área. O próprio palmeirense foi para a cobrança e fez o título do Brasileirão ser adiado por mais uma rodada. Golaço para fazer 2×1 para o Verdão e deixar o atual campeão nacional na briga por mais uma conquista.

No Sul, Gatito operou um milagre em chute na pequena área de Borré e garantiu a vitória para o Botafogo. Na próxima rodada, os cariocas recebem o São Paulo, domingo, no Engenhão. O Palmeiras encara o Fluminense, no Allianz Parque.

Justiça diz que ‘existem suspeitos’ da morte de Darik e nega pedido de arquivamento

05/12/24

Raphael Guerra

http://blogfolhadosertao.com.br

Decisão judicial, nesta quarta-feira (4), apontou “pouco esmero na investigação” sobre assassinato do adolescente, atingido por dois tiros da PM

A 1ª Vara do Tribunal do Júri Capital disse entender como “precipitada a decisão” de arquivamento, “visto que a autoridade policial poderia promover mais diligências e realizar deduções lógicas (…) para estabelecer elementos mínimos indiciários entre os personagens envolvidos na perseguição policial”.

Darik, que era atleta da equipe de futsal sub-14 do Sport Club do Recife, foi atingido por duas balas “perdidas” durante perseguição policial contra suspeitos de roubar um carro, na Rua Professora Arcelina Câmara.

Conforme revelado pelo JC, na terça-feira (3), o inquérito da Polícia Civil indicou que não houve troca de tiros – como inicialmente a Polícia Militar informou – e que apenas os militares envolvidos na ação realizaram disparos.

Em relatório enviado ao MPPE, os delegados responsáveis pelo inquérito declararam não ter sido possível apontar qual dos cinco PMs atirou em Darik. Os militares, inclusive, se negaram a participar da reprodução simulada – conforme consta no relatório da Polícia Civil.

No parecer encaminhado à Justiça na semana passada, o promotor Ademilton Carvalho Leitão declarou que “todos os esforços e diligências possíveis foram envidados pela Polícia Civil para elucidar a autoria do crime, não vislumbrando outras medidas a serem tomadas”, por isso opinou pelo arquivamento do caso.

A Justiça discordou. Na decisão, a 1ª Vara destacou que “não se trata da ausência de possíveis autores, mas na existência de um leque de possíveis autores. Da leitura dos autos, algumas perguntas surgem e não estão satisfatoriamente respondidas, não por falta de elementos, mas por pouco esmero na investigação”.

“A elaboração de perícia técnica capaz de definir a trajetória dos disparos, estabelecendo de onde teria partido os tiros, o ângulo em que a bala atingiu a vítima; estudo que firmasse que tipo de projetil de arma de fogo provocaria o tipo de lesão que causou na vítima. São exemplos. Apenas com resposta a tais questionamentos se poderia filtrar algum dos envolvidos como provável autor”, disse a decisão judicial.

AUTOS REMETIDOS À PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA

Ainda conforme decisão judicial, “indícios suficientes para a instauração de uma futura ação penal estão nos autos do inquérito, apenas devem ser reunidos de maneira correta, feitas diligências específicas e realizadas deduções e exclusões de hipóteses para se chegar, de modo razoável, a um possível autor entre os envolvidos. Não é certo que inexistam possíveis suspeitos. Existem suspeitos a serem apontados”.

A 1ª Vara do Tribunal do Júri da Capital determinou que os autos sejam remetidos à Procuradoria Geral de Justiça para “tratar da questão”.

OAB-PE SE POSICIONOU SOBRE O CASO

Mais cedo, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Pernambuco (OAB), Fernando Ribeiro Lins, disse manifestar “estranhamento” com o pedido de arquivamento das investigações.

“O caso, marcado pela gravidade das circunstâncias e pelo impacto social, revelou indícios de que os disparos fatais partiram de armas da Polícia Militar. Embora o inquérito não tenha conseguido identificar o autor dos disparos, a OAB-PE entende que o Ministério Público, enquanto fiscal da lei, possui instrumentos para exigir a continuidade das investigações”, afirmou.

Na avaliação do presidente da entidade, semelhante ao que disse a Justiça, o aprofundamento das perícias pode solucionar o caso e evitar a impunidade.

“O MPPE poderia ter requisitado diligências complementares, tais como análises periciais aprofundadas pelo Instituto de Criminalística de Pernambuco ou, se necessário, por órgãos especializados de outros estados, incluindo a Polícia Federal, para garantir a elucidação completa do caso”, disse Lins.