Brasil recebe mais de 300 mil ataques cibernéticos no primeiro semestre de 2024

01/12/24

Por: Thatiany Lucena

http://blogfolhdosertao.com.br

Empresas ou pessoas afetadas podem ter os seus dados roubados e ainda sofrer prejuízos financeiros

 (Foto: Ruan Pablo/DP Foto
)
No primeiro semestre de 2024, o Brasil sofreu um total de 372.825 ataques de negação de serviço (DDoS), registrando um aumento de 4,3% em relação ao último relatório, do 2º semestre de 2023, quando o país foi alvo de 357.422 ataques. Os dados foram divulgados no Relatório de Inteligência de Ameaças DDoS 2024.1, do primeiro semestre de 2024, elaborado pela Netscout Brasil, empresa líder global em soluções de cibersegurança.
O ataque DDoS é um tipo de invasão cibernética que tem como alvo sites e servidores, interrompendo serviços de rede na tentativa de sobrecarregar o sistema. Na ação, os hackers ocupam um site, fazendo com que a página fique mais lenta ou seja totalmente derrubada.
De acordo com Geraldo Guazzelli, diretor-geral da Netscout Brasil, destacou que a visibilidade alcançada pelo país é um dos fatores que chama a atenção desse tipo de ataque.
“Hoje, nós temos uma infraestrutura bem desenvolvida. O Brasil, depois da desregulação, em que foi chamado de privatização do mercado de Telecom, chamou a atenção do mundo todo. Nós somos mais de 200 milhões de pessoas, um país em expansão com uma dimensão territorial que é continental, um player no mundo. O Brasil fornece hoje 15% da alimentação global, o Brasil é um país que tem muita visibilidade”, explicou.
De acordo com Geraldo Guazzelli, todo o desenvolvimento do país, se tratando dos avanços tecnológicos, permite que muitos serviços sejam digitais, como bancos e lojas que funcionam por meio de aplicativos. Essa estrutura faz com que o país também seja um dos que mais geram ataques.
“Nós estamos sempre entre o 4º e 6º país mais atacados com alvos, endereços de empresas, entidades de governo ou mesmo ONGs, que são alvos de ataques. Mas o que é muito interessante também é que hoje, ele está também entre o 5º e o 6º país mais mais gerador de ataques”, aponta Geraldo.
Ainda segundo o estudo da Netscout Brasil, os cinco principais setores industriais mais atacadas pelo cibercriminosos foram: Processamento de Dados e Serviços Relacionados (com 24.753 ataques), Operadoras de Telecomunicações com Fio (com 20.438 ataques), Transporte Rodoviário de Cargas Gerais (com 19.851 ataques), Portais de Busca na Web e Outros Serviços de Informação (com 7,511 ataques) e Organizações Religiosas (com 4,204 ataques).
O relatório também revelou que houve um aumento de 43% no número de ataques de nível de aplicação, que são usados por hackers para roubar dados, e aumento de 30% nos ataques volumétricos, que sobrecarregam o sistema e deixam o servidor inoperante, especialmente na Europa e no Oriente Médio.
Principais ataques às empresas 
De acordo com o diretor-geral da Netscout Brasil, o hacktivismo tem várias motivações, como no caso de protestos e a também as ações que são voltadas para o crime. De acordo com Geraldo Guazzelli, um dos principais tipos de ataques é o de estado, como exemplo dos que ocorreram durante a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
“Nós vimos hackers russos atacando empresas, no mundo todo, por serem empresas ocidentais cujos países declararam apoio à defesa da Ucrânia. Nós tivemos empresas multinacionais globais, canadenses e americanas, que foram atacadas aqui no Brasil e também tivemos empresas no Brasil sendo atacadas aqui por um suposto apoio do Brasil em defesa da Ucrânia”, explica Geraldo. Ele destaca ainda que esse tipo de invasão não objetiva lucros financeiros, é feito com o intuito de apoiar um estado e tem se tornado comum pelos países não democráticos.
Outro caso de ataque comum é quando o hacker tem o objetivo de causar prejuízo financeiro, invadindo o sistema da empresa com o objetivo de extrair os dados e, sem seguida, pedir um resgate financeiro.
“Nós tivemos casos públicos, como o caso da JBS que foram invadidos e eles publicamente se manifestaram. Quando o hacker tem a intenção de cometer um crime e pedir um resgate, o primeiro alvo dele é roubar as informações confidenciais da empresa, ele armazena essas informações e depois ele faz um ataque DDoS. Com isso, a equipe da empresa tira o serviço do ar e o hacker extrai os dados de operações e de segurança”, explica Geraldo. De posse dessas informações, a empresa fica impossibilitada de oferecer serviços e terá que custear, além do resgate financeiro, serviços para restabelecer a imagem pública da empresa.
Entre as empresas que são alvos desses ataques estão as do mercado financeiro e meios de pagamento, governos, provedores de infraestrutura de internet e empresas de alimentação. Para evitar ataques cibernéticos, o diretor-geral da Netscout Brasil orienta que as empresas invistam em serviços que ofereçam soluções de proteção. Esse tipo de solução comprova que cada tipo de acesso aos sistemas e verifica a origem delas, evitando que ocorram invasões.
“A gente usa essas informações para garantir a segurança, mas também enviamos essas informações para soluções de terceiros, que podem até ser concorrentes nossos, para também ter esse ecossistema completo que garante que os dados não sejam extraídos por terceiros”, ressalta. Geraldo explica ainda que a prevenção acaba se tornando um investimento mais barato, quando comparada ao gasto que a empresa terá diante do ataque hacker.

Nossa Senhora da Conceição: Primeiro domingo da Festa do Morro, no Recife, terá programação especial

01/12/24

Ana Maria Miranda

http://blogfolhadosertao.com.br

Programação da Festa do Morro começou oficialmente na última quinta-feira (28); celebração segue até 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição

 

Dentro do Santuário, que na última semana recebeu o novo teto após a tragédia ocorrida em agosto, as missas começam às 7h, e seguem às 9h, 11h e 14h. Neste domingo, haverá ainda missas extras no palco em frente ao Santuário, com início às 8h, 10h e 11h. Às 16h, ocorre a Santa Missa Solene. Já para as 18h, está marcado o Momento Mariano, e às 19h30, a Novena Solene.

A programação da Festa do Morro começou oficialmente na última quinta-feira (28), com uma procissão partindo do Parque Urbano da Macaxeira até a praça do Morro da Conceição. Na ocasião, as vítimas fatais da queda do teto do Santuário no dia 30 de agosto deste ano, Maria da Conceição França Pinto, de 64 anos, e Antônio José dos Santos, de 58 anos, foram homenageadas.

JAILTON JR./JC IMAGEM
Palco em frente ao Santuário do Morro receberá missas – JAILTON JR./JC IMAGEM
Programação da semana

Na próxima quinta-feira (5), haverá a Santa Missa do Exército Brasileiro, às 9h. A programação do sábado (7) contará com missas extra nos horários da manhã e tarde. À noite, a partir das 18h, começa a concentração da procissão com a Imagem do Divino Pai Eterno, no Largo Dom Luiz (Morro da Conceição). A saída está marcada para 19h, com o percurso seguindo pela Rua Itacoatiara e pela Praça do Morro da Conceição.

O ponto alto da festa será em 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, quando haverá santas missas de duas em duas horas, a partir da 0h até as 14h, no palco em frente ao Santuário; e de 1h da manhã às 15h dentro do Santuário, também de duas em duas horas.

A procissão de encerramento com a Imagem da Santa tem concentração a partir das 14h30 no Cais do Apolo, no Bairro do Recife. A saída será às 15h, com o seguinte percurso: Cais do Apolo / Ponte do Limoeiro / Avenida Norte Miguel Arraes /Estrada do Morro da Conceição / Praça da Conceição.

Na chegada, prevista para as 19h, haverá a Solene Celebração de Encerramento da 120ª Festa de Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro.

Com expulsão relâmpago, Botafogo supera desvantagem, vence Atlético-MG e é campeão da Libertadores

01/12/24

Yuri Costa

http://blogdolhadosertao/com.br

Gols da partida foram marcados por Luis Henrique, Alex Telles e Júnior Santos, para o Botafogo, e Vargas, para o Galo
Luis Henrique comemora gol marcado pela final da Libertadores
Para ficar na história! O dia 30 de novembro de 2024 consagrou o Botafogo como campeão inédito da Libertadores. A conquista veio com uma vitória épica por 3 a 1, em cima do Atlético-MG, no Monumental de Nuñez.Mesmo com um jogador a menos desde os 40 segundos do primeiro tempo, o Glorioso conseguiu superar a desvantagem numérica e conquistar o troféu inédito.

Os gols da partida foram marcados por Luis Henrique, Alex Telles e Júnior Santos, para o Botafogo. Do lado do Galo, Vargas foi autor do tento atleticano.

 

 

Com o título, o Botafogo se tornou o 27º campeão da Libertadores em 65 edições do torneio. A equipe também conquistou o 24º troféu da competição para o Brasil, que agora está apenas a um título da Argentina, país com mais conquistas do torneio continental.

O título representa uma conquista histórica para o Rio de Janeiro. Pela primeira vez na história, três equipes da mesma cidade – Flamengo; em 2022; Fluminense, em 2023; e Botafogo, em 2024 – vencem o torneio de forma consecutiva.

O troféu agora garante o Glorioso com a última vaga do Mundial de Clubes 2025.

O jogo

Expulsão relâmpago! Foi assim que começou a final entre Atlético-MG e Botafogo. Com 40 segundos de jogo, em disputa de bola, Gregore levantou demais o pé e acertou o rosto de Fausto Vera. O lance resultou em sangramento do atleticano, e o árbitro, sem a necessidade de acionar o VAR, aplicou o cartão vermelho mais rápido da história em uma final de Libertadores.

Perder um jogador, ainda mais de marcação, é motivo de preocupação para qualquer treinador. Mas não para Artur Jorge, técnico do Botafogo. O portugês decidiu manter o esquema inicial e não realizou nenhuma substituição após a expulsão.

O resultado da estratégia era arriscado, porém se mostrou efetivo. Apenas aos oito minutos, a primeira finalização do Galo. Hulk arriscou de fora da área e obrigou John a espalmar, fazendo boa defesa.

O duelo entre Hulk e John voltou a se repetir dois minutos depois. Em nova finalização, o atacante do Galo parou novamente no arqueiro do Alvinegro Carioca, que segurou firme o chute.

Somente aos 16 a primeira finalização do Botafogo. Igor Jesus tocou de cabeça para Savarino que finalizou por cima do gol de Everson.

O tempo se passava e o Atlético até tinha um leve controle do jogo, porém, mesmo com um a menos, não conseguia superar a defesa do Botafogo.

Reviravolta
Aos 35, pela primeira vez na partida, o Botafogo conseguiu atacar com todos os jogadores no campo de ataque.

Almada começou criando a jogada na esquerda e acionou Luis Henrique. O ponta fez boa jogada individual e tocou para Marlon, na entrada da área. O meia arriscou, a bola rebateu na defesa do Atlético e sobrou para Luis Henrique, que finalizou cruzado para abrir o marcador.

Cinco minutos depois, Everson chegou atrasado para a bola e derrubou Luis Henrique dentro da área. O lance seguiu e, após a bola sair, o árbitro foi chamado para revisar o lance e marcou pênalti para o Botafogo.

Na cobrança, Alex Telles bateu e converteu o lance para a loucura dos torcedores do Glorioso.

Segundo tempo
Se o primeiro tempo começou com uma lance crucial, o segundo não foi diferente. No primeiro minuto, Hulk cobrou escanteio e Vargas, que havia entrado após o intervalo, apareceu livre de marcação para marcar de cabeça e diminuir o marcador. 2×1 e uma esperança atleticana resssurgia no jogo.

A partir daí, só deu Atlético na partida. Aos cinco minutos, fez boa jogada individual pela direita, driblou a marcação e arriscou para fora. Dois minutos depois foi a vez de Deyverson aproveitar um cruzamento e cabecear de peixinho para fora.

Aos cinco, Hulk fez jogada individual pela direita, driblou a marcação e arriscou para fora. Aos sete, Hulk cruzou a bola e Deyverson arriscou de peixinho para fora.

O cenário era outro, de pressão, o que obrigou Artur Jorge a sacar Savarino e colocar Danilo Barbosa, um meia mais defensivo, para tentar conter o ímpeto do Galo.

A pressão do Altético seguiu e o Galo voltou a ter uma chance novamente aos 38 minutos. Guilherme Arana conduziu a bola da esquerda para o meio e arriscou com a perna direita por cima do gol.

Dois minutos depois, Mariano fez um passe longo espetacular e colocou Vargas na cara do gol. O chileno, entretanto, desperdiçou a oportunidade, finalizando por cima do gol.

Aos 43 minutos, Vargas novamente teve a bola do jogo. Após lambança de Adryelson, recuando mal de cabeça para trás, a bola sobrou para o atleticano, que deu um toque por cobertura por cima do gol.

E como bem diz o ditado: quem não faz, leva. No último minuto da partida, Júnior Santos fez bela jogada na direita e tocou para a entrada da área. A bola voltou para ele que, com o gol aberto, marcou o gol do título do Glorioso.

Ficha técnica

Atlético-MG 1
Éverson; Lyanco (Mariano), Battaglia e Alonso; Scarpa (Vargas), Fausto Vera (Bernard), Alan Franco e Guilherme Arana; Hulk, Deyverson (Alan Kardec) e Paulinho. Técnico: Gabriel Milito

Botafogo 3
John; Vitinho, Adryelson, Barboza e Alex Telles (Fernando Marçal); Marlon Freitas, Gregory, Luis Henrique (Matheus Martins), Savarino (Danilo Barbosa) e Almada (Júnior Santos); Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.

Local: Monumental de Nuñez (Buenos Aires-ARG)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade (Ambos da Argentina)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Gols: Luis Henrique (aos 35 do 1ºT), Alex Telles (Aos 44 do 1ºT) e Vargas (Aos 1 do 2ºT)
Cartões amarelos: Battaglia, Lyanco, Fausto Vera e Hulk (Atlético-MG); Alex Telles e Almada (Botafogo)
Cartão vermelho: Gregory (Botafogo)

Ação de Governo: Estado abre, de forma inédita, vagas de intercâmbio internacional para professores da rede estadual de ensino

01/12/24

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

Iniciativa faz parte do Programa Ganhe o Mundo (PGM) Professor, realizado pela primeira vez em Pernambuco; ação oferece 110 vagas para quatro países

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexo

O Governo do Estado abriu, de forma inédita, vagas de intercâmbio internacional para professores da rede estadual de ensino por meio do Programa Ganhe o Mundo (PGM) Professor, executado pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE). De acordo com uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (30), a edição inaugural do PGM Professor irá disponibilizar 110 vagas, sendo 55 para o Canadá, 25 para o Chile, 15 para a Argentina e 15 para a Inglaterra. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até às 23h59 da próxima terça-feira (3) no site do Instituto Igeduc (https://igeduc.selecao.net.br/).

 
“Esta é a primeira vez que o Programa Ganhe o Mundo abre vagas de intercâmbio internacional para professores. É mais uma prova do quanto a nossa gestão valoriza os profissionais da educação. Teremos professores ainda mais bem preparados, gerando benefícios para os estudantes da rede estadual e para toda a educação de Pernambuco”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
Podem participar do processo seletivo professores efetivos e fora do estágio probatório que lecionam as disciplinas de Língua Espanhola e/ou Língua Inglesa, além de técnicos formadores e professores dos Núcleos de Línguas de ambos os idiomas. Entre os anexos requisitados no ato da inscrição, estão um Projeto Pedagógico de Intervenção (PPI) e um vídeo de apresentação no idioma escolhido, com duração de três a quatro minutos.
 
O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, consiste na verificação dos requisitos obrigatórios para o provimento da vaga. Já a segunda, de caráter eliminatório e classificatório, analisará e pontuará o currículo, o PPI e o vídeo de apresentação de cada candidato. A divulgação e homologação do resultado definitivo deve ocorrer até o dia 20 de dezembro. 
 
Os docentes selecionados realizarão um curso de seis semanas no país de destino e receberão três bolsas no valor de R$ 1.620 cada. A formação será composta por aulas da língua que o professor leciona, com ênfase no desenvolvimento das competências comunicativas, capacitação e desenvolvimento de metodologias e práticas de ensino do idioma.
 
“O PGM Professor representa uma oportunidade de aperfeiçoamento no idioma, a partir da prática in loco, além da chance de vivenciar uma cultura estrangeira, ampliando a visão de mundo de cada professor selecionado”, enfatizou o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Alexandre Schneider.
 
Fotos: 1 e 2 – Filipe Jordão/SEE  | 3 – Pedro Menezes/SEE