08/12/23
Por Roberta Soares
http://blogfolhadosertao.com.br
Raquel Lyra lembrou o fato de que a concessão pública do Metrô do Recife foi estudada no governo passado, inclusive com a participação do governo de Pernambuco, na época sob o comando do PSB
![Governadora Raquel Lyra no Debate da Super Manhã da Rádio Jornal](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2023/12/06/806x444/1_raquel_lyra_debate_radio_jornal__1_-25556081.jpeg?6570bb166157e)
Raquel Lyra foi questionada sobre o futuro do sistema metroferroviário metropolitano, cuja solução foi promessa de campanha ao governo do Estado e que, até agora, segue definhando.
O Metrô do Recife segue tendo quebras quase semanais e sofrendo com a falta de manutenção, principalmente dos trens. O resultado são intervalos que podem chegar a 20 minutos e composições superlotadas nos horários de pico.
“A minha colocação é que a gente precisa de recursos para recuperar o Metrô do Recife e é agora. Antes mesmo de pensar se ele vai ficar com o Estado ou com o governo federal. Mas, se o governo federal não tem esses recursos, que a gente possa ir buscar na iniciativa privada, através de um modelo de concessão pública, uma PPP, por exemplo. Essa é uma das possibilidades: ir em busca do recurso privado”, afirmou a governadora.
ESTUDO PARA CONCESSÃO DO METRÔ REFEITO
![O Metrô do Recife segue tendo quebras quase semanais e sofrendo com a falta de manutenção, principalmente dos trens. O resultado são intervalos que podem chegar a 20 minutos e composições superlotadas nos horários de pico FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2021/05/20/whatsapp_image_2021_05_20_at_07_30_07-17497632.jpeg)
Raquel Lyra lembrou o fato de que a concessão pública do Metrô do Recife foi estudada no governo passado, inclusive com a participação do governo de Pernambuco, na época sob o comando do PSB. O estudo chegou a ficar pronto, mas foi engavetado pelo então governador Paulo Câmara para atender ao apelo dos metroviários às vésperas das Eleições 2022.
“A concessão é uma das possibilidades, sim, para o metrô. E é importante destacar que a concessão do sistema foi estudada pelo governo passado. Estudo que está sendo refeito atualmente para que a decisão seja tomada com bases muito sólidas. Eu tenho conversado continuadamente com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e tido reuniões semanais também com o governo federal para tratar do assunto”, afirmou.
O reestudo de uma possível concessão pública do Metrô do Recife, inclusive, foi incluído no Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) do governo federal, com um valor de R$ 4 milhões dentro do subeixo de mobilidade urbana sustentável.