Especial de Domingo: Poeta e político Sebastião Dias Filho

10/12/23

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Por Machado Freire

 

O poeta e político Sebastião Dias Filho, nasceu no Rio Grande do Norte, era radicado em Tabira, Sertão do Pajeu, faleceu dia 03 e tinha 73 anos de idade.

 

Há pessoas que não são tão amigas o quanto parecem .  Era assim o meu relacionamento com o poeta e político Sebastião Dias Filho (foto) ,  “alma gêmea” do também saudoso poeta João Paraibano, um repentista que brincava com a rima, zombava do improviso e  teve uma morte  precoce.

Conheci Sebastião Dias  nas minhas idas e vindas -sertão afora – de Petrolina ao Pajeu e  do Araripe ao Moxotó,   nos idos de 70/80 quando nosso querido governador Miguel Arraes voltou do exilio e retomou a vida pública  colocando-se de uma vez  na cena política como alguém que sabia conjugar o verbo politicar  de verdade.

Além da admiração pelo líder   socialista, Sebastião Dias  acompanha Dr. Arraes, fazendo a abertura dos comícios e às fezes  promovendo  um  “um pé de parede”  para elevar o moral  dos poetas e seguidores de Antonio Marinho e Louro do Pajeu,  amigo do peito de  poeta Zé Marcolino, autor de  Casa de Rebouco.

Lá adiante, quando menos espero,  estou metido na política junto com Sebastiao Dias, no município de Tabira, terra  que o  filho do Rio Grande do Norte  escolheu para viver para sempre.   E olhe que o poetinha  era visto, a princípio,  apenas como um “repentista   sem “eira nem beira”.

Mas que nada, Sebastião Dias  criou coragem e personalidade e passou a estudar numa faculdade de Arcoverde com uma turma de amigos  com a coragem de viajar  cerca de 300 quilômetros (ida e volta ),  em transportes precários, as famosas  vans, delas que se quebravam altas horas da noite.

O poeta -estudante  e eu tivemos uma conversa séria e decidimos lutar para conseguir um transporte digno e seguro para os estudantes, caso que foi levado ao conhecimento do governador Miguel Arraes, que nos orientou no sentido de pleitearmos apoio do Estado em favor dos  universitários tabirenses.

Criamos a Associação dos Estudantes Universitários de Tabira, com personalidade jurídica, e logo o  governo do Estado liberou recursos para os estudantes adquirirem o transporte ideal para atender a causa nobre  tão bem defendida por Sebastião Dias.

Vereador e Prefeito. Sebastião Dias  enfrentou barreiras e  caras feias,   mas soube  superar as dificuldades com serenidade na vida pública.  Soube entrar na hora certa da sua iniciação  na politica partidária, , começando como vereador que teve o mandato renovado, numa luta iniciada nos idos de 1986, quando fundamos o diretório do PSB de Tabira.

O filho de Ouro Branco (RN), quebrou o tabu e conseguiu um feito histórico na politica  de Tabira, ao ser  o primeiro prefeito reeleito do município.  Sebastião Dias foi eleito para o primeiro mandato  de prefeito  em 2012 e sagrou-se  reeleito no pleito de 2016.

————————————————————————————————————————————-

Ridículo

Transporte escolar de Salgueiro chega a quatro meses de atraso mais uma vez e tem nova paralisação

Mais uma o transporte escolar da Rede Municipal de Ensino de Salgueiro foi paralisado por falta de pagamento. Os motoristas reclamam que estão sem receber novamente há quatro meses, porque a prefeitura, através da Secretaria de Educação, não tem feito repasses às empresas contratadas para gerir dezenas de rotas. Muitos alunos ficam prejudicados nessa situação, principalmente da zona rural, num momento em que o ano letivo está prestes a ser encerrado.

Segundo informações dos motoristas, a prefeitura tinha prometido pagar todos os meses atrasados de uma só vez no início de dezembro, mas isso não aconteceu, revoltando os condutores do transporte escolar. Passando por dificuldades financeiras em seus lares, eles afirmam que dessa vez só encerram a paralisação quando receberem todos os meses atrasados.

O caso foi denunciado pelos trabalhadores ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que ainda não se manifestou.

Da redação do Blog Alvinho Patriota


Cultura Sertaneja

São José do Egito tem Patrimônios Cultural Imaterial de Pernambuco reconhecidos

 

 

Visualização da imagem

Banda de Pífano de Riacho  é destaque regional  na cultura de São José do Egito

 

You are currently viewing São José do Egito tem Patrimônios Cultural Imaterial de Pernambuco reconhecidos

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, anuncia os vencedores do Prêmio de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, na noite dessa quinta (07). Sendo São José do Egito contemplado com dois vencedores.

Na categoria mestres/mestras, instrumentistas e músicos das matrizes do forró, o Mestre Zé do Pife, que toca e fabrica pife e compõe versos e aboios de vaqueiros. Com uma carreira de décadas foi indicado.

Já na categoria trios e grupos das matrizes do forró a Banda de pífanos de Riacho do Meio também foi selecionada.

O Prêmio de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco – Edição Arlindo dos 8 Baixos de Incentivo às Matrizes do Forró reconhece as práticas individuais e coletivas de transmissão de saberes e fazeres, destacando a identificação dos detentores das Matrizes do Forró, em todas as regiões de Pernambuco.

—————————————————————————————————————————————–

Grupo de 47 brasileiros e familiares  deixa a Faixa de Gaza

Avião que os trará de volta ao Brasil já está a caminho do Egito

“Após pernoite, o grupo deverá deixar, amanhã, o Egito, a bordo de aeronave da Força Aérea Brasileira. Este será o 11º voo da Operação Voltando em Paz. O retorno está previsto para o domingo, com destino à Base Aérea de Brasília. No total, desde 10 de outubro, 1524 brasileiros e familiares próximos terão sido retirados da região de conflito“, afirma o ministério em comunicado oficial.

Os 47 fazem parte de uma lista de 102 brasileiros e familiares próximos apresentada aos governos envolvidos para autorização da saída da Faixa de Gaza. Entretanto, 24 tiveram sua saída denegada, incluindo sete brasileiro-palestinos.

O Itamaraty detalha que, dos 78 previstos na lista autorizada, cruzaram a fronteira de Rafah em direção ao Egito 11 binacionais brasileiro-palestinos e 36 palestinos; Entre eles há 27 menores, 16 mulheres (duas idosas) e quatro homens adultos.


Datafolha: satisfação de morar no Brasil salta de 59% para 74% em um ano

O orgulho em ser brasileiro também aumentou, saltando de 77% para 83%copy sharing button
sharethis sharing button
O resultado se aproxima do teto registrado pela série histórica, iniciada no ano 2000 (foto: Freepik)
O resultado se aproxima do teto registrado pela série histórica, iniciada no ano 2000 (foto: Freepik)

A satisfação dos brasileiros em morar no país subiu de 59% para 74% em um ano, segundo a pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira (08). O resultado se aproxima do teto registrado pela série histórica, iniciada no ano 2000, pelo instituto.

 

Também de acordo com a pesquisa, o orgulho em ser brasileiro aumentou, saltando de 77% para 83% no período de um ano. O sentimento de vergonha em ser brasileiro caiu de 21% para 16% no mesmo período.

 

A pesquisa ouviu 2.004 eleitores em 135 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

No acumulado do ano, a polícia já somou 3.287 vidas perdidas

10/12/23
por Raphael Guerra
htpp://blogfolhadosertao.com.br
 O aumento é de 5,3% em relação a 2022

Depois de apresentar redução de 7,4% no mês de outubro, Pernambuco voltou a registrar aumento no número de mortes violentas intencionais. Em novembro, 291 pessoas foram assassinadas, segundo estatísticas divulgadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Foram 11 casos a mais do que no mesmo período do ano passado. O crescimento foi de 3,9%.

Esse aumento é registrado em meio à promessa do governo de Pernambuco de reduzir em 30% as mortes violentas intencionais até o final de 2026. O anúncio foi feito no lançamento do programa Juntos pela Segurança, na semana passada.

O ano de 2023, porém, deve fechar no vermelho. No acumulado de janeiro a novembro, o Estado somou 3.287 vidas perdidas. No mesmo período do ano passado, foram 3.119. Percentualmente, o aumento de mortes chegou a 5,3%, resultado difícil de ser revertido nas próximas semanas.

Quando se fala em mortes violentas intencionais, como atualmente são classificadas pela SDS, estão sendo englobados os crimes de homicídios, latrocínios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e óbitos decorrentes de intervenções policiais.

NÚMEROS POR REGIÃO DE PERNAMBUCO

O aumento das mortes violentas em novembro foi impulsionado pelos casos registrados na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no Sertão. Já o Agreste e Zona da Mata registraram redução nos números.

Em novembro deste ano, 154 pessoas foram mortas na RMR. No mesmo período de 2022, foram 120.

Já no Sertão, 47 mortes foram contabilizadas. Foram 15 ocorrências a mais que em novembro do ano passado.

Na Zona da Mata, as mortes caíram de 52 (em 2022) para 37 (novembro deste ano). E no Agreste, a queda foi de 76 para 53.

Os casos de feminicídio também cresceram em novembro deste ano. Cinco mulheres foram vítimas desse tipo de violência. No mesmo período do ano passado, foram três.

No acumulado do ano, 69 feminicídios foram somados. São cinco casos a mais que em 2022. O aumento foi de 7,8%.

MORTES EM AÇÕES POLICIAIS
REPRODUÇÃO
Câmera de segurança filmou invasão na casa onde homens foram mortos na comunidade do Detran, na noite de 20 de novembro – REPRODUÇÃO

O número de mortes decorrentes de intervenções policiais também cresceu em novembro. Foram 14 óbitos somados pela SDS, contra cinco no mesmo período do ano passado.

Destaque para as mortes de Bruno Henrique Vicente da Silva, de 28 anos, e Rhaldney Fernandes da Silva Caluete, 32, na comunidade do Detran, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, em 20 de novembro.

Na ocasião, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) invadiram a residência onde os homens estavam e efetuaram vários disparados. Os nove PMs foram presos em flagrante por invasão de domicílio, crime previsto no Código Militar.

No dia seguinte, diante dos indícios de que as vítimas não reagiram antes de serem mortas, seis PMs que entraram na casa tiveram as prisões convertidas em preventivas. Outros três tiveram a liberdade concedida, mas estão proibidos se trabalhar nas ruas e com armas de fogo. O caso segue sob investigação.

No acumulado do ano, Pernambuco somou 109 mortes em intervenções policiais. No mesmo período de 2022, foram 84.