Mais Saúde: Governo de Pernambuco nomeia 283 profissionais de várias especialidades

0712/23

Imprensa PE

http://blogfolhadosertao.com.br

 

O Governo de Pernambuco divulgou nesta quinta-feira (07/12), no Diário Oficial, a nomeação de 283 novos profissionais de saúde de diferentes especialidades para reforçar a rede estadual, aprovados no concurso público da Secretaria de Saúde (SES-PE), por meio da Portaria Conjunta SAD/SES nº 22, de 02 de abril de 2019. Os cargos e funções contemplam os quadros de Analista em Saúde, Assistente em Saúde e Fiscal em Vigilância da SES-PE.

“O cuidado com a vida dos pernambucanos e pernambucanas é prioridade máxima do nosso governo, por isso estamos nomeando todos esses profissionais. Com mais servidores atuando no atendimento à população, podemos melhorar o serviço nos nossos hospitais e seguir caminhando para que ninguém do Estado sofra com a falta de acesso à saúde pública”, pontuou a governadora Raquel Lyra.

Com esse reforço no quadro de profissionais, espera-se ampliar a assistência à população e contemplar unidades de saúde em todo Estado. Entre as especialidades estão enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, farmacêuticos, biomédicos, psicólogos, sanitaristas, técnicos em saúde bucal, técnicos em radiologia, técnicos de laboratório e nutricionistas.

As nomeações buscam manter e qualificar o atendimento da SES-PE, através da reposição de servidores, além de fazer parte do planejamento de longo prazo do Estado para a renovação dos quadros de servidores, o que significa mais uma ação para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, os profissionais chegam para fortalecer a rede de assistência. “É mais uma ação de valorização da saúde pública. Recebemos com boas-vindas esses profissionais nomeados pela governadora Raquel Lyra e contamos com eles para melhorar a nossa cobertura de assistência”, pontuou.

Nomeações recentes

Além desse reforço e incremento na saúde pública, a secretária Zilda Cavalcanti lembra que, no último mês, 138 médicos de especialidades diversas foram nomeados para compor o quadro funcional da rede pública de saúde de Pernambuco. “Ao todo foram contempladas 11 especialidades: anestesiologia, cardiologia, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, oncologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, radiologia, tocoginecologia, traumatologia e clínica geral”, comemorou.

Foto: Maíra Arrais/SES

Reconhecimento: Prefeitura premia estudantes vencedores da Olimpíada de Matemática do Recife

07/12/23

Imprensa PCR
http://blogfolhadosertao.com.br

 

Vencedores viajarão para os Estados Unidos e conhecerão a NASA

Estudantes vencedores da Olimpíada de Matemática do Recife são premiados

 

A noite da última quarta-feira (6) foi especial para os estudantes que participaram da I Olimpíada de Matemática (OMR) da Rede Municipal de Ensino do Recife, realizada pela Prefeitura do Recife através da Secretaria de Educação. Os vencedores foram premiados no auditório da  Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), na Imbiribeira, onde o prefeito do Recife João Campos e o secretário de Educação Fred Amancio entregaram medalhas a mais de 100 alunos e professores presentes.

Os três primeiros colocados de cada categoria, seis alunos; dois professores e uma gestora, ganharam uma viagem para Orlando, nos Estados Unidos. Eles conhecerão a sede da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) e os parques da Disney.

 

“Pais, mães, responsáveis, professores e alunos, estou muito feliz de estar aqui. Vocês nos representam. A gente tem feito ações diferentes na educação, mas essa iniciativa que a gente comemora hoje, a Olimpíada de Matemática do Recife, é uma das ações mais importantes porque essa é uma forma direta e indireta de incentivar a participação da juventude no bom caminho do conhecimento. Hoje a gente premia mais de 100 alunos, com medalhas de ouro, prata e bronze. Além disso, seis alunos, dois professores e um gestor  vão poder conhecer os Estados Unidos e a NASA”, comentou João Campos na ocasião.

 

O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, parabenizou os alunos e professores que participaram de todo o processo e agradeceu a presença dos pais de alunos. “Eu queria agradecer a todo o time, muita gente participou na elaboração das questões por exemplo. Esse foi um trabalho bonito e que foi feito dentro de casa, Tudo foi desenvolvido, em tempo recorde, e dentro da Secretaria de Educação do Recife. O objetivo é incentivar os estudantes para que se desenvolvam na área da matemática, do 6º ano ao fim do ensino fundamental”, disse ele.

 

Os professores premiados foram  Elô Gonçalves, da Escola Municipal da Iputinga, e Adeílson Pereira da Silva, da Escola Municipal Nadir Colasso. “Hoje eu estou muito feliz. Num período tão conturbado para a educação, depois da pandemia, os estudantes estão tendo este incentivo para voltar a focar nos estudos, estão sendo motivados com a Olimpíada”, afirmou Adeílson que tem 42 anos e há oito é professor da Rede Municipal do Recife.

 

A gestora da Escola Municipal Nadir Colasso, Josinere Sales da Silva, também foi premiada pelo seu engajamento na I Olimpíada de Matemática. Ela faz parte da Rede Municipal do Recife há 25 anos e há 22, está na mesma escola: “A oportunidade que a rede está dando é muito importante, cada aluno mostrou o seu potencial, estou emocionada. Eles vão ter outras visões de mundo. As famílias também ficam muito orgulhosas. Na escola, fizemos campanhas e incentivamos as inscrições”.

 

Entre os alunos, na categoria 1, ganharam: Eduardo Tavares de Lima, da Escola Municipal da Iputinga; Raílson Roberto de Souza, da Escola Municipal da Mangabeira; Luís Miguel Miguelino de Souza, da Escola Antônio Farias Filho. Já na categoria 2 os vencedores foram: Kauã Henrique Farias de Machado, da Escola Integral Nadir Colasso; Kauã Roberto Oliveira, da Escola Luíz Vaz de Camões e Adonias Barbosa de Araújo, da Escola Municipal Real Novo.

 

“Estou muito surpreso e feliz com o resultado. Espero que através dos estudos eu consiga chegar ainda mais longe do que já cheguei. Quem quiser participar das próximas edições precisa se preparar para não travar. Uma professora me lembrou quando estava perto do fim das inscrições e no final deu certo”, disse Kauã Roberto Oliveira, aluno do 9º ano, da Luíz Vaz de Camões.

 

A OMR contemplou estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º). O objetivo da iniciativa é despertar o interesse e o prazer dos estudantes em aprender matemática, bem como identificar e valorizar talentos da disciplina.

 

Fotos: Edson Holanda/ Prefeitura do Recife 

Na moral : STF nega recurso ao Flamengo e mantém Sport campeão de 1987; São Paulo fica com Taça das Bolinhas

07/12/23

Midias Sociais

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Supremo Tribunal Federal não dá seguimento a Recurso Extraordinário do Rubro-negro carioca

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou seguimento a recurso do Flamengo e confirmou o Sport como único campeão brasileiro de 1987 – além do São Paulo como portador da Taça de Bolinhas -, em decisão publicada na última segunda-feira. A informação foi divulgada inicialmente pela Jovem Pan e pelo Leia em Campo, e confirmada pelo ge.

Time do Sport no Brasileiro de 1987 — Foto: Gazeta Press

Time do Sport no Brasileiro de 1987 — Foto: Gazeta Press

 

O Ministro Dias Toffoli, relator, citou decisões anteriores da Justiça e a prevalência do regulamento das competições esportivas para não dar seguimento ao Recurso Extraordinário com Agravo do Flamengo.

– Assim, o reconhecimento, em definitivo, do Sport Clube Recife como único campeão legítimo do torneio brasileiro de futebol 1987, conduz à inexorável improcedência do pedido formulado na ação principal – diz o texto.

A última novidade sobre o tema havia sido em 2018, quando o STF “bateu o martelo” a respeito do título de 1987 a favor do Sport. Naquela ocasião, o Tribunal, que já havia negado dois recursos do Flamengo em 2017, teve sua decisão final transitada em julgado – o que foi lembrado na decisão da última segunda por Toffoli.

– Nesse contexto, mostra-se correta a conclusão alcançada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro de que o Supremo Tribunal Federal reconheceu, em definitivo e por acórdão transitado em julgado em 16/3/2018, que a sentença proferida pela Justiça Federal do Estado de Pernambuco na ação declaratória e de obrigação de fazer proposta pelo Sport Clube Recife (…) declarou de forma inconteste como o único e legítimo campeão do torneio brasileiro de futebol de 1987.

Desta vez, o Flamengo entrou com recurso também abrangendo a questão da Taça das Bolinhas, troféu dado para o primeiro clube pentacampeão brasileiro. O São Paulo tem direito ao prêmio após o título de 2007 (1977, 1986, 1991, 2006 e 2007). Já o Fla pleiteava o direito de tê-la, caso tivesse o título de 1987.

Taça de Bolinhas — Foto: Reprodução

Taça de Bolinhas — Foto: Reprodução

Entenda o caso

O caso tem origem na ação do Sport, de 1988, contra a CBF e a União pelo reconhecimento da validade do regulamento inicial do Campeonato Brasileiro de 1987. O juízo da 10ª Vara Federal de Pernambuco aceitou o pedido e o trânsito em julgado ocorreu em 1999.

O Flamengo busca ser considerado oficialmente campeão brasileiro de 1987 – ao lado do Sport – há muito anos. O time pernambucano, por sua vez, quer continuar sendo reconhecido como único campeão daquele ano, como estabeleceu uma decisão da Justiça em 1994, diante da antiga ação do Sport que teve sentença final, transitada em julgado (que não pode ser modificada), em 2001.

O caso foi parar novamente nos tribunais porque a CBF publicou uma resolução em 2011 reconhecendo o Flamengo como também campeão. A entidade havia passado anos sem fazer o reconhecimento – tendo ignorado o pleito mesmo quando reconheceu títulos pretéritos de outros times como Palmeiras, Fluminense, Botafogo e Santos.

Após essa decisão, no entanto, a equipe pernambucana entrou com uma ação no Tribunal Regional Federal (PE) pedindo que a decisão da CBF fosse invalidada, o que aconteceu. Daí os recursos do Flamengo no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e posteriormente no STF, todos negados.

Justiça em Petrolina: Acusado de matar menina Beatriz vai a júri popular

07/12/23

PorAdelmo Lucena

http://blogfolhadosertao.com.br

A decisão da juíza Elane Brandão Ribeiro foi publicada nesta terça-feira (5)
sharethis sharing button
Beatriz foi morta na escola onde estudava em 2015 (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)
Beatriz foi morta na escola onde estudava em 2015 (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)
Marcelo da Silva, acusado pelo assassinato da menina Beatriz Angélica Mota em um colégio de Petrolina, irá a juri popular. A decisão da juíza Elane Brandão Ribeiro, titular da Comarca de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foi publicada nesta terça-feira (5). O caso completa oito anos no dia 10 de dezembro.
O acusado só foi identificado quase sete anos depois do crime graças à coleta de DNA da faca utilizada no assassinato. Marcelo da Silva confessou o crime e relatou que só matou Beatriz para que ela parasse de gritar. O crime aconteceu durante a festa de formatura no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora e Marcelo teria ido para a escola atrás de dinheiro.
A juíza destaca em sua decisão que foram “catalogadas, durante a perícia tantoscópica, equimoses e escoriações no corpo da ofendida, o que pode indicar que a conduta foi motivada pela recusa da vítima em anuir com os interesses sexuais do acusado, conforme indicado na denúncia, fato que a critério dos juízes leigos, pode ser considerado torpe, de maneira a recomendar a manutenção desta qualificadora”.
O documento ainda destaca que a menina Beatriz teria sido atingida, em diversas regiões do corpo, uma vez que o corpo dela apresentava 68 lesões, sendo 51 por arma branca.
O Ministério Público e a defesa do réu serão intimados para apresentarem, dentro de cinco dias, quais testemunhas irão depor no plenário. As partes envolvidas poderão selecionar até cinco testemunhas no júri popular, que ainda não tem data definida.
Soltura negada
Marcelo da Silva utilizou uma faca para cometer o crime (Foto: Reprodução)
Marcelo da Silva utilizou uma faca para cometer o crime (Foto: Reprodução)
Marcelo continua preso e a juíza Elane Brandão Ribeiro negou que o acusado fosse solto sob o argumento de que é necessário “assegurar a ordem pública, considerando a gravidade concreta da ação, já evidenciada no decreto preventivo e nos próprios autos”.
A defesa de Marcelo chegou a solicitar que ele fosse transferido para um presídio federal,mas  a magistrada negou pois, segundo ela, não há provas de que o réu esteja sob ameaça  de sofrer risco à integridade.

Se cuide: Pernambuco recomenda mais uma dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

07/12/23

Por Cyntia Leite

http://blogfolhadosertao.com.br

Comunicado está em nota técnica, publicada nesta quarta-feira (6), pela SES-PE

Após a identificação de duas novas sublinhagens de uma variante do coronavírus no Brasil (JN.1 e JG.3), o Ministério da Saúde reitera que a vacinação é o principal meio de proteção contra a covid-19. Por isso, a pasta recomenda uma nova dose da vacina bivalente para grupos prioritários. Em Pernambuco, a orientação do ministério já está sendo coloca em prática.

No Estado, desde o fim do mês de outubro, observa-se aumento no número de casos da infecção. Há um incremento na quantidade de confirmações semanais (passou de 89 casos na última semana de outubro para 776 casos no período de 26/11 a 2/12) e na taxa de positividade (de 3,8% para 16,6% no mesmo período). Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), aproximadamente 97% dos casos se configuram como leves até o momento.

Com a recomendação do Ministério da Saúde de uma nova dose da vacina bivalente para pessoas a partir de 60 anos e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade, que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses, a SES-PE indica que os municípios devem seguir essa orientação do Ministério da Saúde.

O comunicado está em nota técnica, publicada nesta quarta-feira (6), pela SES-PE.

“Devido ao aumento de casos de covid-19, os municípios começaram a se organizar para intensificar a vacinação. Nesta quarta, fizemos um comunicado para que todos começassem a vacinar com a bivalente”, diz a superintendente do Programa Nacional de Imunizações de Pernambuco (PNI-PE), Jeane Torres.

“As salas de vacinas estão abastecidas, e o grupo prioritário deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de suas casas”, acrescenta.

A JN.1, inicialmente detectada em exames realizados no Ceará, vem ganhando proporção global, correspondendo a 3,2% das detecções no mundo.

Já a sublinhagem JG.3, também verificada recentemente no Estado do Nordeste, vem sendo monitorada, pelo Ministério da Saúde, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Goiás nos últimos meses. As subvariantes já foram encontradas em 47 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nesse momento, a SES-PE reforça que as medidas não farmacológicas, aliadas à vacinação, são importantes para evitar possíveis riscos relacionados à covid-19 e suas sequelas. Recomendam-se a lavagem frequente das mãos, o uso de máscaras nos casos de aparecimento de sintomas respiratórios e, se possível, as aglomerações devem ser evitadas.

ENFRENTAMENTO DA COVID-19 NO CEARÁ

Desde o fim de novembro, o Ministério da Saúde está em contato permanente com as autoridades de saúde do Ceará para prestar apoio ao Estado.

Uma equipe de resposta rápida e da área técnica de vigilância epidemiológica da covid-19 da pasta está de prontidão para seguir para o local, assim que for solicitada.

O Ministério já enviou ao Ceará um reforço de 900 tratamentos antivirais para casos leves de covid-19 para idosos com 65 anos ou mais e imunossuprimidos com 18 anos ou mais, além de autorizar o envio de mais 820 tratamentos.

Cerca de 35 mil reações para diagnóstico molecular do vírus e 30 mil testes rápidos de antígeno também foram encaminhadas ao estado.

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM 2024

Em outubro, o Ministério da Saúde anunciou, para a partir 2024, a inclusão da vacina covid-19 pediátrica no calendário nacional de vacinação e a vacinação da população de alto risco para agravamento da doença.

A pasta adiantou o planejamento e já está em andamento a aquisição de vacinas para o calendário do próximo ano.

O novo contrato prevê o fornecimento das versões mais atualizadas dos imunizantes, desde que aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, o Ministério da Saúde informa que tem estoque de vacina o suficiente para começar a vacinação de 2024, a fim de garantir a vacinação para crianças e grupos prioritários.

Os dados no Brasil e no mundo apontam que as medidas de prevenção e controle para Covid-19 devem ser reforçadas em crianças para protegê-las das formas graves da doença e amenizar a propagação do coronavírus na população em geral.

Por isso, a partir de 2024, a vacinação contra a covid-19 terá como foco as crianças de 6 meses e menores de 5 anos.

Nessa faixa etária, o esquema vacinal completo contará com 3 doses, que deverão ser aplicadas seguindo os intervalos recomendados: 1ª para a 2ª dose: intervalo de 4 semanas; e 2ª para a 3ª dose: intervalo de 8 semanas. A criança que tiver tomado as três doses em 2023 não vai precisar repeti-las no ano que vem.

Após os 5 anos de idade, crianças e adultos que integram os grupos prioritários receberão uma dose de reforço em 2024. São eles: idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.

Esses grupos são os que possuem maior risco de desenvolver as formas graves da doença. A inclusão desse público já passou por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI) e do Programa Nacional de Imunização (PNI).

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Deputados debatem maior estímulo ao turismo do vinho no Vale do São Francisco

07/12/23

Ascom Alepe

http://blogfolhadosertao.com.br

Alepe - Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco

Comissão de Desenvolvimento Econômico da Alepe promoveu, na última terça, uma audiência pública sobre produção de uvas, vinhos e enoturismo. O evento ocorreu no distrito de Vermelhos, no município de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco. A principal reivindicação apresentada pelos participantes foi o aumento do incentivo ao enoturismo na região, por meio de melhorias da infraestrutura e da atração de empreendimentos como hotéis e novas rotas aéreas.

A audiência foi comandada pelo presidente do Colegiado, deputado Mário Ricardo, do Republicanos, e teve participação de parlamentares do estado, empresários  e gestores públicos, além de lideranças locais e da sociedade civil. Para o empresário Jorge Garziera, ex-prefeito de Lagoa Grande e pioneiro na produção de vinhos da região, o incentivo ao enoturismo – que é o turismo voltado para vinícolas e regiões produtoras de vinho – ajuda a movimentar vários serviços da economia local.

Ele agrega muitos entes que estão dentro do nosso dia a dia. Ele mexe com mais de quinhentos, mais de seiscentos serviços que precisa ter numa região. A gente precisa de faxineira, precisa de cozinheiros, precisa de pessoal em hotéis, em vans, ar condicionado… A gente precisa de gente que mexe com a vida do dia a dia.”

Ele também acredita que, devido à possibilidade de produção de vinhos durante todo o ano, o Vale do São Francisco tem um diferencial em relação às outras regiões do mundo. “Nós somos uma região insuperável. Nós temos uma capacidade e uma condição de fazer o que os outros não têm. Porque a gente faz uvas, vinhos, sucos, mostos, frisantes, espumantes todos os dias do ano. O nosso turista, ele vem aqui e em uma semana ele vê um ano.”

De acordo com o prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro, o fomento ao enoturismo na região depende de parcerias entre o setor público e a sociedade civil. “Essa união, essa parceria, essa crença é que faz que cada vez mais já dentro da nossa concepção de união entre trabalhadores, entre os empresários, entre o sistema s, que nós acreditamos que cada vez mais a gente se engaje nesse contexto. E nós conseguimos envolver todos os segmentos dentro de Lagoa Grande, principalmente as famílias, pela necessidade, pelas perspectivas e pelas oportunidades que isso pode trazer.

Neste sentido, o deputado federal Fernando Monteiro, do PP, afirmou que vai destinar 4 milhões e 500 mil reais em emenda parlamentar para a criação de um parque no distrito de Vermelhos. O deputado estadual Jarbas Filho, do MDB,  noticiou o início da coleta de assinaturas para a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Enoturismo na Alepe.

O secretário de Turismo do Recife, Antonio Coelho, destacou a necessidade de ampliar as conexões entre o Vale do São Francisco e as outras partes do Brasil. Ele salientou que atualmente apenas uma companhia aérea opera voos de linha no aeroporto de Petrolina, o principal da região. Ele também cobrou isenção de ICMS para empresas aéreas que operam dentro do Estado e mais investimento na promoção turística da área.

Segundo o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, deputado Mário Ricardo, após a escuta dos atores da cadeia do enoturismo, as demandas vão ser levadas ao parlamento para viabilizar os investimentos necessários. “Aqui nós temos já o principal atrativo, que é a uva, que é o vinho. Precisa agora de incentivo para que hotéis cheguem à região, para que a infraestrutura chegue à região, para poder efetivamente fazer com que essa região se torne um destino turístico. O potencial tem, e agora é preciso o investimento.”

Ele também se comprometeu a levar a questão da baixa oferta de voos para Petrolina ao ministro de Portos e Aeroportos, o pernambucano Silvio Costa Filho.

Oportunidades: Banco do Nordeste confirma realização de concurso público para provimento de 500 vagas

07/12/23

Ascom BNB

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Fortaleza (CE), 6 de dezembro de 2023 – O Banco do Nordeste obteve autorização para realização de concurso público para provimento de 500 vagas e formação de cadastro de reserva para os cargos de analista bancário e especialista técnico em Tecnologia da Informação (TI). A seleção será conduzida pela Fundação Cesgranrio e o edital deverá ser publicado até o final de janeiro de 2024.A autorização da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) foi concedida nesta quarta-feira, 6 de dezembro. Serão 410 vagas para o cargo de analista bancário, com remuneração inicial de R$3.788,16, para candidatos com nível médio de escolaridade; e 90 vagas de especialista técnico em TI, com remuneração inicial de R$ 6.556,92, para candidatos com nível superior. Após três meses no exercício do cargo, os especialistas técnicos em TI farão jus a um salário de R$ 10.099,82.“Em breve, divulgaremos o edital com todos os detalhes do concurso e as datas das provas. Vamos fortalecer o BNB e levar mais desenvolvimento aos estados dentro da nossa área de abrangência”, declarou o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.Os candidatos contratados pelo Banco estarão subordinados à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e terão jornada de trabalho de 30 horas semanais. Entre os benefícios, destacam-se auxílio-refeição, auxílio cesta alimentação, 13ª cesta alimentação, auxílio-creche, seguro de vida, possibilidade de participação em plano de previdência complementar, de forma contributiva, e oportunidade de ascensão e desenvolvimento profissional.