COP 28: Pernambuco ingressa no Consórcio Brasil Verde, articulação interestadual de desenvolvimento sustentável

01/12/23

imprensaPe

http://blogfolhadosertao.com.br

Iniciativa tem como objetivo fortalecer projetos regionais e fomentar a troca de experiências entre os estados brasileiros.

 

COP 28: Pernambuco ingressa no Consórcio Brasil Verde, articulação  interestadual de desenvolvimento sustentável - FalaPE

 

O Governo de Pernambuco aderiu ao Consórcio Brasil Verde, iniciativa que reúne políticas conjuntas entre os estados para promover o desenvolvimento de cadeias econômicas, fortalecendo a governança socioambiental. O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra durante a 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que ocorre em Dubai.

“O Nordeste brasileiro tem muito potencial, só precisamos ter a capacidade de nos unir para garantir os investimentos necessários. Investir em pesquisas, tecnologia e educação para que a gente possa ser o que o mundo espera de nós. Então é fundamental que os entes subnacionais possam colocar de maneira muito eficaz as suas metas e indicadores das iniciativas verde-econômicas e focar na nova matriz econômica que o mundo nos exige”, destacou Raquel Lyra (foto).

O Consórcio Brasil Verde foi instituído em 2021 pela coalizão Governadores pelo Clima. O objetivo é promover ações de regeneração ambiental e proteção das populações mais vulneráveis dos riscos associados às mudanças climáticas. A partir do Consórcio, os estados participantes trabalham de maneira conjunta, fortalecendo a governança climática e buscando financiamentos internacionais para os projetos desenvolvidos.

Participam do Consórcio Verde os estados do Acre, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, além do Distrito Federal.

A secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE), Ana Luiza Ferreira, destaca que iniciativas como essa promovem o desenvolvimento econômico garantindo o olhar para a sustentabilidade. “Vemos os eventos climáticos extremos, que já são realidade em todo o mundo e em Pernambuco não é diferente, assim como os eventos sociais extremos, a guerra, a violência e a insegurança. E esse cenário dificulta a própria economia. Então, fazer projetos de desenvolvimento econômico, mas que tenham, realmente, um lastro forte, social e ambiental é o que faz a economia crescer de forma saudável”, disse.

Na primeira agenda da manhã, a chefe do Executivo estadual participou da mesa redonda “GWEC – Consórcio Nordeste e ABEEólica”, no Pavilhão Global Wind Energy Council. Na ocasião, foram discutidos com outros governos do Nordeste, o potencial para produção de energia eólica da região. A mesa foi uma co-organização da Global Wind Energy Council (GWEC) com a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), na qual teve como mediadora a presidente da ABEEólica, Elbia Gannoum.

A participação da governadora ocorre a convite da Bloomberg Foundation, organização que custeou a participação de líderes de todas as regiões do mundo no evento. Estiveram presentes os secretários estaduais Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e Rodolfo Costa Pinto (Comunicação).

Foto: Divulgação.

Negócios: Feira Petnor movimentou R$ 30 milhões em negócios para o mercado pet e veterinário

01/12/23

Rachel Motta
http://blogfolhadosertao.com.br
Projetos sociais tiveram visibilidade para a causa animal com ações de adoção, castração e reciclagem
Miniatura do anexo

 

A 6ª edição da Petnor, a mais importante feira de negócios pet e veterinário do Norte e Nordeste, recebeu 160 expositores e 210 marcas de todo o Brasil no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento movimentou R$ 30 milhões em negócios. Entre os segmentos abrangidos, fábricas, laboratórios, máquinas e equipamentos, clínicas, hospitais, pet shops, distribuidores, redes varejistas e atacadistas, pet food, cosméticos, higiene e estética.

Além da área de feira, foram realizados eventos paralelos com foco em empreendedorismo com o Degrau Pet – Palco de Empreendedorismo, a competição Petnor Groomer Show com campeonato de tosa e estética e o Congresso Nordestino de Especialidades Veterinárias de Pequenos Animais (Conevepa). “Foram sete auditórios dentro do pavilhão com aproximadamente 1,2 mil inscritos. Atualizando os conhecimentos, dialogando e enriquecendo os currículos com a programação científica e o ciclo de palestras de empreendedorismo. Podemos dizer que tivemos uma feira muito qualificada este ano e uma participação muito boa das empresas que visitamos porta a porta durante vários meses antes da feira”, avalia o organizador, Paulo André Moura.

A Petnor foi palco de diversos lançamentos e reuniões de negócios, mas também a oportunidade para dar visibilidade a projetos sociais como a ONG Anjos do Poço, abrigo que atua na defesa dos animais com resgate, castração, exames, vermifugação, vacinas e adoção, oferecendo suporte a protetores credenciados e tutores em geral.

Durante a feira, a ONG apresentou o Castramóvel, que tem capacidade para 60 castrações diárias, com área de triagem, sala de operação e o setor de pós-operatório. É também o primeiro castramóvel com equipamento de anestesia inalatória. O projeto arrecadou valores durante a Petnor por doação e pela venda de calendários para custear os insumos.

O projeto Recicla Pet tem o objetivo de juntar tampinhas de garrafa PET, colaborar com a preservação ambiental e o controle de zoonoses e animais de rua. As tampinhas são vendidas no centro de reciclagem no Jordão, bairro localizado na cidade do Recife. O valor arrecadado custeia o trabalho de castração de animais de rua.  “Nós temos vários pontos de arrecadação espalhados pela cidade e para participar do projeto existe um processo, cadastro e comprovação de renda abaixo de um salário mínimo. Aqui na Petnor conseguimos uma boa quantidade de tampinhas pet, doação de outros expositores e visitantes, mas conseguimos arrecadar também com a venda dos chaveirinhos artesanais que trouxemos”, pontua a estudante de Medicina Veterinária e voluntária do projeto Ellen Feitosa.

O Abrigo Amigo Bicho, que trouxe para Petnor alguns dos animais disponíveis para adoção, fica no bairro do Curado, localizado na laje da casa de Eduarda e Cleide Assunção, que iniciaram o projeto durante a pandemia da COVID-19. Os animais são resgatados, tratados com vermifugação, castração e exame de sangue para verificar a saúde do pet que é disponibilizado para adoção. “Nós temos alguns voluntários, mas o custo mensal é muito alto, fazemos bazar e participamos sempre das feiras”, conta a sócia fundadora, Cleide Assunção.

FEIRA – O evento é uma realização da AgênciaPE, tem patrocínio do Sebrae/PE, apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PE) e da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-PE).

 Em Dubai,  Raquel Lyra lança o PerMeie, plano de mudança econômico-ecológica

01/12/23

ImprensaPE

http://blogfolhadosertao.com.br

 

 
Batizada de PerMeie, política pública estabelece pacote de ações para todo o governo estadual, com foco no desenvolvimento inclusivo e ambientalmente sustentável.

 

 
Miniatura do anexo
–.
 
Participando da 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes, a governadora Raquel Lyra lançou o Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica, o PerMeie. A iniciativa está alinhada às atuais políticas públicas em economia sustentável do Brasil e do mundo. Na prática, o plano estabelece um pacote de ações que redirecionam toda a economia do estado para um desenvolvimento inclusivo, enquanto recupera e protege o meio ambiente. 
 
“O PerMeie trabalha o reposicionamento da economia de Pernambuco com um olhar para a sustentabilidade e mudança climática. É possível ver a mudança climática presente no nosso estado todos os dias, com o aumento da estiagem, as chuvas que ano a ano sacrificam a nossa população, sobretudo aquela mais vulnerável. O reposicionamento da economia do estado trabalhamos com justiça social, mais emprego e renda, com a economia verde, agroecologia do Cais ao Sertão, integrando todo o estado”, ressaltou Raquel Lyra.
 
A iniciativa foi construída com base em sete pilares de atuação: Indústrias sustentáveis; Transição energética ágil, responsável e justa; Ativos Ambientais e Mercado de Carbono; Agricultura familiar resiliente; Educação Técnica, Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação; Governo sustentável; e Noronha Sustentável.
 
Entre as práticas previstas estão desde soluções de baixo carbono e de proteção a unidades de conservação; passando por estratégias para incentivar o hidrogênio verde e energia solar; o fortalecimento da economia circular; e criação de rede de reflorestamento.
 
Além da valoração do meio ambiente, todas as ações estão atreladas ao desenvolvimento econômico e social. Elas serão implementadas ao longo dos próximos quatro anos, mas algumas já estão em curso por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE) e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC-PE).
 
A secretária da Semas-PE, Ana Luiza Ferreira, explica que o PerMeie tem compromisso com a preservação de biomas como a Caatinga. “Essa transformação de uma economia puramente capitalista para uma economia sustentável é uma grande oportunidade para Pernambuco crescer e se diferenciar não apenas no Brasil como no mundo. Queremos que nossas políticas públicas transformem nosso estado, para que ele se torne referência em justiça econômica, social, climática e ambiental, ao mesmo tempo em que se compromete com a regeneração dos seus biomas Caatinga e Mata Atlântica”, disse. 
 
O Plano lança um desafio a todas as secretarias e órgãos do Estado, a fim de promover uma verdadeira mudança de paradigma, em que a proteção ao meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas devem nortear os pilares da economia e das políticas públicas sociais de Pernambuco. Para que tenham efeitos a longo prazo, todos os pilares do plano perpassam por instrumentos fiscais (incluindo tributário e de compras públicas), de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação e de Educação.
 
“A partir do PerMei, o Estado de Pernambuco se tornará referência em transição energética, economia sustentável e agricultura familiar. Iremos trabalhar com um pacote de ações que nos lançará ao futuro”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.
 
O lançamento do Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica é o grande produto do Governo do Estado após a Reforma Administrativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, promovida por Raquel Lyra no início de sua gestão.
 
Entre as alterações realizadas, a governadora criou uma secretaria executiva de Sustentabilidade dentro da pasta, que atua como guarda-chuva de gerências estratégicas, como a de Projetos Especiais e ASG, Instrumentos Econômicos Verdes, Mudanças Climáticas e Resíduos Sólidos, todas criadas e/ou reestruturadas na atual gestão.  
 
O PerMeie foi desenhado sob as diretrizes da Economia ASG (Ambiental, Social e de Governança), que norteia, atualmente, todo o mercado mundial de capitais, o que equivale a mais de US$ 40 trilhões de dólares, ou 25 vezes o PIB do Brasil.
 
A viagem da equipe do Governo do Estado acontece a convite da Bloomberg Foundation, que atua na participação de líderes de diferentes regiões do mundo no evento, custeado as passagens aérea e hospedagens. Ainda acompanha a comitiva o secretário de Comunicação, Rodolfo Costa Pinto.
 
Pilares do PerMei:
 
– Indústrias sustentáveis; 
– Transição energética ágil, responsável e justa; 
– Ativos Ambientais e Mercado de Carbono; 
– Agricultura familiar resiliente; 
– Educação Técnica, Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação; 
– Governo sustentável;
– Noronha Sustentável
 
Foto: Divulgação/ Secom
Link do vídeo com fala da governadora: https://we.tl/t-cTX

Ano Novo: Réveillon do Recife 2024 terá Ivete Sangalo, Alceu Valença, Nattan, Mari Fernandez, Priscila Senna, Conde e muito mais

01/12/2

Ascom PCR

http://blogfolhadosertao.com.br

Formato inédito prevê três dias de festejos e visa fortalecer a cadeia turística da cidade. No total, serão 15 shows gratuitos para saudar o ano novo ao som de estrelas locais e nacionais

 

Réveillon do Recife 2024 terá Ivete Sangalo, Alceu Valença, Nattan, Mari  Fernandez, Priscila Senna, Conde e muito mais - FalaPE

O Recife inaugura um novo padrão de virada de ano. Em um formato inédito, a festividade será de muito agito. A capital pernambucana vai ser palco de três dias de festa com 15 grandes atrações de renome local e nacional, que vão se revezar no palco da orla do Polo Pina. O prefeito João Campos e o secretário de Turismo e Lazer, Antonio Coelho, anunciaram, nesta quinta-feira (30), os artistas que vão marcar presença e embalar com muito alto astral essa grande festa para receber 2024 com boas energias. Além dos nomes já confirmados de Ivete Sangalo e Alceu Valença, as atrações que integram o time da festa são Nattan, Mari Fernandez, Felipe Amorim, João Gomes, Xand Avião, Priscila Senna e Conde (vide grade de programação completa no serviço).

Com um modelo inovador, de parceria inédita com a iniciativa privada para a realização das festividades, o Recife dá um passo importante no objetivo de fortalecer a sua estratégia de atração e promoção turística, sem custos para os cofres municipais e com acesso gratuito para a população. As comemorações começam no dia 29 de dezembro, seguem no dia 30, com o grand finale na noite do dia 31. Os shows começarão a partir das 19h.

“A gente lança hoje o maior réveillon da história do Recife. Vamos ter três dias de festa, a sexta, o sábado e o domingo, com um grande polo na orla da nossa cidade. Toda a realização da orla, tanto cachês quanto a estrutura, não tem recurso da cidade sendo colocado de forma direta e a gente conseguiu economizar para criar mais três polos que vão estar espalhados na cidade. Então, a virada 2024 vai ser o maior réveillon da história, vai ter um potencial de movimentar R$ 250 milhões na economia, com mais de 700 mil turistas na movimentação do aeroporto esperada. Isso garante oportunidade de emprego, de renda, de ocupação hoteleira, do comércio informal. A gente coloca o Recife no roteiro dos maiores réveillons do Brasil, que são um importante ativo do turismo e da economia e consolida o Recife nessa posição”, disse o prefeito João Campos.

“Estamos empenhados em preparar uma grande virada no Recife, num evento que reflita todo o alto astral da nossa capital e da nossa população. Com esse modelo inovador de concessão adotado pela Prefeitura do Recife, estamos organizando uma festa pública, com padrão de qualidade nacional e sem gastar recursos dos cofres municipais”, assinalou o secretário de Turismo e Lazer, Antonio Coelho.

O gestor aproveitou para reforçar a importância de colocar o Recife no circuito turístico nacional das grandes festas de réveillon, iniciativa que vai contribuir para aquecer a economia, fomentar a geração de mais emprego e renda para a população. Antonio Coelho reiterou, ainda, a forte repercussão de um evento desse porte no fortalecimento do segmento turístico, com impacto direto na rede hoteleira, na movimentação aérea, no fluxo de bares e restaurantes, no comércio, no transporte, para o ambulante e vários outros setores da cadeia produtiva da capital.

Com a adoção do novo modelo, a administração municipal estima que cerca de 350 mil pessoas devem participar da festa. A expectativa é de que a ocupação hoteleira chegue a 90%. A gestão também projeta um aumento na casa de 12% em toda a cadeia turística em relação ao mesmo período do ano passado, bem como uma movimentação na economia da cidade em torno de R$ 250 milhões e a geração de cerca de 30 mil postos de trabalho durante o período. Em relação à movimentação aérea, os dados apontam um fluxo de 700 mil passageiros no aeroporto do Recife ao longo do mês de dezembro.

Alepe: Pareceres do Orçamento e do novo PPA serão votados pela Comissão de Finanças na segunda

01/12/23

Ascom Alepe

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Governo do Estado sofre novo revés da Alepe | Política: Diario de Pernambuco

Comissão de Finanças da Alepe deve analisar os pareceres finais da Lei Orçamentária Anual 2024 e do Plano Plurianual 2024-2027, na próxima segunda, 4 de dezembro. As matérias constavam na pauta da reunião do Colegiado realizada na última quarta, mas a presidente, deputada Débora Almeida, do PSDB (foto) , anunciou o adiamento. Ela também fez um pronunciamento sobre os acontecimentos da reunião anterior do colegiado, quando, por maioria, os membros não acataram o adiamento da votação dos pareceres parciais, e aprovaram os relatórios após a presidente ter declarado o encerramento da reunião.

A gente fez um recurso referente ao que tinha acontecido na última semana, a Procuradoria se manifestou e, diante do que a Procuradoria se manifestou, a gente entendeu por reconhecer, e aí hoje a gente fez somente discussão e distribuição de alguns projetos, e a discussão do relatório final ela vai acontecer no dia 4, na próxima segunda feira, às 10 horas da manhã, aqui na Comissão de Finanças, onde a gente faz uma análise de todos os relatórios, e de todas as emendas que foram apresentadas ao Orçamento de Pernambuco.”  

O texto que será votado na segunda inclui a emenda que acrescenta 1,1 bilhão de reais na Lei Orçamentária de 2024. Já entre os projetos de lei discutidos e aprovados na reunião, a Comissão de Finanças acatou dois projetos que valorizam o trabalho da Defensoria Pública do Estado. As matérias concedem reajuste salarial para os defensores públicos e criam 115 cargos comissionados no órgão. O aumento nos vencimentos será escalonado nos próximos 3 anos, a partir do ano que vem. Um defensor em início de carreira deve passar dos atuais 22 mil e 500 reais para 30 mil e 500 reais a partir de 1º de julho de 2026. Já no último patamar, os valores sobem de 30 mil e 500 para 41 mil e 800 reais.

A categoria está sem recomposição de salários há seis anos, conforme justifica o defensor público-geral Henrique Costa da Veiga Seixas. Ele também citou a majoração de subsídios dos ministros do Supremo Tribunal Federal na mensagem enviada à Alepe junto com o projeto de lei. No caso do reforço do quadro de comissionados, o texto prevê mais 15 cargos administrativos, todos de livre nomeação. Atualmente a Defensoria não possui quadro próprio de servidores, mas um terceiro projeto já enviado à Assembleia Legislativa pela instituição cria 301 cargos efetivos. A  matéria ainda vai ser analisada pela Comissão de Justiça.

Priscila Krause destaca Pernambuco como maior gerador de empregos do Nordeste em inauguração na fábrica Saint-Gobain

01/12/23

ImprensaPE

http://blogfolhadosertao.com.br

Governadora em exercício, Priscila Krause destaca Pernambuco como maior  gerador de empregos do Nordeste em inauguração na fábrica Saint-Gobain –  Blog Nossa Voz

A governadora em exercício, Priscila Krause, prestigiou, nesta quarta-feira (29), a inauguração da ampliação da fábrica da Saint-Gobain, localizada no bairro da Várzea, no Recife. Líder mundial no setor de construção civil, a terceira linha de produção de coberturas em fibrocimento da marca Brasilit, contou com investimentos de R$ 70 milhões, e soma 200 novos empregos diretos e indiretos. Os novos postos de trabalho correspondem ao cenário positivo de Pernambuco, sendo o estado líder de geração de empregos do Nordeste. Segundo os dados do Novo Caged, em outubro deste ano foram 8.272 novos postos de trabalho. Nos dez primeiros meses do ano foram 52.477 empregos gerados.

“Pernambuco voltou a crescer na geração empregos e os números confirmam que somos líderes na nossa região. Um dos maiores desafios que temos é fazer de Pernambuco um estado de oportunidades, emprego, possibilidades e de futuro para as pessoas. Uma empresa como a Saint-Gobain, que confia em nosso estado só demonstra que estamos no caminho certo do trabalho, aliando a defesa do interesse público com o setor produtivo, que gera emprego e renda. Pernambuco voltou a crescer”, destacou Priscila Krause.

Para consolidar esses novos investimentos, a empresa contou com os benefícios fiscais do Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe), da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adepe). “Pernambuco está se tornando o melhor lugar para se investir no Nordeste. A gente fica feliz com essa ampliação e estamos trabalhando para atrair novos empreendimentos que possam contar com os nossos incentivos e gerar empregos”, reforçou o diretor-presidente da Adepe, André Teixeira.

Presente em Pernambuco desde 1949, a multinacional Saint-Gobain opera unidades fabris, escritórios comerciais, centros de distribuição e pontos de venda com as marcas Brasilit e Quartzolit, estendendo-se às cidades de Abreu e Lima e Itaquitinga. “Pernambuco é o lugar exato para se estar, é a capital da nossa unidade que atende todo o Nordeste. Nossos clientes já demandavam essa ampliação, que já está rendendo bons frutos”, enfatizou o diretor-geral da Saint-Gobain Produtos Para Construção, Renato Holzheim. Nas unidades presentes no estado são fabricados e comercializados materiais de construção, sistemas construtivos, soluções para isolamento térmico e acústico, vidros arquitetônicos e automotivos, além de abrasivos industriais.

Fotos: Miva Filho/ Secom

Mobilidade Estudantil: Estão abertas inscrições para o IFSertãoPE

01/12/23
AscomIFSertão
http://blogfolhadosertao.com.br

Programa de Mobilidade Estudantil do IFSertãoPE está com inscrições abertas  | Petrolina e Região | G1

Os discentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e das Instituições de Ensino Superior (IES) conveniadas ao Programa de Mobilidade Estudantil – Convênio Univasf/Uneb/UPE/Facape/IFSertãoPE já podem se inscrever na seleção para cursar disciplinas no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), no primeiro semestre de 2024. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Faculdade de Petrolina (Facape) e de outros campi do IFSertãoPE. As inscrições devem ser realizadas até dia 6 de dezembro.

Os estudantes interessados deverão fazer a inscrição na Instituição de Ensino Superior (IES) de origem, conforme o Edital Nº 96/2023. Na Univasf, as inscrições são feitas junto à Diretoria de Programas Especiais de Graduação (DPEG) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), pelo e-mail dpeg.proen@univasf.edu.br. Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição (Anexo Único) e anexar junto com os seguintes documentos: cópia autenticada do documento de identidade, CPF e do comprovante de residência; histórico escolar atualizado; comprovante de matrícula, caso não conste no histórico escolar; e ementas e programas das disciplinas que pretenda cursar no IFSertãoPE durante a mobilidade.

Para se inscrever, é necessário ter concluído pelo menos 20% da carga horária do curso de origem, não ter participado anteriormente deste programa de mobilidade por três vezes, estar apto a iniciar as atividades acadêmicas da mobilidade no semestre letivo 2024.1 no IFSertãoPE e não exceder o limite semestral de carga horária de matrícula em disciplinas, previsto no regimento da IES de origem.

O resultado final do processo seletivo será divulgado a partir de 22 de dezembro. A matrícula será realizada de forma online no mês de janeiro. Cada campus apresentará uma data, conforme calendário de referência de cada unidade. Mais informações estão disponíveis no edital.