14/11/23
JC
http://blogfolhadosertao.com.br
–
Presidente garantiu que se empenhará para que novos voos sejam realizados para resgatar mais pessoas
Ao receber o grupo de 32 pessoas, entre brasileiros e palestinos, que pousaram em Brasília por volta da 00h, o presidente Lula (PT), se disse aliviado por enfim repatriar brasileiros que aguardavam há mais de um mês pelo retorno ao País após o início da guerra entre Hamas e Israel. Entretanto, em sua fala, o petista não poupou críticas ao Estado de Israel, voltando a comparar os ataques do Hamas aos que estão sendo praticados pelo país do Oriente Médio.
“Aos 78 anos, eu já vi muita brutalidade e violência. Mas eu nunca vi uma violência tão desumana contra inocentes. O Hamas cometeu ato de terrorismo mas a resposta de Israel também é letal contra crianças e mulheres inocentes. Destruição de tudo que foi construído com muita luta, como escolas, hospitais. O governo brasileiro vai continuar lutando pela paz, cobrando dos outros presidentes um comportamento humanista, pelo cessar-fogo”, disse o presidente.
“NÃO VAMOS DEIXAR NINGUÉM PARA TRÁS”
Lula reiterou que a chegada desse 10° avião com repatriados brasileiros e palestinos se deve “ao trabalho excepcional de várias áreas do governo e do Estado brasileiro” e afirmou que o Brasil fará o possível para repatriar outras pessoas.
“Um compromisso com os repatriados que acabaram de chegar: o governo federal vai fazer o que for possível para trazer os familiares palestinos dos brasileiros que quiserem sair de Gaza. Não vamos deixar ninguém para trás”, garantiu.
ATENDIMENTO MÉDICO
Dos passageiros que chegaram ao Brasil, três crianças e uma gestante precisaram de atendimento médico assim que desceram da aenorave, em seguida foram encaminhadas para avaliação hospitalar, mas sem informação de gravidade.