Pernambuco garante primeiro lugar na geração de empregos no Nordeste em outubro de 2023

29/11/23

Imprensa PE 
http://blogfolhadosertao.com.br
Com mais de 8,2 mil novos postos de trabalho mês passado, saldo do ano é superior a 52 mil vagas criadas 
Miniatura do anexo
 
Pelo terceiro mês consecutivo, Pernambuco atingiu, no último mês de outubro, a maior geração de postos de trabalho do Nordeste, com 8.272 novas carteiras assinadas. Os números de outubro representam um aumento de mais de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Novo Caged, divulgados nesta terça-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No acumulado dos dez primeiros meses do ano, são 52.477 empregos gerados.
 
“Pernambuco demonstrou, mais uma vez, um resultado animador na geração de empregos, sendo destaque da região Nordeste na criação de vagas em outubro. Mesmo sendo um ano que enfrentamos desequilíbrio de contas e orçamento defasado, estamos trabalhando muito e os resultados começam a se consolidar. Recolocar Pernambuco no trilho do desenvolvimento, como estamos fazendo desde o início do ano, representa garantir mais emprego e renda para combatermos as mazelas sociais, que precisam e vão ficar no passado”, destaca a governadora Raquel Lyra.
 
“O resultado do Caged demonstra que Pernambuco está colhendo os frutos das ações implementadas desde o início do ano para impulsionar a economia e a geração de empregos. Vale destacar que o somatório de vagas criadas apenas nos últimos três meses, ou seja, agosto, setembro e outubro, foi de 42.881, o que corresponde a 81,7% do total de postos gerados desde janeiro. Outro ponto importante em outubro é o crescimento dos setores de Serviços e Comércio, que chegaram a ultrapassar o da Indústria na criação de empregos”, afirma a secretária em exercício da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), Cristiane Andrade.
 
Setores – Todos os cinco grandes setores produtivos em Pernambuco tiveram saldo de empregos positivo no mês de outubro de 2023. O resultado foi puxado, principalmente, pelos setores de Serviços (3.119), Comércio (2.392) e Indústria (1.824). Em seguida, vieram Agropecuária (686) e Construção (251). 
 
Novo Caged – O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.
 
Foto: Hesíodo Góes/Secom

Parceria importante: Recife vai se tornar cidade-irmã de Veneza

29/11/23
Imprensa PCR 

Acordo de irmanamento está sendo tratado pelas equipes das duas gestões públicas. Um dos focos de integração e intercâmbio de informações são as formas de enfrentamento e adaptação às mudanças climáticas

Recife vai se tornar cidade-irmã de Veneza, da Itália. Um acordo de irmanamento está sendo discutido e elaborado pelas equipes das duas gestões públicas e uma reunião presencial já foi realizada na sede da Prefeitura do Recife nesta terça-feira (28). O prefeito João Campos recebeu o prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, e discutiu alguns dos pontos estratégicos para a realização de futuros convênios de cooperação em áreas de interesse mútuo.

“Recife é a Veneza Brasileira e eu diria que Veneza é a Recife Italiana. Temos rios e canais que são comuns às duas cidades e agora nós vamos construir uma agenda técnica com foco nas obras de infraestrutura para contenção do aumento do nível do mar e para a drenagem. Agradeço desde já pela disponibilidade em realizar esse trabalho conjunto”, afirmou João Campos.

Já para o prefeito Luigi, essa é a oportunidade para construir algo concreto entre as duas cidades. “Venho ao Recife há muitos anos e, pela primeira vez, vim conhecer o prefeito. Acredito que, junto com Veneza, poderemos contar o que o Brasil é hoje, o que foi, mas também o que pode ser. Mostraremos o que temos feito para combater as mudanças climáticas, mas também o nosso trabalho com fontes de energias renováveis e limpas. E vamos trabalhar por um intercâmbio, acima de tudo, cultural, com respeito mútuo, considerando as tradições de cada local”, destacou.

O principal fator global ao qual as cidades-irmãs se fundamentam é o conceito de correspondência. Este conceito é percebido na rede mundial, em que cidades formam um conjunto e, dentro dele, estabelecem acordos de intercâmbio cultural e de partilha de conhecimento, ensino e políticas empresariais, além de outras atividades.

Banhada pelo mar, pelos rios Capibaribe e Beberibe, e cortada por dezenas de canais, Recife tem muitas pontes e, por isso, passou a ser conhecida também como “Veneza Brasileira”, justamente pela semelhança fluvial com a cidade italiana. O apelido foi dado pelo escritor francês Albert Camus, em 1949, durante visita ao município nordestino, que também chamou a cidade de “Florença dos Trópicos”. Assim como Veneza, o Recife integra a lista das cidades mais ameaçadas pelas mudanças climáticas. Nesse sentido, ambas buscam agora atuar de forma unificada para enfrentar esse desafio.

Também participaram da reunião a vice-prefeita, Isabella de Roldão, e os secretários municipais Aldemar Santos (Governo e Participação), Antônio Coelho (Turismo e Lazer).

Fotos: Marlon Diego/Prefeitura do Recife

Pernambuco oferece mais de 18 mil vagas em cursos técnicos gratuitos

29/11/23

Concursos e Empregos

http://blogfolhadosertao.com.br

Candidatos poderão se inscrever na modalidade presencial ou EAD até 7 de dezembro

Começam nesta terça-feira (28) as inscrições para 18.209 vagas em cursos técnicos gratuitos subsequentes na modalidade presencial e para Educação a Distância (EAD) semipresencial. As inscrições gratuitas devem ser feitas até 7 de dezembro pelo site da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.As oportunidades na modalidade subsequente são direcionadas para quem já concluiu o ensino médio. Para o formato EAD semipresencial pode se inscrever quem tiver concluído ou cursando, em 2024, o 2º ou 3º ano do ensino médio.

O processo seletivo será feito em etapa única, com uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. A prova objetiva será realizada no formato remoto, contendo 20 questões de múltipla escolha, abrangendo os conteúdos das disciplinas de língua portuguesa e matemática, com duração de 60 minutos.

O candidato pode fazer a prova em qualquer local escolhido, desde que na data/horário indicado no cartão de inscrição, não sendo permitidas quaisquer alterações.Segundo a Secretaria de Educação, as vagas estão distribuídas em 40 cursos técnicos, sendo 37 para a modalidade subsequente presencial, e 11 para a EAD. Algumas opções são: Desenvolvimento de Sistemas, Administração, Logística, Segurança do Trabalho, Enfermagem, Recursos Humanos e Tradução e Interpretação de Libras

O resultado definitivo deverá ser divulgado em 21 de dezembro. As aulas devem começar em 5 de fevereiro.
Após a divulgação do resultado, os candidatos classificados no processo seletivo deverão comparecer ao Polo de Apoio Presencial informado na relação dos classificados para efetuar a matrícula. O prazo para a efetivação começa no dia 27 de dezembro e se encerra em 5 de janeiro de 2024.

Outras informações podem ser acessadas nos telefones (81) 3183-9825/3183-9862 e no e-mail selecaoep@educacao.pe.gov.br.

Servidores do Estado começam a receber 13o. salário a partir de sexta-feira

29/11/23

Pelo DP

http://blogfolhadosertao.com.br

copy sharing button
sharethis sharing button
Estes pagamentos beneficiam cerca de 227 mil servidores, sendo 122,8 mil ativos, 76,8 mil aposentados e 27,2 mil pensionistas (Foto: Hesíodo Góes/Secom)
Estes pagamentos beneficiam cerca de 227 mil servidores, sendo 122,8 mil ativos, 76,8 mil aposentados e 27,2 mil pensionistas (Foto: Hesíodo Góes/Secom)
A antecipação do 13º salário dos servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas do Estado, além dos dias de pagamento das folhas salariais dos meses de novembro e dezembro, foram anunciadas pela governadora Raquel Lyra, nesta terça-feira (28).
O pagamento do 13º será feito na próxima sexta-feira (1º), em parcela única.
A remuneração do mês de novembro será paga na próxima quinta-feira (30), e a de dezembro, no dia 28 do mesmo mês.
Esses pagamentos representam, juntos, uma injeção de mais de R$ 4,2 bilhões na economia pernambucana neste final de ano e beneficiam cerca de 227 mil servidores, sendo 122,8 mil ativos, 76,8 mil aposentados e 27,2 mil pensionistas.
“A antecipação do 13º salário é um resultado direto do nosso esforço, iniciado ainda em janeiro, para equilibrar as contas e usar os recursos de forma eficiente. Nossa gestão prioriza o respeito aos servidores e a antecipação do décimo, que estava prevista para dia vinte de dezembro, é mais do que justa. São profissionais que dedicam seus esforços na entrega de serviços públicos melhores, com papel fundamental na mudança que Pernambuco está vivendo. Também é uma sinalização importante para nossa economia, que vai girar mais rápido com o aquecimento do comércio e dos serviços a partir da injeção de mais R$ 4 bilhões no mercado”, frisou a governadora Raquel Lyra.
De acordo com a secretária de Administração, Ana Maraíza de Sousa Silva, “essa antecipação visa à valorização dos servidores e o reconhecimento pelos serviços desempenhados ao longo do ano. Além de fomentar a economia do Estado, os servidores poderão se organizar para fazer as suas compras de final de ano”, avaliou a secretária.
A titular da pasta lembrou, ainda, que mesmo diante de um cenário econômico difícil, a governadora Raquel Lyra, honrou durante todo o ano com o pagamento da folha realizado sempre dentro do mês.

Raquel Lyra: “O Governo do Estado está presente para garantir a construção da Escola de Sargentos em Pernambuco”

29/11/23
Adriana Guarda
http://blogfolhadosertao.com.br

 

Em visita à área onde será construída a Escola de Sargentos em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra destaca a importância de unir a construção do empreeendimento e a atenção à pauta ambiental

Em um sobrevoo de helicóptero, a governadora Raquel Lyra vistoriou, na manhã desta terça-feira (28), a área em que será construída a Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército e do Complexo Militar do Exército Brasileiro no Estado, na Zona Oeste da Região Metropolitana do Recife. A visita foi realizada junto a representantes do Comando Militar do Nordeste (CMNE). Em seguida, a chefe do Executivo participou de uma reunião no local, onde foram apresentados os detalhes da implantação do empreendimento.

A reunião da governadora com representantes do CMNE acontece um dia após a audiência pública na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que voltou a polemizar os impactos da construção do empreendimento sobre o meio ambiente. Na sua fala aos representantes do Exército, a governadora defendeu a Escola de Sargentos, mas alertou que o governo não vai abrir mão do meio ambiente.

Divulgação
Depois do sobrevoo, a governadora Raquel Lyra participou de reunião com representantes do Comando MIlitar do Nordeste – Divulgação

“O Governo do Estado está presente para garantir a construção da Escola de Sargentos em Pernambuco sem abrir mão da pauta ambiental, para que possamos ter um legado de ação social, de sustentabilidade econômica e de sustentabilidade ambiental por um projeto tão importante para o desenvolvimento desta região”, afirmou a governadora.

SOLUÇÃO PARA REDUZIR IMPACTO

A área total do CIMNC é de 7,5 mil hectares e está inserida dentro da Unidade de Conservação APA Aldeia Beberibe, que tem uma extensão total de 31.634 hectares, perpassando pelos munícipios de Abreu e Lima, Araçoiaba, Camaragibe, Igarassu, Paudalho, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata.

Em maio deste ano, o Governo de Pernambuco instituiu o Grupo de Trabalho com o objetivo de monitorar a implantação do equipamento.

Divulgação
Depois do sobrevoo, a governadora Raquel Lyra participou de reunião com representantes do Comando MIlitar do Nordeste – Divulgação

“O pilar ambiental vem sendo tratado no Grupo de Trabalho para monitorar o andamento da escola e, efetivamente para encontrar as melhores soluções e não abrir mão nem do meio ambiente, e nem da Escola de Sargentos. Já fizemos diversas reuniões paralelas, entre nossa equipe do Governo e as instituições participantes, colocando a sociedade civil e a academia, para analisar e chegar às melhores soluções”, ressaltou a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira, que também esteve presente no encontro.

PARCERIA

O gerente do Subprograma da Escola de Sargento do Exército, general Joarez Alves Pereira Júnior, destacou a importância da parceria entre o Governo de Pernambuco e o Exército. “Foi um encontro muito positivo. Quanto mais a governadora conhece do nosso empreendimento e ações, mais fácil torna a execução. É um projeto estratégico e complexo que exige essa parceria muito consolidada”, enfatizou.

Também estiveram presentes o comandante da 7ª Divisão de Exército, o general de divisão Raul; o assessor de Meio Ambiente do Comando Militar do Nordeste, coronel R1 Helder Guimarães; e o assessor do escritório do Subprograma da Escola de Sargento do Exército, Coronel R1 Ordonho.

UPAE Petrolina promove semana de conscientização sobre a não violência contra a mulher

29/11/23

Ascom UPEPetrolina

http://blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo
Em alusão ao Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro, a equipe de serviço social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) está realizando uma semana de conscientização e informação. A ação tem como objetivo alertar e orientar os pacientes e acompanhantes sobre a importância do combate à violência contra as mulheres.
Durante toda a semana, a UPAE está promovendo atividades educativas e distribuindo materiais informativos sobre a violência de gênero. As assistentes sociais e a equipe multidisciplinar estão disponíveis para oferecer apoio e orientação às mulheres que tenham sofrido qualquer tipo de violência, além de notificar os órgãos competentes para que as medidas de proteção sejam tomadas.
De acordo com dados do Instituto Maria da Penha, a cada 7 minutos uma mulher é vítima de violência física no Brasil. Além disso, estima-se que apenas 10% dos casos sejam denunciados às autoridades. Nesse contexto, é fundamental que as mulheres conheçam seus direitos e saibam como denunciar casos de violência. Existem diversos canais de denúncia, como o Disque 180 e a Central de Atendimento à Mulher e a Delegacia da Mulher.
“É fundamental que todas as mulheres saibam que não estão sozinhas e que existe ajuda disponível. No nosso Pronto Atendimento, estamos comprometidos em apoiar e orientar as mulheres que sofrem violência, garantindo que seus direitos sejam respeitados e que elas recebam o suporte necessário. Denunciar é um ato de coragem e pode salvar vidas”, esclarece a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha.