Matéria Atualizada: Brasileiros que saíram de Gaza chegarão ao País pelo Recife, hoje (13)

13/11/23

Por Amanda Azevedo/ Com Agência Brasil

http://blogfolhadosertao.com.br

 

REPATRIAÇÃO

 

Após um mês de aflição, um grupo de 32 pessoas conseguiu cruzar a fronteira de Gaza com o Egito para decolar rumo ao Brasilemail sharing button
copy sharing button
sharethis sharing button
Grupo tirou foto momento antes de sair de Gaza (Reprodução/redes sociais)
Grupo tirou foto momento antes de sair de Gaza (Reprodução/redes sociais)
Após um mês de aflição, um grupo de 32 pessoas – 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos – conseguiu cruzar a fronteira de Gaza com o Egito neste domingo (12) para decolar rumo ao Brasil.
A previsão é de que eles saiam do Cairo nesta segunda-feira (13), em um avião da Presidência da República, na décima viagem de repatriação de brasileiros. Devem ser feitas escalas técnicas em Roma, na Itália, depois em Las Palmas, na Espanha, e uma última na Base Aérea do Recife, capital de Pernambuco, antes da aterrissagem em Brasília, esperada para as 23h30. Duas pessoas do grupo, que constavam da lista original, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza.
“Eu queria relembrar que eles receberam todo o apoio de nossa representação em Ramala. Foi proporcionado um local onde ficaram abrigados por cerca de três semanas. Tiveram transporte para o ponto de fronteira, auxílio financeiro para cruzar a fronteira. Um comboio foi organizado para levá-los ao Cairo. O avião da Presidência já está há quase um mês no Cairo à espera deles”, disse o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em coletiva de imprensa na tarde deste domingo.
A jornada de repatriação, marcada por momentos de tensão, teve início no dia 7 de outubro, logo após o atentado do Hamas a Israel.
No início do conflito, parte do grupo de brasileiros ficou hospedado na escola Rosary Sisters, na região Norte de Gaza. Diante da intensificação dos bombardeios, um ônibus fretado levou 16 pessoas para o sul de Gaza, em Rafah, já próximo à zona de fronteira. Outros 18 que manifestaram interesse na repatriação ficaram hospedados em Khan Yunis.
Para evitar bombardeios, tanto os transportes usados nos deslocamentos quanto os endereços utilizados foram informados pela diplomacia brasileira para as autoridades de Gaza e de Israel.
Foram dias de espera aguardando a inclusão na lista de pessoas autorizadas a atravessar a passagem de Rafah, o que só ocorreu na sétima lista. Mesmo com a inclusão, os brasileiros ainda tiveram que aguardar, já que a fronteira de Rafah, em Gaza, com o Egito estava fechada desde o dia 4, após ataque a ambulâncias.
Quem são os 32 a caminho do Brasil
  • 22 brasileiros de nascimento
  • 7 palestinos naturalizados brasileiros
  • 3 palestinos familiares próximos
  • 17 crianças
  • 9 mulheres
  • 6 homens
Com a chegada do grupo nesta segunda, a Operação Voltando em Paz terá transportado 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana, além de 53 animais domésticos.

 

 

Melhor e pior município: Fiscalização do TCE avalia situação de creches e pré-escolas

13/11/23

ascom TCE-PE

http://blogfolhadosertao.com.br


O Tribunal de Contas do Estado divulgou nesta quarta-feira (08), os resultados da ‘Operação Ordenada Educação Infantil 2023’ que avaliou a estrutura e a oferta de vagas em creches e pré-escolas públicas de Pernambuco.

O trabalho teve início no dia 09 de outubro, e fez parte das ações do TCE voltadas para a garantia dos direitos da primeira infância, uma das prioridades da gestão do presidente Ranilson Ramos.

Durante a fiscalização, 92 auditores do TCE visitaram 2.500 unidades de ensino infantil em todos os 184 municípios pernambucanos, sendo aproximadamente 60% do total de creches e de escolas com educação infantil existentes no Estado.

As equipes verificaram o percentual de cumprimento das metas de cobertura de vagas em cada município, a necessidade de construção de novas unidades de creche e pré-escola, a quantidade de profissionais e a proporção entre professores e alunos, para identificar casos de superlotação, além das condições de higiene e de saneamento (água, esgoto e destinação do lixo), entre outros quesitos.

Ao final do levantamento, os municípios foram classificados por meio de indicadores retratando a situação local como ‘desejável’, ‘boa’, ‘razoável’, ‘grave’ ou ‘crítica’.

“As equipes encontraram situações das mais diversas, desde creches e pré-escolas muito bem estruturadas, mesmo em cidades que apresentavam déficit de vagas, como encontraram situações caóticas como unidades sem água ou merenda armazenada. Considerando que foram visitadas escolas da educação infantil em todo o estado, vale considerar que de modo geral as piores condições de estruturas foram encontradas em escolas e creches localizadas nas zonas rurais”, afirmou Nazli Nejaim, uma das coordenadoras da operação.

ll RESULTADOS ll

Inicialmente, o levantamento analisou a taxa de cobertura da educação infantil de acordo com as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE). Foram confrontados os dados do Censo 2022 e do Censo Escolar 2022 para identificar se são ofertadas vagas suficientes para atender 100% das crianças de pré-escola (4-5 anos) e no mínimo 50% das crianças de creche (0-3 anos).

Em relação às creches, a cobertura no Estado é de 20%, estando a grande maioria dos municípios em nível considerado crítico.

No que diz respeito ao número de cobertura do atendimento em pré-escola, a taxa é de 88%, ficando a maior parte dos municípios com indicadores entre “desejável” e “bom”.

Sobre a estrutura das escolas e creches com Educação Infantil nos municípios pernambucanos, a nota geral do Estado foi de 59,1, em um intervalo de 1 a 100, considerando os critérios avaliados pela fiscalização, entre eles infraestrutura, segurança, alimentação, práticas pedagógicas, diversidade funcional e capacitação das equipes.

Dentro do que foi analisado, a melhor nota foi relativa aos aspectos de diversidade funcional, ficando em 82,9, já a pior foi a segurança que ficou em 28,8.

Confira abaixo a tabela completa com os índices.

Infraestrutura   

66%

     Segurança       

28%

     Práticas Pedagógicas e Bem-estar

32%

Equipe

62%

    Alimentação

67%

     Diversidade funcional

82%

“Dentre os resultados apresentados, vale destacar um que está dentro do âmbito pedagógico e de bem-estar da criança. Durante as visitas foi verificado que, apesar de ser de conhecimento comum que o brincar nessa fase da vida é importante para o desenvolvimento psicomotor e social da criança, apenas 23% dos parquinhos visitados estavam em condições de uso”, disse Nazli.

O TCE divulgou também um ranking com os 10 melhores municípios em relação à infraestrutura avaliada, enquadrados no índice RAZOÁVEL.

Em termos de cobertura de creche e pré-escola o ranking dos municípios ficou assim:

Município com Piores Coberturas de Creche        Município com Melhores Coberturas de Creche
São José do Belmonte 2,68%        Itacuruba 70,25%
Angelim 4,5%        Carnaíba 45,58%
Moreno 4,78%        Jupi 44,68%
São Caitano 5,28%        Carnaubeira da Penha 41,83%
Caetés 5,32%        Xexéu 40,72%
São Lourenço da Mata 5,36%        Cumaru 39,79%
Águas Belas 5,63%        Casinhas 38,75%
Abreu e Lima 7,13%        Jatobá 38,75%
São Bento do Una 7,43%        Orobó 38,06%
Petrolândia 7,84%       Vertente do Lério 37,71

 

Município com piores coberturas de Pré-escola       Município com melhores coberturas de Pré-escola
Ferreiros 56,2%       Calumbi 138,3%
Manari 57,5%       Camutanga 137,3%
São Benedito do Sul 59,6%       Brejão 135,1%
Correntes 62,8%       Granito 131,5%
Paulista 66%       Quixaba 129,9%
Itaíba 69,4%       Itacuruba 123,8%
Jaboatão dos Guararapes 69,4%       Iati 122,1%
Maraial 69,5%       Ingazeira 118,9%
Inajá 70%       Sairé 116%
Água Preta 70,8%       Riacho das Almas 114,7%

Em relação à fiscalização sobre infraestrutura e conteúdo pedagógico o ranking foi o seguinte:

Dez menores notas

Dez maiores notas

Manari

 36,8

Caetés

78,8

Pombos

 36,8

Cupira

78,3

Correntes

 42,5

Sanharó

77,6

Angelim

 43,1

Recife

77,6

Buenos Aires

 43,4

Petrolina

76,1

Ribeirão

 44,5

Gravatá

75,5

Nazaré da Mata

 45,3

Arcoverde

73,6

Pesqueira

 45,3

Caruaru

73,4

Cortês

 45,6

Chã Grande

73,3

Itapetim

 45,9

São Joaquim do Monte

 72,2

 

O levantamento foi apresentado à imprensa nessa quarta-feira pelo analista de controle externo do TCE, Elmar Pessoa, com a presença da equipe responsável pela fiscalização, numa entrevista coletiva que reuniu diversos veículos de comunicação do Estado. Na ocasião, o presidente Ranilson Ramos, falou da atuação do Tribunal de Contas voltada para as crianças de zero a seis anos de idade, e da importância dos gestores garantirem os direitos da primeira infância em seus municípios.

“Este ano o Tribunal de Contas tem dedicado todo o esforço possível da fiscalização sobre as políticas públicas implementadas pelos municípios e Governo do Estado, para que a gente possa começar a ter um olhar mais profundo sobre essa questão da primeira infância”, disse o presidente.

“A falta de recursos é o primeiro grande desafio para que os gestores consigam garantir essas políticas públicas. Mas em Pernambuco nós conseguimos aprovar, na Lei Orçamentária Anual, um orçamento para a primeira infância, decorrente de uma Proposta de Emenda à Constituição da deputada Simone Santana, aprovada na Assembleia Legislativa”, disse ele.

O presidente afirmou ainda que os resultados da auditoria serão encaminhados por ofício aos prefeitos de todos os municípios para ciência e correção das falhas e irregularidades.

Confira aqui os resultados do levantamento 📈.

Confira aqui informações e imagens das auditorias 📸.

 

Voo de repatriação de brasileiros vindos do Oriente Médio chegará ao País pelo Recife

13/11/23
http://blogfolhadosertao.com.br
Voo de repatriação de brasileiros vindos do Oriente Médio chegará ao país pelo Recife 
Brasileiros que estão fugindo da Guerra no Oriente Médio chegarão ao Brasil pela Base Aérea do Recife, localizada no Ibura, na segunda-feira (13).
Um grupo de 32 pessoas já se encontra em território egípcio, de onde sairá o décimo voo de repatriação desde o início da crise no Oriente Médio.O VC-02 fará o transporte dos repatriados por parte da Operação Voltando em Paz. A aeronave tem previsão de decolagem do Cairo, às 11h50 (horário local) desta segunda-feira (13)
Três paradas técnicas estão previstas: em Roma, na Itália, em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife (BARF).

A previsão de chegada da aeronave na Base Aérea de Brasília está para as 23h30 (horário local) da segunda.

“Os brasileiros já atravessaram a fronteira e se encontram no Egito, de onde virão, em segurança, para o Brasil, na Operação Voltando em Paz”, resumiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, numa postagem em seu perfil na rede X.

Leia também
• Grupo de brasileiros em Gaza cruza fronteira com o Egito; confira detalhes da articulação
13/11/23

BNB reconhece empreendedores pernambucanos por seus resultados e gestão de negócio

I
IMPRENSA – Banco do Nordeste <imprensa@bnb.com.br>
Você
Sáb, 11/11/2023 07:06

BNB reconhece empreendedores pernambucanos por seus resultados e gestão de negócioNove iniciativas produtivas em áreas urbanas e rurais se destacaram em suas regiões com apoio do crédito

Recife (PE), 10 de novembro de 2023 – O poder transformador das iniciativas de negócio no campo e na cidade foi reconhecido pelo Banco do Nordeste (BNB), nesta sexta-feira, 10, com a entrega do XVI Prêmio BNB de Microfinanças e do VIII Prêmio BNB da Agricultura Familiar, em Recife (PE). Nove casos de sucesso que provocaram significativos impactos sociais nas famílias e entorno foram agraciados em evento com a participação do presidente do Banco, Paulo Câmara.

Os empreendedores contemplados foram selecionados entre clientes dos programas de microcrédito urbano, Crediamigo, e rural, Agroamigo, e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) em todo estado de Pernambuco.

Os vencedores foram eleitos com base em critérios como expansão e lucratividade, evolução de compras, investimento na melhoria da qualidade de vida da família, acesso ao crédito, aspectos ambientais, incremento de receitas e boas práticas de gerenciamento.

Segundo Paulo Câmara, a premiação desta sexta-feira simboliza o reconhecimento aos empreendedores que geram ocupação e renda na área de atuação do BNB. “Todos os mais de três milhões de clientes que nós temos no Agroamigo e no Crediamigo são merecedores de homenagens. Aqueles que conseguiram ter mais sucesso, a gente está homenageando da maneira formal, mas a gente também tem que estar sempre de olho atento e buscando estar junto de todos para que possam alcançar os seus sonhos. Essa é a diferença dessa política de crédito. Não é só emprestar dinheiro, mas dar assistência e acompanhar o negócio de cada um”, afirma.

Confira a relação de vencedores:

Os microempreendedores urbanos, clientes do Crediamigo, receberam a premiação em três categorias. Edileusa da Silva dos Santos, de Petrolândia, foi a vencedora em Produção e Comercialização. Carmelita Ariana Nunes Franco, de Ouricuri, venceu em Empreendedorismo Sustentável. Em Inovação e Tecnologia o vencedor foi Marcone Nunes da Silva, de Camaragibe.

Em microempreendedorismo rural concorreram clientes atendidos pelo Agroamigo. Samila dos Humildes Macedo, de Dormentes, ganhou em Inovação e Tecnlogia. Na categoria Empreendedorismo, o vencedor foi José Uelton Rodrigues, Mirandiba. Em Sustentabilidade, o premiado foi Everaldo Jo Silva, de Brejo da Madre de Deus.

Na Agricultura Familiar, foram escolhidos produtores enquadrados no Pronaf que se destacaram por suas práticas. Na categoria Empreendedorismo, o troféu ficou com Silvia Silva dos Santos Tenório de Almeida, de São Bento do Una. Em Inovação e Tecnologia, o campeão foi Suterlande Nascimento Nunes, de Floresta. Maria Raimunda do Carmo Barbosa, ou simplesmente Dona Maroca, de Taquaritinga do Norte, foi a vencedora na categoria Sustentabilidade.

 

Clientes do BNB foram reconhecidos pelo empreendedorismo, inovação e práticas sustentáveis

IMPRENSA – Banco do Nordeste(85) 3299-3149 / (85) 9 9965-0339

 

ok
Brasileiros que estão fugindo da Guerra no Oriente Médio chegarão ao Brasil pela Base Aérea do Recife, localizada no Ibura, na segunda-feira (13). Um grupo de 32 pessoas já se encontra em território egípcio, de onde sairá o décimo voo de repatriação desde o início da crise no Oriente Médio.O VC-02 fará o transporte dos repatriados por parte da Operação Voltando em Paz. A aeronave tem previsão de decolagem do Cairo, às 11h50 (horário local) desta segunda-feira (13)

Leia também

• Grupo de brasileiros em Gaza cruza fronteira com o Egito; confira detalhes da articulação

Três paradas técnicas estão previstas: em Roma, na Itália, em Las Palmas, na Espanha, e na Base Aérea do Recife (BARF).

A previsão de chegada da aeronave na Base Aérea de Brasília está para as 23h30 (horário local) da segunda.

“Os brasileiros já atravessaram a fronteira e se encontram no Egito, de onde virão, em segurança, para o Brasil, na Operação Voltando em Paz”, resumiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, numa postagem em seu perfil na rede X.

 

BNB reconhece empreendedores pernambucanos por seus resultados e gestão de negócio

13/11/23
ImprensaBNB
http://blogfolhadosertao.com.br
Nove iniciativas produtivas em áreas urbanas e rurais se destacaram em suas regiões com apoio do crédito

Os empreendedores contemplados foram selecionados entre clientes dos programas de microcrédito urbano, Crediamigo, e rural, Agroamigo, e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) em todo estado de Pernambuco.

Os vencedores foram eleitos com base em critérios como expansão e lucratividade, evolução de compras, investimento na melhoria da qualidade de vida da família, acesso ao crédito, aspectos ambientais, incremento de receitas e boas práticas de gerenciamento.

Segundo Paulo Câmara, a premiação desta sexta-feira simboliza o reconhecimento aos empreendedores que geram ocupação e renda na área de atuação do BNB. “Todos os mais de três milhões de clientes que nós temos no Agroamigo e no Crediamigo são merecedores de homenagens. Aqueles que conseguiram ter mais sucesso, a gente está homenageando da maneira formal, mas a gente também tem que estar sempre de olho atento e buscando estar junto de todos para que possam alcançar os seus sonhos. Essa é a diferença dessa política de crédito. Não é só emprestar dinheiro, mas dar assistência e acompanhar o negócio de cada um”, afirma.

Confira a relação de vencedores:

Os microempreendedores urbanos, clientes do Crediamigo, receberam a premiação em três categorias. Edileusa da Silva dos Santos, de Petrolândia, foi a vencedora em Produção e Comercialização. Carmelita Ariana Nunes Franco, de Ouricuri, venceu em Empreendedorismo Sustentável. Em Inovação e Tecnologia o vencedor foi Marcone Nunes da Silva, de Camaragibe.

Em microempreendedorismo rural concorreram clientes atendidos pelo Agroamigo. Samila dos Humildes Macedo, de Dormentes, ganhou em Inovação e Tecnlogia. Na categoria Empreendedorismo, o vencedor foi José Uelton Rodrigues, Mirandiba. Em Sustentabilidade, o premiado foi Everaldo Jo Silva, de Brejo da Madre de Deus.

Na Agricultura Familiar, foram escolhidos produtores enquadrados no Pronaf que se destacaram por suas práticas. Na categoria Empreendedorismo, o troféu ficou com Silvia Silva dos Santos Tenório de Almeida, de São Bento do Una. Em Inovação e Tecnologia, o campeão foi Suterlande Nascimento Nunes, de Floresta. Maria Raimunda do Carmo Barbosa, ou simplesmente Dona Maroca, de Taquaritinga do Norte, foi a vencedora na categoria Sustentabilidade.

Recife celebra os campeões do Skate Total Urbe (STU)

13/11/23

Imprnsa PCR

http:;;blogfolhadosertao.com.br

 

O prefeito João Campos prestigiou a final da categoria Park masculino neste domingo (12). Kalani Konig venceu a etapa do Recife e Augusto Akio foi o campeão do torneio nacional masculino

Recife celebra os campeões do Skate Total Urbe (STU) - Blog Cenário Blog  Cenário

No final da manhã deste domingo (12), recifenses e turistas que vibram com o universo das pranchas sobre quatro rodas estiveram na Arena Skate, no Cais da Aurora, no bairro de Santo Amaro, para acompanhar a final do campeonato de Skate Total Urbe (STU). Kalani Konig, na categoria Park, foi o campeão desta última etapa do circuito brasileiro. Com nota 8,9, o catarinense ficou em primeiro lugar. Mas quem levou o título nacional foi Augusto Akio, campeão da temporada, que na etapa no Recife recebeu nota 8,8. O prefeito João Campos viu de perto a competição e destacou o trabalho da Prefeitura do Recife para receber o evento na cidade.

 

“Alto nível essa final do STU, park masculino, é impressionante. Está sendo transmitido ao vivo para o Brasil inteiro. É fantástico a gente poder trazer isso para o Recife. A Prefeitura do Recife teve a iniciativa de captar o evento pelo segundo ano consecutivo e trouxe a elite do skate nacional que também é do mundo. O evento está acontecendo no Recife e sendo transmitido para o Brasil e para o mundo”, destacou João Campos.

 

A final do Park feminino acontece na tarde deste domingo, assim como a final do Paraskate Street e também o Street feminino. No final do dia, será a vez do Street masculino.

 

Em paralelo à programação esportiva, no palco montado no complexo, o URB Music Tour ocorrerá a partir das 18h30 deste domingo. A Banda Eddie, com as participações de Karina Buhr e da Orquestra de Frevo do Babá, vão encerrar o line-up do URB Music Tour.

Fotos: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife