Câncer de Próstata: Previna-se e boas-vindas ao novembro azul !

 

Confira as atividades finais da Campanha Novembro Azul

 

 

Chegou ao fim o mês de outubro, o mês rosa em que incentivamos os cuidados com a saúde da mulher e a prevenção do câncer de mama. Damos agora as boas-vindas ao novembro azul e por isso, não podemos esquecer a saúde do homem, na luta contra o câncer da próstata, que merece tanta atenção como qualquer outra.

O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Sua incidência é maior em países desenvolvidos e em estados com maior acesso a médicos e tecnologias diagnósticas. Isso está relacionado com a possibilidade de diagnósticos e melhora da qualidade de vida e dos sistemas de informação, no caso nacional. É um câncer que atinge boa parcela de idosos, sendo cerca de 75% dos casos mundiais ocorridos a partir dos 65 anos.

Os tumores relacionados ao câncer de próstata podem crescer rapidamente e se espalharem por outras partes do corpo, levando ao risco de morte. Mas se acalmem, a maioria dos tumores cresce de forma lenta, podendo não dar sinais durante a vida e até não ameaçar a saúde do homem. Entretanto, é sempre importante ir ao médico para realizar exames de rotina.

A próstata é uma glândula masculina localizada na parte baixa do abdômen. É um pequeno órgão, com formato de maçã, situado abaixo da bexiga e à frente do intestino reto. Essa glândula envolve parcela da uretra, a porção inicial desta. É a próstata que produz um líquido que compõe parte do sêmen, nutrindo e protegendo  os espermatozoides

Quando surgiu o Novembro azul?

A campanha foi iniciada em 2003 na Austrália com a intenção de conscientizar sobre a prevenção e tratamento de doenças que atingem a população masculina, especificamente o câncer de próstata. O dia 17 de novembro, já era o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, mas foi com essa campanha iniciada por dois amigos de Melbourne que o dia se popularizou.

A campanha chegou ao Brasil e, em novembro de 2004, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) passou a realizar ações de conscientização e esclarecimento dessa campanha pelo Brasil desse combate.

Unido ao Instituto Lado a Lado pela Vida, a Sociedade Brasileira de Urologia trouxe em 2008 a campanha internacional: Movember. A principal intenção da campanha era diminuir o preconceito quanto aos exames preventivos, incentivando o autocuidado masculino.

E o bigode?

O símbolo da campanha do Novembro Azul é o famoso mustache. Mas porquê?

Esse símbolo está ligado aos dois amigos que já foram comentados neste texto. Travis Garone e Luke Slattery, os dois amigos australianos decidiram deixar o bigode crescer durante novembro, quando decidiram realizar uma campanha de combate ao câncer de próstata, inspirados pela mãe de um outro amigo, que realizava campanhas similares voltadas para o câncer de mama.

A atitude dos dois rapazes contagiou seus colegas, e em novembro de 2003, aproximadamente 30 homens conhecidos deles deixaram o bigode crescer em prol da campanha.

Primeiramente surgiu a fundação: Movember Foundation, nome que mescla novembro e mustache, por conta dos bigodes. Com a propagação para outros países, outras variações surgiram, como o No-Shave November, que consistia em deixar a barba crescer durante novembro.

Sintomas e exames

Um dos grandes problemas do câncer de próstata é a falta de sintomas no início da doença. Quando aparecem, o câncer já está em estágio avançado.

A descoberta se dá pela realização de uma biópsia, indicada ou após alteração no exame de sangue (PSA) ou pelo toque retal em exame médico.

Os sintomas mais comuns são:

  • Sangue na urina;
  • Dificuldade em urinar;
  • Demora para começar ou terminar de urinar;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Aumenta das idas ao banheiro durante o dia ou à noite

Os homens que não apresentam sintomas também podem realizar exames de rotina, com intuito de prevenir um avanço da doença. Entretanto essa prática tem tanto benefícios quanto malefícios.

Benefícios: pode ajudar a identificar o câncer de próstata na fase inicial, o que ajuda ao tratamento e previne o avanço da doença;

Malefícios: possibilidade de um resultado que indica câncer, mesmo este não existindo, precisando realizar biópsia, causando estresse e ansiedade ao homem.

Tratar sem necessidade o que pode gerar impotência sexual e incontinência urinária.

Assim os malefícios estão relacionados às consequências dos resultados e não à realização do exame de rotina.

“O Ministério da Saúde, assim como a Organização Mundial da Saúde (OMS), não recomenda que se realize o rastreamento do câncer de próstata, ou seja, não é indicado que homens sem sinais ou sintomas façam exames. Procure conhecer os riscos e os benefícios que envolvem a realização desses exames de rotina e converse com um profissional de saúde da sua confiança para decidir se deseja ou não realizá-los”.

Entretanto é sempre indicado a consulta ao médico em caso de qualquer suspeita, sintoma ou dúvida, mesmo que não vá realizar um exame de próstata.

Prevenção

Assim como qualquer outro problema de saúde, a prevenção, além dos exames, é a adesão de hábitos saudáveis no seu dia a dia. Uma dieta rica em verduras, legumes, frutas, grãos e cereais integrais. Além disso, 30 minutos de atividade física diária, diminuir o consumo de álcool e não fumar contribuem para manter uma rotina saudável e prevenir o câncer de próstata, dentre outras doenças.

Tratamento

No caso deste câncer, existem diversas técnicas de tratamento que podem ser combinadas ou não. Cirurgia, radioterapia e tratamento hormonal, são exemplos destas. Se for localizado o tumor apenas na próstata, o tratamento pode envolver cirurgia oncológica, radioterapia e em alguns casos, observação vigilante.

Se ocorre metástase, o câncer se espalha para outras partes do corpo, a radioterapia pode ser unida junto ao tratamento hormonal.

A decisão dos tratamentos envolve o paciente e o médico, respeitando o caso individual, avaliando os riscos, benefícios e possíveis melhores resultados de cada um.

Raquel Lyra nomeia 92 aprovados em concurso público para o Hemope

03/11/23

ImprensaPE

http://blogfolhadosertao.com.br

 
Desde o início do ano, o Governo Raquel Lyra já nomeou 4,4 mil servidores escolhidos por concurso.
Governo do Estado nomeia 92 aprovados em concurso público
 –
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), nomeou 92 profissionais aprovados em concurso público para cargo efetivo na Fundação Hemope. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (1º). Os convocados terão o prazo legal de 30 dias corridos para tomarem posse, a contar da data da publicação deste ato. 
 
“Esses novos servidores vão reforçar a equipe do Hemope, que terá condições de aperfeiçoar ainda mais os serviços oferecidos à população, já conhecidos pela sua excelência. É mais um passo que o Governo do Estado dá no sentido de qualificar a saúde pública do Estado”, afirmou a governadora Raquel Lyra.A secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, ressaltou a importância dessas convocações. “É uma solicitação histórica que está sendo reconhecida pelo Governo de Raquel Lyra, caminhando na recomposição dos quadros do Hemope. Com isso, ocorrerá a melhora na assistência política de sangue do Estado e da onco-hematologia”, pontuou Zilda Cavalcanti.
 
A presidente do Hemope, Raquel Santana Teixeira, comemorou a chegada dos novos servidores à Fundação. “Estamos muito felizes. Esperamos que o Hemope continue prestando um serviço de excelência para Pernambuco”, afirmou a gestora.
 
A Fundação Hemope enviará um telegrama para cada nomeado com o agendamento da perícia médica e todos os documentos necessários para o andamento do processo.
 
Com relação aos candidatos com deficiência, é obrigatória a apresentação dos laudos que comprovem a patologia, juntamente com a declaração de deficiência. Após a perícia médica, o convocado deverá comparecer à Secretaria de Administração do Estado (SAD) para conclusão do processo.

Educação pública: IFPE abre mais de 5,4 mil vagas para ingresso de estudantes 

03/11/23

Ascom IF

http://blogfolhadoseertao.com.br

As vagas estão distribuídas em 132 cursos e as inscrições podem ser feitas entre os dias 2 e 23 de novembro

email sharing buttonA seleção dos estudantes será realizada através de aplicação de provas de múltipla escolha (Foto: Divulgação/IFPE)

A seleção dos estudantes será realizada através de aplicação de provas de múltipla escolha (Foto: Divulgação/IFPE)
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta quarta-feira (1), o edital do Processo de Ingresso 2024.1 para anunciar 5.414 vagas em cursos para novos estudantes. As inscrições podem ser feitas a partir desta quinta-feira (2).
Destas vagas, 1.435 são em cursos de graduação1.885 em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, 2059 em cursos técnicos subsequentes e 35 em Qualificação Profissional Proeja. Ao todo, são 5.024 vagas em cursos presenciais e 390 em cursos EaD.
As oportunidades são para 132 cursos distribuídos nos campi Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão, além de 9 polos de Educação a Distância (EaD) nas cidades de Águas Belas, Carpina, Gravatá, Limoeiro, Palmares, Pesqueira, Recife, Santa Cruz do Capibaribe e Santana do Ipanema.
 
Como ingressar nos cursos
A seleção dos estudantes será realizada através de aplicação de provas de múltipla escolha.  A exceção é para os cursos técnicos dos campi agrícolas (Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão), que adotarão a seleção por meio de análise de histórico escolar.
O IFPE informa que as inscrições podem ser feitas até o dia 23 de novembro, exclusivamente pela internet, clicando aqui. A taxa de inscrição é de R$ 50 para cursos técnicos e R$ 65 para cursos de graduação.
Os candidatos podem solicitar isenção da taxa, no período de 02 a 09 de novembro. Para isso, é necessário preencher o formulário e enviar a documentação comprobatória, no mesmo site da inscrição.
 
Aplicação das provas
As provas serão realizadas no dia 17 de dezembro e serão constituídas de 30 questões para cursos técnicos e 50 questões para cursos de graduação. Os conteúdos programáticos estão disponíveis no edital, disponível aqui.
Já os/as candidatos aos cursos técnicos de Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão devem fazer as inscrições no mesmo período por este site. Para esses cursos, as inscrições são gratuitas.
Os cursos técnicos dos campi de Barreiros, Belo Jardim e Vitória de Santo Antão continuam realizando a seleção por análise do histórico escolar.
Para cursos técnicos Integrados e de qualificação profissional Proeja, será por análise do histórico escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática do ensino fundamental ou equivalente.
Para os cursos técnicos Subsequentes, será por análise do histórico escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática do ensino médio ou equivalente; ou, por meio da pontuação obtida em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e em Matemática e suas Tecnologias em uma das cinco últimas edições (2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A lista de documentos necessários e as orientações para envio das informações estão no edital disponibilizado neste   site.
Cotas
O IFPE reserva 60% das vagas do Processo de Ingresso para estudantes da rede pública de ensino, através do sistema de cotas.
Para ter direito às cotas, o estudante precisa ter cursado em escola pública todo ensino fundamental (se vai tentar uma vaga em curso técnico Integrado ou Proeja) ou todo ensino médio (se vai tentar uma vaga em curso técnico subsequente ou curso superior).
Outra ação afirmativa do IFPE é a reserva de 25% das vagas de ampla concorrência para estudantes da rede pública oriundos do campo que optarem por cursos de vocação agrícola.
Avaliação Específica em Música
Candidatos aos cursos de Licenciatura em Música (Campus Belo Jardim) e técnico em Instrumento Musical (Campus Barreiros) são submetidos a uma etapa adicional de avaliação da performance instrumental/vocal. As avaliações serão realizadas de forma presencial, nos respectivos campi.
As peças para Performance Instrumental (Campus Barreiros) e para Performance Instrumental/Vocal (Campus Belo Jardim) e os cronogramas das AEM já estão disponíveis nos respectivos editais.
Listas de inscrições
A lista preliminar das inscrições homologadas nos cursos técnicos e superiores será publicada no dia 28 de novembro. Os candidatos poderão apresentar recursos no dia 29 de novembro neste site. A lista final está prevista para o dia 01 de dezembro.
Já a lista preliminar de inscrições dos cursos técnicos dos três campi agrícolas será publicada no dia 24 de novembro. Os candidatos poderão realizar correções em inscrições não confirmadas, entre 25 e 27 do mesmo mês, neste site. A publicação da lista final de inscrições está prevista para o dia 29 de novembro.
Heteroidentificação para pessoas pretas e pardas e aferição da condição de indígena
Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas e que tiverem a inscrição confirmada deverão se submeter ao procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras ou de aferição da condição de indígena autodeclarada.
O procedimento ocorrerá de forma não presencial, no período de 30 de novembro a 07 de dezembro de 2022 para todos interessados.
O Resultado Final será divulgado no dia 18 de janeiro de 2024. As aulas têm início em fevereiro.