É arrocho: Filho de general Santos Cruz é um dos alvos da operação da PF

21/10/23

Jussara Soares Elijonas Maia da CNN

blogfolhadosertao.com.br

 

Caio Cesar dos Santos Cruz era representante da empresa israelense que vendeu sistema que possibilitou monitoramento ilegal

Filho de general Santo Cruz é um dos alvos da operação da PFFilho de general Santo Cruz é um dos alvos da operação da PFReprodução CNN

O filho do ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), general Carlos Alberto dos Santos Cruz, é um dos alvos da Operação “Última Milha” da Polícia Federal (PF) que apura um monitoramento ilegal feito por servidores Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Caio Cesar dos Santos Cruz, segundo a investigação, é representante da empresa israelense Cognyte, que vendeu o sistema FirstMile para o governo federal no final da gestão Michel Temer. Ele presta depoimento à Polícia Federal nesta sexta-feira (20).

A ferramenta, segundo a investigação, foi usada amplamente no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro para monitorar adversários políticos e jornalistas. Segundo a PF, o grupo usava sistema de geolocalização para monitorar localização e ligações telefônicas.

Santos Cruz só se tornou ministro-chefe da Secretaria de Governo quando Bolsonaro assumiu o governo no início de 2019. Porém, deixou o governo em seis meses, após entrar em colisão com a ala considerada mais radical do Palácio do Planalto. O general, então, se tornou um dos principais críticos do governo.

Procurado pela CNN, o general Santos Cruz não retornou o contato.

Leia Mais
  • CGU investiga servidores da Abin que espionaram adversários de Bolsonaro e jornalistas
    CGU investiga servidores da Abin que espionaram adversários de Bolsonaro e jornalistas
  • Servidor “03” da Abin afastado em operação já foi investigado em 2008 por escutas ilegais contra ministros do STF
    Servidor “03” da Abin afastado em operação já foi investigado em 2008 por escutas ilegais contra ministros do STF
  • Alvo da operação da PF, secretário da Abin é afastado do cargo por decisão de Moraes
    Alvo da operação da PF, secretário da Abin é afastado do cargo por decisão de Moraes

Deixe um comentário