Política: Humberto Costa afirma: “Nós não vamos ser mais caudatários do PSB”

28/10/23
Por Rodrigo Rocha
http://blogfolhadosertao.com.br
O Partido dos Trabalhadores (PT) reforçou sua intenção de consolidar papel de destaque nas eleições municipais de Recife no próximo ano, citando sua força política e tempo de mídia, durante uma entrevista com o senador Humberto Costa, em entrevista ao programa Folha Política, da Rádio Folha FM 96,7, nesta sexta-feira (27). O senador destacou a importância da contribuição do PT em uma possível aliança política com o atual prefeito João Campos (PSB).

“O PT é o partido, dos que ainda restam na base do prefeito João Campos, que tem maior tempo de rádio e de televisão, então a contribuição que o PT pode dar se nós fizermos uma aliança política é bastante significativa, além de nossa militância”, afirmou Humberto.

Enfatizando a relevância de reconhecer a força do PT, o Senador ressaltou a necessidade de um processo decisório transparente e inclusivo. Ele apontou que a decisão final depende da direção nacional do partido, embora a prioridade do PT pareça ser manter uma aliança, possivelmente reivindicando a vice-prefeitura.

“Eu diria hoje que o sentimento da maioria do PT, inclusive nacionalmente, é um sentimento de manutenção dessa aliança. Tomada a posição de manutenção dessa aliança, provavelmente o PT vai querer a vice-prefeitura”, explicou o senador Humberto Costa.

Ele destacou a necessidade de um novo desenho político para a esquerda em Pernambuco, afirmando que o PT não busca subordinação, mas sim parcerias equilibradas.

Enquanto o PT se esforça para garantir sua presença em Recife, também está buscando expandir sua influência em outras importantes cidades do Estado, como Jaboatão, Caruaru e Petrolina.

 

Inteligência Artificial: Projetos são entregues ao TCE e Ministério Público de Contas

28/10/23

AscomTCE

blogfolhadosertao.com.br


 

Na última terça-feira (24), o presidente Ranilson Ramos acompanhou a entrega de trabalhos para resoluções em Inteligências Artificiais, fruto de parcerias entre TCE, Ministério Público de Contas (MPC-PE), Universidade de Pernambuco (UPE) e Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI).

As atividades tiveram início em abril deste ano. Os alunos tiveram como desafio desenvolver soluções de alto impacto, cuja implementação resultasse numa transformação no cotidiano de trabalho do Tribunal de Contas e do Ministério Público de Contas.

Os grupos realizaram dois projetos que foram nomeados de ‘Gerenciamento e Tratamento de e-mails do TCE’ e ‘Classificação de Publicações no Diário Oficial’.

O primeiro teve o intuito de classificar os e-mails recebidos pela presidência do TCE em grau de importância (habituais, importantes, urgentes e spam), enquanto o segundo conseguiu automatizar a leitura e classificação das licitações publicadas no Diário Oficial da Amupe, de modo a facilitar a identificação de publicações relacionadas ao processo licitatório de obras públicas.

A responsabilidade pelo desenvolvimento dos trabalhos ficou a cargo dos alunos do professor Fernando Buarque, da UPE, juntamente com a equipe do Laboratório Prisma do TCE, e dos servidores Márcio Cabral e Bruno Lira do MPC.

Na ocasião, o presidente Ranilson assinou a continuidade do convênio do Programa de Cooperação e Intercâmbio Científico e Tecnológico com a UPE e a ATI. O objetivo é fortalecer o Programa Contínuo de Integração Academia e Governo para promoção da Inovação Governamental, com a consequente melhoria da gestão pública e das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa, extensão, formação e aperfeiçoamento profissional.

“A inovação pode ter a capacidade de ajudar a superar muitos dos desafios da nossa sociedade. Vamos, através desta parceria do nosso Núcleo de Inovação com todos estes estudantes e pesquisadores, buscar soluções para otimizar o trabalho do Tribunal de Contas”, destacou o conselheiro.

Para o procurador-geral do MPC-PE, Gustavo Massa, “O tempo é um dos fatores mais importantes no cotidiano do controle externo brasileiro e a utilização de inteligência artificial vai aumentar nossa capacidade investigativa, aperfeiçoando o trabalho do Ministério Público de Contas. Esse intercâmbio com a Universidade de Pernambuco é inovador, pois amplia as possibilidades do trabalho de fiscalização do Parquet especializado, modernizando nossa atuação”, ele disse.

O professor Fernando Buarque também ressaltou a importância da parceria. “A Inteligência Artificial precisa ser utilizada não só para fiscalização e punição, mas também para educar, orientar e otimizar o tempo dos usuários”.

No final, o presidente apresentou um novo desafio aos alunos, que se dividiram em grupos para atender: criar uma solução para aperfeiçoar a fiscalização na  alfabetização e na vacinação para a Primeira Infância, tema considerado prioritário em sua gestão.

Novidade: Raquel Lyra fará ajuste no secretariado para priorizar assistência social e direitos humanos

28/10/23

blog folhape

blogfolhadosertaocom.br

Gestora afirmou que pretende criar Secretaria para cuidar da criança e juventude
A governadora Raquel Lyra (PSDB- foto ) anunciou, durante o 23º Encontro Nacional CONGEMAS, que pretende fazer ajustes na gestão visando enfatizar a agenda social. Segundo ela, será criada uma secretaria para cuidar da criança e juventude no Estado. Atualmente, há uma pasta de Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas, mas a governadora pretende dar um foco no cuidado na área de criança e juventude.”A gente vai criar a secretaria de cuidar da criança e juventude e com isso garantir mais foco nas duas políticas públicas, da assistência e do cuidado com criança e juventude em Pernambuco. Com isso a gente espera, como a gente vai criar também a secretaria do sistema penitenciário, mais governança, mais foco e mais entrega. Isso vai dentro de uma reorganização administrativa que ao longo dos últimos dez meses vimos como necessária para poder trazer o resultado que Pernambuco precisa e chegar à vida dos invisíveis”, afirmou.

Outra mudança é a divisão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos para criar a pasta de política penitenciária. “A gente também vai dividir a de direitos humanos para criar da secretaria do sistema de política penitenciária. Então estamos desmembrando a secretaria de desenvolvimento social para ficar assistência para um lado, criança e juventude para o outro, assistência com política de drogas e a outra. Outra questão é a gente poder dividir a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, tirando dela o sistema penitenciário, porque todos os modelos que conseguiram avançar no Brasil, as experiências colocadas, é aquela que tem melhor governança, com criação de secretaria própria, o assamento próprio, permitindo que a gente possa trazer melhores resultados para um tema tão sensível, que é o sistema penitenciário do Estado”, afirmou.

Ainda no 23° Encontro nacional do Congemas, a governadora aproveitou para relembrar a reunião desta quarta-feira (25) com a bancada federal pernambucana e os R$300 milhões de reais conseguidos com o governo federal por meio do programa Sertão Vivo, que vai beneficiar cerca de 75 mil famílias que vivem no Sertão e Agreste pernambucanos.

A tucana também mostrou que se mantém afinada com Brasília para além da boa relação com o presidente Lula. No evento do Congemas, Raquel se manteve ao lado do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, com quem conversou bastante e trocou afagos. “Não tem nos faltado em Pernambuco. Tô fazendo minha parte, ministro. Ao senhor, quero agradecer sempre por toda a sua solidariedade com o nosso Governo”, disse. “Querida governadora”, afirmou o auxiliar do presidente Lula.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail

Arcoverde realizará no Veraneio a ação ‘Elas nas Comunidades’

28/10/23

AscomPMA

blogfolhadosertao.com.br

 

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria da Mulher e em parceria com as equipes da Assistência Social, da Saúde e da Educação do município, estará promovendo no Veraneio a ação ‘Elas nas Comunidades’. A iniciativa acontece na próxima segunda-feira, 30 de outubro, das 13h às 17h, sendo aberta ao público interessado.O evento tem como objetivo possibilitar especialmente às mulheres, acesso a diversos serviços e atendimentos de forma efetiva e descentralizada, facilitando demandas no cotidiano e potencializando também políticas públicas.Nesta 7ª edição, a ação vai proporcionar orientações jurídicas, escutas psicológicas, serviços de beleza, vacinação, testagens rápidas, atendimentos de saúde bucal, exames de acuidade visual, recreação, aferição de glicose e pressão, serviços assistenciais, entre outras atividades.

Ação de governo: Estado entrega 81  ônibus escolares novos a municípios pernambucanos

28/10/23

Imprensa-PE

blogfolhadosertao.com.br

 

Raquel Lyra  assegura  que foi o maior número de veículos destinados para o transporte de estudantes nos últimos quatro anos

A governadora Raquel Lyra entregou, na tarde desta sexta-feira (27), 81 novos ônibus escolares para 75 municípios pernambucanos. Em cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas, que contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e da vice-governadora, Priscila Krause, os representantes dos municípios beneficiados receberam as chaves dos veículos. Nos últimos dez meses, já foram entregues 182 veículos para a frota escolar do Estado. O volume supera os 133 ônibus escolares entregues nos quatro anos anteriores.

“Essa é mais uma ação do Juntos pela Educação que atende aos municípios. Com a entrega dos ônibus novos, nós estamos oferecendo o atendimento adequado para aquelas crianças com deficiência, já que todos os veículos possuem acessibilidade. O primeiro passo para transformarmos a educação de Pernambuco é garantir que cada criança frequente a escola. Além disso, aprovamos na Alepe a lei que institui o programa estadual de transporte escolar, garantindo o pagamento em dobro do valor desse tipo de transporte para os municípios, que era uma reivindicação muito antiga, e com pagamento retroativo. Seguimos em frente no nosso compromisso de permitir a mudança de Pernambuco através da educação”, ressaltou Raquel Lyra.

Todos os ônibus são 4×4, equipados com ar-condicionado e possuem rampa de acessibilidade. Os veículos foram entregues devidamente emplacados e com o tanque cheio para garantir o deslocamento até os municípios beneficiados. Até 2026, serão repassados mil novos ônibus escolares, garantindo maior eficiência e transparência na gestão.

A entrega dos ônibus escolares integra o Juntos Pela Educação, lançado no primeiro semestre por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE). O programa garante um investimento de R$ 5,5 bilhões para a área de 2023 a 2026. “O Juntos Pela Educação é o maior programa de investimento da história de Pernambuco. Além da entrega dos ônibus, ainda este ano iremos entregar novas vans também aos municípios para servirem aos estudantes pernambucanos. E essa colaboração com os municípios é fundamental para transformar a educação do Estado”, afirmou a secretária de Educação, Ivaneide Dantas.

Presente na cerimônia, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, destacou o papel de articulação com os municípios e outros entes para realizar parcerias. “Essa é mais uma ação do Governo do Estado que fortalece a educação dos nossos jovens. Esta gestão está estabelecendo parcerias importantes junto aos prefeitos de cada município, assim como faz com os deputados e ministros pernambucanos, com gestos de articulação e liderança”, apontou.

A nova frota atende, principalmente, aos estudantes da Zona Rural do Estado. Para o prefeito de Riacho das Almas, no Agreste Central, Dió Filho, o repasse dos veículos garante a segurança dos estudantes. “Agradeço à governadora Raquel Lyra por esse repasse. Todos os municípios estão necessitados dessa ampliação da frota de ônibus escolares. É importante para o deslocamento dos estudantes e também para a segurança de todos os alunos”, disse.

“Vemos uma série de investimentos no nosso Estado, sobretudo na educação, estradas e na saúde. Isso é resultado da confiabilidade da governadora e do apoio entre os parlamentares”, disse o deputado federal Guilherme Uchoa Jr. “Essa é uma importante ação do Governo do Estado pela importância de garantir um transporte seguro para os estudantes pernambucanos. O Juntos pela Educação veio para ser um marco”, completou o deputado estadual Joãozinho Tenório.

 

– Confira a lista dos contemplados:

Afogados da Ingazeira, Afrânio, Agrestina, Águas Belas, Aliança, Altinho, Araçoiaba, Araripina, Arcoverde, Barreiros, Betânia, Bezerros, Bodocó, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Buenos Aires, Buíque, Cachoeirinha, Calçado, Camocim de São Félix, Capoeiras, Caruaru, Catende, Cortês, Custódia, Dormentes, Escada, Feira Nova, Frei Miguelinho, Glória do Goitá, Gravatá, Ibimirim, Ibirajuba, Ilha de Itamaracá, Inajá, Ipubi, Itaíba, Itapetim, Jataúba, Jupi, Lagoa Grande, Lajedo, Macaparana, Machados, Mirandiba, Nazaré da Mata, Olinda, Ouricuri, Palmeirina, Panelas, Parnamirim, Passira, Pedra, Pesqueira, Primavera, Quipapá, Riacho das Almas, Rio Formoso, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São Bento do Una, São Caitano, São Joaquim do Monte, Serra Talhada, Sertânia, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Tracunhaém, Tupanatinga, Tuparetama, Venturosa e Xexéu.

 

Oportunidade: UFRPE abre vagas em concurso para professores

28/10/23

Por Diário de Pernambuco

blogfolhadosertao.com.br-

Serão 20 oportunidades imediatas para o Recife, Belo Jardim e Serra Talhada
sharethis sharing button
Universidade Federal Rural fica no Recife (Foto:Arquivo)
Universidade Federal Rural fica no Recife (Foto:Arquivo)
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) abriu inscrições para o concurso público de provas e títulos para preencher cargos de professor.
As inscrições serão exclusivamente via internet. Elas começam  na segunda (31) e vão até 30 de novembro.
O certame conta com 20 vagas imediatas. Há oportunidades para Dois Irmãos/Recife, Unidade Acadêmica de Belo Jardim (UABJ) e a Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST).
Os salários chegam a mais de R$ 9 mil.
Segundo a instituição, o candidato selecionado deve se capacitar continuamente para adequação ao modelo integrado de curso.
Isso deve ser feito para facilitar o desenvolvimento do corpo discente nas diversas dimensões necessárias à aquisição de competências, atendendo aos objetivos do Projeto Pedagógico do Curso e participar das atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da UFRPE.