Gonzaga Patriota: uma vez deputado, sempre deputado !

17/10/23

blogfolhadosertao.com.br

 

0 ex-deputado continua sendo procurado pelas lideranças  históricas do Sertão,  que sabem   o telefone e o  endereço do seu escritório em Brasília.

Esta semana, quando realizava mais uma de suas viagens  para visitar  as bases e  saber “como estão as coisas” (como dizia o ex-governador Miguel Arraes) ,  o hoje primeiro suplente do PSB na Câmara Federal – e com residência fixa em Brasília,  Gonzaga Patriota  recebeu mais uma demanda por parte de um companheiro histórico, o vereador Mantena (PSB), do município de Lagoa Grande.

O vereador, que acumula uma luta histórica no município referência  na agricultura irrigada do São Francisco, pediu para Gonzaga  Patriota interceder  junto às autoridades para que seja executado o projeto  da adutora de Jutai, distrito distante dezenas de quilômetros da sede do município.

Datena fez um desabafo muito oportuno: “Deputado,  passo às suas mãos,  o documento oficial em nome da comissão,   e  aos poucos poucos vamos visitando e conversando com todos os deputados, pedindo ajuda e, dessa forma,  não tenho dúvidas que esse projeto irá sair do papel”.

 

 

 

 

 

 

 

Economia: Prefeita de Serra Talhada reduz seu próprio salário, do vice e auxiliares

17/10/23

Por Jumariana Oliveira

blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo
Prefeita de Serra Talhada assina decreto reduzindo seu próprio salário, do vice-prefeito, secretários e cargos de confiança

 Com a finalidade de reduzir despesas da administração pública e enfrentar as dificuldades impostas com a queda do repasse de FPM e do ICMS, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), assinou um decreto, nesta segunda-feira, reduzindo seu próprio salário, o do vice-prefeito Márcio Oliveira, de secretários municipais e executivos, diretores de órgãos, além de cargos de confiança. O decreto também prevê a adoção de medidas para redução de, no mínimo, 30% (trinta por cento) das despesas de custeio da máquina pública.

Os cortes com pessoal são escalonados da seguinte forma: 20% de redução no subsídio da prefeita;  15% do vice-prefeito, 13% de secretários, Procurador-Geral,  Diretores/Presidentes/Superintendente de Autarquias e Fundações Públicas, Tesoureiro do Município, Tesoureiros das Secretarias de Saúde e Educação; 10% dos Secretários Executivos, Procurador-Geral Adjunto, Comandante da Guarda Municipal e do Tesoureiro da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania ; 8% para cargos em comissão com remuneração superior a R$ 3.000,00, e 5% para cargos em comissão com remuneração inferior a R$ 3.000,00.

O decreto determina que a gestão deve reduzir suas despesas com pessoal, em pelo menos, em 20%, com suspensão de gratificações, cancelamento de contratos por excepcional interesse público, desde que não prejudique a continuidade dos serviços essenciais; e proibição de horas extras.

Também estão suspensas a concessão de diárias para Prefeita, Vice-Prefeito, Secretários, demais cargos em comissão, exceto para cobrir despesas com locomoção, alimentação e hospedagem para outro estado.

O texto assinado pela prefeita prevê ainda que as despesas com aquisição de material de consumo e outros serviços poderão ser incluídos nas medidas de contenção, restringindo-as ao mínimo indispensável ao seu bom funcionamento, evitando gastos desnecessários ou considerados adiáveis.

Também foi determinado o bloqueio de ligação de telefones fixos para telefones celulares, exceto em casos excepcionais.

O decreto também determina que todas as repartições públicas municipais terão seus horários de expediente reduzidos em 1 (uma) hora, exceto os serviços, ações e atividades que tenham horários fixados, como escolas.

“Nosso objetivo é que a Prefeitura de Serra Talhada tenha condições de manter seus compromissos, honrando o salário dos servidores e o bom funcionamento da máquina pública. Nós sabemos que praticamente todas as cidades estão enfrentando problemas por conta do FPM e ICMS e precisamos adequar nossas despesas. Temos a consciência que é algo temporário e vamos passar por esse momento juntos, na certeza de que vamos manter o bom funcionamento dos serviços públicos”, afirmou Márcia Conrado.

Buíque, Afogados da Ingazeira e Brejinho recebem caravana gratuita de estímulo ao empreendedorismo local

17/10/23

Por Fernando Fagundez  e  Kamylla Santana

blogfolhadoseertao.com.br

O projeto já passou pelos municípios de Bezerros, Arcoverde, Belo Jardim, Cupira e Orobó

Brejinho e Afogados da Ingazeira e recebem caravana gratuita de estímulo ao empreendedorismo  local - Blog do Marcello Patriota

Os municípios de Buíque, Afogados da Ingazeira e Brejinho estão prestes a vivenciar uma jornada única de empreendedorismo com a chegada da caravana gratuita “Empreendedores da Cidade – Transformando negócios e impulsionando cidades”. Essa iniciativa, promovida pelo SEBRAE em colaboração com o palestrante, Roberto Montanha, tem como missão destacar histórias inspiradoras de empreendedores locais e oferecer um workshop exclusivo que visa impulsionar o empreendedorismo nos municípios.DatasBuíque:Data: Terça-feira (17/10), das 19:00 às 22:00.Local: Sala do Empreendedor de Buíque. Praça Nanô Camelo, nº 97.Afogados da Ingazeira:Datas: Quarta-feira (18/10), das 19:00 às 22:00.Local: Sala do Empreendedor de Afogados da Ingazeira. Rua Dr. Roberto Nogueira Lima, 165.Brejinho:Datas: Quinta-feira (19/10), das 19:00 às 22:00.Local: Sala do Empreendedor de Brejinho. Rua do Comércio, 76 – Centro.Durante o workshop, uma série de tópicos essenciais serão abordados, incluindo:**Mudança de Crenças: Como superar obstáculos e cultivar uma mentalidade empreendedora.**Identificação de Oportunidades de Negócio: Como encontrar e capitalizar oportunidades no mercado local.**Técnicas de Vendas: Estratégias eficazes para melhorar o desempenho de vendas.**Atendimento ao Cliente: A importância do serviço de qualidade e satisfação do cliente.**Motivação: Como manter a motivação e a paixão pelo empreendedorismo.Para se inscrever acesse: https://docs.google.com/forms/d/1Pwn0Z7_NgkrwsC3JmEKmPQHo1ePSdnlnoDzm3uNp-8Q/viewform?edit_requested=trueServiçoBuíque, Afogados da Ingazeira e Brejinho recebem caravana gratuita de estímulo ao empreendedorismo localQuando: De 17/10 até 19/10Entradas: Gratuitas, devem ser feitas pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/1Pwn0Z7_NgkrwsC3JmEKmPQHo1ePSdnlnoDzm3uNp-8Q/viewform?edit_requested=trueInformações: 81 8636-0500 (Fernando Fagundez – Assessoria de Imprensa)81 98888-1931 (Kamylla Santana – Assessoria de Imprensa)

 

Segurança: Raquel Lyra discute ações para melhoria do sistema penitenciário de Per

17/10/23

ImprensaPE

blogfolhadosertao.com.br

 

A governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause, receberam o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, no Palácio do Campo das Princesas, na noite desta segunda-feira (16). O ministro está em Pernambuco para mais uma parada do projeto Caravana dos Direitos Humanos, que tem o objetivo de debater com os mais diversos setores da sociedade soluções para os problemas existentes no sistema prisional brasileiro.

“Para nós é uma honra receber o ministro Silvio em Pernambuco, pois o trabalho que ele vem desenvolvendo é de extrema importância para o País. Resolver os problemas que herdamos no sistema penitenciário é de fundamental importância para a nossa gestão, por isso, entre outras medidas que estão em curso, nomeamos recentemente 338 policiais penais, uma das ações do programa Juntos pela Segurança, que visa reduzir os índices de criminalidade no Estado”, destacou a governadora Raquel Lyra durante o encontro.

O ministro Silvio Almeida chamou atenção para a relevância do trabalho em conjunto. “A importância da melhoria do sistema penitenciário vai além do governo brasileiro, porque também somos cobrados internacionalmente. Este é um trabalho que estamos fazendo em conjunto com os estados”, registrou.

Também estiveram presentes na reunião Rafael Velasco, secretário Nacional de Políticas Penais; Isadora Brandão, secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos; o assessor especial de Assuntos Parlamentares e Federativos, David Carneiro; a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, Carolina Cabral, além do secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça.

 

Perigo: Quase mil colisões e mais de mil pessoas feridas no trânsito durante o feriadão de Nossa Senhora Aparecida

17/10/23
Por JC
blogfolhadosertao.com.br

 

Houve redução no número de feridos e de sinistros de trânsito graves, mas mesmo assim números impressionam

Na frieza dos números, os sinistros de trânsito ( não é mais acidente de trânsito que se define. Entenda) e seus consequentes mortos e feridos diminuíram em até 5% nas rodovias federais do Brasil durante o feriadão 2023 de Nossa Senhora Aparecida. Mas, na prática, os dados impressionam e mostram o gigante desafio que o País tem pela frente de tornar mais responsáveis os motoristas brasileiros.

Em cinco dias e somente nas BRs, foram quase mil colisões (926) – das quais 263 foram graves (3% a menos que o mesmo período de 2022) – que deixaram 1.065 pessoas feridas (redução de 4,8% em relação a 2022) e 79 mortas.

Outro dado que assusta é a quantidade de motoristas autuados de forma geral e, principalmente, por excesso de velocidade – considerada a infração mais grave no trânsito pela periculosidade que ela representa. 36.591 condutores foram flagrados dirigindo acima do limite de velocidade e outros 5.697 realizando ultrapassagens irregulares.

Balanço da Operação Nossa Senhora Aparecida (comparativo entre os períodos de quarta a domingo 22 x quarta a domingo 23):

2022
Acidentes – 940
Acidentes graves – 271
Feridos – 1116
Mortos – 80

2023
Acidentes – 926
Acidentes graves – 263
Feridos – 1065
Mortos – 79

Polícia Rodoviária Federal (PRF)
Mais de 36 mil motoristas foram flagrados conduzindo em velocidade excessiva em todo o Brasil – Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Segundo a PRF, frente a esses números, a instituição promete intensificar ainda mais a presença de agentes em locais estratégicos nas rodovias federais para coibir manobras proibidas e excesso de velocidade.

ALCOOLEMIA E OUTRAS INFRAÇÕES

A PRF fez o registro de 31.564 testes de alcoolemia, com 1.092 autuações por consumo de álcool antes de dirigir. A fiscalização policial também autuou 3.404 veículos com motoristas ou passageiros que não faziam o uso devido do cinto de segurança. E, ainda, 517 situações em que crianças ou bebês não faziam a utilização do dispositivo de retenção, a popular “cadeirinha”.

DADOS DE PERNAMBUCO

Nas BRs que cortam Pernambuco, a PRF registrou 45 sinistros de trânsito, que resultaram em 53 pessoas feridas e duas mortes. Na última operação com cinco dias realizada pela PRF, a Operação Corpus Christi, realizada de 07 a 11 de junho, a PRF registrou 49 sinistros, 35 feridos e seis mortes.

Entre as infrações de trânsito, o cenário regional reflete o cenário nacional. O excesso de velocidade mereceu destaque, com a PRF flagrando com o radar fotográfico 631 motoristas dirigindo muito além da velocidade estabelecida pela via.

As ultrapassagens indevidas também chamaram atenção: 161 infrações registradas. Outras infrações: não uso do cinto de segurança (86), alcoolemia ao volante (29), não uso do capacete (37), desobediência ao descanso obrigatório por parte dos motoristas profissionais (40) e a falta da cadeirinha (19).

Fórum internacional realizado pelo Recife promove diálogos sobre equidade de gênero e uma cidade mais igualitária

17/10/23

ImprensaPCR

blogfolhadosertao.com.br

 

Evento, que está sendo realizado no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, marca o compromisso da gestão municipal de tornar o Recife uma cidade não-sexista até 2037

Para construir uma cidade com cada vez mais equidade de gênero, a Prefeitura do Recife realiza o Fórum Internacional “Recife: Cidade Não Sexista – Diálogos Globais para a Construção de uma Cidade Mais Igualitária”, marcando o compromisso de tornar o Recife uma cidade não-sexista até 2037, quando será a primeira capital do Brasil a completar 500 anos. A abertura do evento ocorreu no fim da tarde desta segunda-feira (16), com a presença do prefeito João Campos, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Nesta terça-feira (17), segundo e último dia do fórum, os painéis começarão às 9h.

“É muito importante a gente trazer para o debate das cidades a formação de uma cidade não-sexista – uma cidade que seja construída pensando no respeito, na equidade e na inclusão. Para que a gente possa ter a pauta de gênero como uma pauta central na construção de uma cidade mais justa. A maioria da nossa população é feminina, então que a gente possa trazer isso para o debate da construção da cidade”, declarou João Campos durante a abertura. “Temas que são transversais, como a construção de espaços públicos, políticas educacionais, políticas de saúde, podem e devem ter um olhar especial, atento e cuidadoso para corrigir distorções históricas. Quando a gente discute esses temas, a gente materializa as ideias em ações práticas para a cidade poder efetivar no dia a dia”, acrescentou ele.

A principal meta do Fórum Internacional é reforçar o pioneirismo do Recife neste debate tão necessário para a sociedade, mas também mostrar que a gestão municipal já está colocando em prática o compromisso com a transformação do Recife em uma cidade não-sexista. Durante a abertura do evento, o prefeito João Campos e a vice-prefeita Isabella de Roldão assinaram uma carta-compromisso com algumas diretrizes que vão guiar os cidadãos nessa construção, por meio do Plano Recife 500 Anos.

Para a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, o fórum planta a semente de uma futura cidade não-sexista. “É preciso construir uma sociedade que caiba todas e todos com as suas potencialidades. Para que as meninas que já nasceram e as que ainda vão nascer encontrem uma cidade onde elas possam ser respeitadas e possam sair sem temer. Hoje a gente planta uma semente, dá início à fundação de uma cidade não-sexista. Isso vai persistir, continuar e ninguém vai ter coragem de desfazer”, afirmou ela.

De acordo com Cristina Buarque, que foi a primeira secretária da Mulher de Pernambuco, uma cidade não-sexista seria também uma cidade que não discrimina por cor, idade, religião etc: “É uma honra fazer parte desse momento. A ideia de construir uma cidade não-sexista é muito importante, que Recife seja essa cidade. E uma cidade não-sexista é também uma cidade que deve ser não racista, que não deve ser etarista, que não deve ser preconceituosa em termos religiosos e culturais”.

Nesta terça-feira, a partir das 9h, serão realizados quatro painéis ao longo do dia: Educação e Formação para Igualdade de Gênero: O Papel da Educação Como Elemento Transformador para a Formação Cidadã; Mulher e Poder: Desafios e Perspectivas da Participação Feminina nos Espaços de Poder; A Agenda Internacional e os ODS’s: Como Construir Cidades Não Sexistas, Inclusivas e Sustentáveis?; e Inovação e Tecnologia para Igualdade de Gênero: Potencializando Avanços e Desafios na Construção de uma Cidade Não Sexista.

POLÍTICAS PÚBLICAS – A gestão municipal atua sistematicamente na construção de políticas públicas que favoreçam as mulheres e a igualdade de gênero. São exemplos o Centro de Referência Clarice Lispector; as salas de atendimento à mulher nos Compaz Ariano Suassuna, Eduardo Campos e Dom Helder; o projeto Maria da Penha Vai à Escola; o programa Empodera; o Tá Com elas: O Crédito é da Mulher; e a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher.

 

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife