Aguarde: Concurso das políciais Civil e Militar em Pernambuco serão realizados no começo de 2024

14/10/23

Por Raphael Guerra

blogfolhadosertao.com.br

Serão contratados 3.805 novos profissionais da segurança, sendo 2.400 vagas para praças da Polícia Militar de Pernambuco

Foto da matéria: Concurso da Polícia Militar de Pernambuco: banca examinadora e cronograma são definidos

A expectativa dos concurseiros está prestes a acabar. O governo de Pernambuco já definiu a banca examinadora que será responsável pelas etapas de seleção para preenchimento de vagas na Polícia Militar, Polícia Civil e no Corpo de Bombeiros. Além disso, já indicou o cronograma para liberação do edital e realização de provas.

No dia do lançamento do Juntos pela Segurança, em 31 de julho deste ano, a governadora Raquel Lyra assinou a autorização do concurso público para contratação de 3.805 novos profissionais da segurança, com o objetivo de diminuir o déficit histórico de profissionais – principalmente na Polícia Militar.

Ao todo, serão previstas 2.400 vagas para praças e 300 para oficiais da Polícia Militar; 60 vagas para oficiais e 600 para praças do Corpo de Bombeiros; 45 delegados, 250 agentes de polícia e 150 escrivães da Polícia Civil.

A empresa responsável pela organização da seleção da PM e do Corpo de Bombeiros será a AOCP, associação civil de caráter assistencial e educacional que tem mais de dez anos de atuação em concursos públicos em órgãos federais, estaduais e municipais. O edital deverá ser publicado no dia 13 de novembro de 2023.

A contratação da AOCP foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (11).

 

Ainda não foi definida a banca responsável pelas provas da Polícia Civil.

QUANDO SERÁ O CONCURSO DA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO?

De acordo com a Secretaria Estadual de Administração, as provas da primeira etapa do concurso acontecerão em janeiro de 2024 para os candidatos que tentarão vagas na Polícia Militar de Pernambuco e no Corpo de Bombeiros.

As provas serão realizadas em três municípios: Recife, Caruaru e Petrolina (apenas para os cargos de Praça da Polícia Militar e Bombeiro).

Atualmente, há 16.219 policiais militares na ativa no Estado. O ideal, segundo o Portal da Transparência, é de que esse número chegasse a pelo menos 27 mil.

Além disso, 269 PMs estão cedidos para outros órgãos públicos. A Corporação não revela quantos militares da ativa estão em funções administrativas e nas ruas realizando a segurança ostensiva.

QUANDO SERÁ O CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO?

Já o concurso da Polícia Civil de Pernambuco, que pretende preencher vagas para delegados, agentes de polícia e escrivães, será em fevereiro de 2024.

A Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe) diz que atualmente há 56 delegacias sem titulares. Além disso, há 13 não instaladas por ausência de efetivo. Isso significa que, mesmo após o concurso, ainda haverá unidades policiais que ficarão sem delegados.

Vândalos: Estrutura da Compesa em Bezerros e Gravatá é alvo de ação criminosa

14/10/23
Imprensa Compesa
blogfolhadosertao.com.br
Polícia foi acionada para identificar e punir os criminosos.
Miniatura do anexo
Duas cidades do Agreste pernambucano, Bezerros e Gravatá, além do distrito de Insurreição, em Sairé, estão com o abastecimento comprometido em virtude da invasão de criminosos, que furtaram equipamentos e fiações elétricas em duas unidades operacionais, localizadas no município de Sairé, em menos de 24 horas.
Os criminosos invadiram as Estações Elevatórias de Araçá e Brejão (sistemas de bombeamento), ambas situadas na zona rural de Sairé, deixando as unidades sem condições de funcionamento. Os atos criminosos que tanto prejudicam o abastecimento de água, e, consequentemente, a população, foram praticados em intervalos muito curtos, afetando 150 mil pessoas.
Devido aos furtos, os sistemas de abastecimento de água de Bezerros e Gravatá estão operando com vazão reduzida, ocasionando falta de água e queda de pressão nas duas cidades e no distrito de Insurreição, em Sairé.
A Compesa registrou Boletim de Ocorrência na polícia para os dois casos e, em contato com as autoridades competentes, solicitou investigação para identificar e punir os criminosos.
A Compesa informa, ainda, que lamenta a ocorrência de fatos desta natureza, que penalizam toda a população. Os técnicos da Compesa foram mobilizados para avaliar os danos e adotar as providências para o restabelecimento das unidades operacionais.
Tão logo seja fechado o diagnóstico dos danos causados às unidades, a Compesa emitirá nota informando os prazos para o retorno à normalidade do abastecimento de água das cidades de Bezerros e Gravatá, e do distrito de Insurreição, em Sairé.

Arcoverde terá evento aberto ao público para observação do Eclipse Solar Anular, neste sábado (14)

14/10/23
AscomPMA
blogfolhadosertao.com.br

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Turismo e Eventos, apoia evento de observação do céu, que será promovido pela Associação Astronômica de Arcoverde – AAA.A iniciativa acontece neste sábado (14), a partir das 14h, no Cruzeiro Novo (Morro de Santa Cruz), consistindo no novo Eclipse Solar Anular ‘Anel de fogo’ ao redor da Lua, criado pelo Sol.Trata-se de um dos fenômenos bastante aguardado para ser visualizado e o objetivo da AAA é continuar com o projeto de astronomia no município, possibilitando encontros com a população local e toda a região, tendo a finalidade de oferecer oportunidades para que o público interessado contemple acontecimentos semelhantes, contando com a disponibilidade de telescópios e monitores presentes.

Oriente Médio: Egito aceita receber brasileiros que desejam sair da Faixa de Gaza

14/10/23
Agência Brasil
blogfolhadosertao.com.br

 

O Egito aceitou receber os brasileiros que querem sair da Faixa de Gaza, confirmou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Segundo ele, a população confinada na região deve sair neste sábado (14) pela passagem de Rafah, na fronteira entre a parte sul de Gaza e o Egito.

Os cidadãos brasileiros] sairiam neste ônibus, que os transportará amanhã [sábado]. O que nós propusemos é que saíssem e fossem levados para um aeroporto, uma localidade muito próxima da fronteira, onde um avião da Força Aérea Brasileira, estará esperando”, confirmou Vieira em entrevista coletiva após uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O governo brasileiro contratou ônibus para transporte dos brasileiros até a fronteira egípcia e aguardava a liberação pela passagem de Rafah pelo país africano.

CONDENAÇÃO DA VIOLÊNCIA

Logo após o encontro, Vieira condenou a violência do conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas e fez um apelo para a criação de um corredor humanitário que permita a evacuação da população civil. “Ao final, após pedido de membros do Conselho de Segurança, o Brasil vai continuar a trabalhar continuamente com todas as delegações visando uma posição unificada do conselho para a situação”, afirmou.

Segundo ele, o Brasil, que preside temporariamente o Conselho de Segurança das Nações Unidas, vai se esforçar para evitar uma catástrofe humanitária. “O objetivo imediato é claro e urgente: prevenir mais derramamento de sangue e perda de vidas e tentar garantir acesso humanitário urgente para as áreas mais atingidas”, declarou.

O prazo dado pelo governo israelense para a retirada de 1 milhão de pessoas da parte norte da Faixa de Gaza terminou à 0h local (18h no horário de Brasília). As forças israelenses não deixaram claro quando começará a ofensiva armada na região.