Longe da guerra: Ao lado do ministro da Defesa, Priscila Krause recebe grupo de pernambucanos repatriados de Israel

13/10/23

ImprensaPE

blogfolhadosertao.com.br

 

Acompanhada do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e representando a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, participou, na manhã desta sexta-feira, 13, do acolhimento de 69 brasileiros que estavam em Israel e voltaram ao Brasil em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Do grupo, cinco eram pernambucanos e desembarcaram no Recife. O restante seguiu para a Base Aérea de São Paulo, em Garulhos.

“Essa manhã foi de muita emoção para mim. Em nome do nosso Governo, eu abracei os pernambucanos que retornaram e reforcei nosso compromisso no trabalho de acolhimento dos que estão sendo repatriados junto ao Governo Federal”, disse a vice-governadora. “Nós estamos na expectativa de receber mais repatriados nas próximas semanas em novos voos da FAB. Os que ainda estão lá e os que aqui chegaram terão todo o nosso apoio nesse retorno tão esperado pelas famílias e por todos nós”, completou Priscila Krause.

A aeronave pousou na Base Aérea do Recife, na Zona Sul da capital, às 6h07. Essa é a terceira aeronave da FAB que retorna ao Brasil depois do início do conflito. A expectativa é que mais pernambucanos retornem do país nas próximas semanas. Desde o último sábado, Israel está em guerra com o grupo terrorista Hamas, que atacou o país. O Hamas controla o território da Faixa de Gaza.

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, garantiu que o Governo Federal está trabalhando para repatriar todos os brasileiros que estão na região. O Ministério das Relações Exteriores estima que há mais de 3 mil brasileiros em Israel, entre os quais 50 na Faixa de Gaza, aguardando retorno ao país.

“O Itamaraty está em contato com os países vizinhos para garantir um translado seguro para todos os brasileiros que desejem ser repatriados. O Governo Federal está garantindo isso a absolutamente todos os nossos cidadãos”, disse o ministro.

Fotos: Mariana Carvalho/Vice-governadoria

Empate feio: Brasil vacila no fim e fica apenas no empate com a Venezuela

13/10/23

Por William Tavares

blogfolhadosertao.com.br

Em jogo com muitos erros ofensivos, Seleção desperdiçou oportunidade de permanecer com os 100% de aproveitamento
Neymar, atacante da Seleção
Pela segunda vez na história, o Brasil não venceu a Venezuela. Resultado que mostra o tamanho da “zebra” que foi o País não ter saído vitorioso, nesta quinta (12), na Arena Pantanal, no confronto pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. O placar de 1×1 deixou a Seleção Brasileira na segunda posição, com sete pontos, abaixo da Argentina. 

Não é surpreendente dizer que o Brasil de Fernando Diniz tem características semelhantes às vistas no Fluminense de…Fernando Diniz. A primeira é a flexibilidade na atuação dos pontas. No lugar de ficar aberto pela direita, Rodrygo se juntou a Vinícius Júnior pela esquerda, dobrando a ofensividade no setor, que ainda teve as aproximações de Neymar e Guilherme Arana.

Todos por Richarlison

Na primeira bola que pegou de frente ao gol, Neymar acionou Richarlison. Quando Danilo recebeu ótimo lançamento pela direita, cruzou em direção ao camisa 9. Pressionado pela má fase, o centroavante viu os companheiros se esforçarem para ajudá-lo, mas passou em branco na primeira etapa. A Venezuela, salvo algumas bolas na área e um chute de longe de Rondon, praticamente foi uma espectadora do jogo.

Marquinhos é conhecido por ser um bom cabeceador e ter alguns gols marcados tanto pelo Paris Saint-Germain como pela Seleção. Gabriel Magalhães também tem a mesma fama por conta do que faz no Arsenal, mas ainda não havia balançado as redes pelo Brasil. Até a hora em que Neymar cobrou escanteio e o defensor cabeceou firme para fazer 1×0.

A cada ataque, o Brasil ia empilhando chances desperdiçadas. Ora por preciosismo, ora por erro na pontaria. Quando balançou as redes, com Vinicius Júnior, o bandeira assinalou impedimento.

Na segunda etapa, Diniz fez mudanças no meio, com as entradas de André e Gerson nas vagas de Casemiro e Bruno Guimarães, e no ataque, acionando Gabriel Jesus e Matheus Cunha nos lugares de Richarlison e Vinicius, respectivamente.

Ficha técnica

Brasil 1

Ederson; Danilo (Yan Couto), Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Casemiro (André) e Bruno Guimarães (Gerson); Rodrygo, Neymar e Vinicius Junior (Matheus Cunha); Richarlison (Gabriel Jesus). Técnico: Fernando Diniz

Venezuela 1

Romo; González, Osorio, Ángel e Makoun; Rincon (Moreno), Herrera (Casseres), Sosa e Machis (Soteldo); Cordova (Savarino) e Rondón. Técnico: Fernando Batista.

Local: Arena Pantanal (Cuiabá/MT)
Árbitro: Kevin Ortega (PER). Assistentes: Eduardo Cardozo (PER) e Milciades Saldivar (PER)
Gols: Gabriel Magalhães (aos 4 do 2ºT) e Bello (aos 39 do 2ºT)
Cartões amarelos: Richarlison, André (B); Rincon, Herrera (V)

“Bello” golaço

Ter apenas 1×0 de vantagem era perigoso ao Brasil, mesmo com todo domínio. Bastava um vacilo para a vitória ruir. Aos 39, a Venezuela mostrou que era capaz. Bello recebeu cruzamento e, de bicicleta, marcou um golaço.

Demais resultados da rodada

Em Barranquilla, a Colômbia empatou em casa por 2×2 com o Uruguai. Já o Equador foi um visitante indigesto e venceu a Bolívia por 2×1, no Hernando Siles. Com gol de Otamendi e Messi iniciando o jogo no banco de reservas, a Argentina derrotou o Paraguai por 1×0, no Monumental de Núñez. Fechando os duelos, em Santiago, o Chile levou a melhor diante do Peru.

Por fora: Toffoli rejeita recurso de Bolsonaro contra multa do TSE por reunião com embaixadores

Toffoli afirmou que as declarações de Bolsonaro foram compreendidas no âmbito do Direito Eleitoral e analisadas com base nas normas que tratam da propaganda eleitoral

A aplicação da multa se deu após julgamento do TSE que concluiu que Bolsonaro usou indevidamente o cargo e a estrutura administrativa da Presidência da República para fazer campanha na reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio do Alvorada, em julho de 2022, e inflamar seus apoiadores contra a Justiça Eleitoral.

No encontro, o então presidente repetiu sua tese nunca comprovada de que o sistema eleitoral brasileiro é passível de fraudes e atacou o STF e o TSE.

O discurso aos diplomatas foi transmitido ao vivo nas redes sociais e na TV Brasil.

Nos recursos, tanto a defesa de Bolsonaro quanto o Partido Liberal (PL) alegaram que o caso não deveria ter sido analisado pela Justiça Eleitoral, uma vez que o discurso foi proferido no exercício regular da liberdade de expressão e das prerrogativas do então chefe de Estado.

Em resposta, Toffoli afirmou que as declarações de Bolsonaro foram compreendidas no âmbito do Direito Eleitoral e analisadas com base nas normas que tratam da propaganda eleitoral.

“Todavia, consoante asseverado no acórdão recorrido, a divulgação de fatos sabidamente inverídicos e descontextualizados, mediante discurso transmitido pelo então Presidente da República, em 18/7/2022, para diplomatas reunidos no país, consubstanciou conduta relevante no âmbito do Direito Eleitoral, apta a atrair a competência daquela Justiça Especializada, bem como as aplicação de sanções decorrentes do malferimento aos bens jurídicos tutelados durante o processo eleitoral”, afirmou Toffoli.

O TSE declarou no final de junho que Bolsonaro ficará inelegível até 2030.

A Corte formou um placar de 5 votos a 2 para enquadrar o ex-chefe do Executivo por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em razão da reunião em que atacou as urnas eletrônicas diante de diplomatas.

 

Ler Bem: Arcoverde tem 1ª colocação na grande final do Concurso Ler Bem 2023, com a classificação da estudante Lorena Almeida

13/10/23

AscomPMA

blogfolhadosertao.com.br

A estudante de Arcoverde, Lorena de Almeida Santos Lira, de 10 anos, aluna da 4ª série do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Barão do Rio Branco, foi a grande finalista da 13ª edição do Concurso Ler Bem, promovido no Estado pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores – ASPA.Desde o primeiro semestre, com a realização em 150 cidades que participaram das etapas municipais e regionais do concurso, onde 25 municípios foram selecionados, Lorena se destacou especialmente nesta quarta-feira, 11 de outubro, vencendo no Recife a grande final, onde concorreu com outros 24 estudantes.De acordo com o secretário municipal de Educação, Professor Antônio Rodrigues, é uma grande satisfação ter uma aluna da rede municipal alcançando a grande classificação do referido concurso. “É algo extremamente importante. Desde o início do ano que a Educação de Arcoverde não parou e não poderíamos deixar de parabenizar Lorena, pela forma exitosa com que venceu todas as etapas e hoje é a grande campeã”, afirmou.O Concurso Ler Bem, promovido pela ASPA, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, movimenta anualmente a rede municipal de ensino, no fomento ao hábito de ler, através de uma bem organizada competição, que contou com a participação este ano de 15 alunos da referida rede.Parabéns, Lorena! Esse é o resultado de um ensino público de qualidade. Esse é o trabalho que a gente vê pela educação da nossa cidade!