Parceria : Pesquisadores do IPA participam de missão coordenada pela Embrapa nos EUA

09/10/23
Imprensa IPA
blogfolhadosertao.com.br
O roteiro prevê visitas técnicas em universidades e campos de plantio nos estados de Alabama, Flórida e Georgia
—-

Acompanhado de uma equipe de técnicos, o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Joaquim Neto, iniciou nesta segunda (9), nos Estados Unidos (EUA), uma série de visitas técnicas para troca de experiências com profissionais americanos nas áreas de tecnologia e inovação no campo, especialmente no setor de hortaliças. O objetivo é ampliar a produção de hortaliças em solo brasileiro, especialmente na Região Nordeste.

A missão, com representantes da pesquisa e Ater de várias partes do Brasil, foi organizada pela Embrapa e busca o intercâmbio de conhecimentos de tecnologias aplicáveis aos trabalhos desenvolvidos no país.  Contribuindo, assim, para a competitividade dos produtores brasileiros no mercado interno reduzindo, dessa forma, a importação de algumas hortaliças, a exemplo do alho.

O evento reúne produtores, extensionistas rurais, pesquisadores, professores, empresários e demais técnicos, que atuam na cadeia produtiva das hortaliças.  As equipes estão sediadas na cidade de Atlanta e a primeira reunião e visita técnica foi à plantação de cebola da Universidade da Geórgia, no campus do condado de Vidalia.

Entre os temas a serem debatidos no decorrer dessa proposta estão:  a assistência técnica e extensão rural, estações de pesquisas em horticultura, visitas às áreas de produção de hortaliças, pós-coleta de hortaliças e comercialização dos produtos.

Do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), foram convidados pela Embrapa os pesquisadores e doutores Henrique Castelletti, Jonas Candeia, Ednardo Ferraz, Júlio Mesquita e o presidente do IPA, Joaquim Neto.  O roteiro prevê visitas técnicas em universidades e plantações nos estados de Alabama, Flórida e Georgia. A missão segue até o dia 13 de outubro.

Na Sudene: Programa Inova Palma será lançado  amanhã (10)

09/10/23

AscomSudene

blogfolhadosertao.com.br

 

A Sudene lança o Programa Inova Palma, a mais nova iniciativa da Rede Palma para estruturar o fomento e apoio institucional de pesquisa e desenvolvimento de ações envolvendo a palma forrageira.

Serão investimentos em ações de expansão, qualificação e pesquisa para o fortalecimento da cadeia produtiva da palma nos 11 estados da área de atuação da Autarquia.

 

Criada em 2017, a Rede Palma visa fomentar o diálogo entre instituições de desenvolvimento regional, universidades, pesquisadores e membros da iniciativa privada, com o objetivo de analisar cenários, propor ações e consolidar as potencialidades da palma no semiárido brasileiro.

A planta é considerada estratégica para a produção da pecuária no semiárido, mas para que os seus benefícios sejam efetivos é necessário vencer muitos desafios e gargalos, como a mecanização e o beneficiamento.

SERVIÇO
Lançamento do Programa Inova Palma
Data: 10 de outubro
Hora: 8h30
Local: Auditório da Sudene
Av. Domingos Ferreira, 1967, 15º andar, Boa Viagem, Recife (PE)

Santander: Pernambucanos são os que mais apostam na poupança no Nordeste para render suas economias

09/10/23

Por Kauê Diniz

blogfolhadosertao.com.br

 

▪A caderneta de poupança concentra 26% dos investimentos.

▪Levantamento do Santander Brasil apresenta o perfil do investidor no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2022.

 

 

 

Considerada o investimento preferido dos brasileiros, a caderneta de poupança tem maior apelo em Pernambuco entre os estados nordestinos, segundo levantamento realizado pelo Santander Brasil. Esse segmento concentra 26% da carteira local. O estudo compara os investimentos realizados pelos clientes do Banco entre janeiro e junho de 2023 ante o mesmo período do ano passado.

Quando observado todos os estados brasileiros, Pernambuco fica em quarto lugar, atrás do Acre (42,54%), Roraima (28,86%) e Amapá (26,04%). No período estudado pelo Santander, os pernambucanos apresentaram um crescimento de 4% nos investimentos na poupança.

Esse crescimento foi inferior ao de renda fixa tradicional, na qual a alta, em Pernambuco, alcançou 20%. O desempenho reforçou o protagonismo desse segmento entre os investidores pernambucanos. É nele que se encontra maior faixa de concentração de investimento, chegando a 29,4% Em contrapartida, a renda variável, que se caracteriza como de risco superior, sofreu uma queda de 19%. O desempenho segura esse segmento como um minoritário no estado, fechando em 1,9%

PERFIL NACIONAL
No cenário nacional, mesmo com a taxa de juros permanecendo inalterada em 13,75% por um longo período no Brasil, investimentos ultraconservadores perderam espaço na carteira dos aplicadores neste primeiro semestre do ano. Levantamento realizado pelo Santander Brasil mostra que títulos públicos, fundos DI e até a poupança cederam espaço para opções como Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e as Letras Imobiliárias Garantidas (LIGs).

A renda fixa – que engloba CDBs, LCI, LCA e LIGs – foi a categoria que mais cresceu no período nacionalmente: 17%, saltando de 32% do total da carteira dos investidores no primeiro semestre de 2022 para 37,5% de janeiro a junho de 2023.

Outra categoria que também registrou crescimento no período foram os Certificados de Operações Estruturadas (COEs), que avançaram 28% em 12 meses, ainda que sua representatividade seja bem menor que a da renda fixa: 5% do portfólio ao fim de junho deste ano.

“Os dados revelam maturidade dos investidores dispostos a correr um pouco mais de risco – além de uma menor liquidez – em troca de maiores retornos. Tudo isso sem renunciar à segurança oferecida pela Selic ainda em patamares bastante altos”, afirma Leonardo Siqueira, head de Investimentos do Santander Brasil.

Os outros investimentos mais conservadores como o Tesouro Direto e fundos de renda fixa, incluindo os fundos DI, ficaram menos atrativos aos olhos dos investidores: os aportes recuaram 2% e 14%, respectivamente.

Outras categorias que também registraram queda nos aportes foram os fundos multimercados, crédito privado e cambiais, que passaram de 9,15% para 6,36% do total do portfólio; fundos de renda variável, que recuaram de 2,06% para 1,26% do total; previdência, de 33,2% para 32,41%; além dos ativos de crédito privado de 1,29% para 1,02%; e ações, ETFs e fundos imobiliários, cuja participação na carteira caiu de 4,12% para 3,45%.

Até a caderneta de poupança, considerada o investimento preferido dos brasileiros, perdeu espaço nacionalmente, passando de 20,94% do total do portfólio em junho de 2022 para 19,72% em junho deste ano.

Vitorioso: Blogueiro Júnior Finfa terá alta hospitalar hoje (8)

08/ 10 /23
Por Nill Junior
blogfolhadosertao.com.br

O blogueiro Júnior Finfa, de Afogados da Ingazeira,  deverá ter alta hoje do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada. Ele passará por um último exame para ser liberado.

Falando ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, ele deu mais detalhes do susto que teve.

Finfa estava em uma sessão solene da Câmara de Vereadores de São José do Egito. Após o evento, teve um mal estar. Foi quando através do odontologista Zé de Bira teve contato com o cardiologista Antonio Godê, que jantava com ele.

Godê o levou para a clínica SAMED, que tinha o médico João Veras no plantão. O exame indicou o início de infarto. Finfa foi estabilizado e veio para o Hospital Regional Emília Câmara.

De lá, foi transferido para o Eduardo Campos, em Serra Talhada, que tem uma unidade de cardiologia. O cateterismo foi realizado no hospital Santa Marta, da rede particular, que presta esse serviço para a unidade pública de referência.

O cataterismo foi  bem sucedido. Ciente das recomendações que receberá, Finfa aguarda alta ainda para hoje. Ele gravou um vídeo de agradecimento à direção das unidades e aos que o foram fundamentais para sua recuperação.

Morar bem: Prefeitura do Recife entrega 18a. via requalificada pelo Programa Rua Tinindo

09/10/23

Imprensa PCR
blogfolhadosertao.com.br
    A Rua Cel. Benedito Chaves,  no Bairro de  Boa Viagem, recebeu pavimentação e drenagem. Prefeito João Campos fez a entrega na manhã deste domingo (8)
Miniatura do anexo

   Neste domingo (8), o prefeito do Recife, João Campos, entregou a 18ª via requalificada através do Programa Rua Tinindo. Desta vez são os moradores da Rua Cel. Benedito Chaves, em Boa Viagem, que passam a contar com uma via pavimentada e com sistema de drenagem. As intervenções vão melhorar a circulação tanto de veículos como de pessoas, além do escoamento das águas das chuvas. O investimento nas obras é de R$ 392,7 mil.

  “Hoje a gente está dando um passo importante. Eu aprendi que a gente não pode se conformar com as coisas, a gente tem que fazer o que tem que ser feito e ainda ir além se puder. É preciso dar o primeiro passo mas não apenas o primeiro passo. A gente fez a rua e o passo seguinte será fazer a urbanização da comunidade como foi solicitado pelos moradores hoje  O que a gente está fazendo aqui, também faz na cidade inteira. Já são 18 ruas já completas e o número vai crescendo dia após dia”, comentou João Campos, logo após cumprimentar os moradores.

  A Rua Cel. Benedito Chaves recebeu pavimentação em asfalto em toda a extensão, no trecho compreendido entre as ruas Visconde de Jequitinhonha e Fernando Simões Barbosa , uma extensão total de 167,1 metros (ou uma área de 953,8 m²). A drenagem contará com a implantação de 191 metros de tubulação, 14 caixas coletoras com grelhas de sarjeta, seis poços de visita, seis tampões em poliéster reforçados em fibra de vidro, 345,4 metros de meio fio e 638,7 m² de passeios públicos.

  Moradora da Cel. Benedito Chaves, Maria José Santiago, de 84 anos, vive na localidade há 40 anos e sonhava com este dia. “Essa rua calçada faz uma diferença grande para todos. Essa rua era chamada de rua de barro e hoje é uma das mais lindas de Boa Viagem”, disse ela, agradecida.

  A filha dela, a atriz e produtora cultural Gildete Santiago, de 43 anos, também aprovou o trabalho da Prefeitura do Recife: “Agradeço a Deus e ao prefeito por vermos essa rua pronta. A nossa rua está tinindo, linda. Que bom que o prefeito herdou do pai essa força, essa garra e esse brilho no olhar a cada vez que vê uma rua ou uma barreira pronta”.

As obras do Programa Rua Tinindo vão beneficiar cerca de 150 vias nos próximos dois anos, em um investimento de cerca de R$ 120 milhões. Já foram concluídas 18 ruas e iniciados os serviços de pavimentação e drenagem em outras 38 vias distribuídas nas seis RPAs da cidade, melhorando as condições de tráfego e levando mais conforto, dignidade e qualidade de vida para moradores e condutores. Até o final deste mês será lançada nova licitação para a implantação de mais 14 ruas, totalizando 100 vias licitadas.

FOTOS: MARLON DIEGO/PCR

Direitos humanos: Governo publica sentença que culpa Estado por morte do jornalista Vladimir Herzog

08/10/23

Agência Brasil
blogfolhadosertao.com.br

Neste ano, o ministro Silvio Almeida já realizou audiência com representantes de organizações em defesa dos direitos humanos e parentes dos perseguidos políticos pelo Estado brasileiro

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) publicou a íntegra da sentença condenatória de março de 2018, da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que responsabilizou o Estado brasileiro pela detenção arbitrária, a tortura e o assassinato do jornalista Vladimir Herzog, em outubro de 1975, em uma cela do Departamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), subordinado ao Exército Brasileiro. O local é considerado um dos principais centros de torturas e assassinatos do período da ditadura militar no país (1964-1985), de pessoas consideradas opositoras ao regime ou investigadas pelos militares.

A corte internacional condenou o Brasil a uma série de medidas. Em nota, o Ministério respondeu à reportagem da Agência Brasil que entre as medidas determinadas pela CIDH está a publicação da decisão internacional no Diário Oficial da União. A portaria foi publicada dia 29 de setembro, um mês antes de a morte do jornalista conhecido como Vlado completar 48 anos.

A nota à imprensa esclarece que o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, determinou a retomada dos casos de condenações internacionais, o que vem sendo feito desde o início do ano para cumprir as sentenças pendentes.

“O Estado brasileiro seguirá realizando esforços para avançar na implementação de cada caso e considera o cumprimento deste ponto da sentença uma manifestação importante sobre o compromisso com a democracia, o estado de direito, a proteção de jornalistas e a liberdade de expressão.”, esclarece a nota do MDHC.

Neste ano, o ministro Silvio Almeida já realizou audiência com representantes de organizações em defesa dos direitos humanos e parentes dos perseguidos políticos pelo Estado brasileiro, com o objetivo de retomar as ações de reparação da memória e justiça social às vítimas.

CONDENAÇÃO DO BRASIL

Além de reconhecer a responsabilidade do Estado brasileiro pela detenção arbitrária, tortura e assassinato de Vladimir Herzog e pela dor de seus familiares, a CIDH considerou que o país é responsável pela falta de investigação, de julgamento e de punição dos responsáveis pela tortura e pelo assassinato do jornalista, bem como pela aplicação da Lei de Anistia ( 6.683/1979) no caso. O Tribunal também responsabilizou o Brasil pela violação dos direitos a conhecer a verdade e a integridade pessoal dos familiares de Vladimir Herzog. As vítimas são a esposa, Clarice Herzog; a mãe, Zora Herzog; e os filhos Ivo Herzog e André Herzog.

Na sentença, a Corte Interamericana de Direitos Humanos também recomendou ao Estado brasileiro realizar uma investigação judicial completa e imparcial dos fatos, a fim de identificar e punir penalmente os responsáveis por essas violações, e publicar os resultados dessa investigação.

O Estado deverá considerar que os crimes de lesa-humanidade são imprescritíveis e não podem ser anistiados. E mais, a chamada Lei de Anistia e outras disposições do direito penal brasileiro não podem continuar representando um obstáculo para a ação penal contra graves violações de direitos humanos.

Ainda deve ser oferecida a reparação aos familiares de Vladimir Herzog, com os devidos tratamento físico e psicológico e a realização de atos de importância simbólica, com o objetivo de evitar a repetição de casos como o de Vlado.

O processo foi iniciado na corte internacional em julho de 2009, após o caso ser apresentado pelo Grupo Tortura Nunca Mais, de São Paulo; pelo Centro pela Justiça e o Direito Internacional (CEJIL); pela Fundação Interamericana de Defesa dos Direitos Humanos (FidDH); e pelo Centro Santos Dias, da Arquidiocese de São Paulo.

VLADIMIR HERZOG

Vlado Herzog nasceu em 1937, em Osijek, antiga Iugoslávia, atual Croácia. Ele se naturalizou brasileiro e iniciou a carreira de jornalista em 1959. Em 1975, Vladimir Herzog dirigia o jornalismo da TV Cultura, depois de ter passado pelas redações do jornal O Estado de S. Paulo, da revista Visão; e da BBC, em Londres (UK). Herzog ainda foi professor de telejornalismo na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e na Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).

De acordo com Instituto Vladimir Herzog (IVH), organização da sociedade civil criada em 2009 para celebrar o legado de Herzog, agentes do Exército convocaram Vlado, em 24 de outubro de 1975, para prestar depoimento sobre supostas ligações dele com o Partido Comunista Brasileiro (PCB).

No dia seguinte, Vlado compareceu espontaneamente ao prédio do DOI-CODI, no bairro do Paraíso, em São Paulo. No local, foi preso com mais dois jornalistas: George Duque Estrada e Rodolfo Konder.

Em depoimento, Vlado teria negado qualquer relação com o PCB. Os outros dois jornalistas, que estavam o mesmo prédio do Exército, testemunham que ao serem levados para um corredor, escutaram a ordem para que trouxessem a máquina de choques elétricos.

Vladimir Herzog nunca mais foi visto com vida. A versão oficial do Estado brasileiro à época, apresentada pelos militares, foi a de que o preso teria se enforcado com um cinto, nas grades de uma das celas do DOI-CODI.

Uma foto do jornalista morto na cela, de autoria do fotógrafo Silvaldo Leung Vieira, foi divulgada e a veracidade da imagem foi questionada pela sociedade, desde então. Em depoimento à Comissão da Verdade do Estado de São Paulo – Rubens Paiva, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em 2013, o fotógrafo disse aos vereadores que era estudante de um curso de fotografia da Polícia Civil e não se sentiu cúmplice da mentira contada pelos militares. Ele também disse ter percebido a farsa, no cenário que teria sido montado para o registro fotográfico. A família de Herzog discordou da versão de não cumplicidade apresentada por Silvaldo.

Em 2026, na representação feita à Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), os familiares do jornalista assassinado  apontaram a violação de direitos, em razão da falsa versão de suicídio e da ocultação de informação sobre este caso.

Em março de 2013, em uma audiência da Comissão Nacional da Verdade, em São Paulo, a família de Vladimir Herzog recebeu, uma segunda certidão de óbito do jornalista. No novo documento, passou a constar como causa da morte de Herzog “lesões e maus tratos”, o que substituiu, formalmente, a versão de “asfixia mecânica”, divulgada pela ditadura militar à época.

Apoio rubro-negro: Mais de 20 mil torcedores do Sport garantem presença na Ilha do Retiro para duelo desta segunda

09/10/23

Ana Beatriz Venceslau

blogfolhadosetao.com.br

Partida entre Sport e Ponte Preta será iniciada às 20h  de hoje (9)
Torcida do Sport nas arquibancadas do estádio da Ilha do Retiro, situado na capital pernambucana
Até agora, mais de 20 mil torcedores do Sport garantiram presença no estádio da Ilha do Retiro para a noite desta segunda-feira (9), quando o Leão da Ilha recebe, às 20h, a Ponte Preta, em duelo válido pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A nova parcial de ingressos vendidos foi divulgada pelo clube nas redes sociais na tarde deste domingo (8), sendo o número exato 21.789.Atualmente, o time pernambucano soma 54 pontos e ocupa o terceiro lugar da tabela de classificação. A Ponte Preta, por sua vez, está em 16º, com apenas 33.Para o confronto desta segunda, o técnico Enderson Moreira espera poder contar com o retorno do lateral-direito Eduardo, que se recupera de uma lesão na coxa, e também com volante Ronaldo Henrique, que vem tratando um quadro de pubalgia junto ao departamento médico do clube. Há, ainda, a expectativa pela volta do meia argentino Alan Ruiz, que não pôde ser acionado na rodada passada, pois estava cumprindo suspensão.

Alívio : Compesa vai investir R$ 1 bilhão para reduzir áreas de rodízio de fornecimento de água no Estado

09/23

Por Fernando Castilho

blogfolhadosertao.com.br

Empresa deseja dar uma atenção especial para o dinheiro será para a maior oferta de água em comunidades do interior.

Embora os documentos finais ainda estejam sendo finalizados, sabe-se que o empréstimo de US$ 210,1 milhões (R$ 1.096,7 bilhão) que a Compesa terminou de captar esta semana com a aprovação pelo Senado será usadas essencialmente na redução dos índices de racionamento a que dezenas de comunidades estão submetidas há vários anos.

Isso quer dizer essencialmente investimento em melhoria de rede de modo a que a água produzida chegue às comunidades mais altas e localizadas em pontos mais distantes da rede e até substituição da rede de distribuição.

Estação de tratamento

O dinheiro também vai ser usado na construção de novas estações de tratamento e modernização das existentes de modo a que comunidades saiam de regimes que racionam com entrada de água apenas uma vez a cada nove dias. Ou seja, a água só chega ao domicílio três vezes no mês.

Uma atenção especial para o dinheiro será para a maior oferta de água em comunidades do interior que devido à caracterizações do Agreste não tem nenhuma opção de captação de água. E substituição de hidrômetros para a medição que vem sendo objeto de roubo mesmo dentro das residências.

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está agora acompanhando as etapas institucionais que precedem a contratação, por parte desta Companhia, de financiamento com o Banco Multilateral de Desenvolvimento (NDB – New Development Bank) cujas negociações começaram no governo passado.

A companhia espera que os investimentos possam alcançar 2,1 milhões de pessoas em 23 municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão com obras e ações voltadas para a expansão e eficientização dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

Vitória amarga: Renan Dal Zotto pede demissão após seleção brasileira de vôlei se classificar para Paris 2024

09/10/23
Por Ana Beatriz Venceslau
blogfolhadosertao.com.br
Entre os motivos, ele cita “orientação médica”, por ter sido gravemente acometido pela Covid-19 em 2021
Ele deixa comando após vaga para Olimpíadas de 2024 ser garantida diante da Itália
O treinador Renan Dal Zotto pediu demissão e deixou o cargo à frente da seleção brasileira de vôlei masculino neste domingo (8), após a equipe vencer a Itália por 3 a 2 no Maracanãzinho e assim ter se classificado para os Jogos Olímpicos de 2024, que serão realizados em Paris, na França.
A decisão foi anunciada por ele logo após a vitória. Entre as justificativas, citou uma “recomendação médica” por conta do quadro grave que teve ao ser contaminado pela Covid-19 em 2021. À época, ele precisou ser intubado.

“Tomei a decisão essa semana, falei com a minha esposa. É hora de dar uma pausa. Vou me afastar da seleção brasileira, mas não do vôlei. É uma orientação médica também, por tudo o que passei em 2021. Me afasto da seleção, mas não do vôlei, que é a minha vida, onde estou há 50 anos”, relembrou, durante entrevista à TV Globo.

Antes da classificação deste fim de semana, Renan Dal Zotto estava sendo alvo de críticas e pressão por parte da torcida, sobretudo após o Brasil ter perdido o Campeonato Sul-Americano.

Guerra no Oriente Médio: Brasil deve enviar seis aviões para resgatar patrícios em Israel

09/10/23
Por: Talita de Souza – Correio Braziliense
blogfolhadosertao.com.br
O primeiro avião, com capacidade para 220 passageiros, teria sido  enviado ainda neste domingo (8/10) à Tel Aviv. Outras cinco aeronaves farão parte da missão
sharethis sharing button
Explosões e insegurança marcam os últimos dois dias em Israel e Gaza, após o ataque surpresa do Hamas (MAHMUD HAMS / AFP)
Explosões e insegurança marcam os últimos dois dias em Israel e Gaza, após o ataque surpresa do Hamas (MAHMUD HAMS / AFP)
O Ministério da Defesa afirmou, na manhã deste domingo (8/10), que vai buscar brasileiros que estão na região do conflito entre Israel e o Hamas, iniciado após um ataque surpresa sem precedentes dos fundamentalistas islâmicos ligados à Palestina.
Em coletiva de imprensa, o ministro da Defesa, José Múcio, informou que uma missão com seis aeronaves vão voar até o local para trazer os brasileiros. No momento, o governo brasileiro conversa com as embaixadas de Israel, Cisjordânia e outras da região para levantar uma lista com os brasileiros que querem voltar ao Brasil.
O primeiro avião, com capacidade para 220 passageiros, será enviado ainda neste domingo (8/10) à Tel Aviv. A previsão é de que ele retorne ao país no fim da tarde desta segunda-feira (9/10) ou no início da manhã da terça (10/10). Também serão enviados médicos e psicólogos para auxiliar os brasileiros que serão resgatados.
O governo também vai ser destinado a outros países para buscar outros brasileiros.