Mais Saúde: Mutirão Recife Cuida reduz pela metade a fila de espera por cirurgia

05/ 10/23
Imprensa PCR
blogfolhadosertao.com.br
Na manhã desta quinta-feira, o prefeito João Campos visitou o Hospital Maria Vitória, uma das oito unidades privadas ou filantrópicas contratadas pelo município para realização de exames e cirurgias variadas
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

O prefeito do Recife, João Campos, e a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, visitaram, às 9h desta quinta-feira (05), o Hospital Maria Vitória, no bairro de Areias. Essa é uma das oito unidades privadas ou filantrópicas que integram o 3º mutirão de consultas, exames e cirurgias da rede municipal. A partir de um investimento de R$ 51 milhões, estão sendo ofertados mais de 130 mil procedimentos, beneficiando 70 mil pacientes na fila de espera do SUS, agravada com a suspensão desses serviços no período mais grave da pandemia de Covid-19. Iniciado no dia 22 de agosto deste ano, o 3º mutirão já reduziu em 49% a fila por cirurgias e em 38% a espera por exames.

 

“Temos oito instituições privadas e filantrópicas credenciadas no Mutirão Recife Cuida e o Hospital Maria Vitória é um exemplo. São mais de oito mil procedimentos entre consultas, exames e cirurgias sendo realizados aqui. Isso é muito importante para podermos zerar a fila de espera desses serviços, que é a nossa prioridade. É fundamental que as pessoas tenham o seu atendimento garantido e não é razoável esperar um ou dois anos. Também quero agradecer, em nome da secretária Luciana Albuquerque e de todos os trabalhadores da Secretaria de Saúde, e dizer que o mutirão vai seguir firme. A nossa única meta zero da Prefeitura é essa: zerar a fila de consultas, exames e cirurgias da cidade”, disse o prefeito durante a visita.

 

O Hospital Maria Vitória está ofertando um total de 8.442 procedimentos aos usuários do SUS no Recife. Entre eles, consulta em cirurgia vascular, ecocardiograma, eletrocardiograma, teste ergométrico, ultrassonografia e endoscopia. “Queremos agradecer ao Hospital Maria Vitória pela assistência especializada e o acolhimento aos pacientes encaminhados pela rede de saúde do Recife. A unidade é uma importante parceira do mutirão e inaugurou um novo ambulatório, com equipamentos e estrutura de ponta, para proporcionar toda a linha do cuidado necessária ao tratamento do paciente, da consulta aos exames”, diz a secretária Luciana Albuquerque.

 

Além dessa unidade, também integram o 3º mutirão o Real Hospital Português, Hospital Santo Amaro, Instituto do Fígado de Pernambuco, Hospital Maria Lucinda, Clínica Lucilo Maranhão, Hospital Maria Vitória, Clínica Amigo Dr. e a Unidade Pública de Atendimento Especializado do Arruda. Essa força-tarefa para reduzir de forma significativa as filas de espera tem duração de seis meses, mas, em pouco mais de 40 dias, já zerou a demanda por eletrocardiograma, reduziu a fila por espirometria em 80% e o teste ergométrico em 71%.

 

Dona Francisca Jéssica Fernandes, 57, está sendo contemplada pelo Mutirão pela segunda vez, em 2022 ela passou por uma cirurgia de catarata, na primeira etapa da ação municipal. Agora ela está frequentando o Hospital Maria Vitória a cada 15 dias para a realização do seu tratamento de varizes. “Fui ao posto de saúde do meu bairro e fui encaminhada para cá, depois de alguns meses já fui chamada e desde então está sendo maravilhoso. A estrutura do hospital é incrível, nunca tinha entrado, mas achei fantástico, tanto o atendimento quanto os funcionários. Já a minha cirurgia de catarata foi no Hospital de Santo Amaro, minha consulta foi em agosto do ano passado e em dezembro eu já fiz o procedimento, me senti no primeiro mundo”, contou ela.

 

ACESSO AO MUTIRÃO – os pacientes atendidos pelo mutirão devem ser encaminhados pela unidade de saúde de referência mais próxima da sua casa. A unidade, então, faz o encaminhamento via Central de Regulação do Recife, que direciona o paciente para o hospital que está fazendo aquela consulta, exame ou cirurgia que ele precisa. Por isso, é importante manter seus contatos atualizados, especialmente o número do whatsapp, por onde um perfil oficial (com selo de certificação) da Prefeitura do Recife entrará em contato. Para isso, basta acessar o link https://bit.ly/recife-atualiza; o Conecta Recife (site ou aplicativo) ou mandar uma mensagem para o ConectaZap da PCR (81 – 9.9117-1407). Outra opção é procurar uma unidade de saúde mais próxima. Não esqueça de confirmar, quando receber a mensagem, a sua ida à unidade. Caso não possa comparecer, avise, pelos mesmos canais, do cancelamento, para que outro paciente possa ter acesso ao atendimento naquele horário.

FOTOS: RODOLFO LOEPERT/PCR

Novos integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural são empossados por Raquel Lyra

05/10/23

Imprensa PE

blogfolhadosertao.com.br

——-

 

A governadora Raquel Lyra  ( fotos)  empossou, nesta quinta-feira (05), os novos integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural – CEPC-PE, composto por 40 membros, sendo 20 eleitos pela sociedade civil e 20 indicados pelo poder público. Os integrantes que assumem o mandato por dois anos, irão representar todos os setores artístico-culturais e as regiões de desenvolvimento do Estado. A solenidade foi realizada no Palácio do Campo das Princesas e contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause.

“Democracia de verdade a gente só faz com diálogo para que possamos construir a mudança que Pernambuco precisa. Ela passa fundamentalmente por redescobrir a nossa essência e fortalecê-la, para permitir a geração de emprego, oportunidade e, mais do que tudo, a manutenção e a sobrevivência dos nossos fazedores de cultura e da nossa cultura pelas próximas gerações. Pernambuco tem uma grande força cultural. Todo mundo que nos vê no mundo inteiro, nos enxerga a partir dela”, enfatizou Raquel Lyra.

Com recorde de participação em 2023, as eleições foram realizadas por meio da plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco, e ampliaram a participação de todo estado no processo eleitoral, aumentando a representatividade por meio de entidades e pessoas físicas na política cultural pernambucana.

“Temos representantes de todo o Estado. Os conselheiros têm a missão de contribuir para o fortalecimento e a democratização da cultura, propondo, deliberando, fiscalizando, monitorando e, claro, ajudando a garantir os direitos culturais de todos os pernambucanos”, afirmou a secretária de Cultura, Cacau de Paula.

A sociedade civil é representada pelos segmentos de Arquitetura e Urbanismo; Artes Visuais e Fotografia; Artesanato; Audiovisual; Circo; Dança; Design e Moda; Gastronomia; Literatura; Música; Teatro e Ópera; Cultura popular de matriz ibérica; Cultura popular de matriz africana; Cultura popular de matriz indígena; Produtores culturais; Pontos de cultura; Movimentos sociais, comunitários e de direitos urbanos, de mídia livre, de juventude e estudantil. Também foram eleitos representantes das macrorregiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Conselheiro no segmento do artesanato, Nivaldo Jorge da Silva, de 62 anos, falou sobre a importância da participação da sociedade civil. “Nosso Estado é aguerrido na cultura, e o Conselho é fundamental como um espaço de participação da sociedade nas ações culturais. Precisamos dessa parceria para que Pernambuco mostre o seu poder cultural para todo o mundo”, ressaltou.

O Poder Público está representado pelas Secretarias de Cultura, da Casa Civil, de Ciência, Tecnologia e Informação, da Mulher, de Turismo e Lazer, de Educação e Esportes, de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude; de Justiça e Direitos Humanos, de Meio Ambiente e Sustentabilidade, de Desenvolvimento Econômico; Fundarpe, Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, Companhia Editora de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC), Prefeitura do Recife, Olinda, e, indicados pela Amupe do Agreste, da Mata e do Sertão.

Também participaram do evento os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Daniel Coelho (Turismo e Lazer) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico); a presidente da Fundarpe, Renata Borba; o representante do Ministério da Cultura em Pernambuco, Anildomar Willians; o promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Maxwell Vignóli; e os deputados estaduais Socorro Pimentel e João Paulo.

Fotos: Miva Filho/ Secom

 

Economia em Salgueiro: Mendonça Filho  e representante da Codevasf participam de encontro com agropecuaristas do Distrito Pau Ferrro

05/10/23

blogfolhadosertao.com.br

 

O tema do encontro é a defesa da perenização do Riacho  de Salgueiro para ampliar  a distribuição de água na região

 

 

O deputado federal Mendonça Filho  e  José Vivaldo – diretor de Revitalização e Sustentabilidade  Socioambiental da Codevasf,  participam nesta sexta-feira (06)  do encontro de  produtores rurais e agropecuaristas  localizados  na região do Distrito Pau Ferro, em Salgueiro,  que será realizada  na quadra da Escola  Joaquim Barbosa, a partir das  9 horas.

A pauta do encontro – considerado  como “muito importante” pelos produtores rurais  e criadores da região,  tem como tema central a perenização do Riacho Salgueiro e a  distribuição das águas da  Transposição do São Francisco,   que   permeia uma área  de mais de 30 quilômetros, com centenas  de propriedades  que  frutas  o ano inteiro e geram renda e um considerável número  de empregos.

Os produtores rurais também defendem   que a estrada principal que liga Pau Ferro  a sede do município, com menos de 20  quilômetros de extensão, seja asfaltada.

 

 

Prevenir, sempre: Pernambuco convoca população para campanha de vacinação de crianças e adolescentes

05/10/23
Por Cinthya Leite e Equipe/JC
blogfolhadoseertao.com.br

 

Mobilização começa neste sábado (7) no Estado, com mais 2,8 mil salas de vacinação aptas a receber a população menor de 15 anos de idade

Não se deve mais esperar para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. No próximo dia 7 de outubro (sábado) começa, em Pernambuco, a Campanha Nacional de Multivacinação.

O Estado enfrenta baixas de coberturas vacinais e corre o risco de reintrodução de doenças graves, como a poliomielite.

Em Pernambuco, mais 2,8 mil salas de vacinação estão aptas a receber o público-alvo, que compreende toda a população menor de 15 anos de idade (população estimada em 2.659.650 pessoas).

Até o momento, o Estado recebeu, aproximadamente, 2 milhões de doses de vacinas e já realizou a distribuição dos imunizantes para que os municípios realizem suas estratégias.

Pais, mães e/ou responsáveis pelas crianças e adolescentes podem buscar as salas e postos de vacinação, com o cartão de vacinação para análise do profissional de saúde e atualização da situação vacinal.

“Consideramos a queda das coberturas vacinais uma questão de saúde pública e um fenômeno multifatorial. No Brasil, esse baixa teve início em 2012 e se acentuou a partir de 2016. A situação se agravou por causa da pandemia de covid-19″, comenta a secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

“Essa é uma realidade preocupante à medida que se observa o reaparecimento de algumas doenças imunopreveníveis em território nacional, e que já haviam sido erradicadas, já que nenhuma das vacinas, nos últimos anos, alcançou cobertura vacinal adequada”, acrescenta.

INCENTIVO FINANCEIRO PARA MULTIVACINAÇÃO

Em julho deste ano, o Ministério da Saúde (MS) instituiu a Portaria Nº 844, que versa sobre a realização de ações de multivacinação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para o ano de 2023, incluindo a instituição de incentivo financeiro de custeio, excepcional e temporário para esse fim.

Em relação ao recurso temporário, enviado pelo órgão federal, para os Estados e municípios, Pernambuco já recebeu um montante de R$ 316.056,69, correspondente a 60% do valor total (R$ 526.761,15).

Esse valor será utilizado em ações para estimular os municípios pernambucanos no desenvolvimento de ações estratégicas para a vacinação de alta qualidade.

BAIXÍSSIMAS COBERTURAS

“Em um cenário que repete a realidade nacional, com exceção da BCG (contra a tuberculose), todas as vacinas do calendário infantil estão abaixo da meta de 95% de cobertura para crianças menores de 1 ano”, diz a superintendente de Imunizações e Vigilância de Doenças Imunopreviníveis, Jeane Tavares Torres.

“Nesse sentido, o Ministério da Saúde, junto aos Estados e municípios vêm traçando estratégias de resgate de altas coberturas vacinais, executadas em conjunto com diversos setores e através do Programa Nacional de Imunização (PNI). A vacinação é a forma mais segura e eficaz de prevenir, controlar doenças, diminuir o número de internações e óbitos”, complementa.

A Portaria também prevê o repasse do órgão federal para os Fundos Municipais diretamente, dessa forma os municípios continuam com autonomia para realizar suas diversas estratégias.

O recurso financeiro deve ser utilizado nas ações de intensificação de vacinação, com foco na elevação das coberturas vacinais, tanto para Campanha de Multivacinação quanto para as ações de rotina ao longo do ano e planejamentos futuros.

A segunda parcela (R$ 210.704,46 – 40% do montante total do recurso) será recebida pelo Estado e pelas gestões municipais que comprovarem, junto ao Ministério da Saúde, a participação de oficinas de microplanejamento promovidas pelo Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE), e a aplicação dos recursos já recebidos em ações e oficinas locais com foco na intensificação de multivacinação dos munícipes.

Programa Estadual realizará as oficinas de microplanejamento nas IV macrorregiões do Estado durante este mês de outubro.

VACINAÇÃO NAS ESCOLAS DE PERNAMBUCO

O governo de Pernambuco instituiu o dia Dia D de Vacinação nas Escolas, voltada à proteção de meninos e meninas matriculados em instituições de ensino das redes estadual e municipal.

Entre os meses de março a agosto deste ano, todos os municípios pernambucanos realizaram ações de intensificação de vacinação em 1.656 escolas públicas, sendo 825 escolas estaduais e 831 municipais.

Até o momento, foram aplicadas 58.234 doses, sendo 13.086 doses aplicadas da vacina contra o HPV, 16.157 doses de vacinas contra covid-19 e 28.991 demais vacinas do Calendário Nacional Básico de Vacinação. As ações acontecem mensalmente durante todo o ano de 2023, sempre no último dia letivo de cada mês.

 

Pra baixo: Balanço de gestão fiscal aponta queda de 1,3 bilhão de reais na receita do Estado de Pernambuco

05/10/23

Ascom Alepe

blogfolhadosertao.com.br

 

 

O secretário da Fazenda, Wilson José de Paula, apresentou nesta quarta os números de Pernambuco do segundo quadrimestre de 2023, durante audiência pública da Comissão de Finanças da Alepe. O balanço mostrou o recuo nas receitas do Estado e as medidas adotadas para a manutenção de serviços e despesas de pessoal, como o corte em verbas de custeio.

As comparações entre o quarto bimestre de 2023 e o mesmo período do ano passado revelam uma redução de 1,3 bilhão de reais nas receitas orçamentárias do Estado: de 34,8 bilhões para 33,5 bilhões. Já as despesas orçamentárias nos dois períodos se mantiveram estáveis – perto de 30 bilhões de reais.

O gestor explicou que esse quadro traduz as mudanças introduzidas pelas leis complementares federais que, em março e junho de 2022, modificaram alíquotas de ICMS relativas a combustíveis, energia e serviços de telecomunicação. Por esse mesmo motivo, a receita do tributo teve uma queda de 4,5% na mesma comparação.

De acordo com o secretário, todos os 3,4 bilhões de reais em empréstimos que a Assembleia Legislativa autorizou o Estado a contrair já foram contratados. Ele  informou que parte do recurso já está sendo utilizada em investimentos e apontou a expectativa de que, com isso, o cenário melhore para o estado. “Todos esses recursos já foram captados, os contratos foram assinados. Parte do recurso já está em caixa e já está sendo feito o investimento na malha rodoviária, enfim, o dinheiro está aí e nós vamos fazer um bom uso dele.”

Outro ponto destacado pelo gestor estadual foi o crescimento das despesas de pessoal, de 47,58% para 54,56% da Receita Corrente Líquida. O percentual está acima do limite de alerta da Lei de Responsabilidade Fiscal, que é 54%. Esse acréscimo se deve, segundo Wilson José de Paula, aos reajustes concedidos para os servidores em 2022, ainda no Governo Paulo Câmara. “Despesa com o pessoal é onde você nunca consegue cortar. Então, como foi dado o reajuste no ano passado, é a despesa que mais tem pesado para a gente. Então, ela cresceu 12% no comparativo, isso dá uma ordem aí de 1,4 bilhões de reais. Então, é todo o nosso esforço para, com queda na receita e aumento na folha, esse foi o grande desafio desse ano.”

Para equilibrar as contas, o gestor informou que um corte de 420 milhões de reais foi feito em despesas de custeio, atingindo serviços terceirizados, combustível e diárias. Ele ainda relatou que o investimento atual do Estado em Educação é de 22% das receitas resultantes de impostos, ficando abaixo do mínimo de 25% determinado pela Constituição Federal. No caso da Saúde, a execução alcança 16,72%, superando o percentual mínimo constitucional de doze por cento.

A presidente da Comissão de Finanças, deputada Débora Almeida, do PSDB, registrou a preocupação dos produtores locais com os incentivos fiscais para grandes grupos de varejo e atacadistas. Também apresentou demandas da bacia leiteira e do polo gesseiro do Araripe. A parlamentar avaliou que os recursos das operações de créditos vão ser fundamentais para os investimentos do Estado.

Investimento em educação é o maior investimento hoje no Governo do Estado pelo que foi visto ali. Inclusive, já quase os 25% obrigatório, constitucional, de investimento, já estão quase sendo implementados. Mas a gente vê ainda que os recursos dos empréstimos, das operações de crédito, vão ser fundamentais para investimentos no nosso Estado. A gente pôde verificar isso, que aí o investimento ainda está baixo.”

IPA realiza 1ª Feira Integrada de Produtos da Agricultura Familiar (Fipagri)

05/10/23
Imprensa IPA
blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo

Com a participação de aproximadamente 450 produtores da agricultura familiar de todo o estado, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) realizará, no período de 19 a 22 de outubro, a 1ª Feira Integrada de Produtos da Agricultura Familiar (Fipagri). A estrutura do evento foi apresentada, nesta quarta-feira (4), pelo presidente do IPA, durante coletiva de imprensa, com a presença de representantes das entidades parceiras da feira.

Durante os três dias do evento, que será aberto ao público, estarão distribuídos em 200 stands mais de 500 itens feitos com produtos da agricultura familiar. Entre as iguarias, os visitantes da Fipagri irão encontrar carpaccio de polvo, geleia de mandacaru, óleo de gergelim, café de açaí, cajuína, feijão crioulo, queijos de leite de cabra, além de hortaliças, polpas de frutas, compotas, entre outros. O funcionamento da feira será das 10h às 20h.

“Estamos realizando a primeira feira de produtos da agricultura familiar, dando oportunidade aos produtores familiares apresentarem seus produtos. Agora, mas o mais importante desse evento será a pós-feira, quando realmente os produtores terão conexão com a comercialização direta de seus produtos”, ressaltou Joaquim Neto.

Além dos stands de vendas, a Fipagri também contará com o espaço Cozinha da Família, coordenado pelo Instituto César Santos. A proposta dos chefs de cozinha, que irão ministrar as aulas show, é de colocar o homem do campo como grande protagonista do espaço, não apenas como o produtor dos alimentos, mas para colocar a mão na massa na preparação dos pratos.

Na Fipagri, os agricultores também irão participar de palestras e salas temáticas, onde serão abordados os mais diversos temas referentes à agricultura familiar. Eles receberam, ainda, orientação de instituições financeiras e de crédito. A abertura da feira contará com a presença da governadora Raquel Lyra, da a secretária de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Helen Viégas, representantes das entidades parceiras e toda a equipe do IPA, envolvida na organização e planejamento do evento.

Amupe em Brasilia: Márcia Conrado leva o Governo Federal para a mobilização dos prefeitos

05/10/23

Ascom/Amupe

blogfolhadosertao.com.br

 

 

Com a articulação assertiva da representante dos prefeitos pernambucanos, a presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) Márcia Conrado, o Governo Federal está participando, na manhã desta quarta-feira (04/10), da plenária da Mobilização Municipalista, promovida em Brasília pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Na reunião entre os presidentes das associações estaduais, Márcia Conrado, que é prefeita de Serra Talhada, ficou responsável pelo diálogo com o Governo Federal e pelo desafio de levar algum representante à mesa de discussões da Mobilização.

Atendendo ao pedido de Márcia, o secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano, participa hoje do evento e escuta, em nome do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, o pleito dos quase 3 mil prefeitos que estão em Brasília. De Pernambuco, uma comitiva de cerca de 100 pessoas participa da Mobilização.