Ação de governo: Raquel Lyra lança Carreta da Saúde para acelerar a prevenção e diagnóstico do câncer de mama em Pernambuco

04/10/23

ImprensaPE

blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
 
Em atenção à saúde da mulher e à campanha do Outubro Rosa, a governadora Raquel Lyra lançou reforços para a prevenção e diagnóstico do câncer de mama, através da iniciativa da Carreta da Saúde. Apresentada nesta quarta-feira (4), no Palácio do Campo das Princesas, a ação vai disponibilizar unidades móveis que irão percorrer municípios pernambucanos para oferecer uma série de procedimentos a mulheres como uma forma de aproximá-las do atendimento médico. Na ocasião, a gestora anunciou a autorização para o credenciamento das carretas. Além disso, serão realizados mutirões de rastreamento, detecção precoce e controle do câncer de mama e do colo de útero em unidades de saúde do Estado.
 
“Ao longo do tempo, infelizmente, a saúde da mulher vem sendo negligenciada pelo poder público. O nosso trabalho agora é garantir a descentralização do atendimento às mulheres, por isso lançamos a autorização para o credenciamento das carretas da saúde da mulher. Quatro carretas serão credenciadas e rodarão em todas as regiões do Estado, chegando em locais em que as mulheres não têm acesso à saúde pública. Isso de uma forma cooperada com hospitais que são parceiros do Governo de Pernambuco, além de clínicas e instituições”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
Para esse atendimento haverá quatro carretas munidas de equipamentos de tecnologia avançada e espaços funcionais, que vão operar como consultórios, recepção para pacientes e salas de exame. As unidades móveis vão ser destinadas às quatro macrorregionais de saúde (com sede em Recife, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina) e circularão nos municípios correspondentes a elas. Alguns dos procedimentos disponibilizados serão ultrassonografia das mamas, punção por agulha grossa (PAG) e consulta especializada com mastologista.
 
Ainda serão ofertados serviços estaduais em unidades de saúde, durante o mês de outubro, que vão ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama e de colo de útero, por meio de mutirões voltados a essas linhas de cuidado. Em algumas unidades, haverá o atendimento por meio da demanda espontânea, e, em outros, haverá o atendimento para pacientes com agendamento, reduzindo as filas de espera para procedimentos no Estado.
 
Os mutirões acontecerão em praticamente todas as Gerências Regionais de Saúde (GERES), abrangendo 12 hospitais e 11 UPAEs. Alguns dos procedimentos a serem realizados nos mutirões são exames de mamografia, papanicolau e ultrassom de mama, colposcopia, cirurgias de histerectomia e reconstrução mamária, além de consultas e outros pequenos procedimentos, de demanda espontânea e regulada.
 
“O Outubro Rosa é um mês de luta contra o câncer de mama e contra a falta de acesso das mulheres ao diagnóstico e ao tratamento. Vão ser lançadas as carretas, que vão atender cerca de 5 mil mulheres por mês. Além disso, as unidades de saúde serão reforçadas para que a gente possa atender melhor e haverá uma série de mutirões, desde palestras à realização de mamografia, reconstrução mamária e vários exames, inclusive ginecológicos”, explicou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
 
No Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, vai ser aberto um ambulatório para inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIU’s). O espaço atenderá espontaneamente 40 pacientes que desejam implantar o DIU. O funcionamento será toda terça-feira de outubro, sendo 10 mulheres por dia.
 
Também será feita uma ação para o cuidado das mães de pessoas neurodivergentes. Nos dias 10, 24 e 31 de outubro serão realizadas coletas de exames citopatológicos no Laboratório da Mulher Dra Mercês Pontes Cunha, localizado na Av. Conde da Boa Vista, nº 1570.
 
A médica Cynthia Ávila, de 53 anos, participou do lançamento das iniciativas e vibrou com as novas ações. Ela disse que sabe da importância de acelerar o diagnóstico, pois atualmente faz tratamento contra o câncer de mama. “Eu sempre fiz exame de rotina e, aos 52 anos, descobri um câncer de mama. Por isso entendo que a celeridade para o diagnóstico auxilia no tratamento da doença”, registrou a médica.
 
Participaram do evento os deputados estaduais Henrique Queiroz Filho, Débora Almeida, Socorro Pimentel, Simone Santana e Claudiano Martins Filho, assim como o prefeito de Cupira, Zé Maria, e os vereadores do Recife Michelle Collins e Tadeu Calheiros. A coordenadora da Oncologia do IMIP, Jurema Telles, o superintendente geral do Hospital de Câncer de Pernambuco, Sidney Batista Neves, e a presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Pernambuco, Ana Beatriz Albuquerque, também estiveram na solenidade.
 
Os secretários estaduais Cacau de Paula (Cultura), Bianca Teixeira (PGE), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Hercílio Mamede (Casa Militar), Ellen Viégas (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Mariana Melo (Mulher), Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Ivaneide Dantas (Educação e Esportes), Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas) e Fernando Holanda (Assessoria Especial) compartilharam o momento ao lado da governadora.
 
Fotos: Janaína Pepeu/Secom

 

Em Arcoverde: CECORA vai promover a campanha Natal da Gente 2023, no mês de dezembro

04/10/23

AscomPMA
blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo
A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Diretoria do Centro Comercial Regional – CECORA, vai realizar no próximo mês de dezembro, a campanha Natal da Gente 2023.A ação objetiva incentivar as vendas de permissionários, proporcionando para quem fizer compras entre os dias 1º e 31 de dezembro, nas lojas do CECORA, um cupom a cada R$ 20 (vinte reais), para a participação no sorteio de itens como: TV Led 32, fogão quatro bocas, smartfone celular, forno micro-ondas, ventilador, liquidificador, batedeira, além de vales-compra em lojas do referido centro comercial, no valor de R$ 100 (cem reais).Então, compre os seus presentes de final de ano e utilidades no CECORA, para concorrer às diversas premiações! Em breve, outras novidades sobre a realização do Natal da Gente serão anunciadas.

Julgamento falho: Cacique Marcos Xukuru recupera direitos políticos

04/10/23

Por Betânia Santana

blogfolhadosertao.com.br

Sexta Turma do STJ reconheceu erro jurídico no processo que violou seus direitos políticos
Após um atentado sofrido há 20 anos – no qual dois jovens morreram – e que desencadeou em Pesqueira uma guerra política, terminando por considerá-lo inelegível, Marcos Luidson de Araújo, o Cacique Marcos Xukuru, respirou aliviado.

Em um misto de angústia e surpresa, recebeu na tarde de ontem a informação de que a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu erro jurídico no processo que violou seus direitos políticos.

“Mais que a oportunidade de estar prefeito, perdi minha tranquilidade. Precisei procurar apoio psicológico. Da condição de vítima passei a ser réu, e isso mexeu demais comigo”, afirma o líder indígena da comunidade Xukuru do Ororubá, eleito prefeito em 2020 com 17.654 votos (51,60%).

O resultado acabou subjudice e ele não assumiu o cargo. Ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral anulou o pleito e convocou nova eleição no município. O presidente da Câmara, vereador Bal de Mimoso (Republicanos), que havia assumido o Executivo interinamente, foi eleito em um processo suplementar.

O Cacique Marquinhos, como é chamado, virou secretário de Governo e ajuda a comandar a prefeitura até hoje. Analisa agora se entrará com ação contra o Estado por danos morais. Apto a participar da disputa política em 2024, analisa também junto à família e ao seu grupo político se este será o caminho a seguir. Continua filiado ao Republicanos, mas não descarta novas articulações.

“Carregamos uma missão: a de cuidar do meu povo, a de garantir os direitos do povo. Está no meu DNA, seja na política ou fora dela”, ressaltou o filho de Francisco Assis Araújo, o Cacique Xicão, assassinado em 20 de maio de 1998.

Na sessão de ontem, o ministro do STJ Rogério Schietti alegou ter havido falha no julgamento, que, segundo ele, considerou depoimentos de testemunhas interessadas na condenação do cacique, e descartou sua defesa. Afirmou “não haver provas de mínima confiabilidade”. Os ministros Jesuíno Rissato e Laurita Vaz acompanharam seu voto.

Ingratidão e sorte
O deputado Alberto Feitosa considerou “falta de gratidão” o Governo ter vetado o relatório, elaborado por ele e proposto por alguns parlamentares, à Lei de Diretrizes Orçamentárias, um dia depois de a Assembleia aprovar o pacote fiscal. A deputada Débora Almeida, base do Governo, será a relatora, decisão tomada em sorteio na Comissão de Justiça. Deve manter a maioria dos vetos, mas não descarta negociar com o Executivo.

OUTUBRO > A vereadora Michele Collins distribuiu laços cor-de-rosa na Câmara do Recife. Quer homens e mulheres engajados na luta contra o câncer de mama. “É momento de cobrar acesso ao exame”, ressaltou.

FUTURO > Transformar a Escola Dom Sebastião Leme, no Ibura, Zona Sul do Recife, em unidade de ensino técnico é proposição do deputado Renato Antunes. Pretende facilitar o acesso dos cerca de 120 mil moradores da região.

TÍTULO > O deputado Antônio Moraes se torna hoje Cidadão de Pedra. A iniciativa é de Go do Alegre e Reginaldo de São Pedro, vereadores da cidade. Às 19h, na Câmara Municipal.

ENCONTRO > Secretários de Planejamento e especialistas em políticas públicas de todo o país se reúnem de hoje a sexta, no Marante Executive Hotel, em Boa Viagem. O fórum é realizado pelas Secretarias de Planejamento e de Turismo e pela Empetur.

 

Pesquisa Ipespe/JC: PT ajudaria João Campos a vencer no 1º turno, mas partido não é essencial para vitória em 2024

04/10/23

blogdejamildo

blogfolhadosertao.com.br

O blog de Jamildo já escreveu, na semana passada, que este é o maior dilema que vive o jovem prefeito do Recife

Os números da pesquisa Ipespe/JC são eloquentes. Se tiver o PT, João Campos, no cenário atual, ganharia de lavada. No entanto, mesmo com o PT tendo uma candidatura própria, com o deputado João Paulo, seria atropelado pelo socialista.

Na formatação das eleições de 2024, entre os aliados, existe uma briga surda pela vaga de vice na chapa de João Campos. Como é favorito, todos querem o espaço. O PT pede primazia, argumentando que pode faltar com apoio depois se não for contemplado. O comando nacional do partido chegou a mandar a presidente Gleisi Hoffmann ao Recife, para protestar, no mesmo dia em que a família Coelho entrava no palanque. Logo depois, ela adoeceu gravemente.

Isto porque, desta aliança de 2024, dependerá boa parte de seu futuro na política. Pressionado pelo PT para ceder a vice, em troca de apoio em 2026, caso deixe a Prefeitura do Recife para peitar Raquel Lyra (PSDB), João Campos também é pressionado por correligionários para manter a vaga com o próprio PSB, em uma chapa pão com pão, não abrindo espaço para traições futuras.

Esses interlocutores contaram ao blog de Jamildo que o prefeito João Campos tem em conta que goza de uma popularidade em alta, é verdade, mas que também tem plena consciência de que o PT, enquanto partido orgânico, seria fundamental para amealhar uma vitória logo no primeiro turno.

“Quem vai ter coragem de ir contra ele? Agora, é fato também que, de cara, o PT contribui com 20 a 25% dos votos, no Recife”

Também é levado em conta que o próximo governo municipal terá o maior orçamento da história, levando-se em conta o ajuste da máquina no primeiro ano e os empréstimos internacionais obtidos na atual gestão. Deixar este legado de mão beijada para outro partido seria uma decisão difícil. “Me preparei para este momento, para viver isto… todo dia estou entregando obras”, comenta João Campos com os auxiliares.

A desconfiança eterna com o PT também ajuda a explicar a indefinição da vice, que se possível será empurrada com a barriga até os 50 minutos do segundo tempo. “Ok, vamos admitir que ele saia da PCR e vá disputar o governo em 26. E se não tiver o apoio da gestão que herdar a PCR ? E se o PT tiver outro candidato? Como fica?”, são alguns dos questionamentos internos, repassados sob condição de reserva.

Pedido de Lula pode garantir vice

Neste sentido, internamente, o PSB diz que a única chance do PT ser vice de João Campos é lula entrar no circuito. “João Campos não iria brigar com Lula. Ele dizendo assim: menino, bota o PT na vice aí e tu vai ser meu governador. Sim, porque uma coisa é sair com o apoio de Lula em Pernambuco e outra coisa é sair sem o apoio de Lula”, frisam os aliados. Raquel Lyra, entretanto, venceu as eleições negando a polarização entre Lula e Bolsonaro.

Situação difícil de Raquel Lyra

Os números também ajudam a explicar os motivos pelos quais a governadora Raquel Lyra vem buscando se aproximar cada vez mais do presidente Lula, que esnobou por estratégia na campanha. O governo Lula tem uma boa avaliação na capital pernambucana, enquanto a tucana vem experimentando queda na avaliação, de nove pontos entre uma rodada e outra da pesquisa.

Para os aliados dela, tudo seria em boa parte reflexo da falta de oposição no Recife.

“O governo tem falhas. Mas alguns pontos a prefeitura consegue ser pior. Não existe pressão alguma em cima de João Campos. A questão do piso mesmo é um grande exemplo, como o gasto de R$ 60 milhões no parque do pai (Eduardo Campos)”, afirma uma fonte do blog.

Dança de João Campos com Raquel Lyra

Os socialistas afirmam que o prefeito decidiu também jogar o jogo de 2026 porque é o que a governadora Raquel Lyra estaria fazendo, ao buscar ampliar seu palanque com novos partidos aliados.

“O Estado não se movimenta (no Recife, visando as eleições de 2024), a única movimentação que se vê da governadora é em relação a 2026. Ela está indo atrás dos partidos, como MDB, União Brasil, porque eles podem oferecer tempo de TV. Se Miguel Coelho tivesse o comando do partido, ele não teria sido dispensado por Raquel”, avaliam.

No caso, os socialistas estão para lá de cuidadosos nos próximos passos porque a perda do governo do Estado, no ano passado, provocou impacto. “A Prefeitura do Recife é a única ancora que o partido tem hoje”. Ou seja, um passo em falso, já era. Vai para o sereno.

Em Brasília: Mobilização municipalista tem 2,5 mil presentes no 1º dia. Amupe marca presença

03/10/23

AscomAmupe

blogfolhadosertao.com.br

 

 

 

A presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado  (foto) , a diretoria executiva e 2,5 mil prefeitos e prefeitas do Brasil inteiro estão reunidos nestes dias 3 e 4 de outubro, em Brasília, em mobilização municipalista realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Pernambuco conta com uma delegação de cerca de 100 participantes dentre prefeitos, assessores e técnicos municipais.

Na manhã da terça-feira (03), os gestores e gestoras participaram de um momento onde foram apresentadas, pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, informações sobre a atual situação financeira dos municípios no Brasil. “A crise não é conjuntural, não é só do FPM, ela é estrutural, ela vem de uma soma de questões que fizeram com que chegássemos a esse ponto”, lembrou Ziulkoski.

Segundo estudo da CNM, apenas na Assistência Social, o orçamento da União para 2023 é o mesmo de 2015 para o Sistema Único de Assistência Social (Suas). Enquanto na área da Saúde, os especialistas destacaram que todos os Estados do país, os Municípios juntos destinam à área de saúde mais do que 15% do orçamento, percentual mínimo obrigatório. Em 2022, a média nacional ficou em 22,27%. Na educação, o presidente falou sobre as obras paradas que impedem o funcionamento de creches e escolas, por exemplo.

Durante a tarde e noite da terça-feira, o grupo teve encontros na Controladoria-Geral da União (CGU), Salão Verde da Câmara Federal e Tribunal de Contas da União (TCU). Para a presidente da Amupe e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado “o municipalismo mais uma vez mostrou sua força. A união de todos é peça chave no processo para que os municípios sejam ouvidos. Foram mais de 2,5 mil gestores e gestoras que estão em busca de levar a melhoria de vida para quem vive nos municípios”, frisou.

Nesta quarta-feira (04), a programação segue com reunião no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, também na Capital Federal, com a expectativa de receber ministros de estado e representantes da União.