12/09/23
Ascom Alepe
blogfolhadosertao.com.br
Parlamentares repercutiram, durante a Reunião Plenária desta segunda, o evento de apresentação oficial das obras e projetos que o Novo Programa de Aceleração do Crescimento, PAC, vai possibilitar em Pernambuco. Segundo o Governo Federal, cerca de 92 bilhões de reais serão investidos em intervenções no Estado, entre elas o eixo pernambucano da Ferrovia Transnordestina, a finalização das adutoras do Pajeú e do Agreste, e a duplicação da BR-423, entre São Caetano e Lajedo, no Agreste.
Líder do Governo na Alepe, o deputado Izaías Régis, do PSDB, comemorou a promessa dos recursos e disse confiar na cooperação entre Estado e União para concretizar os projetos. “Então tudo é com parceria. Eu acredito muito que as parcerias do Governo Federal com a governadora Raquel Lyra, com o Estado de Pernambuco, vai dar certo e que nós vamos ter os resultados que nós esperamos e que nós esperávamos.”
Waldemar Borges, do PSB, foi outro deputado a destacar o volume de investimentos destinados a Pernambuco no Novo PAC. Na avaliação de Waldemar, a eleição de Lula foi importante não apenas para restabelecer a democracia e as políticas sociais no Brasil. Mas para concretizar empreendimentos muito aguardados pelos pernambucanos, como a Transnordestina. Para o parlamentar, o presidente Lula vem demonstrando “como um estadista deve olhar para o país”, mantendo uma postura “republicana, larga, de quem tem compromisso com a população”.
“Sem discriminação, sem perseguição, e é por isso que eu digo e repito: o que se pede da governadora é que ela trate os prefeitos que não são da sua base com o mesmo respeito institucional e democrático, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem tratado a ela e a Pernambuco.”
Para o deputado Mário Ricardo, do Republicanos, o envio de recursos pelo Governo Federal reafirma “o cuidado e o zelo que o presidente Lula tem, particularmente, com Pernambuco”. Ele também elogiou a organização do evento, que trouxe ao Recife os ministros da Casa Civil, Rui Costa; dos Transportes, Renan Calheiros; e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
No dia em que Araripina comemora 95 anos de emancipação política, Socorro Pimentel, do União, destacou as mudanças vividas pelo município do Sertão do Araripe nos últimos anos. Segundo a parlamentar, quando o prefeito Raimundo Pimentel assumiu a gestão municipal em 2017, o cenário era “desolador”. Cidade suja, servidores com salários atrasados e dívidas “homéricas” estavam entre os problemas encontrados pelo gestor, de acordo com a deputada. Socorro enfatizou que a administração de Araripina vem revertendo com muito trabalho as deficiências encontradas em 2017, devolvendo à cidade o status de liderança regional e na economia de Pernambuco.