Mais de 450 mil unidades habitacionais do MCMV serão contratadas em 2023, informa Jader Barbalho Filho

Mais de 450 mil unidades habitacionais do MCMV serão contratadas em 2023, informa Jader Barbalho Filho

 

Ministro das Cidades participou da abertura do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção, que começou nesta quinta-feira (28) no Recife

Mais De 450 Mil Unidades Habitacionais Do Mcmv Serão Contratadas Em 2023, Informa Jader Barbalho Filho

O Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho ( foto) , participou do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção, que começou nesta quinta-feira (28) e vai até amanhã (29). O programa Minha Casa, Minha Vida é um dos temas bastante discutidos no evento. O Ministro trouxe dados sobre a contratação de novas unidades habitacionais e perspectivas para 2023 e 2024.

 

“A previsão é que a gente ultrapasse a marca de 450 mil novas unidades habitacionais contratadas em 2023. A minha expectativa é que, em 2024, a gente supere ainda mais essa marca, haja vista que teremos um tempo maior para o mercado reagir. Que essas novas unidades habitacionais possam se tornar realidade”, afirmou.

 

Jader acrescentou que até o início de outubro serão divulgadas as soluções que foram contempladas, a partir da análise que a Caixa fez dos terrenos que foram apresentados pelas empresas, pelos Governos dos Estados, pelas Prefeituras, e já mostrar quais foram os terrenos que passaram na aprovação a partir das normativas estabelecidas.

 

A intenção é que ainda no ano de 2023 já possam ser feitas as novas contratações do MCMV. “Me refiro à questão do FAR, que é o MCMV urbano, que atende os governos de estados, as prefeituras, e as empresas; ao MCMV-Rural; e também o MCMV entidades”, completa Jader.

 

O ministro das Cidades comentou, ainda, ações do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). “Nós lançamos o processo de seleção para todos os construtores serem muito bem atendidos. A seleção inicia no dia 9 de outubro e vai ficar aberta até o dia 10 de novembro para que possamos fazer as discussões das novas obras do PAC. O PAC total para o Brasil está, hoje, na ordem de R$ 1,7 trilhão. E o que coube ao Ministério das Cidades é da ordem de R$ 622 bilhões em duas ações: Associações das Cidades resilientes e sustentáveis e Água para todos”, ressaltou.

 

Jader Barbalho Filho participou remotamente na abertura do evento e lamentou por não poder estar presencialmente ao lado de outras autoridades que compunham o  painel, como Marcos Holanda, Presidente do FNNIC; Raquel Lyra, governadora de Pernambuco; Priscila Krause, vice-governadora de Pernambuco, João Campos, prefeito de Recife; o deputado federal Fernando Marangoni; o deputado federal Mendonça Filho; o Presidente da ADEMI/PE, Rafael Simões; e o Presidente do Sinduscon PE, Antonio Cláudio. Jader fez questão de deixar claro sobre a importância da contribuição do FNNIC para o FGTS: “Foi a principal contribuição que o Fórum fez para a nossa gestão”, completou o ministro.

 

O FNNIC está sendo transmitido pelo canal do Fórum no Youtube (https://www.youtube.com/@fnnic ). A programação está disponível no site do FNNIC (https://recife.fnnic.net/).

 

Sobre o FNNIC

O Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC) foi criado em 1988 e mobiliza construtores e incorporadores dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, assim como autoridades e profissionais de renome para discutir temas pertinentes à atividade econômica sob o aspecto financeiro e de geração de emprego e renda. Desde 2021, realiza reuniões semestrais itinerantes, alternando entre capitais da região Norte e Nordeste, para partilhar conhecimento e promover um intercâmbio de práticas que têm contribuído para a evolução do setor imobiliário e de obras públicas. Os encontros já ocorreram em Maceió (2021), Macapá (2022), João Pessoa (2022), Manaus (2023) e agora será no Recife, em 28 e 29 de setembro, no Cais do Sertão.

 

 

 

Deixe um comentário