“Velho é… ” : Geraldão é palco da abertura dos Jogos da Pessoa Idosa 2023 do Recife

18/09/23

Imprensa PCR

blogfolhadosertao.com.br

Evento realizado pela Prefeitura do Recife tem participação de 31 grupos de pessoas idosas com idades entre 60 e 95 anos; abertura aconteceu no Geraldão, às 15h; evento segue até o dia 30 de setembro. Prefeito João Campos prestigiou a solenidade

—————————————————————————————————————————–
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
——————————————————————————————————————————-

Evento realizado pela Prefeitura do Recife tem participação de 31 grupos de pessoas idosas com idades entre 60 e 95 anos; abertura aconteceu no Geraldão, às 15h; evento segue até o dia 30 de setembro. Prefeito João Campos prestigiou a solenidade

As portas do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira, estiveram abertas, neste sábado (16), para o início dos Jogos da Pessoa Idosa 2023. Com o tema “Jogos da Pessoa Idosa de Mãos Dadas com o Estatuto: 15 anos de Vivências e 20 anos de Conquistas”, a cerimônia desta 15ª edição contou com a presença do prefeito do Recife, João Campos, que declarou a abertura oficial dos jogos ao lado do secretário de Esportes, Rodrigo Coutinho, e do secretário executivo de Esportes, Gabriel Perrusi. O campeonato segue até o dia 30 e contará com 990 participantes com idades entre 60 e 95 anos, distribuídos por 31 grupos. A realização é da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Esportes.

“Fico feliz em estar aqui hoje e ver tanta longevidade e alegria. Essa é mais uma edição dos Jogos da Pessoa Idosa, porém, com uma diferença: batendo o recorde de inscrições. São quase mil idosos inscritos e mais de 30 grupos que estão mobilizados nos quatro cantos da cidade. Essa é uma competição boa, importante e que valoriza os idosos da cidade”, destacou João Campos. “Desejo muito sucesso a todos, que façam uma boa competição, que pratiquem a atividade física e que isso sirva para inspirar e estimular”, acrescentou ele.

A solenidade de abertura contou com a presença de representantes dos 31 grupos competidores, que desfilaram com muita alegria e desenvoltura ao som de uma orquestra musical. Após a execução do hino nacional, uma tocha foi acendida, em alusão ao espírito olímpico, e circulou ao redor da arquibancada superior do Geraldão, passando de mão em mão pelos competidores até chegar à pira olímpica, apoteose da abertura dos jogos da pessoa idosa.

Nos Jogos da Pessoa Idosa há uma série de atividades durante os dias de competição. A Mostra Artística Cultural acontece no dia 20, no Teatro do Parque. Haverá uma caminhada pelo Recife Antigo, no dia 24. Nos dias 26, 27 e 28 acontecem as disputas nas modalidades, no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro. O encerramento é no dia 30, no Clube AABB, nas Graças.

Os inscritos serão atendidos pela equipe de professores dos Programas de Esporte (Recife Ativo, Esporte no Compaz, Esporte é Fundamental e Esporte de Rendimento). A competição será realizada com 10 modalidades adaptadas: arco-flecha, basquete, damas, dominó, estafeta, futsal, golfe, handebol, hóquei e voleibol.

“É bom demais fazer essas atividades esportivas. Faz a gente desopilar a mente. Idoso, quando chega certa idade tem que estar ativo. Viver isso aqui me ajuda muito, principalmente porque interagimos com outras pessoas”, explicou a animada Ivone Pacífico, de 72 anos. “Comecei a procurar isso aqui apenas para me distrair, mas acabei construindo uma família de amigos. A gente faz tudo juntos. Para mim é muito bom já que eu fico muito sozinha, moro sozinha, não tenho filhos. Estou muito feliz de estar aqui hoje”, completou.

Em 2022, um total de 27 grupos de pessoas idosas participaram do evento e cada um recebeu um troféu. Mais precisamente, foram inscritas 740 pessoas, com idades entre 60 e 95 anos. Foram 10 modalidades adaptadas: voleibol, basquete, handebol, futsal, hóquei, golfe, arco, estafeta, dominó e dama.

SERVIÇO

– 16/09, 15h – Abertura, no Geraldão

– 20/09, 14h – Mostra Artística e Cultural, no Teatro do Parque

– 24/09, 14h30 – Caminhada, no Recife Antigo (saída da Avenida Marquês de Olinda)

– 26, 27 e 28/09, 9h – Modalidades, no Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro)

– 30/09, 15h – Encerramento, no Clube AABB (Graças)

Fotos: Marlon Diego/Prefeitura do Recife

No Amazonas: Queda de avião deixa 14 mortos

18/09/23

Por Felipe Farias/JC

blogfolhadosertao.com.br

O acidente aconteceu no final da tarde de sábado (16), na região de Barcelos. As autoridades ainda vão investigar as causas da quedaFilipe Farias

Michael DANTAS / AFP
Um avião de pequeno porte com turistas caiu na tarde de sábado (16), na região de Barcelos, no interior do Amazonas, e deixou 14 mortos – FOTO: Michael DANTAS / AFP

O avião levava 14 pessoas: piloto, copiloto e 12 passageiros, todos turistas que iam para Barcelos para pesca esportiva. Não houve sobreviventes. A lista de vítimas não foi oficialmente divulgada pelas autoridades, que vão esperar os exames de reconhecimento dos corpos, mas algumas famílias se manifestaram.

Uma das vítimas foi o empresário Gilcrésio Salvador Medeiros, 74 anos, dono da pousada Serra da Mesa, em Niquelândia (GO), a aproximadamente 260 quilômetros de Brasília. “Ele se foi de uma forma inesperada, mas estava indo fazer o que mais amava na vida: pescar”, foi postado no perfil oficial da pousada.

O avião partiu de Manaus rumo a Barcelos, a aproximadamente 400 quilômetros da capital amazonense, na margem direita do Rio Negro.

Era um modelo Embraer EMB-110 Bandeirante, com capacidade para transportar até 18 passageiros.

O avião estava regular?

O avião tinha autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operação como táxi aéreo e a situação de aeronavegabilidade era considerada normal. Em nota, a agência disse lamentar o acidente.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados para avaliar a queda da aeronave de matrícula PT-SOG.

De quem era a aeronave?

A aeronave pertencia à Manaus Aerotáxi. Em coletiva de imprensa neste sábado, o comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, disse que “se trata de uma empresa séria e já conhecida no Estado”.

Em nota publicada em rede social, a empresa disse lamentar “profundamente” o caso. “A segurança dos passageiros e tripulação é sempre a prioridade da Manaus Aerotáxi, por isso estamos certos que a aeronave e tripulação envolvida no sinistro atendiam a todas as exigências da autoridade de aviação civil necessárias à aeronavegabilidade, e estamos comprometidos em esclarecer todos os detalhes relacionados a este acidente”, destacou.

Por que o avião caiu?

A causa do acidente ainda será apurada. A queda da aeronave ocorreu em um momento de forte chuva no local, perto da área de pouso. De acordo com autoridades locais, outras duas aeronaves desistiram de aterrissar no aeroporto local pouco antes do acidente.

“O tempo estava muito ruim. Na tentativa de pousar, aconteceu essa tragédia”, disse ao Estadão o prefeito de Barcelos, Edson Mendes (MDB).

Segundo o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Vinícius Almeida, há relatos de que a aeronave teria pousado no meio da pista e não teria espaço suficiente para frear, o que ainda não foi confirmado.

“Acidentes não têm uma causa única, e todos os fatores serão analisados. Em breve, um relatório será divulgado”, declarou o brigadeiro Alcoforado.

O aeroporto local está em boas condições para receber voos?

Conforme o governo do Estado, o aeroporto de Barcelos está em boas condições e regularizado para voos de pequeno porte. O espaço passará por uma reforma na pista a partir do dia 25, mas seguirá com pousos e decolagens durante o dia (essas atividades não são liberadas à noite na unidade).

Por que Barcelos é um destino turístico?

O município é um dos principais destinos internacionais de pesca esportiva e recreativa do País, buscado por visitantes brasileiros e estrangeiros, e a temporada atual havia acabado de começar.

O voo era destinado a levar turistas para pescar no Alto Rio Negro. O destino ecoturístico é buscado por acumular recordes de grandes tucunarés (que podem superar um metro de comprimento) e pelos peixes ornamentais em geral. Barcelos reúne cerca de 700 ilhas e é o 2º maior município do País. Os operadores de turismo locais chegam a oferecer serviços com barco-hotéis, com roteiros de dias.

A alta temporada da pesca desportiva vai de setembro a março. Neste mês, o governo estadual anunciou a expectativa de atrair mais de 30 mil turistas, do Brasil e do exterior, nesta temporada. A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) estima que Barcelos concentra quase metade do turismo de pesca do Estado e que a temporada atual movimentará R$ 500 milhões, direta e indiretamente.

 

Em Petrolina: Visita do ministro abre oportunidades para firmar parcerias no Vale do São Francisco

18/09/23

ImprensaPE

blogfolhadosertao.com.br

A secretária de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Éllen Viégas (foto), disse ao final da visita de dois dias do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávero, ao Vale do São Francisco, na sexta-feira e sábado, nos lados baiano e pernambucano, que toda parceria para o desenvolvimento no campo é benvinda e que a visita oportuniza ao ministro conhecer as potencialidades do Vale e as necessidades do produtor rural.

“A região do Vale do São Francisco tem um extremo potencial produtivo para o mercado interno e externo”, destacando que água e assistência técnica é uma das principais necessidades e um olhar atento pode atender o produtor em seus anseios e potencializar o desenvolvimento do Vale, especialmente onde ainda há necessidade”, avaliou a secretária que acompanhou o ministro nas agendas no Vale baiano e pernambucano.

O ministro Carlos Fávero, que é matogrossense, ficou maravilhado ao final da programação na região. “Estou encantando em ver a resiliência de homens e mulheres que não se curvaram diante das clima inóspito e fizeram disso uma grande oportunidade, gerando riqueza. Vamos apoiar mais projetos como este”, falou o ministro.

No lado pernambucano do Vale, o ministro visitou experimentos com o plantio de frutas nos campos da Embrapa Semiárido, acompanhado da diretora regional do órgão de pesquisa, Auxiliadora Coelho, e os experimentos que proporcionam a redução na emissão de carbono chamou a atenção de Fávero.

No projeto de fruticultura irrigada Maria Tereza, apoiado pela Codevasf, acompanhado ainda da secretária pernambucana e do empresário do Vale do São Francisco, Guilherme Coelho, o ministro visitou o perímetro irrigado para a produção de uva e ouviu a história de pequenos produtores que vieram de outras regiões e hoje estão estabelecidos e prósperos no Vale.

A visita foi encerrada à tarde na Univasf, onde a secretária e o ministro conheceram os laboratórios móveis do projeto Agrotec implantado em parceria com o Governo Federal, para prestação de serviço aos produtores rurais.

Vitória Tricolor: Calleri marca e São Paulo vence Flamengo no Maracanã

18/09/23

Por G1

blogfolhadosertao.com.br

Tricolor paulista é superior no Rio de Janeiro, leva vantagem para o Morumbi e fica a um empate de conquistar o título inédito da competição

  • Resumão

    O São Paulo se sentiu em casa no Maracanã e deu um importante passo rumo ao título inédito da Copa do Brasil. Neste domingo, o tricolor paulista teve grande atuação e abriu vantagem no jogo de ida da decisão após vencer o Flamengo por 1 a 0, com gol marcado por Jonathan Calleri. Pelo nível de atuação, fica a impressão de que o placar poderia ser até mais largo para a equipe do Morumbi. A partida também marcou mais uma péssima atuação do rubro-negro carioca, com direito a protestos contra o time, uma possível lesão de Gabigol, xingamentos à diretoria e muita irritação do técnico Jorge Sampaoli.

    Flamengo 0 x 1 São Paulo - Melhores momentos - 1º jogo da final - Copa do Brasil 2023

    Flamengo 0 x 1 São Paulo – Melhores momentos – 1º jogo da final – Copa do Brasil 2023

  • Jogo de volta

    Com a vitória por 1 a 0 nesta partida de ida da final, o São Paulo pode até empatar na volta, no próximo dia 24, no Morumbi, que conquistará o seu primeiro título de Copa do Brasil na História. Já o Flamengo precisa vencer por dois gols de diferença para faturar o pentacampeonato da competição, ou devolver a diferença de um gol para levar para os pênaltis.

    Calleri comemora gol marcado na final da Copa do Brasil em São Paulo e Flamengo

    Calleri comemora gol marcado na final da Copa do Brasil em São Paulo e Flamengo (Foto: André Durão)

  • Renda recorde (e com vaias)

    A primeira partida da final da Copa do Brasil entre Flamengo e São Paulo registrou a maior renda bruta da história entre clubes no Brasil: R$ 26.343.300 milhões. Os 60.390 pagantes (67.350 presentes) tiveram que desembolsar uma grana para assistir à vitória do São Paulo, por 1 a 0, no Maracanã. Os ingressos foram vendidos com preços variando entre R$ 400 e R$ 4.500 para o público em geral, o que virou motivo de vaias.

    Festa da torcida do Flamengo

    Festa da torcida do Flamengo (Foto: Fred Gomes/ge.globo)

  • Como foi o primeiro tempo?

    Apesar da bela festa da torcida rubro-negra, a pressão foi toda do São Paulo nos primeiros 45 minutos. O placar foi de 1 a 0, com gol marcado por Jonathan Calleri, mas a vantagem poderia ter sido ainda maior.

    Bem postado e melhor em campo, o São Paulo teve três chances claras — além do gol marcado — para marcar. Mas parou no goleiro Matheus Cunha e na falta de capricho de seus ataques. Alisson dominou o meio-campo e Lucas Moura estava muito bem nas arrancadas.

    Já o Flamengo estava totalmente desorganizado. A única chance de perigo foi numa boa jogada entre Gerson e Bruno Henrique, que sequer terminou em finalização. Aliás, o rubro-negro sequer chutou a gol nos primeiros 45 minutos.

    Calleri em Flamengo e São Paulo, pela primeira partida da final da Copa do Brasil

    Calleri em Flamengo e São Paulo, pela primeira partida da final da Copa do Brasil (Foto: André Durão)

  • Como foi o segundo tempo?

    Na segunda etapa, o Flamengo subiu de produção, mas isso não significa que chegou a ser perigoso. A entrada de Everton Ribeiro mudou a forma da equipe rubro-negro se posicionar em campo, mas o goleiro Rafael pouco foi exigido durante a segunda etapa.

    O São Paulo sentiu a parte física, cansou no segundo tempo e apostou numa estratégia mais defensiva. Foi muito eficiente no que se propôs e amarrou o jogo de forma muito efetiva. Se tivesse fôlego para arriscar mais contra-ataques, dificilmente não teria ampliado o placar.

    Do lado do Flamengo, a preocupação fica por conta de Gabigol, que substituído aparentando ter sentido uma lesão. Pedro e Bruno Henrique tentaram chamar a responsabilidade, mas pouco conseguiram assustar. No fim, o rubro-negro foi chamado de “time sem vergonha”.

    Beraldo, do São Paulo, disputa jogada com Pedro, do Flamengo

    Beraldo, do São Paulo, disputa jogada com Pedro, do Flamengo (Foto: André Durão)

  • Fala, Rafinha!

    – O Dorival preparou o time muito bem, sabemos da força do Flamengo, conheço bem, estive aqui, uma equipe poderosa, muito forte, todo jogador tem qualidade gigante. A gente se comportou muito bem, parabéns à nossa equipe. É muito difícil jogar aqui. O Maraca estava lindo, isso é prazeroso, estamos contentes de ter conquistado a vitória, mas isso não significa nada, tem mais 90 minutos, temos que fazer outro jogo como hoje, impecável, para sair com o título. Pezinho no chão, é devagar, devagar, um jogo só não adianta nada.

    Rafinha fala sobre vitória do São Paulo na ida da final da Copa do Brasil: "Deixa a euforia pro torcedor"

    Rafinha fala sobre vitória do São Paulo na ida da final da Copa do Brasil: “Deixa a euforia pro torcedor”

Bienal PE escreve à Raquel Lyra após polêmica do Governo com Fenelivro

18/09/23

Por Emanuel Bento/JC

blogfolhadosertao.com.br

 

Fenelivro, marcada pra 25 de setembro, foi adiada após cancelamento de dispensa de licitação para realizar o evento por R$ 52,505,200,00

 

A polêmica dispensa de licitação do Governo de Pernambuco para que Andelivros (Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros) realizasse a Feira Nordestina do Livro – Fenelivro por um valor estimado em R$ 52,505,200,00 vem repercutindo no meio editorial do Estado.

Após a reação negativa do setor e do meio político pela autorização de inexigibilidade de chamamento público, publicado no Diário Oficial na última terça-feira (12), o Governo publicou, na sexta-feira (15), um ato que torna sem efeito o extrato.

Ainda na sexta, a organização da Fenelivro divulgou uma nota informando que o evento “foi adiado para uma nova data, que está sendo discutida e será, em breve, anunciada”.

“Para os expositores que, no entanto, não desejarem manter sua participação na feira, será devolvido o valor que foi pago. Qualquer outra dúvida, pedimos que entre em contato com a produção da feira, através do email: aceventosne@gmail com, ou pelo telefone (81) 99213-4402”, completa a nota.

Feira Nordestina do Livro – Fenelivro estava marcada para ser realizado entre 25 de setembro a 5 de outubro, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

Bienal do Livro

Ainda na sexta-feira, a coordenação da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco divulgou uma carta direcionada à governadora Raquel Lyra. No texto, a entidade não cita diretamente o caso da Fenelivro, mas expressa sua “disposição em colaborar de maneira construtiva” com o Governo.

“Nesse contexto, acreditamos que a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, com sua sólida estrutura e a confiança consolidada no mercado editorial brasileiro e mundial, pode desempenhar um papel fundamental na promoção da educação em nosso estado”, diz um trecho da carta.

“Continuamos com o firme propósito de fortalecer a educação em Pernambuco e nos colocamos à disposição para iniciar conversas construtivas e, assim, encontrar formas de parceria que preservem e incentivem a capacitação para professores gestores da Educação do Estado como uma agenda positiva para Pernambuco”, completa.

A Bienal PE está marcada para ocorrer entre os dias 06 e 15 de outubro, no pavilhão interno do Centro de Convenções, em Olinda, ocupando uma área de mais de 9 mil m².

Esta edição tem como tema “Fome de quê? Você é o que você lê!”. Com isso, o evento traz à tona discussões sobre a fome em suas diversas facetas, indo além da necessidade de alimentação para explorar os anseios e desejos que permeiam o ser humano. Este ano, a Bienal presta homenagem a dois pernambucanos de destaque em suas áreas: Josué de Castro (in memoriam) e Lia de Itamaracá.

Entenda a polêmica da Fenelivro
RAFA MATOS/DIVULGAÇÃOFENELIVRO Registros da 5ª edição, no Centro de Conveções – RAFA MATOS/DIVULGAÇÃO

O valor publicado de R$ 52,505,200,00 publicado no Diário Oficial para realização da Fenelivro foi considerado alto para evento do tipo, mesmo quando comparado a eventos nacionais.

Na quarta-feira (13), em notas para a imprensa, o Governo informou que parte considerável desse valor, cerca 78%, seria convertido em vouchers para que professores e servidores administrativos comprassem livros. Outros 20% seriam destinados às escolas públicas estaduais e Biblioteca Pública do Estado (BPE).

Somente nesta sexta-feira (15) foi publicado um ato que torna sem efeito o extrato da Secretaria de Educação. “O ato foi suspenso porque, para garantir o bônus de livros para todos os professores e agentes administrativos da rede estadual de ensino, objeto deste investimento, será necessário um instrumento legal que estabeleça e normatize a bonificação. A matéria, de autoria do Poder Executivo, será publicada”, informou a Secretaria, em nota.

“A decisão do Governo de Pernambuco pela garantia de recursos para professores e agentes da SEE terem acesso a amplo acervo bibliográfico está garantida e é mais um passo para reforçar a qualidade do ensino em Pernambuco”, completou.

Confira a carta completa da Bienal PE:

“A coordenação da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, ao longo de suas três décadas de existência, reforça seu compromisso com o desenvolvimento cultural e educacional de nosso Estado e, ao mesmo tempo, expressa sua disposição em colaborar de maneira construtiva com o Governo de Pernambuco.

Reconhecemos a importância de eventos culturais para o enriquecimento da sociedade e a promoção da leitura. Nesse contexto, acreditamos que a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, com sua sólida estrutura e a confiança consolidada no mercado editorial brasileiro e mundial, pode desempenhar um papel fundamental na promoção da educação em nosso estado.

Nossa XIV edição vem sendo elaborada há dois anos. Será realizada entre os dias 6 e 15 de outubro, no Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, e temos confirmada a participação de mais de 100 expositores representando mais de 500 editoras. Temos também toda uma grade de programação confirmada com autores reconhecidos nacional e internacionalmente.

Nosso trabalho conta com o respaldo e apoio institucional de entidades como a Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e União Brasileira de Escritores de Pernambuco (UBE PE).

Continuamos com o firme propósito de fortalecer a educação em Pernambuco e nos colocamos à disposição para iniciar conversas construtivas e, assim, encontrar formas de parceria que preservem e incentivem a capacitação para professores gestores da Educação do Estado como uma agenda positiva para Pernambuco.

Atenciosamente,

Coordenação da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco”

Rua Tinindo: Moradores do Poço da Panela recebem vias requalificadas

18/09/23
ImprensaPCR
blogfolhadosertao.com.br
Morador esperou 60 anos para ter a rua pavimentada/requalificada
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

As ruas Engenheiro Jair Furtado Meireles e Joaquim Xavier de Andrade receberam a implantação de pavimentação e drenagem, com investimento total de quase R$ 800 mil

Os moradores do bairro do Poço da Panela passaram a contar com mais conforto onde residem. O prefeito do Recife, João Campos, entregou, neste domingo (17), mais duas vias concluídas pelo Programa Rua Tinindo, acompanhado da secretária de infraestrutura do Recife, Marília Dantas. As intervenções foram executadas nas ruas Engenheiro Jair Furtado Meireles e Joaquim Xavier de Andrade, e vão melhorar as condições de circulação tanto de veículos quanto de pessoas, além do sistema de escoamento das águas das chuvas. A gestão municipal já concluiu 10 vias requalificadas e outras 44 estão com os serviços em andamento. O investimento nas duas obras foi de R$ 769.626,34.

“São mais duas entregas que a gente faz e são mais duas ruas de cara nova no Recife. Nos próximos meses a gente chega a marca de 150 ruas, batendo um recorde de calçamentos. Lembrando que, em todas as ruas que precisam ter drenagem a gente faz e faz a calçada também. Estamos levando isso para os quatro cantos do Recife para que a gente tenha uma cidade melhor”, declarou o prefeito João Campos. Além disso, na ocasião ele destacou que é importante fazer esse tipo de intervenção preservando as árvores que já existiam na rua. “Faço questão de enfatizar que toda obra é feita pensando em trazer qualidade de vida para os moradores e preservando a natureza. Afinal, as árvores têm muito mais tempo de vida do que a gente aqui”, completou.

As obras do Programa Rua Tinindo, a cargo da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), vão beneficiar cerca de 150 vias em um investimento de cerca de R$ 120 milhões. Já foram iniciados os serviços de pavimentação e drenagem em 44 vias distribuídas nas seis RPAs da cidade. As intervenções na drenagem melhoram o escoamento e a captação das águas das chuvas, eliminando pontos de alagamento.

A Rua Engenheiro Jair Furtado Meireles recebeu pavimentação em paralelepípedos em 200 metros de extensão (ou uma área de 1.419,02 m²). A drenagem conta agora com 24 metros de tubulação, três caixas coletoras com gavetas, 404,63 metros de meio fio e 376,26 m² de passeios públicos (intertravado). As obras tiveram início em 27 de fevereiro e foram concluídas no dia 18 de agosto, um investimento de R$ 447.206,73.

De acordo com o aposentado Jorge Bandeira, de 60 anos, morador da rua há mais de 10 anos, transitar pelo entorno durante o inverno era um problema. “Antes aqui era cheio de buraco, a rua enchia de lama, era um problema passar por aqui. E no verão, a poeira era grande. Agora tá show, e o que eu mais gostei foi que preservaram as árvores que fazem parte do bairro. Isso é muito importante”, declarou.

Morando no endereço há 46 anos, Simone Correia afirmou que obras desse tipo, além de melhorarem a qualidade de vida, trazem mais segurança. “Sempre ouvi muita promessa de calçar essa rua e nada. Antigamente, ela nem saída tinha, era tudo bloqueado, mas agora tem. E a pavimentação fez toda a diferença. Viveremos em melhores condições de locomoção, acesso à residência e consequentemente mais segurança. A obra contribui diretamente para a melhoria da segurança aqui da área”, comemorou.

A Rua Joaquim Xavier de Andrade também recebeu pavimentação em paralelepípedos em 166,54 metros de extensão (ou uma área de 1.103 m²). A drenagem passa a ter 11 metros de tubulação, duas caixas coletoras com gavetas, 146,18 metros de meio fio e 181,27 m² de passeios públicos (intertravado). As obras tiveram início em 27 de fevereiro e foram concluídas no dia 30 de agosto, um investimento de R$ 322.419,61.

Paulo Fernando da Costa Lima, de 77 anos, mora na rua há 60 anos e não controlou a emoção ao falar da intervenção. Ele contou que a rua tem o nome do seu avô e que, certamente, de onde ele estiver, está agradecido pelo feito. “Isso aqui foi um absurdo de bom. Isso aqui é parte da minha história e da minha família. Essa rua tem o nome do meu avô. E eu digo que, com toda a certeza, ele ficaria feliz em ver isso aqui bonito como está. O trabalho foi muito bem feito”, afirmou.

Fotos: Marlon Diego/Prefeitura do Recife