Compesa: Programa abre espaço para visitação às unidades de tratamento de esgoto na Região Metropolitana do Recife

07/09/23
ImrensaPE
blogfolhadosertao.com.br

Unidades de tratamento de esgoto na RMR abrem para visitação | Local: Diario de Pernambuco

O Programa Portas Abertas é uma iniciativa voltada para estudantes, comunitários e interessados pelo saneamento que prevê visitas guiadas às Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) do Programa Cidade Saneada, parceria público-privada entre a Compesa e a BRK. O projeto está em curso desde 2014 na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Goiana, na Matas Norte, e, desde então, já foram realizadas mais de 300 visitas, com cerca de quatro mil participantes ao todo.

A tradicional visita presencial costuma receber estudantes de escolas, cursos técnicos e faculdades, mas é aberta a todos que quiserem conhecer de perto como é realizado o processo de tratamento de esgoto na RMR. “Tenho o hábito de conduzir meus alunos em pelo menos três visitas anuais. É de extrema importância que eles possam relacionar os conceitos teóricos discutidos em sala de aula com as situações práticas do mundo real. Aqui, não são apenas tanques de esgoto. Trata-se de uma grande construção civil e hidráulica e a oportunidade de aprendizado in loco tem um efeito transformador para os estudantes”, comenta o professor doutor Mário Kato, responsável pelo Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UFPE.

Em 2020, o programa passou a contar com uma versão virtual, em que todo o processo de tratamento que o esgoto recebe nas unidades da RMR/Goiana é apresentado. “É muito gratificante ensinar mais sobre o processo de tratamento de esgoto e conversar com as pessoas sobre a transformação que o saneamento de qualidade oferece à população”, frisa Suzana Oliveira, da área de Responsabilidade Socioambiental da BRK. Já o gerente de Monitoramento e Desempenho da Compesa, Bruno Gonçalves, ressalta que o Programa Portas Abertas é uma grande oportunidade gratuita de aprendizado, que repassa conhecimento sobre o funcionamento de uma unidade de tratamento de esgoto, serviço que melhora a qualidade de vida das pessoas.

Para agendar a sua participação no Programa Portas Abertas, você pode entrar em contato pelo e-mail: portasabertas@brkambiental.com.br. A visita presencial acontece de segunda a sexta-feira (manhã ou tarde) e a confirmação está sujeita à disponibilidade na agenda.

TJPE atuará em regime de plantão judiciário nos dias 7 e 8 de setembro

06/9/23
Ascom TJPE
blogfolhadosertao.com.br
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai atuar em esquema de plantão judiciário nas próximas quinta e sexta-feira (7 e 8/9), nas comarcas da Capital e do Interior. Na quinta-feira (7/9), o esquema de plantão acontece em razão do feriado do Dia da Independência do Brasil; e na sexta-feira (8/9), o plantão forense será realizado em virtude do elevado custo operacional do aparelho jurisdicional. Nas referidas datas, o Judiciário estadual prestará atendimento remoto voltado apenas para as demandas de urgências de 1° e 2° Graus de caráter cível e criminal, como habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares, entre outros. O horário de funcionamento dos plantões será das 13h às 17h.
Para conferir o Plantão Judiciário de 1º e 2º Graus do TJPE, basta clicar nos seguintes links:Plantão 1º Grau Capital Plantão 2º Grau Capital Comarcas da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Interior – Para conferir a lista de contatos das unidades judiciárias plantonistas da RMR e das comarcas do Interior que vão atuar em regime de plantão durante os dias 7 e 8 de setembro, bem como as suas respectivas áreas de abrangência, basta acessar a seção Plantão Interior – 1º Grau.  O esquema de plantão do Judiciário estadual que versa sobre os feriados e expedientes forenses do ano de 2023 no âmbito do TJPE foi publicado na Edição de nº 206/2022, do Diário da Justiça Eletrônico (DJe), através do Ato Conjunto 42/2022. Para conferir o Ato Conjunto 42/2022 na íntegra, clique AQUISaiba mais sobre como funciona o Plantão judiciário

No recife: O Mercado da Encruzilhada reabriu portas hoje (6)

06/09/23
Imprensa PCR
blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo

Prefeito João Campos também já encaminhou à Câmara do Recife o Projeto de Lei que institui o auxílio-emergencial para os permissionários afetados pelo incêndio. Serão R$ 3 mil por mês até a conclusão das obras de reconstrução, além da oferta de um espaço temporário para comercialização.

Presente na memória afetiva do Recife, o Mercado da Encruzilhada reabre as portas ao público a partir de amanhã, quarta (6). A notícia foi dada pelo prefeito João Campos na manhã desta terça (5). “O Mercado da Encruzilhada reabre as suas portas a partir de amanhã. Nossa equipe concluiu o isolamento da área atingida pelo incêndio e restabeleceu o sistema elétrico dos demais setores do equipamento”, anunciou o prefeito, que também deu prosseguimento às tratativas sobre o suporte financeiro para os permissionários diretamente atingidos pelo incêndio que aconteceu domingo.”Outra boa notícia é que também já encaminhamos, à Câmara do Recife, o PL que institui o auxílio-emergencial para os permissionários afetados pelo incêndio. Serão R$ 3 mil por mês até a conclusão das obras de reconstrução”, complementou.

A reabertura contempla todos os prestadores de serviço que não foram diretamente impactados pelos efeitos do incêndio que aconteceu no último domingo e atingiu 11 operações. O Mercado da Encruzilhada funciona de segunda a sábado de 6h às 18h e, aos domingos, de 6h às 12h. A reabertura é possível após vistoria realizada pela Defesa Civil. O Instituto de Criminalística realizou uma vistoria no local na manhã desta terça-feira (5) .

Gabriel Leitão, diretor presidente do CONVIVA Mercados e Feiras Autarquia Municipal, ratifica que as iniciativas têm sido realizadas da forma mais célere possível. “A obra de demolição da parte da estrutura comprometida para que sejam iniciadas as obras de requalificação será iniciada ainda hoje à tarde e a operação da área externa será iniciada o quanto antes. Hoje à tarde técnicos irão ao local para definir o posicionamento dos equipamentos que ficarão do lado externo do mercado”, antecipa, se referindo aos contêineres que irão abrigar as operações que foram atingidas.

Em relação ao auxílio, os permissionários já constam do banco de dados da autarquia e devem receber o benefício a partir da aprovação do Projeto de Lei que foi encaminhado pela gestão à Câmara Municipal do Recife. Todo o sistema de combate e prevenção a incêndio também está sendo revisado e serão estruturadas as criações de brigadas de incêndio nos mercados.

Mercados passam por reformas e manutenções constantes – A Conviva Mercados e Feiras é responsável por administrar 43 equipamentos, incluindo 23 mercados públicos do Recife. O serviço de manutenção acontece de maneira recorrente. Os mercados da Boa Vista e Encruzilhada haviam passado por requalificação em 2021 e, no momento, mais sete equipamentos estão com reformas previstas ou em andamento: Mercado de Beberibe, Mercado da Boa Vista, Mercado de Casa Amarela, Mercado de Santo Amaro, Pátio de Feira da UR-1, Pátio de Feira do Cordeiro, Pátio de Feira da Encruzilhada.

Em 2023 foram concluídas as obras no Mercado de Nova Descoberta, na Feira Nova de Nova Descoberta e no Pátio de Feira de Roda de Fogo. Em breve também serão finalizadas as obras de colocação de brises (protetores de sol) no Centro Comercial Cais de Santa Rita e Feira Nova de Afogados.

Fotografia – Diego Nigro PCR Imagem

Raquel Lyra inaugura novo prédio e ampliação do Hospital Agamenon Magalhães, no Recife

06/09/23

Imprensa PE

blogfolhadosertao.com.br

Obra era prometida desde 2013 e representa a expansão nos atendimentos em saúde para os pernambucanos em um dos principais hospitais da rede própria do Estado
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

O Ambulatório José Breno de Souza Filho, anexo ao Hospital Agamenon Magalhães (HAM), foi inaugurado na manhã desta terça-feira (5) pela governadora Raquel Lyra e a vice Priscila Krause. A obra de ampliação da unidade de saúde foi iniciada em 2013 e deveria ter sido entregue à população desde 2015. Com a conclusão pela atual gestão, os atendimentos aos pacientes que estavam agendados para as especialidades ofertadas pela unidade serão iniciados ainda hoje, durante a tarde.

A chefe do Executivo estadual fez o descerramento da placa e conheceu as salas da nova unidade. “É com muita alegria que estamos entregando o novo ambulatório para o Hospital Agamenon Magalhães. Com isso, os atendimentos de referência no cuidado cardiológico e materno-infantil, além de cirurgias, ganham um espaço digno para atender os cidadãos, assim como os servidores da saúde também terão um ambiente melhor para trabalhar. Essa inauguração faz parte do nosso compromisso de colocar a saúde como prioridade em Pernambuco”, ressaltou Raquel Lyra.

A partir do início do funcionamento da unidade, o serviço ambulatorial do HAM passa de 25 para 43 salas disponíveis. Serão ofertados atendimentos em Ginecologia, Pré-Natal de Alto Risco, Otorrinolaringologia, Endocrinologia, Clínica Médica, Cardiologia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Pediatria Egresso Prematuridade, Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição e Fisioterapia.

“A inauguração do Ambulatório José Breno de Souza Filho é a materialização da mudança que estamos promovendo para expandir os serviços oferecidos no Hospital Agamenon Magalhães, que é um centro de referência no atendimento de diversas especialidades na capital do Estado. Entregar um prédio totalmente novo no HAM, com quase o dobro de salas para atendimento especializado, faz parte do estado de mudança do governo Raquel Lyra”, afirmou a secretária de saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti.

O novo ambulatório conta com quatro andares e permitirá a inauguração de novos serviços, como os blocos de Pequenos Procedimentos Cirúrgicos de Caráter Ambulatorial. O setor administrativo do HAM também foi realocado, permitindo transformar a área administrativa anterior em área assistencial e proporcionar acomodação de pacientes com indicação de hospitalização por aumento do número de leitos ativos. O investimento total na unidade foi de R$ 25 milhões, sendo R$ 20 milhões destinados para as obras do local e R$ 5 milhões para equipamentos. Deste montante, R$ 7 milhões são oriundos do Ministério da Saúde.

Para a diretora do HAM,  Ângela Lannia, o novo espaço representa uma conquista. “A entrega do novo ambulatório representa uma grande vitória para a sociedade pernambucana, pois oferta um setor estruturado e qualificado para uma assistência de excelência aos usuários do SUS. Com o prédio, vamos abrir o novo serviço de pequenas cirurgias. Agradecemos pela entrega do governo, que alavancou essa obra que vinha há anos parada”, disse.

HOMENAGEM – O nome do setor é em homenagem ao médico cardiologista e hemodinamicista que trabalhou por muitos anos na hemodinâmica do hospital, prestando assistência importante à população cardiopata. José Breno de Souza Filho faleceu em setembro de 2020, vítima da covid-19. “Cada homenagem, lembrança e menção que fazem ao meu pai, ainda mais tendo feito, ontem, três meses da sua partida, nos enche de alegria, dando forças para seguir. Agradeço e parabenizo à governadora e a todos do governo que fizeram isso acontecer”, agradeceu o filho do homenageado, José Breno de Souza Neto.

Estiveram presentes na inauguração o secretário Hercílio Mamede (Casa Militar), os deputados estaduais Antônio Moraes e Socorro Pimentel, os vereadores do Recife Alcides Cardoso, Doduel Varela, Ronaldo Lopes e Felipe Alecrim, além da prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz.

Fotos: Miva Filho/Secom

No Dia da Amazônia, assista o filme caruaruense “Menina Semente”

06/09/23
Cia Bacurau Cultural 
blogfolhadosertao.com.br
Em comemoração ao Dia da Amazônia, celebrado neste 5 de setembro, o premiado filme caruaruense “Menina Semente”, dirigido por Túlio Beat, ficará disponível ao público.
Miniatura do anexo

 

O curta-metragem ficcional traz a história fantástica de uma menina indígena (Thaylana Queiroz) que tem o poder de se transformar em semente para renascer num tempo melhor para seu povo.

Premiado em diversos festivais, o filme é  também vencedor do Desafio MMA – Moda, Música e Audiovisual do Armazém da Criatividade/Porto Digital.

Para celebrar o Dia da Amazônia, diversos eventos acontecerão ao longo de todo o mês de setembro, tanto nos estados amazônicos como em outras partes do país. O Dia da Amazônia foi instituído por lei em 2007, no segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na presidência. O objetivo é chamar atenção sobre a importância da preservação da maior floresta tropical do mundo.
“Menina Semente” foi todo gravado em Caruaru-PE, tem direção e roteiro de Túlio Beat, direção de fotografia e Som de Paulo César Araújo e Daniel Stracci, assistência de fotografia: Isa Feitosa, Paulo Conceição e Adriano Estanislau, assistência de Som: Guilherme Barros e Christopher Bernardo, assistência de Produção: Mary Queiroz, Maquiagem e Figurino: Paulo Conceição, contra-regra Candido Rafael, assistente de produção Deusdete Maria, Leandro José da Silva e no elenco: a atriz mirim Thaylana Queiroz, Camila Haydée, Marisflora (Mariana Carvalho), Laura Haydée, Paula Monteiro, Rafaella Santos, Ida Barbosa, Patricia Santos e Rafaela da Hora.
Assista a Menina Semente no link: https://www.youtube.com/watch?v=hPGO34nhtww
FOTO: ISA FEITOSA

Arte em PE: Raquel Lyra se reúne com artistas e organizadores do Cine PE para debater investimentos na cultura do Estado

06/09/23

Imprensa PE 

blogfolhadosertao.com.br

 

Miniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Artistas, produtores, diretores e organizadores do Cine PE foram recebidos, nesta terça-feira (5), pela governadora Raquel Lyra e a vice Priscila Krause, no Palácio do Campo das Princesas. O grupo agradeceu o fomento do Governo do Estado ao festival e debateu sobre investimentos na arte e cultura pernambucanas. A 27ª edição do Festival, com o tema “O Audiovisual é da Nossa Natureza”, começou ontem, no Teatro do Parque, no Recife. 
“A identidade cultural de Pernambuco nos diferencia de qualquer povo do mundo. Infelizmente, nossos palcos naturais não receberam o devido incentivo. Mas, a partir de agora, nós garantimos que o Cine PE terá todo o apoio dentro nos próximos anos. Nossos arranjos culturais podem ser trabalhados de uma maneira muito mais profissional e envolvendo, também, os atores econômicos do nosso Estado para que o orçamento seja aplicado no lugar certo. O governo seguirá cumprindo seu papel”, ressaltou Raquel Lyra.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está patrocinando o Cine PE através da Copergás, do Complexo Industrial Portuário de Suape e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Juntos, os órgãos realizaram o aporte de R$ 300 mil, sendo R$ 100 mil de cada. “Temos a dimensão do significado que o Cine PE tem para Pernambuco diante de tudo o que promove para nossa cena cultural. Pernambuco é um expoente cultural e agradecemos muito à família Bertini por empenhar esse festival tão importante nos nossos territórios”, pontuou Priscila Krause. 
O potencial que o festival tem de crescer nos próximos anos foi ressaltado pela secretária de Cultura, Cacau de Paula. “Foi muito importante escutar os organizadores do Cine PE, que é um grande festival, de referência nacional. Pudemos conversar sobre a indústria audiovisual e o potencial do Estado enquanto celeiro de grandes produções artísticas”, afirmou.
O festival é uma das maiores vitrines da produção audiovisual brasileira. Neste ano, os escolhidos para receber a homenagem Calunga de Ouro por sua trajetória são o ator Caio Blat e a empresa de produções cinematográficas L. C. Barreto. As sessões no Teatro começam às 19h e o acesso é gratuito. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria às 17h.
“Essa recepção da governadora Raquel Lyra e da vice Priscila Krause é um reconhecimento público de um trabalho que, mesmo privado, tem um efeito muito importante do ponto de vista de cadeia produtiva e do estímulo à arte e à cultura. Minha expressão maior agora é de gratidão, de agradecer à determinação do Governo no sentido de continuar apoiando um projeto importante de 27 anos”, afirmou o idealizador do Cine PE, Alfredo Bertini.
Estiveram presentes o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, a presidente da Fundarpe, Renata Borba e o presidente da Adepe, André Teixeira. O ex-ministro Cristóvam Buarque, sua esposa, Gladys Buarque; os produtores Oswaldo Massaini Filho, Cícero Aragon, Márcio da Silva, Flávio Helder, Sérgio Figaldo, Denise Del Cueto; os diretores Sérgio Rozenblit, Alfredo Bertini, Sandra Bertini e Patrícia Bertini e do ator Edson Celulari também participaram da reunião.
Fotos: Miva Filho/Secom