11/08/23
Ascom Alepe
blogfolhadosertao.com.br

O fechamento de vagas de terapia intensiva nos hospitais estaduais motivou o pronunciamento que abriu a Reunião Plenária desta quinta na Assembleia Legislativa. O deputado João Paulo, do PT, registrou o fim da operação do Hospital de Retaguarda em Neurologia, no último mês de junho, e o possível fechamento de leitos desse tipo no Hospital da Restauração, ambos no Recife. “Estarei solicitando essa audiência pública para que esses fatos sejam aqui explicados e que, acima de tudo, alternativas sejam colocadas para que a população não perca e não deixe de ter esses atendimentos.”
João Paulo também pediu mobilização para incluir o trecho pernambucano da Ferrovia Transnordestina no PAC, Plano de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal. O deputado, que coordena a Frente Parlamentar dedicada ao tema na Alepe, anunciou audiências públicas nos municípios de Salgueiro, no Sertão Central, e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, para discutir o impacto das obras nas comunidades locais. A conclusão do segmento entre Salgueiro e o Porto de Suape necessita de cinco bilhões de reais para ser implementado.
O deputado João Paulo Costa, do PCdoB, questionou os valores da taxa de esgoto cobrada pela Compesa no município de Gravatá, no Agreste Central. O problema atinge inclusive residências sem acesso à água tratada e a saneamento, de acordo com o parlamentar.
Queixas contra a falta de organização no concurso para o cargo de professor da rede pública de Caruaru, no Agreste Central, foram destacadas pela deputada Rosa Amorim, do PT. Ela contou que foi procurada por candidatos eliminados porque o endereço apontado no cartão de inscrição não correspondia ao local de realização da prova, aplicada no último domingo, 6 de agosto. A parlamentar cobrou esclarecimentos da Prefeitura de Caruaru.