25/08/23
Ascom Secult e Fundarpe
blogfolhadosertao.com.br
Atividade será realizada na Fábrica de Criação Popular, no Sesc-Triunfo, entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro. Festival é uma realização do Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e Fundarpe
Uma das ações da 14ª edição do Festival de Cinema de Triunfo, que acontece de 28 de agosto a 2 de setembro, é a oficina Outros Sertões e o Minuto; A atividade trará uma imersão para jovens de Triunfo em cinema, trazendo reflexões teóricas e práticas do fazer audiovisual para buscarem lançar novos olhares sobre o Sertão. O objetivo é torná-los protagonistas da construção de sua identidade e de seu desenvolvimento cultural (imagem/representação), por meio do conhecimento e apropriação da linguagem audiovisual. A formação será realizada na Fábrica de Criação Popular, no Sesc-Triunfo. As inscrições devem ser feitas pelo formulário.
De segunda (28/8) a sexta (1º/9), as aulas serão realizadas das 14h às 18h. No sábado (2/09), em dois horários: 9h às 12h e 14h às 17h. A carga horária é de 26h e haverá emissão de certificado. A iniciativa buscará reflexões sobre representações do Sertão que ao longo dos anos parte de uma narrativa única, ancorada na miséria, fome, seca, violência e devoção religiosa. Em sua proposta, ela irá além desses elementos, apresentando aos alunos obras que trazem novos horizontes de paisagens e sujeitos sertanejos no audiovisual.
Ela proporcionará aos alunos fundamentação teórica sobre a linguagem audiovisual, levando-os a compreender e identificar os códigos específicos desta linguagem a partir de um outro olhar para os sertões. Ao final da iniciativa, os alunos produzirão um curta de 1 minuto, partindo da criação do roteiro até a edição, passando por todas as etapas da pré-produção, filmagem e pós-produção.
A oficina é ministrada por Mila Nascimento, produtora cultural, poeta e cineasta, que desenvolve um trabalho de formação audiovisual para jovens e crianças, além de trabalhos como a participação na coletânea As Filhas de Lilith, assim como atuação como videomaker em produções autorais e institucionais, direção de videoclipes e oficinas de documentários produzidos com celulares. Ela se junta a Uilma Queiroz, realizadora sertaneja e historiadora, diretora do longa documentário “O Bem Virá” e idealizadora do curso “Os Sertões de Cinema”.
O 14º Festival de Cinema de Triunfo é uma realização do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com apoio da Prefeitura de Triunfo, Secretaria de Turismo, Desenvolvimento e Lazer de Triunfo, Sesc, Fecomércio, Senac e Associação Comercial Municipal de Triunfo. A programação completa está disponível aqui.