Avanço: Secretária Ellen Viegas destaca no XX II Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca que parceria alavancará setor

22/08/23

Ascom SDA/ Jaqueline Macedo

blogfolhadosertao.com.br

 

O evento que ocorre em Porto de Galinhas tem como tema Desenvolvimento Sustentável e Segurança Alimentar

 

 

Parceria para alavancar o setor da pesca com a proposta de aumentar a produção e o consumo de pescado em Pernambuco foi destacada pela secretária de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA), Ellen Viégas (foto) na abertura do XXII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, na noite desta segunda-feira (21), no Hotel Armação do Porto, em Porto de Galinhas. Ellen Viégas que tem  doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP), salientou que o profissional do setor tem um papel fundamental na produção desse alimento aliado à iniciativas dos Govenos federal, estadual e municipal.

O ministro da Pesca, André de Paula, também participou da abertura, entre outros representantes do setor no país, numa platéia com mais de 300 profissionais do setor, professores, pesquisadores e estudantes.

O evento tem como tema Desenvolvimento Sustentável e Segurança Alimentar: Diálogoss para o Futuro e segue até a próxima quinta-feira (24), com a realização simultânea do IV Seminário de Extensão Pesqueira e Aquícola. O evento encerra com a Carta de Porto de Galinhas com estratégias para o desenvolvimento do segmento.

O Governo do Estado está se estruturando no âmbito da SDA para o desenvolvimento da pesca artesanal e litorânea em Pernambuco. Para isso foi criada, já nesta gestão, a Gerência de Pesca e Aquicultura para apoiar o setor. Outras iniciativas estão em andamento para debater e direcionar políticas para a área, como a reativação e transferência do Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para a SDA e transferência do Comitê da Pesca Artesanal da SEMAS para a SDA.

A demanda de pescado no Estado não é atendida internamente, sendo suprida em até 500% (CEPENE, 2001), e para que a área tenha passe a ter esse quadro mudado é necessário uma atenção para o segmento com projetos e investimentos.  Os registros oficiais apontam para mais de 7 mil pescadores registrados nas colônias e associações e promover o potencial do setor é um desafio que pode ser concretizado.

Congresso – O XXII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (CONBEP), está sendo realizado  na Praia de Porto de Galinhas, Cidade de Ipojuca (PE), no período de 21 a 24, com o Tema: Desenvolvimento sustentável e segurança alimentar: diálogos para o futuro. O CONBEP busca, entre outros objetivos, o aprimoramento dos profissionais da Engenharia de Pesca e demais profissionais que fazem parte do setor pesqueiro e aquícola no Brasil. Nesses dias serão realizadas palestras, oficinas, cursos e trabalhos de campo.

Como parte do evento, será realizado o IV Seminário de Extensão Pesqueira e Aquícola, com o tema; Participação e inclusão de comunidades tradicionais no processo de extensão. O Seminário tem como principal objetivo promover um intercâmbio de experiências em extensão (pesqueira e aquícola), pesquisa-ação e conhecimento tradicional.

 

Foto Cortesia

Deixe um comentário