Especial de Domingo: Governos criam bases de acordo sobre transposição do São Francisco, que ainda depende de muito dinheiro para ser concluída

06/08/23

Por: Agência Brasil

blogfolhadosertao.com.br

 

sharethis sharing button
 (Foto: Ministério da Integração )
Foto: Ministério da Integração

O governo federal firmou nesta sexta-feira (4) termo de compromisso com os governos da Paraíba, de Pernambuco, do Ceará e do Rio Grande do Norte com objetivo de criar as bases para a assinatura, até março de 2024, do contrato comercial do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Tal contrato, ainda a ser assinado, deve definir as responsabilidades pela gestão do sistema de distribuição da água do rio, também chamado de Velho Chico.

Pelo acordo assinado hoje em João Pessoa, a União será responsável por serviços de operação, manutenção e fornecimento de água bruta da transposição aos quatro estados. Já os estados devem arcar com o total dos custos de operação e manutenção de canais e adutoras que beneficiem apenas o próprio estado, entre outras obrigações.

“Aquilo que vai estar dentro de cada território, dentro do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, quem pode melhor cuidar disso são os governos estaduais. Então, o governo federal cuida daquilo que é interfederativo mesmo”, explicou o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

O chefe da pasta destacou que o acordo fixa um pacto de governança para manter e garantir a sustentabilidade da obra “sem ser atormentado por ter tido um investimento tão alto, e a água não chegar, por falta de manutenção de uma bomba, os reservatórios deixarem de receber água. [A] isso não podemos assistir mais”.

Góes lembrou da bomba que quebrou em outubro de 2022 por falta de manutenção. Segundo o ministério, a bomba estava parada “para manutenção, em função de vibração excessiva de suas motobombas, que ocasionou desgaste nos rolamentos”. O sistema de bombas da EBI-3 só foi religado em 13 de julho deste ano.

A estrutura, localizada em Salgueiro, Pernambuco, integra o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco e estava paralisada desde outubro de 2022 em razão de problemas técnicos decorrentes da falta de reparos e de manutenção do sistema.

Segundo o governador da Paraíba, João Azevêdo, o acordo “consolida e garante a sustentabilidade do sistema daqui para a frente, além das obras complementares que são fundamentais para que o sistema funcione”.

Pelo acordo, o governo federal se compromete a buscar, entre os anos de 2023 e 2026, recursos para implementação de três projetos complementares à transposição: o Ramal do Piancó, na Paraíba, a primeira etapa da Adutora do Agreste Pernambucano e o Ramal do Apodi, que atenderá os estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba e do Ceará.

Já os governos estaduais devem arcar com as tarifas relativas à prestação do serviço de adução de água bruta, emitida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O recurso para o pagamento desse serviço deve estar previsto nos orçamentos estaduais.

O termo ainda estabelece que os estados devem encaminhar às assembleias legislativas, até setembro deste ano, um projeto de lei que permite o uso do Fundo de Participação dos Estados (FPE) como garantia em caso do não pagamento de parcelas devidas pela operação do sistema da transposição.

Gestão compartilhada

O secretário Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Giuseppe Vieira, explicou à Agência Brasil que, desde o início da obra, em 2005, estava previsto o compartilhamento de responsabilidades entre União e os estados beneficiados pela transposição. Porém, até o momento, o acordo não foi firmado, e hoje a União cobre toda a operação do sistema. Atualmente, o custo de manutenção da transposição gira em torno de R$ 300 milhões anuais, segundo o secretário.

Giuseppe explicou que o termo assinado nesta sexta-feira é o primeiro passo para viabilizar a assinatura do contrato “que vai prever uma tarifação pela disponibilização da água. O instrumento assinado é imprescindível para assinatura do contrato por causa das cláusulas pactuadas hoje”. O documento define que os entes se comprometem a assinar, até março de 2024, os contratos comerciais para prestação do serviço.

Duplicar bombeamento

O ministro Walter Góes disse ainda que existe um processo em andamento para duplicar o volume de água oferecida pela transposição. De acordo com a pasta, atualmente, a capacidade de vazão do Eixo Norte da transposição é de 99 metros cúbicos por segundo (m³/s). Porém, as motobombas atuais só permitem disponibilizar cerca de 25 m³/s. Já o Eixo Leste tem capacidade de oferecer 30 m³/s, mas hoje tem vazão de 50% da capacidade máxima.

Ainda segundo o ministro, com o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a ser lançado na próxima semana, o objetivo é chegar a 100% da capacidade por meio de Parcerias Público Privadas (PPPs) que estão sendo estudadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Justiça manda soltar fazendeiro que ameaçou dar tiro em Lula em Santarém

06/08/23
Por Agência O Globo
blogfolhadosertao.com.br
Arilson Strapasson conseguiu liberdade provisória após audiência de custódia em Santarém. Presidente cumpre agenda no estado e no Amazonas, onde deve permanecer até a Cúpula da Amazônia
Lula
O fazendeiro Arilson Strapasson, preso na última quinta-feira pela Polícia Federal por suspeita de planejar um atentado contra o presidente Lula, obteve o direito a liberdade provisória determinada pela Justiça federal em Santarém, no oeste do Pará.

De acordo com informações do g1, a juíza Mônica Guimarães determinou por medida cautelar que o fazendeiro mantenha distância de Alter do Chão pelos próximos 10 dias. A expectativa é que Lula descanse durante o fim de semana no balneário, que fica próximo a Santarém.

Os advogados do fazendeiro afirmaram que o produtor rural tem casas em Alter do Chão e na região do Chapadão, mas reside em Novo Progresso, no sudoeste do estado. A defesa diz ainda que Strapasson não deve retornar a região por enquanto. Até a manhã deste sábado, o fazendeiro aguardava a liberação para deixar a penitenciária de Santarém.

Lula desembarcou ontem na Região Norte e afirmou não ter “medo de cara feia”:

“A Polícia Federal prendeu um cidadão em Santarém que disse que ia me matar hoje, quando eu chegasse lá. Ele está preso. Há boatos de que em Belém também tem um cidadão que disse que ia matar. Se eu tivesse medo, eu não tinha nascido. Se eu tivesse medo, eu não era presidente da República. Eu aprendi com a minha mãe a não ter medo de cara feia. Cachorro que late não morde”,  discursou o petista em Parintins (AM).

Informações da PF obtidas pelo blog da jornalista Daniela Lima, do g1, as ameaças teriam ocorrido enquanto fazia compras em uma loja de bebidas na quarta-feira. Enquanto realizava as compras, o homem teria dito que daria um tiro na barriga do presidente e teria perguntado aos presentes se sabiam em qual hotel ele iria se hospedar ao chegar a Santarém.

Ainda segundo o blog, o fazendeiro teria associação com a grilagem e com o garimpo, e seria proprietário de terras avaliadas em R$ 2,5 milhões.

Vigilante presta depoimento

Além do fazendeiro preso na última quinta-feira, a Polícia Federal (PF) cumpriu dois mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira. A operação fez buscas em endereços do fazendeiros, e na casa de um vigilante na capital Belém, que foi levado para prestar depoimento, e liberado em seguida. Ele é suspeito de propagar imagens com ameaças de ataques a Lula.

Como parte da programação de Lula no Pará, ele vai participar da Cúpula da Amazônia, que vai acontecer em Belém, nos dias 8 e 9 de agosto.

Saúde: Raquel Lyra acompanha mutirão de cirurgias eletivas no Hospital José Fernandes Salsa, em Limoeiro

06/08/23

ImprensaPE

blogfolhadosertao.com.br

 

Governadora Raquel Lyra acompanha mutirão de cirurgias eletivas no Hospital José Fernandes Salsa, em Limoeiro
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Iniciativa visa reduzir o tempo de espera pelos procedimentos cirúrgicos em Pernambuco
 
Em agenda para acompanhar o “Dia D” das cirurgias eletivas em hospitais do Estado, a governadora Raquel Lyra (foto) visitou o Hospital José Fernandes Salsa, em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco. A iniciativa, que acontece neste sábado (5), é um mutirão para a realização dos procedimentos cirúrgicos em 19 unidades de saúde pernambucanas. 
 
Apenas no Hospital Fernandes Salsa foram realizadas 17 cirurgias neste sábado, contemplando procedimentos de laqueadura, vasectomia, hérnia, frenectomia e colecistectomia. “Nós temos nos organizado para permitir uma redução importante das filas de cirurgias em Pernambuco, que é um dos clamores da população. Tenho certeza que o trabalho tem sido feito de forma sistêmica para avançarmos em defesa da saúde do Estado”, destacou a governadora Raquel Lyra, que, mais cedo, acompanhou o mutirão de cirurgias no Hospital Barão de Lucena, no Recife.
 
Em Limoeiro, a chefe do Executivo estadual visitou as instalações da unidade hospitalar e cumprimentou acompanhantes que estavam aguardando os familiares realizarem as cirurgias. Uma dessas acompanhantes era Jerciane Maria da Silva, que estava ao lado da sua filha, Karony Karolyne. Jerciane estava feliz porque a filha conseguiu realizar a cirurgia de laqueadura, depois de mais de um ano aguardando por uma vaga. “Minha filha tem 22 anos e já tem dois filhos, então ela queria muito fazer a laqueadura. Nosso sentimento agora é de tranquilidade, porque tivemos todo o apoio dos profissionais para a cirurgia”, disse Jerciane.
 
O “Dia D” integra o programa Cuida PE, que tem o objetivo de reduzir o tempo de espera por cirurgias, consultas e exames. “Com o Cuida PE a gente fortalece a regionalização, entendendo que todo o Estado está contemplado nesse programa. Vamos seguir cuidando de gente. Essa é a nossa missão”, ressaltou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
 
O diretor do Hospital José Fernandes Salsa, Ijaciel Soares, registrou que na unidade o programa está em vigor desde o início de julho. “A gente está seguindo a orientação do governo de diminuir essa fila de eletivas, então estamos colocando todos os nossos esforços nisso, pois observamos pacientes que estão há mais de três anos aguardando a cirurgia”, pontuou o diretor. 
 
Apenas neste sábado, estão sendo realizados procedimentos cirúrgicos em mais de 200 pacientes, em unidades da capital, Agreste, Sertão e Zona da Mata. Para a execução das cirurgias neste “Dia D”, os serviços de saúde fizeram, durante o último mês de julho, a triagem dos pacientes, com a realização de exames.
 
Estiveram também presentes na agenda o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; os deputados estaduais Henrique Queiroz Filho, Gustavo Gouveia e Cléber Chaparral; o ex-deputado federal Ricardo Teobaldo; o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, além de outros prefeitos, vereadores e lideranças locais.
 
UNIDADES PARTICIPANTES DO MUTIRÃO – No Recife, participam do mutirão os hospitais Getúlio Vargas (HGV), Agamenon Magalhães (HAM), Barão de Lucena (HBL), Restauração (HR), Otávio de Freitas (HOF) e Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). Já no interior do Estado, os hospitais regionais Belarmino Correia (Goiana), Inácio de Sá (Salgueiro), Dom Moura (Garanhuns), Professor Agamenon Magalhães (Serra Talhada), do Agreste (Caruaru) e José Fernandes Salsa (Limoeiro) também se mobilizaram para atender os pacientes.
 
Participam da iniciativa, ainda, as unidades da rede de saúde geridas por Organização Social de Saúde: hospitais Miguel Arraes (Paulista), Mestre Vitalino (Caruaru), Dr Sílvio Magalhães (Palmares), Ruy de Barros Correia (Arcoverde), Emília Câmara (Afogados da Ingazeira), Eduardo Campos (Serra Talhada) e Fernando Bezerra (Ouricuri).
 
Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Sport  é o novo líder da Série B

06/08/23
Por Vinícius Melo
blogfolhadosertao.com.br
Em jogo equilibrado, Leão derrota o Tigre na noite deste sábado (5), na Ilha do Retiro

Felipinho comemora o gol da vitória do Sport contra o Novorizontino

Três pontos e a liderança. Com gol marcado por Felipinho, no segundo tempo, o Sport derrotou o Novorizontino, na noite deste sábado (05), por 1×0, na Ilha do Retiro, pela 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Em sua quarta vitória consecutiva, o Leão garantiu a liderança da competição, chegando aos 44 pontos, três pontos à frente do vice-líder Vitória. O Novorizontino, por sua vez, deixa a liderança e cai para a 3ª colocação, com 39 pontos.

Em jogo truncado no primeiro tempo, o Novorizontino – melhor visitante da competição -, teve maior posse de bola, assumindo uma formação de 3-4-3, que possibilitou a movimentação dos três atacantes, e a infiltração dos jogadores de meio campo. A equipe paulista também chegou pelas nas laterais, utilizando os alas e pontas, que se posicionaram bem em campo, contudo, as chegadas da equipe não representaram muito perigo para o goleiro Renan.

O Sport, por outro lado, começou o jogo pressionando, com os jogadores avançados, o que resultou num chute de longe de Alan Ruiz, que acertou em cheio a trave do goleiro Jordi, aos cinco minutos do primeiro tempo. Até o final do primeiro tempo, a equipe rubro-negra explorou o contra-ataque, criando boas chances de gol. Em jogada pela esquerda, Alan Ruiz encontrou os pés de Vagner Love, que se atrapalhou com a bola e desperdiçou.

Na volta do intervalo, Enderson Moreira, assim como Eduardo Baptista, optou por manter a formação inicial. A equipe rubro-negra entrou com uma postura mais ofensiva. Em um lance, no segundo tempo, após uma falha na saída de bola da zaga do Novorizontino, deixou Love sozinho, que tentou encobrir Jordi, mas foi parado pelo goleiro.

Aos 24 minutos do segundo tempo, Facundo Labandeira recebeu um passe do lado direito em frente à grande área, cruzando a bola para o lado esquerdo, que, por conta de um vácuo na zaga do Tigre, encontrou os pés de Felipinho, que chutou forte no lado direito do goleiro Jordi, marcando o gol da vitória. O VAR foi acionado para checar uma possível posição de impedimento de Labandeira, porém, após quase cinco minutos de paralisação, o gol foi confirmado. Aos 35 minutos do segundo tempo, Felipinho sentiu a parte posterior da coxa direita, saindo de campo e sendo substituído por Victor Gabriel, da base.

O meio-campista Jorginho esteve no banco de reservas, mas não foi acionado. O meia atacante João Peglow cumpriu hoje (5), sua última partida de suspensão, e estará à disposição de Enderson Moreira para o confronto contra o Tombense, na próxima sexta-feira (11), no estádio Almeidão, em Minas Gerais.

Ficha do jogo:

Novorizontino 0

Jordi; Geovane; Douglas Baggio (Rodolfo); Ronaldo (Jenison); Aylon (Felipe Marques); Reverson; Léo Tocantins; Adriano; Marlon(Rômulo); Guilherme Matos e William Lepo. Técnico: Eduardo Baptista

Sport 1

Renan; Felipinho (Victor Gabriel); Sabino; Rafael Thyere; Eduardo (Ewerthon); Ronaldo Henrique; Fábio Matheus; Alan Ruiz (Felipe); Luciano Juba; Edinho e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira

Público: 23.173

Renda: R$ 483.940,00

Local: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Assistentes: Lucas Costa Modesto e Lehi Sousa Silva (ambos do DF)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (RS)
Gols: Felipinho, aos 24′ do 2T (SPT)
Cartões amarelos: Ronaldo, Jordi (NOV)