Presidente Lula faz discurso na fábrica da Jeep, em Goiana
Lula participa de lançamento de novo modelo de carro – FOTO: Guga Matos/JC Imagem
O presidente Lula chegou na fábrica de veículos de Goiana por volta as 16 horas e participou do lançamento do quinto modelo lançado pela planta, montada em 2015, com a ajuda do ex-governador Paulo Câmara. O complexo é responsável pela produção de quatro modelos do grupo: Jeep Renegade, Compass e Comander, e a Fiat Toro. Janja também está presente no evento.
No discurso, Lula agradeceu a acolhida na fábrica e louvou a independência econômica. “Nos vemos aqui um pouco da fotografia do Brasil que queremos construir. O Brasil pode ser assim”, disse Lula, citando que já foi a sexta economia mundial e hoje é a 12.
“Nós voltamos para recuperar este pais. Nós hoje vendemos menos carros do que se vendia em 2010, quando eu deixei o governo. Voltei porque quero mostrar a elite econômica atrasada que o Brasil pode crescer”
“O Brasil não merecia passar pelo que passou, merecia maior sorte”, citou, em uma possível referência a Bolsonaro.
“Este País vai voltar a crescer. Quem ganha com este juros tão alto? quem perde nos sabemos que é o mais pobre”
Lula citou que existem 72 milhões de brasileiros pendurados no Serasa e que o crédito barato precisa voltar, para estimular a produção e o emprego. “O Nordeste vai ser tratado da maneira que merece, com igualdade. .. continuem acreditando neste sonho”
O prefeito do Recife, João Campos, participou da comitiva, como os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão. Raquel Lyra também foi convidada e está presente.
O ministro Rui Costa faz parte da comitiva, bem com o o pernambucano André de Paula e Luciana Santos.
O principal executivo do grupo Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa, abriu seu discurso afirmado que Lula era o principal protagonista para que a fábrica tivesse nascido, há oito anos passados.
O empresário citou a edição da MP dos carros populares, em discussão no Congresso. “A fábrica é um sucesso global e o senhor nos disse lá atrás que nós iríamos nos surpreender com o povo do Nordeste. É uma surpresa a cada dia”
Henrique Gomes, presidente do sindicato dos metalúrgicos de Pernambuco, agradeceu a possibilidade da retomada do emprego.
Raquel Lyra disse que o governo de Pernambuco estava sendo bem recebido no governo Federal. Ela citou que o pai João Lyra estava ao lado de Eduardo Campos na iniciativa do lançamento da empresa, hoje a fábrica mais moderna do mundo.