Rebelião na Russia: Zelensky diz que ‘fragilidade’ da Rússia é ‘evidente’

24/06/23

Por AFP

blogfolhadosertao.com.br

O presidente russo, Vladimir Putin, falou por telefone, neste sábado (24), com seus aliados bielorrusso e cazaque para informá-los sobre a situação

LOUISE DELMOTTE / POOL
Presidente ucraniano tem acompanhado motim de grupo militar russo – FOTO: LOUISE DELMOTTE / POOL

“A fragilidade da Rússia é evidente. Uma fragilidade total”, destacou Zelensky nas redes sociais, avaliando ser “evidente que a Ucrânia é capaz de proteger a Europa de uma contaminação do mal e do caos russos”.

Em sua primeira reação aos acontecimentos na Rússia, o presidente ucraniano afirmou que “quem escolhe o caminho do mal, se autodestrói”, referindo-se ao seu contraparte russo, Vladimir Putin.

Segundo Zelensky, Putin “envia centenas de milhares de pessoas para a guerra para finalmente se entrincheirar na região de Moscou e se proteger dos que ele mesmo armou”.

“A Rússia tem usado a propaganda para ocultar sua fragilidade e a estupidez de seu governo. E, agora, o caos é tal que ninguém pode mentir a esse respeito”, acrescentou.

O presidente russo, Vladimir Putin, falou por telefone, neste sábado (24), com seus aliados bielorrusso e cazaque para informá-los sobre a situação.

Tratam-se dos primeiros contatos internacionais de Putin desde o começo desta rebelião iniciada na noite de sexta-feira pelo líder do grupo Wagner, Yevgueni Prigozhin.

“O presidente russo telefonou esta manhã para o presidente bielorrusso”, Alexander Lukashenko, para informá-lo “da situação na Rússia”, reportou a agência de notícias bielorrussa Belta.

Depois, o líder do Kremlin falou por telefone com seu contraparte cazaque, Kasym-Jomart Tokayev, cujo país também é aliado da Rússia no âmbito da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), uma aliança militar liderada por Moscou, informou o serviço de imprensa da Presidência do Cazaquistão em nota.

“Vladimir Putin informou (o presidente cazaque) sobre a situação em seu país” e lhe “agradeceu por sua compreensão”, segundo a mesma fonte.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário