Acredite: Jovem preso em Gravatá foi mentor de ataque à escola no Paraná

29/06/23

Por: Dayane Gomes

blogfolhadosertao.com.br

 (Foto: Divulgação. )

Foto: Divulgação.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) concluiu o inquérito onde confirma que o jovem pernambucano de 18 anos, morador de Gravatá, Agreste de Pernambuco, foi o mentor intelectual do ataque à escola de Cambé, no Paraná. O atentado resultou na morte de duas vítimas, Karoline Verri Alves, 17 anos, e Luan Augusto da Silva, 16 anos. As vítimas eram namorados.

O caso aconteceu no dia 19 de junho, quando um ex-aluno, de 21 anos, que estudou no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, entrou na escola com a justificativa de obter cópias de documentos escolares e abriu fogo contra os estudantes.

Segundo a PCPR, o autor do crime começou a planejar o ato criminoso há quatro anos e obteve ajuda do jovem pernambucano considerado responsável por articular o crime junto ao autor. O jovem pernambucano foi preso no dia 21 de junho, dois dias após o atentado.

Os criminosos teriam se conhecido através de redes sociais, em 2021, e toda a ação foi descoberta através de trocas de mensagens. O pernambucano possuía um grupo virtual que incentivava a violência e pagava “bônus” aos que realizavam os atos.

Antes do massacre acontecer, o atirador ainda entrou no banheiro da escola e publicou um documento intitulado “manifesto contra o estado opressor” nas redes sociais. Este documento havia sido escrito junto ao mentor do crime, onde davam justificativas para o ataque, sendo o bullying a maior motivação. Dias após o atentado, o autor do crime foi encontrado morto na prisão.

Outros jovens apontados como responsáveis pela venda da arma e munições usadas no ataque à escola estão com a prisão decretada.

A PCPR ainda informou que recolheu, em Pernambuco, materiais que serão usados para investigação e serão levados para o Paraná. O Diario de Pernambuco contatou a Polícia Civil de Pernambuco para saber mais informações sobre o destino do mentor do crime, mas até o momento, não obteve respostas.

Mais de 3,9 milhões estão inscritos no Enem 2023; Pernambuco tem 218.857 inscrições

29/06/23

Gov/Educação

blogfolhadosertao.com.br

 

O número indica aumento de 13,1%, em relação a 2022, quando foram 3.476.226; e de 14,2%, em relação a 2021, que teve 3.444.171 inscritos.

 

Mais de 1,8 milhão (48,2%) já concluíram o ensino médio. Os concluintes deste ano são 1,4 milhão (35,6%). Entre os inscritos, 620.250 (15,8%) são estudantes do 1º ou 2º ano que vão fazer o Enem com o objetivo de testar conhecimentos e outros 17.443 (0,4%) também são “treineiros”, visto que não cursam nem concluíram o ensino médio.

A maior parte dos participantes tem 17 anos de idade (21,5%), seguida de perto pela faixa etária que vai de 21 a 30 (20,8%) e pelo grupo que possui 18 anos (20,8%). Os inscritos com 16 ou menos correspondem a 10,6%. Já quem tem 19 representa 10,2%. As pessoas de 31 a 59 anos são 9,4%. A faixa de 20 anos concentra 6,4% do total e os sexagenários, 0,3%.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira aplicará o Enem 2023 em 5 e 12 de novembro.

Sicred Expansão vai doar centenas de peças de vestuários em Alagoas, Bahia e Pernambuco

29/06/23

blogfolhadosertao.com.br

A ação, denominada Costura Solidária, fará parte da programação do Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C.

Exercendo o princípio cooperativista do Interesse pela Comunidade e incentivando a solidariedade, a Sicredi Expansão doará quase mil peças de insumos, entre vestuários e roupas de cama, para instituições e comunidades em Maceió (AL), Salvador (BA) e Recife (PE). A ação, denominada Costura Solidária, também conta com a mobilização de costureiras para a produção das peças nos três estados, e faz parte da programação da instituição financeira cooperativa para o Dia de Cooperar, conhecido como Dia C, iniciativa liderada pelo Sistema Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).

A Sicredi Expansão mobilizou 12 costureiras (do Instituição Guilherme Brandão, em Maceió, da Creche Escola Maria de Nazaré, em Paulista e da Fundação Cidade Mãe, em Salvador) para a produção de 926 peças, entre roupas femininas, colantes, bermudas de danças, calças de capoeira, lençóis e fronhas.

Serão 40 kits de roupa de cama doados para o Lar Batista Marcolina Magalhães, em Maceió; outros 360 kits de cama para o Hospital do Câncer, em Recife, e 526 peças de figurino para a Fundação Cidade Mãe, localizada na comunidade Saramandaia, em Salvador. As entregas acontecerão nesta sexta-feira, 30, em Maceió e Recife e, em Salvador, no dia 21 de julho.

Segundo Karina Lira, Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Expansão, a Costura Solidária ajudará a impulsionar a renda das costureiras ao mesmo tempo que promoverá a solidariedade. “Com esta iniciativa envolvemos diferentes partes interessadas da cooperativa em prol do desenvolvimento da comunidade. Então, temos o engajamento dos associados, de colaboradores voluntários e das organizações sociais, gerando um movimento extremamente virtuoso”, enfatiza.

Além da entrega dos vestuários e das roupas de cama, ainda acontecerão outras atividades nos locais de doações. No Lar Batista Marcolina Magalhães, a abertura da programação acontecerá às 10h, com uma apresentação sobre o Dia C e uma experiência virtual sobre a rota do cooperativismo no Brasil.

Já no Hospital do Câncer, a entrega das doações será realizada na biblioteca da instituição, às 14h. Durante a programação, também acontecerá uma apresentação sobre o Dia C para a diretoria do hospital e integrantes da Sicredi.

Em Salvador, a entrega das peças acontecerá no dia 21 de julho, às 10h, na Fundação Cidade Mãe, em Saramandaia. A equipe da Sicredi fará a apresentação do projeto à coordenação da fundação e no local também será realizada uma experiência virtual sobre a rota do cooperativismo. Além disso, acontecerão apresentações culturais na comunidade, como dança, capoeira, teatro e música.

Náutico  é derrotado pelo Amazonas e perde invencibilidade nos Aflitos Série C

29/06/23

Por Ivan Mota

blogfolhadosertao.com.br

Ex-Timbu, Sassá marcou o gol solitário da partida para a Onça Pintada

 —

 

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP Foto)</i>

Fim da invencibilidade em casa. Em partida fraca e desorganizada, o Náutico foi derrotado nesta quarta-feira (28) pelo Amazonas por 1 a 0 e se distanciou ainda mais das primeiras colocações na Série C do Campeonato Brasileiro. Ex-atacante do Náutico, Sassá marcou o único gol do jogo e deixou os alvirrubros na sétima colocação, ligando o sinal de alerta sobre a permanência no G8, grupo que garante vaga na próxima fase.
Buscando retomar as boas atuações como mandante na atual temporada, o Timbu segue nos Aflitos para a próxima rodada, quando receberá o Altos, na próxima segunda-feira (3), às 20h. Do outro lado, a Onça Pintada retorna ao Amazonas e terá pela frente o Pouso Alegre para se firmar cada vez mais na liderança da competição.
O jogo
Com mudança na escalação habitual, o Náutico iniciou a partida com Jean Mangabeira atuando no trio de zagueiros e Eduardo no meio de campo ao lado de Souza. O artilheiro e dono das paradas quase marcou em mais uma cobrança de falta logo aos oito minutos. Os primeiros momentos do jogo foram marcados por muitas entradas duras e pouco futebol, com os donos da casa não aproveitando a maior posse de bola.
Com a forte chuva nos Aflitos, a partida seguiu com poucas chances para ambos os lados. Porém, brilhou mais uma vez a estrela do artilheiro da competição. Apagado até os 41 minutos, Sassá, ex-Náutico, recebeu passe após linda jogada individual de DG e abriu o placar para os visitantes. O Timbu ainda teve uma grande chance para empatar antes do fim da primeira etapa, mas Paul Villero não aproveitou o erro do goleiro Edson Mardden.
Com Elton na vaga de Eduardo na volta do intervalo, o Náutico teve mais uma chance incrível com Paul Villero. Dessa vez o colombiano apareceu cara a cara com Edson Mardden, mas chutou em cima do goleiro. Com o Amazonas melhor em campo, Fernando Marchiori fez mais mudanças, promovendo a estreia de Berguinho e o retorno de Bryan, recuperado de uma grave lesão que o afastou dos gramados por mais de um ano.
Com um esquema bastante ofensivo, mas cheio de improvisos, o Náutico seguiu com muitas dificuldades para vencer a defesa do Amazonas. Apesar de seguir com mais posse, o Timbu se resumia a tentativas falhas em cruzamentos buscando Jael na grande área e sofrendo em alguns contragolpes do Amazonas. Com oito de acréscimo, os donos da casa partiram para uma pressão final, mas não conseguiram o empate até o fim do jogo.
Ficha da partida:
NÁUTICO 0
Vágner; Victor Ferraz, Denilson (Bryan), Jean Mangabeira, Rennan Siqueira e Diego Matos (Régis Tosatti); Eduardo (Elton) e Souza; Gabriel Santiago (Berguinho), Jael e Paul Villero (Alisson Santos). Técnico: Fernando Marchiori
AMAZONAS 1
Edson Mardden; Yuri Ferraz, Jackson, Thiago Spice e Renan Castro (Charles); PH, Jiménez (Xavier) e Rafael Tavares (Foguinho); DG (Vini Locatelli), Sassá e Gustavo Ermel. Técnico: Rafael Lacerda
Local: Aflitos, em Recife (PE)
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
Assistentes: Bruno Muller e Alexandre de Medeiros Lodetti (ambos do SC)
Cartões amarelos: Eduardo (N); Jiménez, Sassá, Tiago Spice, Rafael Tavares e Yuri Ferraz (A)
Gol: Sassá, aos 41/1T
Público: 4.699
Renda: R$ 79.460,00

Semas e IETA realizam curso online sobre Mercado de Carbono em Pernambuco

29/06/23

Imprensa Semas
blogfolhadosertao.com.br
Treinamento terá início no dia 05/07 e será voltado para gestores públicos, atores de iniciativa privada e tomadores de decisão sediados em Pernambuco
Os mercados de carbono surgiram como alternativas eficazes para que as empresas e os países cumpram com seus compromissos climáticos sem abrir mão do desenvolvimento econômico. É uma saída diante dos desafios ambientais pelos quais todo o Planeta atravessa mas ainda é uma área da economia pouco conhecida e explorada, principalmente pelos governos, que desconhecem formas de incentivar práticas sustentáveis para garantir um crescimento econômico de baixa emissão.No intuito de abrir as portas de Pernambuco para esse mercado – o regulado e o voluntário -, a Secretaria estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, em parceria com a Associação Internacional de Comércio de Emissões (IETA), através da sua Parceira Empresarial para a Implementação de Mercados (B-PMI), desenvolveu um treinamento online sobre mercados de carbono para os diversos atores da economia e do meio ambiente do estado.O treinamento acontecerá em cinco encontros, sendo que os quatro primeiros serão realizados no formato online e o último no formato híbrido. O webinário começa na próxima quarta-feira (5), e seguirá pelas outras quartas-feiras de julho, sempre das 10h às 12h. O último encontro será no dia 3 de agosto, presencialmente na sede da CPRH, no Poço da Panela, para quem optar por esse formato.O tema de abertura será “Entendendo o mercado voluntário de carbono”. As inscrições podem ser feitas no link: bit.ly/curso-mercadodecarbono-pe.  “O objetivo deste treinamento é capacitar as equipes das gestões públicas, atores da iniciativa privada e tomadores de decisão, para que o estado de Pernambuco desenvolva estratégias de promoção do mercado de carbono e entre para a vanguarda das ações climáticas”, afirma o gerente geral de Instrumentos Econômicos da Semas-PE, Bruno Lopes Ferreira.Confira a programação:Curso sobre mercado de carbono para o estado de Pernambuco05/07 – Entendendo o mercado voluntário de carbono12/07 – Aspectos jurídicos dos mercados de carbono no Brasil19/07 – Soluções baseadas na natureza e o potencial de Pernambuco26/07 – A agricultura e o mercado voluntário de carbono03/08 – Para além do voluntário: o ecossistema global dos mercados de carbono

Censo 2022: Pernambuco ultrapassa 9 milhões de habitantes; Estado é o sétimo mais populoso do país

29/06/23

Por Jaqueline Fraga

blogfolhadosertao.com.br

 

1 – Ao todo, Pernambuco possui 9.058.155 habitantes, o que representa 4,46% de toda a população brasileira.
2- Os municípios com menor população no estado no Censo 2022 são Itacuruba (4.284 pessoas), Ingazeira (4.768), Solidão (5.210) e Calumbi (5.228). Incluído nessa lista está o Distrito Estadual de Fernando de Noronha, com 3.167 habitantes.
Vista aérea de Petrolina

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (28), os primeiros resultados do Censo 2022. Os dados apresentam detalhes sobre o crescimento populacional e domiciliar dos municípios e estados brasileiros.

Pernambuco ultrapassou a marca dos 9 milhões de habitantes (9.058.155 no total), permanecendo como o sétimo mais populoso do país, em comparação ao Censo 2010. É também o segundo mais populoso do Nordeste, atrás apenas da Bahia.

A capital pernambucana é a cidade com mais habitantes do estado, com 1.488.920 moradores. No entanto, o Recife apresentou redução populacional em comparação ao Censo 2010, quando tinha 1.537.704 habitantes. Entre os anos de 2010 e 2022, a cidade apresentou taxa negativa de crescimento geométrico de -0,27%.

Já a cidade de Petrolina, no Sertão do estado, foi a que apresentou o maior aumento populacional entre os Censos 2010 e 2022. O município passou de 293.962 para 386.786 habitantes, um acréscimo de 31,6% na quantidade de moradores. Ele ocupa, assim, a terceira colocação entre os municípios mais populosos, atrás ainda da cidade do Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, que somou 643.759 habitantes.

O município de Caruaru, no Agreste pernambucano, teve o segundo maior aumento populacional do estado em números absolutos. A cidade passou de 314.912 em 2010 para 378.052 em 2022, um acrésicmo de 63.140 habitantes, ou 20,1% de moradores a mais.

O Censo Demográfico é utilizado para embasar políticas e destinação de recursos públicos. Como destaca o coordenador técnico do Censo 2022 em Pernambuco, João Marcelo Santos, a pesquisa é a única que vai a todos os municípios brasileiros, conseguindo apresentar um retrato mais fiel da realidade do país.

“O Censo é a maior e mais importante pesquisa do IBGE do ponto de vista de que ele é a única pesquisa do IBGE que percorre todo território nacional e vai para todos os domicílios. Sem o Censo a gente vira uma nação cega, com o Censo a gente consegue ter um retrato fidedigno de quem somos, quantos somos e onde vivemos. E isso é básico para que se possa criar as políticas públicas necessárias para que a nossa população possa ter condições de vida, de trabalho, minimamente mais positivas”, comentou.

Ao todo, o estado de Pernambuco possui, atualmente, 9.058.155 habitantes, o que representa 4,46% de toda a população brasileira. Em 2010, a população pernambucana era de 8.796.448 habitantes. A taxa de crescimento geométrica de 2010 até 2022 foi de 0,24% ao ano.

Mais dados

Após o Recife, as cidades cidades com mais população são Jaboatão dos Guararapes (643.759), Petrolina (386.786), Caruaru (378.052), Olinda (349.976), Paulista (342.167), Cabo de Santo Agostinho (203.216), Camaragibe (147.771), Garanhuns (142.506) e Vitória de Santo Antão (134.110). Igarassu, na 11ª posição, com 115.196 moradores, e São Lourenço da Mata, em 12º lugar, com 111.243 residentes, completam a lista de municípios pernambucanos com mais de 100 mil habitantes.

Os municípios com menor população no estado no Censo 2022 são Itacuruba (4.284 pessoas), Ingazeira (4.768), Solidão (5.210) e Calumbi (5.228). Incluído nessa lista está o Distrito Estadual de Fernando de Noronha, com 3.167 habitantes.

Dos 184 municípios de Pernambuco, 97 municípios e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha apresentaram aumento populacional em 2022 em relação a 2010, totalizando um crescimento estadual de 3% ou 261.707 habitantes.

Leia também

• Censo 2022: Brasil chega a 203 milhões de habitantes e tem menor crescimento da História

• Censo 2022: família brasileira “encolhe” e já tem menos de 3 pessoas

• Bolsonaro venceu Lula em 18 das 20 cidades com maior crescimento populacional no Censo 2022

Simone Tebet reconhece ineficiência do programa de incentivo para carros populares

29/06/23

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, reconheceu nesta quarta-feira (28) que o programa de descontos para carros lançado pelo governo federal não tem sido eficiente em impulsionar as vendas no mercado automobilístico. Ela destacou a importância da aprovação da reforma tributária para estimular o setor produtivo do país. A declaração foi dada após o anúncio da Volkswagen de suspensão temporária da produção de carros no Brasil devido à estagnação do mercado.

A Volkswagen anunciou nesta terça-feira (27) a interrupção temporária da produção de veículos no Brasil devido à estagnação do mercado. Diante desse cenário, Tebet ressaltou a necessidade de esforços governamentais para mudar o sistema tributário vigente.

 

 “Significa que isso [o programa do governo] não basta, significa que nós não podemos ficar com remendos. Nós temos que mexer na base e mexer na base significa mexer no sistema tributário brasileiro, com unificação de impostos”, disse a jornalistas.

Piso da enfermagem: Fux vota pela regionalização do piso salarial

29/06/23

Por Jones johnson

blogfolhadosertao.com.br

Com o voto de Fux, são três ministros que têm o mesmo entendimento sobre o pagamento do piso salarial: Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Luiz Fux

 

CARLOS ALVES MOURA/STF
Ministro Luiz Fux, do STF, votou pela regionalização do piso salarial da enfermagem. – FOTO: CARLOS ALVES MOURA/STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, votou pela regionalização do piso salarial da enfermagem nesta quarta-feira (28).

Com o voto de Fux, são três ministros que têm o mesmo entendimento sobre o pagamento do piso salarial: Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Luiz Fux.

No seu voto, Fux fez um comentário adicional sobre as entidades do terceiro setor. Para ele, as entidades que atendem, no mínimo, 60% dos pacientes pelo SUS (Sistema Único de Saúde) devem possuir vínculo jurídico com a União para que possam receber a diferença resultante do piso salarial.

Fux acompanhou o entendimento de Dias Toffoli no que diz respeito a regionalização:

“Entendo que esse piso deve ser fixado de forma regionalizada, mediante negociação coletiva nas diferentes bases territoriais e nas respectivas datas bases, privilegiando-se, a um só tempo, a autonomia sindical, a liberdade econômica dos empregadores da saúde e as peculiaridades regionais”, disse Toffoli.

PAGAMENTO IMEDIATO DO PISO

Dois ministros da Suprema Corte votaram pelo pagamento imediato do piso salarial: Edson Fachin e Rosa Weber.

Para Rosa e Fachin, o piso da enfermagem deve ser pago imediatamente como está previsto na Lei 14.434/2022, e também nos termos da Emenda Constitucional 127/2022 e da Lei 14.581/2023.

Na decisão, os ministros afirmam que não é possível que “a negociação coletiva sobreponha-se à vontade do legislador constituinte e ordinário, no particular”.

JULGAMENTO DO STF

Votaram sete, dos 10 ministros sobre o piso salarial da enfermagem. Restam os votos de Cármem Lúcia, André Mendonça e Kássio Nunes Marques.

COMO ESTÁ A VOTAÇÃO NO STF?
  • Negociação coletiva no setor privado: Roberto Barroso (relator) e Gilmar Mendes;
  • Pagamento imediato do piso para todas as categorias: Edson Fachin e Rosa Weber;
  • Regionalização do pagamento do piso: Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Luiz Fux.
QUAL O VALOR DO PISO DA ENFERMAGEM?
  • R$ 4.750,00 para enfermeiros;
  • R$ 3.325,00 para técnicos de enfermagem;
  • R$ 2.375,00 para auxiliares de enfermagem e parteiras.

Santa Cruz tem dois expulsos e perde para o Sousa (PB)

29/06/23

Haim Teixeira

blogfolhadoseertao.com.br

Goleiro Michael falhou no gol da virada e ainda acabou expulso minutos depois, por usar a mão fora da área. Pingo também levou cartão vermelho

MERSIN MARVIR/CORTESIA
Santa Cruz enfrentou o Sousa no interior da Paraíba, pela Série D 2023 – FOTO: MERSIN MARVIR/CORTESIA

O Santa Cruz perdeu por 2×1 para o Sousa, na noite desta quarta-feira (28), no estádio Marizão, no interior da Paraíba, pela Série D do Brasileirão.

Os tricolores até saíram na frente, com gol de Lucas Silva, mas acabaram levando uma virada relâmpago, em apenas três minutos. Após abrir o placar aos 14 minutos do segundo tempo, os paraibanos empataram aos 16 e viraram aos 19.

O segundo gol, por sinal, contou com falha do goleiro Michael, em cobrança de falta de muito longe. Minutos depois, o camisa 1 acabou cometendo outro erro grave, tocando com a mão na bola fora da área e sendo expulso.

Por sorte, o técnico Felipe Conceição ainda tinha duas substituições disponíveis e conseguiu acionar o prata da casa Geaze. Quem também entrou no decorrer do jogo, mas voltou rápido para os vestiários foi o volante Pingo, que também levou cartão vermelho, por reclamação.

Com o resultado, o Santa Cruz perdeu a liderança do Grupo 3 da Série D. Isso porquê o Nacional de Patos venceu o Campinense por 2×1, em casa, e chegou aos 19 pontos, um a mais que os tricolores (veja a classificação no fim da matéria)

Vale lembrar que além da derrota, os pernambucanos viram cair por terra a sua invencibilidade que durava sete jogos, há exatos 45 dias.

Em tempo, o Santa Cruz volta a campo no próximo sábado (1), às 20h, no Arruda, justamente contra o Nacional de Patos. Em caso de vitória simples, os pernambucanos reassumem a liderança da chave e para isso devem contar com casa cheia.

FICHA DO JOGO – SOUSA 2×1 SANTA CRUZ:

SOUSA: João Vitor; Guilherme Lucena (Gustavinho), Flávio Nunes, Marcelo Duarte e Herick Maceió; Histone, Alexandre Aruá e Gustavo Henrique; Carlos Victor (Arthur Santos), Lopeu (Maycon Rangel) e Luís Henrique (Daniel Costa). Técnico: Renatinho Potiguar.

SANTA CRUZ: Michael; Rhuan Rodrigues, Ítalo melo, Guedes e Marcus Vinícius; Emerson Souza (Geaze), Wagninho (Pingo) e Nadson (Anderson Paulista); Lucas Silva, Emerson Galego (Miullen) e Pipico (Chiquinho). Técnico: Felipe Conceição.

COMPETIÇÃO: Série D do Brasileirão (11ª rodada)

LOCAL: Marizão, em Sousa-SC

GOLS: Lucas Silva, aos 14 min do 2°T; Arthur Santos, aos 16 min do 2°T; Luiz Henrique, aos 19 min do 2°T

CARTÕES AMARELOS: Gustavo Henrique, Arthur Santos (Sousa); Emerson Galego (Santa Cruz)

CARTÕES VERMELHOS: Michael e Pingo (Santa Cruz)

ÁRBITRAGEM: Osimar Moreira da Silva Junior (GO); Gleydson Francisco (PB) e Wlademir Cunha Mendes (PB)

CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DA SÉRIE D 2023: