Visita: Raquel Lyra e embaixadora dos Estados Unidos assinam acordo de cooperação

28/06/23

ImprensaPE

blogfolhadosertao.com.br

A governadora Raquel Lyra e a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley (foto) , assinaram um memorando de entendimento, nesta segunda-feira (24), no Palácio do Campo das Princesas. O acordo consolida a intenção de expandir parcerias em diversas áreas, como educação, segurança e meio ambiente. Também participaram do evento a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, e a cônsul-geral dos Estados Unidos no Recife, Jessica Simon.
“A assinatura deste memorando com o Consulado dos Estados Unidos é um importante marco na ampliação da cooperação internacional e na atração de investimentos para Pernambuco. O Governo de Pernambuco tem intensificado o trabalho de relações internacionais. Nestes primeiros quatro meses, nos reunimos com as maiores economias do mundo, buscando acordos de cooperação como este que estamos assinando hoje, trazendo mais conhecimento e experiências para o nosso Estado. Estamos confiantes que este memorando atrairá recursos para que possamos enfrentar os desafios de Pernambuco”, afirmou Raquel Lyra.
Esta foi a primeira visita da embaixadora ao Nordeste. Durante o evento, Bagley afirmou que uma das prioridades do acordo é o fortalecimento do aprendizado da língua inglesa. “A assinatura do Memorando de Entendimento demonstra como a cooperação pode levar a resultados que beneficiem os Estados Unidos e o Brasil, não apenas em nível nacional, mas também no âmbito regional. Acho importante destacar nossa parceria nas áreas de meio ambiente, uma prioridade para a administração do presidente Biden; e na segurança, que será colocada em prática através de treinamento para combater o crime transnacional. A educação também é um elemento sempre presente: queremos fortalecer o aprendizado de inglês e fomentar carreiras de STEM para meninas e mulheres”, disse Frawley Bagley.
O memorando reafirma uma relação de cooperação entre o Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife e Pernambuco nas áreas de: educação, saúde, ciência e tecnologia, meio ambiente e mudanças climáticas, segurança pública, migração, comércio e investimento, agricultura e turismo. O acordo prevê intercâmbio de melhores práticas e de visitas técnicas de ambos os participantes.
Desde que a embaixadora Elizabeth Frawley Bagley chegou ao Brasil, em fevereiro deste ano, este é o primeiro memorando de entendimento assinado com um estado do Nordeste.
*STEM (Science, Technology, Engineering & Mathematics) é uma metodologia que conduz a aprendizagem de maneira interdisciplinar baseada na experimentação científica.
Fotos: Hesíodo Goes/Secom.

Univasf divulga resultado final da 1ª Chamada Pública On-Line do Sisu 2023

28/06/23

AscomUnivasf

blogfolhadosertao.com.br

Univasf divulga resultado parcial da 1ª Chamada Pública Online do Sisu 2023 | Blog do Carlos Britto
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Comissão Gestora do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG) 2023, divulgou hoje (28) o resultado final da 1ª Chamada Pública On-Line do Sisu 2023. O resultado está disponível na Portaria Nº 20/2023.

Os candidatos com “situação não confirmada” estão eliminados do processo seletivo. Os candidatos com “situação confirmada” não tem o direito à vaga assegurado e devem ficar atentos às Convocações para os Remanejamentos de Matrícula Portaria devem estar. Mais informações sobre o PS-ICG 2023 podem ser obtidas no Edital Nº 1/2023 e no site do processo seletivo.om

Cegueira ambiental: Brasil é o campeão de desmatamento de florestas tropicais em 2022

28/06/23

 

blogfolhadosertao.com.bremail sharing button

copy sharing button
sharethis sharing button
 (Fotos: Michel Dantas/AFP)
Fotos: Michel Dantas/AFP
O Brasil perdeu 1,8 milhão de hectares de florestas tropicais primárias, a maior parte sendo na Amazônia, o que representa um aumento de 15% na destruição de florestas inexploradas entre 2021 e 2022. Esses dados fazem parte de uma pesquisa divulgada pela Global Forest Watch (GFW), plataforma de monitoramento de florestas desenvolvida pela Universidade de Maryland, nesta terça-feira (27/6). O país, juntamente de República do Congo, Bolívia, Indonésia e Peru, lidera o ranking de países que mais perderam florestas tropicais primáriasno ano passado.
O aumento do desmatamento no Brasil foi registrado durante o governo Jair Bolsonaro (PL), que, segundo o estudo, provocou a diminuição de proteção ambiental estatal, destruição das agências de fiscalização e tentativas de anistia perante o desmatamento ilegal, além de diminuição dos direitos indígenas. Outro ponto da pesquisa é o aumento do desmatamento no país a partir de 2016, ano em que Michel Temer assumiu a Presidência. Vale destacar que a maior parte dos danos não foi causada por queimadas, como é mais frequente no país, mas por desmatamento, atingindo o seu maior nível desde 2005.
A análise da GFW mostra, também, que durante os dois primeiros mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nos anos 2000, a perda das florestas tinha diminuído consideravelmente. O petista, que voltou ao poder este ano, se comprometeu com o “desmatamento zero” da Amazônia e de outros biomas, até 2030, o que já reforçou por diversas vezes, sendo a última no fim de semana, durante o festival de música “Power Our Planet”, no Campo de Marte, em Paris.
Ainda segundo a pesquisa da Universidade de Maryland, as florestas tropicais em todo o mundo perderam 10% a mais de área de florestas primárias em 2022 quando comparado a 2021. A maior parte do dano global também não foi resultado de queimadas, mas desmatamento para agricultura e exploração de madeira, além de causas naturais como ventos e desvios de rios.
Em uma comparação de três anos, houve uma diminuição de 30% de copas de árvores a nível mundial, sendo a Rússia uma das maiores responsáveis, com 34% a menos de cobertura de árvores em seu território entre 2021 e 2022.

 

Arte no Agreste: Estudantes de Caruaru produzem filmes na zona rural do município

28/06/23

Por Cia Bacural Cultural

blogfolhadosertao.com.br

Estudantes das Escolas Municipais Iva do Carmo e Alfredo Pinto, em Riacho Doce e Vila Itaúna, respectivamente, ambas na zona rural de Caruaru, estão gravando filmes que serão distribuídos para festivais nacionais e internacionais.

As crianças estão produzindo o curta-metragem documental intitulado provisoriamente de “Mães de Itaúna” e a ficção científica/fantasia “Como Chegamos Aqui”. Os filmes abordam questões pertinentes à comunidade, como a atuação das mulheres no fortalecimento da sociedade e as diversas formas de preconceitos contra o que foge ao padrão estabelecido.
A produção dos filmes faz parte das oficinas de audiovisual ministradas pela realizadora Camila Haydee, por meio da Secretaria de Educação de Caruaru, e tem o apoio do FestCine Itaúna por meio do produtor Paulo Conceição e do roteirista Tulio Beat. As gravações acontecem até a primeira semana de julho em Riacho Doce e Itaúna. O resultado final poderá ser conferido no 4º FestCine Itaúna – que acontecerá entre os dias 19 a 23 de julho em Itaúna, Caruaru.

Sport cede empata com  Chapecoense e corre risco de sair do G4 da Série B

28/06/23

Por Haim Ferreira

blogfolhadosertao.com.br

Sport vencia até os 44 minutos do segundo tempo e assumia a liderança da Série B, mas levou o empate na Arena Condá

LUCAS CISNEIROS/SCR
Sport venceu seu segundo jogo na Série B, contra a Chapecoense – FOTO: LUCAS CISNEIROS/SCR

O Sport empatou em 1×1 com a Chapecoense, na noite desta terça-feira (27), na Arena Condá, pela 14ª rodada da Série B do Brasileirão.

Os rubro-negros venciam até os 44 minutos do segundo tempo, mas deixaram de somar três pontos importantes na luta pelo título.

Com o resultado, o Leão chegou a 28 pontos e se manteve na vice-liderança da competição. Acontece que os pernambucanos agora podem até sair do G4 a depender dos outros resultados da rodada.

Os jogos que os rubro-negros precisarão ficar atentos são os do Vila Nova (27 pontos), Vitória (25) e Mirassol (25). (Veja a classificação no fim da matéria).

O primeiro lugar é do Novorizontino, que tem 29 pontos, e ainda entra em campo contra o Botafogo-SP. A equipe pode abrir quatro pontos de vantagem caso vença.

LUCAS CISNEIROS/SCR
Sport só perdeu um jogo nesta Série B e lidera o Brasileirão – LUCAS CISNEIROS/SCR

Vale lembrar que apesar do empate com gosto de derrota, o Leão ainda tem um jogo atrasado, que será cumprido na quarta-feira da semana que vem, contra o CRB, em Maceió.

Em tempo, o Sport volta a campo no próximo final de semana, quando enfrentará o Ceará, domingo (2), às 18h, na Ilha do Retiro. A partida será a reedição da final da Copa do Nordeste deste ano, quando os alvinegros acabaram se sagrando campeões, nos pênaltis.

LUCAS CISNEIROS/SCR
Fábio Matheus comemora gol do Sport contra a Chapecoense, pela Série B – LUCAS CISNEIROS/SCR
FICHA DO JOGO – CHAPECOENSE 1×1 SPORT:

CHAPECOENSE: João Paulo; Felipe Albuquerque (Ribamar), Rafael Ribeiro (Bruno Leonardo), Rodrigo Freitas e Cristiano; Pablo Siles (Giovanni Pavani), Gustavo Cazonatti e Neto (Bruno Nazário); Maxwell, Danrlei e Alisson Farias (Richard). Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

SPORT: Renan; Eduardo (Ewerton), Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús; Ronaldo Henrique, Fábio Matheus e Jorginho (Ítalo); Felipinho (Fabrício Daniel), Edinho (Alisson Cassiano) e Gabriel Santos (Kayke). Técnico: Enderson Moreira.

COMPETIÇÃO: Série B do Brasileirão (14ª rodada)

LOCAL: Arena Condá, em Chapecó-SC

GOLS: Fábio Matheus, aos 39 min do 1°T e Bruno Nazário, aos 44 min do 2°T

CARTÕES AMARELOS: Maxwell (Chapecoense)

ÁRBITRAGEM: Leonardo Ferreira Lima (PR); Rafael Trombeta (PR) e Sidmar dos Santos Meurer (PR); Carlos Eduardo Nunes Braga (VAR/RJ)

CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DA SÉRIE B 2023:

Na pior: Relator vota para tornar Bolsonaro inelegível e cita epopeia de ataques com uso das Forças Armadas

28/06/23

blogfolhadosertao.com.br

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O corregedor-geral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Benedito Gonçalves  (foto), votou nesta terça-feira (27) para tornar Jair Bolsonaro (PL) inelegível até 2030, afirmou que não é possível fechar os olhos para discursos antidemocráticos com mentiras e discursos violentos, criticou a banalização do golpismo e destacou a epopeia de ataques do ex-presidente com uso da imagem das Forças Armadas.

Benedito disse que Bolsonaro “violou ostensivamente” dos deveres de presidente da República previstos na Constituição em reunião com embaixadores no ano passado, em especial a de “zelar pelo exercício livre dos Poderes instituídos e dos direitos políticos e pela segurança interna”.

Segundo ele, o ex-presidente “assumiu injustificada antagonização direta com o TSE, buscando vitimizar-se e desacreditar a competência do corpo técnico e a lisura dos seus ministros para levar a atuação do TSE ao absoluto descrédito internacional”.

Para o ministro, Bolsonaro é “integral e pessoalmente responsável pela concepção intelectual” do evento que foi objeto da ação.

Ele também voltou a defender a inclusão, na ação contra Bolsonaro, da minuta apreendida em janeiro deste ano na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres e afirmou que ela era “golpista em sua essência”.

Benedito é o relator da ação que pode tornar Bolsonaro inelegível por oito anos. Ele começou a detalhar os argumentos para seu voto na noite desta terça, no segundo dia de julgamento do TSE.

“Em razão da grande relevância e da performance discursiva para o discurso eleitoral e para a vida política, não é possível fechar os olhos para os efeitos antidemocráticos de discursos violentos e de mentiras que coloquem em xeque a credibilidade da Justiça Eleitoral”, disse.

“A divulgação de notícias falsas é, em tese, capaz de vulnerar bens jurídicos eleitorais de caráter difuso, desde que sejam efetivamente graves, e assim se amoldem ao conceito de abuso”, completou Benedito.

“Conspiracionismo, vitimização foram fortemente explorados no discurso de 18 do julho de 2022 para incutir a ideia de que eleições de 2022 corriam um grande risco de serem fraudadas e que o então presidente da República em simbiose com Forças Armadas estaria levando adiante cruzada em nome da transparência e da democracia”, afirmou Benedito.

“A reunião não é uma fotografia na parede, mas um fato inserido em um contexto”, disse.

Depois de Benedito finalizar, será a vez dos outros seis integrantes da corte eleitoral votarem. A expectativa é que a conclusão do julgamento seja na próxima sessão, marcada para as 9h de quinta-feira (29).

A inclusão no processo da minuta apreendida pela PF que tratava da decretação de um estado de defesa após a eleição de Lula é questionada pelos advogados de Bolsonaro.

Benedito disse que inserir o documento não contraria a tese firmada no julgamento que absolveu a chapa Dilma Rousseff/Michel Temer, em 2017.

“A admissibilidade do decreto de estado de defesa não confronta, não revoga e não contraria a nossa jurisprudência”, afirmou, repetindo entendimento manifestado anteriormente.

A ação protocolada pelo PDT mira Bolsonaro e Walter Braga Netto, ex-ministro que foi candidato a vice na chapa derrotada do PL à Presidência em 2022. O ex-presidente é acusado de ter cometido abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião com embaixadores realizada em julho do ano passado.

O ministro mencionou a live que Bolsonaro fez em 2021 na qual ele já questionava a segurança das urnas eletrônicas, e disse que na reunião com os embaixadores em 2022 ele passou a mencionar as Forças Armadas como a instituição que podia “apontar supostas soluções para evitar fraudes no pleito iminente”.

“Na reunião com chefes de missão diplomática, o investigado retomou a epopeia dos ataques ao sistema eletrônico de votação sem provas, acresceu mais um capítulo à saga: a derradeira tentativa das Forças Armadas de apresentar supostas soluções para evitar fraudes no pleito iminente.”

O relator defendeu o ministro Edson Fachin por ter convocado, quando era presidente do TSE, uma reunião com embaixadores para falar da confiabilidade do sistema de votação.

Ele afirmou que não é possível fazer paralelo deste encontro com a reunião de Bolsonaro com representantes estrangeiros no Palácio da Alvorada.

O ex-presidente já fez essa comparação diversas vezes. Benedito, no entanto, refutou a ideia. “O TSE é instituição constitucional que atua como órgão de cúpula da governança eleitoral e é inerente à sua função difundir informações oficiais sobre sistema eletrônico de votação”, disse.

Depois de Benedito, votarão os ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares e, por fim, os membros do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques e Alexandre de Moraes.

O cenário é considerado adverso para Bolsonaro, e a tendência é que ele seja declarado inelegível. O advogado do ex-presidente, Tarcísio Vieira de Carvalho, já admite recorrer ao STF em caso de derrota no TSE.

Ao defender a punição para Bolsonaro no primeiro dia de julgamento, na última quinta (22), a representação jurídica do PDT argumentou que houve tentativa de golpe de Estado.

O evento com os embaixadores durou cerca de 50 minutos e foi transmitido pela TV Brasil. Na ocasião, a Secretaria de Comunicação do governo barrou a imprensa, permitindo apenas a participação dos veículos que se comprometessem a transmitir o evento ao vivo.

O vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco, considerou a reunião com embaixadores como algo grave, com o objetivo de criar desconfiança sobre as eleições e deslegitimar um eventual resultado negativo nas urnas para Bolsonaro.

“O discurso ganhou difusão nacional por meio de televisionamento em TV federal e nas redes sociais. O discurso, portanto, também se dirigiu ao conjunto da população brasileira e não apenas para o corpo diplomático”, afirmou na semana passada.

O procurador disse ainda que o chefe do Executivo tem poder para convocar reunião com embaixadores, mas que esse “poder não é ilimitado”.

“O evento, não obstante a sua primeira aparência, foi deformado de forma eleitoreira, traduzindo desvio de finalidade.”

Segundo ele, a reunião foi arregimentada para criar desconfiança da comunidade internacional e dos cidadãos brasileiros em um sistema de votação legítimo, por meio de alegações inverídicas.

Gonet, porém, não considerou que Braga Netto deve se tornar inelegível e não viu abuso na atuação do ex-ministro em relação ao evento.

A ação contra Bolsonaro é uma Aije (ação de investigação judicial eleitoral), que pode ser apresentada até a data da diplomação do candidato.

Esse instrumento tem como objetivo apurar condutas que possam afetar a igualdade de disputa na eleição, como abuso de poder econômico, de autoridade ou uso indevido dos meios de comunicação social em benefício de um candidato.

Uma das linhas da defesa de Bolsonaro tem sido sustentar que as falas do evento foram feitas enquanto chefe de Estado e como ato de governo, tendo o objetivo de “dissipar dúvidas sobre a transparência do processo eleitoral”.

Além disso, apontam que o público-alvo do evento não eram eleitores, mas pessoas sem cidadania brasileira.

Segundo Tarcísio Vieira, a ação movida pelo PDT é “impostora e eivada de falsidade ideológica” e não está em julgamento o movimento político representado pelo ex-mandatário.

“Não está em julgamento, como quer se fazer crer, o bolsonarismo, não se está a arbitrar uma disputa sangrenta imaginária entre civilização e barbárie”, disse.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, Bolsonaro admitiu a possibilidade de ficar inelegível e disse que, mesmo fora da urna, pretende seguir na vida pública. Sinalizou, ainda, que pode passar um tempo fora do Brasil.

Cultura/Turismo: Últimos dias para se inscrever nas mostras competitivas do Festival de Cinema de Triunfo

28/06/23

Imprensa/ SECULT 
blogfolhadosertao.com.br

Festival é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e Fundarpe, e será realizado entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro, no Theatro Cinema Guarany

Faltam poucos dias para o fim das inscrições para a mostra competitiva Festival de Cinema de Triunfo. Elas deverão ser feitas até esta sexta-feira (30), exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco. O festival é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e Fundarpe, chegando em sua 14ª edição entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro, realizado no centenário Theatro Cinema Guarany.

Serão seis mostras competitivas: Longa-metragem nacional; curta e média-metragem nacional; curta e média-metragem pernambucano; curta e média-metragem infantojuvenil; curta e média-metragem dos Sertões; e filme experimental. Serão aceitos filmes finalizados entre janeiro de 2021 e os meses vigentes de 2023, ficção, documentário, animação, videoclipes, dentre outros, realizados em qualquer formato, desde que possuam cópia de exibição em formato digital (FullHD).

Para estar apto a concorrer nas categorias pernambucanas, o filme precisa ser realizado por diretor(a) pernambucano(a) ou residente em Pernambuco há pelo menos um ano e/ou por empresa produtora pernambucana. Para a categoria dos Sertões, os filmes precisam ser realizados em cidades do Sertão (Semiárido brasileiro) da região Nordeste. Os proponentes podem ser pessoas físicas, coletivos ou grupos sem personalidade jurídica e pessoa jurídica.

As obras serão avaliadas por uma comissão de análise de mérito, composta por representantes da Secretaria de Cultura de Pernambuco e profissionais de reconhecido saber e competência no campo audiovisual. Serão avaliados aspectos como argumento/roteiro, criatividade, qualidade técnica e qualidade artística.

Os filmes selecionados concorrerão ao Troféu Caretas, com o Prêmio do Júri Oficial e do Júri Popular. Cada prêmio destinará R$ 3 mil para o melhor longa, R$ 2 mil para os melhores curtas de cada categoria e R$ 1 mil para o melhor filme experimental. Também haverá troféus Caretas para melhor direção, fotografia, montagem, roteiro, produção, direção de arte, trilha sonora, som, ator e atriz para os longas e curtas. Já o Troféu Fernando Spencer será concedido para o melhor personagem das obras concorrentes.

O edital completo pode ser conferido aqui.

CRONOGRAMA – As inscrições seguem até às 17h desta sexta-feira (30). De 3 a 14 de julho será realizada a análise de mérito, com resultados divulgados no dia 15 de julho. Os recursos poderão ser realizados entre 16 e 17 de julho e o resultado final está previsto para 19 de julho.

Prevenção: Prefeito João Campos realiza vistoria em obra de contenção de encosta em Beberibe

28/06/23

Imprensa PCR 
blogfolhadosertao.com.br
O conjunto da obra conta com o investimento de R$ 1,3 milhão e garante a proteção direta de 50 famílias. O prefeito também conferiu a limpeza de um canal na rua Florestópolis, em Água Fria
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Prefeito do Recife, João Campos, faz vistoria às obras de contenção  no bairro de Água Fria

A Prefeitura do Recife entregou 66 obras de drenagem de encostas em 2023 e, no momento, está executando outras 50 ao redor da cidade. Entre as obras que estão em andamento, está a encosta de 120 metros do Córrego da Jaqueira, no bairro de Beberibe. A intervenção, que está sendo executada por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB) com um investimento de R$ 1,3 milhão, foi vistoriada pelo prefeito João Campos nesta terça-feira (27). Os serviços de drenagem, estabilização e contenção de encostas, com muros de arrimo e alvenaria armada, irão proteger, de forma direta, 50 famílias que moram na localidade.

“Com o investimento que estamos fazendo aqui, todos ao redor vão ficar protegidos e continuar morando onde nasceram e cresceram. A obra de encosta garante uma moradia segura sem precisar fazer o reassentamento, que é mais caro e pior para as famílias porque, além de alterar toda a organização de uma família, a mudança para outros lugares afeta o cotidiano como um todo, incluindo o próprio trabalho e a relação interpessoal numa comunidade”, explicou o prefeito durante a visita.
Cristiano da Silva, 49 anos, mora na mesma área desde que nasceu. Ele disse estar realizado com a construção que irá impactar a segurança dos moradores principalmente em dias de chuva. “Eu pensei que essa obra nunca ia ser feita. Este era o sonho da minha avó, que faleceu e nunca viu essa barreira ser iniciada. Antes, quando chovia, eu não dormia com medo de ver a barreira cair e ia para a casa da minha mãe, que mora aqui perto. Mas agora vai dar tudo certo, a gente vai ter muito mais tranquilidade no inverno”, afirmou.O prefeito também foi conferir presencialmente a limpeza do canal da rua Florestópolis, em Água Fria. O canal está contido na lista de monitoramento de serviços estratégicos anuais realizado pela Prefeitura do Recife por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB). Em 2023, já foram limpos 48 canais, com um investimento de R$ 3,5 milhões, e realizada a retirada de cerca de 28 mil toneladas de resíduos. Também está em andamento a limpeza de 6 outros canais e a previsão é que sejam investidos R$ 8 milhões neste tipo de serviço até o fim de dezembro.
 
Fotos: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife