Deputado Lucas Ramos é o novo coordenador de Educação da Frente da Primeira Infância do Congresso Naciona

17/06/23

Por Felipe Lima

blogfolhadosertao.com.br

 

Entidades como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) têm participado da construção da pauta de atuação da FPPI.

O deputado federal Lucas Ramos  (foto) foi escolhido como novo coordenador temático de Educação da Frente Parlamentar Mista de Primeira Infância (FPPI) do Congresso Nacional. O convite foi feito pelo presidente da Frente, deputado federal Dr. Zacharias Calil (União-GO), após o nome de Lucas Ramos ter sido aprovado pelos 197 deputados federais e 13 senadores que compõem o espaço suprapartidário.“Esta nova missão integra duas das prioridades do nosso mandato que são a construção de políticas públicas para Primeira Infância e o desenvolvimento da Educação no país. Tenho a certeza que o trabalho da Frente será determinante para elaboração de projetos de lei e direcionamento no Orçamento da União de mais investimentos na ampliação e qualificação do acesso à Educação para crianças de até seis anos”, celebrou Lucas Ramos.A Frente iniciou a construção do seu plano de ação e elencou os temas Educação, saúde mental, garantia alimentar e combate à obesidade infantil e à violência doméstica como prioritários. Eles serão desenvolvidos juntamente com o trabalho de acompanhamento da implantação do Marco da Primeira Infância em todo o território nacional. Entidades como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) têm participado da construção da pauta de atuação da FPPI.“Vamos atuar em sinergia com os demais coordenadores temáticos de Saúde, Assistência Social, Orçamento e Financiamento, Alimentação e Nutrição, Justiça e Direitos Humanos e Cultura, Brincar e Lazer para atuar de maneira integrada, dialogando também com as assembleias legislativas estaduais, governos e prefeituras, para que avancemos em uma agenda estruturante e de alcance nacional para a Primeira Infância”, complementou.

Prefeito de Salgueiro judicializa negociação com servidores em estado de greve

17/06/23
blogfolhadosertao.com.br

 

Os trabalhadores associados ao Sindicato dos Servidores reivindicam 14,95% e as demais categorias,  5, 93%

 

Com objetivo de encerrar o estado de greve de servidores públicos municipais insatisfeitos porque ainda não receberam reajuste salarial, a Prefeitura de Salgueiro judicializou a questão, posição assumida pelo prefeito Marcones Libório de Sá ( foto), no terceiro mandato.

O governo municipal ingressou com um processo na 2ª Vara Cível da Comarca de Salgueiro contra o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sisemsal), pedindo declaração de ilegalidade/abusividade da greve.

No processo, a prefeitura solicita que a Justiça antecipe os efeitos da tutela, para que a manifestação dos servidores tenha fim imediatamente. Na última terça-feira, 13, o Poder Judiciário determinou vista imediata ao Ministério Público sobre essa tutela antecipada e o órgão está prestes a dar o parecer.

Estado greve

Servidores públicos municipais  de Salgueiro que não são atrelados ao salário mínimo declararam estado de greve porque ainda não receberam reajuste em 2023. O Sisemsal encabeça a luta  reivindicando aumento de 14,95% e de 5,93% para as demais categorias.

Com informações do Blog Alvinho Patriota

 


 

Compesa: Campanha de negociação de débito chega à reta final

17/06/23
AscomCompesa
blogfolhadoseertao.com.br

                                       30 de junho é  o último dia  para fazer acordo com descontos

 

A campanha de negociação de débitos da Compesa está na reta final, com encerramento no dia 30 deste mês. São os últimos dias do Quita Fácil, programa de regularização de débito que oferece descontos de até 90% com o pagamento à vista, a depender do histórico da dívida. Também é possível acertar as contas com a empresa usando o cartão de crédito com possibilidade de parcelamento em até 21 vezes. Podem participar da campanha todos os clientes da Compesa com contas em atraso, independentemente do número de faturas vencidas.

Para negociar a dívida, o cliente poderá fazer a negociação diretamente nos canais digitais da Companhia, na Agência Virtual (www.compesa.com.br), pelo aplicativo Compesa Mobile, que pode ser baixado nas lojas virtuais, ou no WhatsApp (81) 9.9488.5047. E quem preferir negociar numa loja física, é só se dirigir a um dos 165 pontos de atendimento espalhados no estado.

O gerente de Arrecadação da Compesa, Bruno Lisboa, explica que a Companhia tem total interesse em facilitar a negociação com seus clientes para que fiquem em dia com as suas contas e, por isso, tem investido também em mutirões de negociação nos municípios. “Nos últimos dias do programa, nossa expectativa é expandir o trabalho que está sendo realizado em nossos canais de atendimento e também os mutirões de negociação, que facilitam o acesso dos clientes, e continuar ajudando as pessoas a equilibrarem as finanças. Por isso, a Compesa está oferecendo toda a facilidade para quitação da dívida”, explicou Lisboa.

Ainda de acordo com o gerente, ao ficar em dia com a Companhia, o cliente também sai da negativação num prazo de 24 horas (SPC/SERASA).

Transnordestina: Renan Filho e deputados da bancada pernambucana se reúnem para discutir projeto Salgueiro/Suape

17/06/23
Blog da Folha
blogfolhadosertao.com.br
A audiência foi requerida pelos deputados Augusto Coutinho (Republicanos) e Carlos Veras (PT)

 

Na próxima terça-feira (20), às 17h30, a Bancada Pernambucana no Congresso Nacional vai se reunir com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar da Ferrovia Transnordestina. A audiência, que foi requerida pelos coordenadores da Bancada, os deputados federais Augusto Coutinho (Republicanos) e Carlos Veras- PT( Foto), ocorrerá em Brasília.

Os parlamentares vão discutir soluções para acelerar a conclusão do Ramal Suape, que vai transportar minério de ferro extraído no Piauí para exportação, através do terminal marítimo pernambucano. “A conclusão do Ramal de Suape é uma das maiores prioridades da Bancada, e Pernambuco não sairá prejudicado”, ressalta Augusto Coutinho.

Os parlamentares pernambucanos estão mobilizados para destravar a Transnordestina desde que surgiu a informação de que o traçado entre Salgueiro e Suape não seria construído pela concessionária TLSA, que decidiu completar somente o trecho Salgueiro e o porto de Pecém (CE).

Na ocasião, a Bancada se articulou com o então governador Paulo Câmara e se reuniu com o ministro da Infraestrutura, à época, Tarcísio de Freitas. Por iniciativa do governador Paulo Câmara, houve contato com a Bemisa, que é exploradora dos minerais a serem transportados a partir do Piauí, para que o Ramal Suape fosse assumido por essa empresa. Em dezembro de 2021, o Ministério da Infraestrutura assinou autorização para que a Bemisa construa e explore traçado entre Salgueiro e Suape.

A Transnordestina representará potencial aumento de 30 milhões de toneladas na movimentação no Porto de Suape, somente em exportação, o que equivale a mais do que o dobro dos volumes atuais.

Vale lembrar que o projeto original foi iniciado em 2006 e já consumiu R$ 6 bilhões, sem conclusão em vista. Mesmo assim, o ramal até Suape está 48% concluído, contra 18% do traçado cearense. Outra vantagem operacional de Suape é o potencial de cargas de retorno, uma vez que os trens poderão fazer o trajeto de volta levando combustíveis, gás, contêineres e veículos, entre outros produtos.

Leia Também
• População de Triunfo ganha fórum moderno, sustentável e com acessibilidade
• Marcantônio Dourado tem apoio unânime do PSB para o Dnocs
• Proposta de Liana Cirne institui Comissão Permanente de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa