Na Alepe: Proposta do Governo para os professores é rejeitada

 15/06/23
Ascom Alepe
blogfolhadosertao.com.br

A proposta de reajuste do piso dos professores, apresentada pelo Governo do Estado, foi rejeitada pelas comissões de Educação e Finanças da Alepe, nesta quarta. Nos dois colegiados, os parlamentares argumentaram que o reajuste previsto quebra a  isonomia dentro da carreira dos docentes estaduais, por não contemplar a categoria como um todo.

Com a rejeição em duas comissões temáticas, a proposição pode ser arquivada sem ir a Plenário, conforme prevê o Regimento da Alepe. Para impedir o arquivamento, é preciso que pelo menos dez deputados assinem um pedido pela continuidade da tramitação, que ainda precisa ser submetida a votação no Plenário.

O texto do Poder Executivo prevê um reajuste de 14,95% no piso dos professores da rede estadual, válido tanto para docentes do quadro permanente como para os contratados por tempo determinado. Segundo o Sindicato dos Profissionais da Educação de Pernambuco, a proposta contempla apenas 32% da categoria, deixando mais de 53 mil profissionais sem reajuste, entre eles professores efetivos, aposentados, administrativos e analistas.

Esse foi um dos motivos pelo qual o deputado João Paulo, do PT, relator da matéria na Comissão de Educação, se posicionou contrário ao texto. Ele apresentou parecer pela rejeição e teve apoio unânime do colegiado.

“Porque ele quebra o plano de cargos e carreira dos trabalhadores na educação, é de uma certa forma nivela os trabalhadores da educação pelo piso salarial, e houve uma assembleia  com mais de 4 mil trabalhadores que, sem sombra de dúvida, rejeitaram a proposta do governo.”

A posição da Secretaria da Fazenda, registrada no parecer, é que a despesa com a folha de pagamento cresceu 19% e a receita caiu 2,1%, o que deixaria o Estado numa situação delicada se efetivar um reajuste para além do piso.

Presidente do colegiado de Educação, Waldemar Borges, do PSB, cobrou que o Poder Executivo tenha abertura para o diálogo. “Agora, a gente espera, na verdade, para além da questão formal, para que haja bom senso, que haja disposição de negociar, que o Governo entenda que da maneira como a matéria chegou aqui, apenas tratando do reajuste do piso salarial, ou seja, trazendo para o piso aqueles profissionais que estariam fora do novo piso, que ele entenda que, para além disso, é necessário que se discuta as reivindicações mais gerais da categoria.

Na Comissão de Finanças, ao apresentar parecer contrário, o relator deputado Antonio Coelho, da União, sustentou que o projeto não atende ao interesse público, por não garantir isonomia entre os profissionais da educação. “É uma responsabilidade muito grave, ninguém tem alegria em dar parecer nessa forma, mas a nossa conclusão é que o projeto de lei encontrava-se insuficiente. Nós não podemos ter uma educação de qualidade em nosso Estado sem ter uma ampla valorização dos profissionais da educação, da nossa rede pública de ensino.”

O entendimento foi acompanhado pelos deputados Coronel Alberto Feitosa, do PL, Diogo Moraes, do PSB, Sileno Guedes, também do PSB, e Luciano Duque, do Solidariedade.

Outros três deputados votaram a favor do projeto do Governo e contra o parecer do relator. Renato Antunes, do PL, questionou que a ampliação dos beneficiados pelo reajuste pode resultar na redução do percentual global oferecido à categoria. Além dele, Claudiano Martins Filho e Kaio Maniçoba, ambos do PP, votaram com o Governo.

Na Onu: Iza Arruda representa o Brasil em conferência internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

14/06/23

Jessica de Lima
blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo

A deputada federal Iza Arruda (MDB/PE)  participa, nesta semana, da 16ª sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP 16), um evento de destaque realizado pela ONU, em Nova York.   A parlamentar  integra a delegação da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a convite da secretária nacional, Anna Paula Feminella.

A deputada é integrante titular da Comissão de Saúde na Câmara dos Deputados e autora do requerimento que criou a Subcomissão Especial para discutir e propor medidas voltadas às políticas públicas de Inclusão de Pessoas com Espectro Autista. A participação de um representante da Câmara Federal nesse evento proporciona uma plataforma para compartilhar conhecimento, além de estabelecer parcerias importantes no avanço das políticas de inclusão no país.

“Da Vitória de Santo Antão para o mundo!” declarou Iza Arruda em uma postagem recente em suas redes sociais. A atuação da parlamentar na Comissão de Saúde a coloca como uma representante na luta pela inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista na ONU. “Estou comprometida em promover políticas públicas abrangentes e eficazes para a população autista. Essa conferência é uma oportunidade única para impulsionar nosso trabalho na subcomissão, em prol da inclusão das pessoas autistas no Brasil e no mundo”, finaliza.

Em Brasília: Raquel Lyra reforça importância da inclusão na gestão pública

14/06/23

ImprensaPE

blogfolhadosertao.com.br

 

A governadora Raquel Lyra(foto)  participou, nesta quarta-feira (14), do encontro “Pessoas em Movimento: Diálogos para um Melhor Estado”, promovido pelo Movimento Pessoas à Frente. O evento, realizado em Brasília, teve como objetivo pactuar caminhos para alcançar um setor público mais diverso, inclusivo e efetivo, com dados públicos transparentes e acessíveis.

Durante o discurso, a chefe do Executivo estadual enfatizou que no seu governo, onde pela primeira vez na história do Brasil há uma governadora e uma vice-governadora mulher, um dos fundamentos é trazer mais representatividade para a gestão pública. “A ocupação de cargos de liderança por mulheres precisa ser uma decisão política. Foi assim que ocupamos 52% dos cargos de alta liderança do Governo de Pernambuco por mulheres com competência técnica e sensibilidade política”, enfatizou Raquel Lyra.

Por sua vez, a especialista em equidade racial, Ellen da Silva, que esteve presente no debate, ressaltou a importância do debate sobre o tema. “É importante reiterar o poder da diversidade. O letramento racial e de gênero nos leva a não reproduzir os erros do passado”, destacou.

IGUALDADE RACIAL – Em ato histórico no Estado, a governadora Raquel Lyra sancionou, na última segunda-feira (12), a lei que cria o Estatuto da Igualdade Racial, garantindo igualdade de oportunidades e promovendo o combate à intolerância racial. Pernambuco tem cerca de 66% da população negra, mas até então era um dos poucos estados do país que ainda não tinha uma legislação própria de promoção da igualdade racial.

O projeto de lei era de 2019, de autoria da então deputada estadual Teresa Leitão e do então deputado estadual Isaltino Nascimento, mas estava arquivado desde o término dos mandatos de ambos. A atual deputada estadual Rosa Amorim é autora do requerimento que desarquivou o projeto de lei, aprovado em duas votações.

Também estiveram presente no painel de abertura do evento as ministras da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck e do Superior Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

Fotos: Matheus Alves/Divulgação.

Deputado Lucas Ramos defende prorrogação do Regime Automotivo do Nordeste

14/06/23
Por Felipe Lima
blogfolhadosertao.com.br

“A prorrogação do Regime Automotivo visa assegurar previsibilidade e segurança jurídica para que fabricantes de automóveis e autopeças iniciem um novo e vigoroso ciclo de investimentos no Nordeste, que tem como horizonte os próximos dez anos, gerando mais emprego e renda na região”.

Miniatura do anexo
–-

O deputado federal Lucas Ramos ( foto )  deu início a uma forte defesa pela prorrogação do Regime Automotivo Regional do Nordeste. O parlamentar usou a tribuna do plenário da Câmara dos Deputados, para definir a política pública como “estratégica para geração de emprego e renda e combate às desigualdades regionais” e “fundamental para criar as condições de manter o Brasil, com o Nordeste tendo papel de protagonismo, na vanguarda da tecnologia e da competitividade dos mercados automotivo e de autopeças”.Lucas Ramos citou em seu discurso estatísticas recentes, compiladas por um estudo da Consultoria Ceplan, que mostram que o Polo Automotivo da Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata Norte, e o complexo fabril de baterias da Moura, em Belo Jardim, no Agreste, têm alavancado “um processo de transformação social inédito” no Estado. E defendeu que a Câmara dos Deputados precisa liderar o debate sobre a prorrogação do Regime Automotivo, da mesma forma que capitaneou a formatação de uma robusta proposta de Reforma Tributária.O deputado federal explicou que os benefícios, que vigoram até dezembro de 2025, garantiram a implantação da indústria automotiva em Pernambuco e permitiram a expansão das operações do setor de autopeças, tornando ambas referências mundiais.O Polo Automotivo da Stellantis, com a fábrica Jeep e seus 34 fornecedores integrados, é um dos mais modernos do planeta. E o polo produtivo de baterias Moura é o maior da América do Sul.“A prorrogação do Regime Automotivo visa assegurar previsibilidade e segurança jurídica para que fabricantes de automóveis e autopeças iniciem um novo e vigoroso ciclo de investimentos no Nordeste, que tem como horizonte os próximos dez anos, gerando mais emprego e renda na região”, reforçou.IMPACTO SOCIOECONÔMICOO Polo Automotivo de Goiana da Stellantis, que reúne a fábrica Jeep e um parque de fornecedores integrado, foi responsável por garantir que esta cidade da Zona da Mata Norte apresentasse, anualmente, ganhos de participação na economia estadual. Saindo da 13ª posição em 2010, para a 4ª posição no ranking do PIB pernambucano, em 2019.Além disso, cerca de 21% dos trabalhadores com carteira assinada são residentes em Goiana e 50% são oriundos de outras cidades da chamada Área de Influência do Polo Automotivo, formada por outros nove municípios.Em outra ponta, no segmento de autopeças, os aportes realizados pelo Grupo Moura nos últimos 12 anos em seu complexo fabril na cidade de Belo Jardim, no interior do Nordeste, consolidaram a região como maior polo produtivo de baterias da América do Sul. É o Nordeste brasileiro no mapa mundial do mercado de autopeças. Por conta desse vigoroso movimento, hoje, Belo Jardim tem o 13º maior PIB de Pernambuco.Dos empregos formais da cidade, 20% ou mais de 4 mil postos de trabalho são gerados diretamente pela empresa. A Moura é ainda responsável por 33% da massa salarial municipal e sua folha de pagamentos injeta, anualmente, mais de R$ 110 milhões na economia local.

Feira: Raquel Lyra anuncia 23ª edição da Fenearte

14/06/23
Imprensa PE 
blogfolhadosertao.com.br
Feira acontece de 5 a 16 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, e traz ações inéditas, como uma programação paralela pelo Recife e Olinda
A governadora Raquel Lyra ( foto)  anunciou, nesta terça-feira (13), durante coletiva de imprensa, um investimento de R$ 8 milhões para realização da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), superior à última edição, que recebeu R$ 7 milhões. Com o tema Loiceiros de Pernambuco – Arte da Terra, Poesia das Mãos, o evento chega à sua 23ª edição com 12 dias de programação, de 5 a 16 de julho. A expectativa da organização é de que haja uma movimentação financeira superior a R$ 40 milhões. Mais de 5 mil expositores, entre artesãos de Pernambuco, de todo o Brasil e de diversos países, vão ocupar cerca de 25 mil metros quadrados do pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco. São esperadas 300 mil pessoas.
“Nesta edição, a Fenearte chega ainda mais forte. E, o nosso principal objetivo é fortalecer o programa de artesanato de Pernambuco, permitindo novas conexões para que o artesão possa ganhar mais valor e mais dinheiro a partir da venda das suas peças, com a facilitação da intermediação ou a venda direta aos seus consumidores finais. Que eles possam sobreviver de sua arte com dignidade e passar para as novas gerações, podendo perpetuar e reinventar o nosso artesanato”, enfatizou Raquel Lyra, que esteve acompanhada da vice-governadora Priscila Krause.
A feira, neste ano, empreenderá ações inéditas. A principal delas é o Circuito Fenearte, uma programação que transbordará o Centro de Convenções de Pernambuco, com atividades acontecendo paralelamente em cerca de 50 espaços culturais e restaurantes do Recife e de Olinda. Entre elas, a ART-PE, que adiantou a sua segunda edição e vai acontecer emparelhada à feira de artesanato. “A Fenearte é uma política pública de sucesso, que vem transformando a vida dos artesãos de Pernambuco, do Brasil e do mundo. E, agora, estamos levando para outro patamar, fazendo com que um novo espaço e público sejam atingidos”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.
Outra ação inédita é um estudo da cadeia produtiva do artesanato, pesquisa e mapeamento que será realizado durante a feira. O Estado fará uma análise aprofundada para compreender toda a cadeia produtiva do artesanato – desde a artesã e o artesão, passando pelo seu produto, o território em que vive e produz, e também o mercado. A partir disso, terá informações relevantes para construir estratégias e ações estruturais para o artesanato nos próximos anos.
A 23ª Fenearte contabiliza mais de 30 setores. No maior, dedicado a artesãos pernambucanos, são 305 estandes. Outros 68 expositores pernambucanos vão ocupar o estande do Sebrae-PE. Também participam os Sebraes do Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Espírito Santo. A feira terá estandes de oito etnias indígenas, 73 municípios pernambucanos, 40 associações, todos os estados brasileiros e 27 países. “Nosso trabalho é fazer com que a Fenearte cresça cada vez mais, podendo se expandir para outras regiões do Estado”, enfatizou o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira.
HOMENAGEM – No mezanino do pavilhão, a exposição “As Loiceiras de Tacaratu – A Arte Milenar das Mulheres do Meu Sertão”, com fotografias de Ana Araujo, apresentará a tradição da loiça no município pernambucano; um saber difundido pelo povo Pankararu que lá habita. As loiças terão destaque também no Espaço Janete Costa, que, aliás, continua com o projeto Conversas Instigantes, de palestras com artesãos, artistas, designers e produtores.
Fotos: Miva Filho/ Secom

Projeto da Semas-PE busca restaurar áreas degradadas da Caatinga

14/06/23
Rosália Soares/Imprensa Semas PE
blogfolhadosertao.com.br

 

No Sertão do Pajeú, mulheres recebem capacitação para recuperar o bioma e ter fonte de renda sustentável a partir dele

O projeto ‘Mulheres Restaurando o Bioma da Caatinga’, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas-PE) e o Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema), busca recuperar locais que sofreram algum tipo de degradação em áreas da caatinga. O projeto está contemplado no edital nº 1 do FEMA e foi proposto pela Rede de Mulheres do Sertão do Pajeú.

A iniciativa tem o objetivo de restaurar serviços ambientais em áreas de nascentes e matas ciliares de rios e riachos intermitentes e aumentar a resiliência de agroecossistemas familiares, que contam com práticas de controle da erosão e implantação de reservas com plantas xerófilas para alimentação de animais durante secas severas.

Para alcançá-lo, foram estabelecidas outras metas menores, como a implementação de reuso de águas cinzas (Rac´s), de áreas de reserva de forragem com plantas xerófilas e a melhora da toda a infraestrutura de produção de mudas nativas em viveiro para comercializá-las. O projeto contemplou mulheres de cinco municípios da região do Pajeú: Iguaraci, Itapetim, São José do Egito, Afogados da Ingazeira e Carnaíba.

Para a realização, a organização dividiu as mais de 170 mulheres que tiveram participação direta nas ações em 10 grupos. Elas têm participado de rodas de conversas para sensibilizá-las sobre a importância da recuperação de áreas degradadas e a conservação dos recursos naturais do bioma.

A caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, responsável pela cobertura de 70% do território do Nordeste e 11% do país. Se caracteriza principalmente pela estiagem na maior parte do ano e pela vegetação seca e sem folhas. A degradação de imensas áreas, que, inclusive, ajudam a aumentar os impactos da estiagem na fauna, flora e na vida dos habitantes, dão ainda mais abertura a projetos como o da Rede de Mulheres do Sertão do Pajeú, fundamentais para a contenção dessa degradação do bioma.

“O nosso projeto trabalha o viés social, porque as mulheres se entrosam em grupo e se fortalecem em busca de políticas públicas; o viés ambiental, a partir do momento em que produzem mudas para o reflorestamento; e o viés econômico, quando gera renda para essas mulheres comercializem essas mudas”, explicou Febe de Oliveira, analista ambiental da Semas Pernambuco.

Foto: Divulgação Semas-PE.

PF prende grupo suspeito de adulterar leite distribuído em programas sociais em Pernambuco

14/06/23

Por Jaqueline Fraga

blogfolhadosertao.com.br

Operação Desnatura foi deflagrada nesta terça-feira (13)
PF investiga suspeita de fraude em programas de distribuição de leite

Seis pessoas foram presas, nesta terça-feira (13), acusadas de fraudarem a produção de leite distribuído em programas sociais e escolas públicas de Pernambuco e de desviar recursos públicos.

Realizada pela Polícia Federal (PF), em parceria com a Receita Federal e a Controladoria Geral da União (CGU), a Operação Desnatura identificou que o leite distribuído por uma grande empresa de laticínio contratada pelo Governo do Estado vinha sendo adulterado, inclusive apresentando risco ao consumo.

Além disso, por meio da criação de uma cooperativa de fachada, a empresa não cumpria o requisito de comprar o leite cru de pequenos produtores rurais, conforme prevê o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, cujas verbas teriam sido desviadas pelo grupo. A empresa investigada possuía contrato com o Governo de Pernambuco desde 2014.

Nesta terça, foram presos empresários envolvidos no esquema e funcionários das organizações investigadas. Três das prisões ocorreram no Recife, duas em Gravatá e uma em Itaíba.

“A gente identificou a fraude em duas vertentes. Primeiro é a questão de fraudar o programa de apoio ao pequeno agricultor. Então, eles [pequenos agricultores] não recebiam esse dinheiro. E o segundo é a questão que foi identificada durante as investigações, que foi a adulteração do produto, a adulteração do leite. Então, o esquema envolvia essas duas vertentes, e o grupo ganhava dos dois lados, tanto na fraude ao programa propriamente dito, quanto na adulteração do leite, fazendo com que esse produto ganhasse mais volume e consequentemente o grupo ganhasse mais dinheiro”, detalhou o delegado da Polícia Federal Márcio Tenório.

O delegado destacou, ainda, a baixa qualidade do leite fornecido após a adulteração. “O leite era de péssima qualidade. A gente já tem perícias que foram realizadas depois da deflagração da primeira fase da operação, onde a gente conseguiu amostras do produto na empresa e também em alguns locais que receberam o leite já para distribuição à população. E essas amostras foram analisadas pelo Instituto Nacional de Criminalística, que comprovou a péssima qualidade do leite, inclusive com produtos nocivos à saúde pública”, comentou.

O leite era distribuído para pessoas com risco nutricional, em situação de vulnerabilidade social, por meio do “Programa Leite de Todos”, gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado de Pernambuco.

De acordo com a Polícia Federal, até o momento não há indícios de que funcionários públicos tenham participado do esquema criminoso praticado pela empresa de laticínios.

Segundo a PF, foi determinada a suspensão cautelar da atividade econômica da cooperativa investigada e de todos os contratos firmados entre esta e o poder público, além da suspensão do contrato firmado entre a empresa sediada em Recife, também investigada, e a Secretaria de Educação e Esportes, cujo objeto é o “Leite da Merenda”.

Além disso, foi decretado o sequestro patrimonial no valor total de R$ 95.931.880,15 (noventa e cinco milhões, novecentos e trinta e um mil, oitocentos e oitenta reais e quinze centavos), a fim de descapitalizar a organização criminosa e ressarcir os cofres públicos.

Além das prisões preventivas, a Operação Desnatura cumpre, nesta terça, 20 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Gravatá (4), Itaíba (2), Pesqueira (1), Recife (8), Passira (1), Ipojuca (2), além de Campina Grande/PB (1), e Rio de Janeiro/RJ (1). Até o início da tarde tinham sido apreendidos 18 veículos e 5 mil euros em espécie.

De acordo com a PF, os crimes investigados na operação são estelionato, obstrução à Justiça, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e crime contra saúde pública, cujas penas máximas somadas ultrapassam 30 anos de reclusão.

A Operação Desnatura é um desdobramento da Operação Lácteos, deflagrada pela Polícia Federal em novembro de 2022, quando foram apreendidos  mais de R$ 1.010.800,00 (um milhão, dez mil e oitocentos reais), 340 mil dólares (cerca de 1 milhão e setecentos mil reais) e 5 mil euros.

De acordo com a PF, durante a Operação Lácteos foram identificadas manobras de embaraço às investigações e obstrução à justiça, com funcionários das empresas descartando o leite no chão a fim de impossibilitar a análise do material.

Alepe: Comissão da Mulher recebe coordenadoras da Marcha das Margaridas

14/0/23
Ascom Alepe
blogfolhadosertao.com.br
 

Coordenadoras da Marcha das Margaridas participaram da reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, nesta terça. Elas pediram apoio para garantir a saída de uma delegação de 3 mil mulheres de Pernambuco rumo à manifestação, marcada para os dias 15 e 16 de agosto em Brasília. Domênica Rodrigues, da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco, a Fetape, destacou o tema desta edição.

“A pauta da  marcha hoje é pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver. Pelo bem viver de todas as mulheres, de mulheres negras, indígenas, pescadoras, assalariadas, mulheres trans. Então, todas as mulheres na perspectiva de pensar a Marcha das Margaridas, no Estado de Pernambuco, são todas de fato.”

Apoio financeiro para alimentação e transporte, a instalação de uma feira da Marcha das Margaridas  no espaço da Assembleia Legislativa e uma sessão solene no dia 8 de agosto para o lançamento do evento foram alguns dos encaminhamentos anunciados pela deputada Rosa Amorim, do PT. A deputada integra um grupo de trabalho de parlamentares que também pretende elaborar um pacote de ações legislativas a partir dos 13 eixos políticos da marcha.

A presidente do Colegiado, deputada Delegada Gleide Ângelo,  do PSB, também pediu apoio pela instalação de unidades da Casa da Mulher Brasileira em municípios do interior do Estado, em parceria com o Ministério das Mulheres. Os espaços reúnem em um só lugar diversos serviços de enfrentamento à violência.

Justiça bloqueia R$ 87 mil  de Bolsonaro por multa durante pandemia

14/06/23
Por: Luana Patriolino – Correio Braziliense
blogfolhadosertao.com.br
 (Foto: Agência Brasil/Reprodução)
Foto: Agência Brasil/Reprodução
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) determinou o bloqueio de R$ 87,4 mil das contas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por ele não pagar uma multa por não usar máscara durante a pandemia de covid-19. A medida foi solicitada pela secretaria de Fazenda de São Paulo e deferida na segunda-feira (12) pela juíza Ana Maria Brugin, da Vara das Execuções Fiscais Estaduais.
“Defiro o requerimento da Fazenda do Estado de São Paulo e determina a indisponibilidade de dinheiro em depósito ou aplicação financeira do(s) executado(s), existente nas instituições vinculadas ao Banco Central do Brasil, mediante bloqueio de valores até o limite da dívida executado”, diz a decisão do TJSP.
Bolsonaro foi multado por quebrar o protocolo sanitário durante a fase mais crítica da infecção do novo coronavírus. O ex-presidente fez uma visita ao Vale do Ribeira (SP), em 2021, acompanhado de um dos filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que também não estava usando proteção. No estado, à época sob gestão de João Dória, era estabelecida a obrigatoriedade da máscara.
Em janeiro deste ano, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) entrou com três ações para que o ex-chefe do Executivo pague as multas — que somam R$ 431 mil, embora as ações sejam julgadas separadamente. O Correio entrou em contato com a defesa de Jair Bolsonaro, mas não teve retorno até a publicação desta matéria. O espaço permanece aberto para manifestação do ex-presidente.
Confira a matéria no site do Correio Braziliense.