Professores   entram em estado de greve e pedem novo Projeto de Lei ao governo

12/06/23
Por Ana Beatriz Venceslau
blogfolhadosertao.com.br

 

Sindicato dos professores diz que em breve divulgará lista de ações de protesto, incluindo vigília em frente ao Palácio do Campo das Princesas
O Sintepe informou que o Governo de Pernambuco ficará sabendo do estado de greve através de um ofício

Professores da rede estadual de ensino de Pernambuco declararam estado de greve nesta segunda-feira (12). A decisão foi tomada por um grupo de aproximadamente 1,5 mil educadores que se reuniram no Teatro Boa Vista, no Recife.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano, a classe pediu que o piso salarial seja reajustado em 14,95% para toda a categoria. Ela também solicitou que a governadora Raquel Lyra (PSDB) enviasse um novo Projeto Lei – a sindicalista critou o atual (712/2023) que, segundo ela, deixa mais de 50 mil profissionais da educação de fora.

“É preciso aplicar o reajuste de 14,95% do piso salarial em toda a carreira dos servidores da educação. Queremos que a governadora envie um novo projeto de lei para a Assembleia, contemplando toda a carreira”, explicou Ivete.

O Sintepe informou que o Governo de Pernambuco ficará sabendo do estado de greve através de ofício e que, em breve, irá divulgar nas suas redes sociais uma “extensa agenda de lutas”, reforçando o posicionamento de protesto para que o reajuste no piso salarial seja incorporado para todos os educadores. Dentro dessa programação, está prevista uma vigília em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado.

A rede estadual de ensino de Pernambuco conta, atualmente, com 1.059 escolas, aproximadamente 534 mil estudantes e 36 mil professores.

A reportagem da Folha de Pernambuco entrou em contato com o Governo de Pernambuco, questionando se o ofício informando o estado de greve já havia sido recebido, e também se há alguma negociação sendo feita com o Sintepe, mas não obteve respostas até a publicação desta matéria.

 

Abaixo, confira a carta enviada por Raquel Lyra para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe)

“Tenho a honra de encaminhar, para apreciação dessa Augusta Casa, o anexo Projeto de Lei Complementar que fixa novos valores nominais de vencimento base para os cargos públicos que indica. A medida ora proposta prevê a atualização do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, a partir de 1º de janeiro de 2023, conforme indicado nos Anexos I a IV, para as grades de vencimento base dos cargos públicos de professor, integrantes dos grupos ocupacionais referidos na  Lei nº 11.559, de 10 de junho de 1998, bem como dos cargos públicos de professor com formação em magistério, integrantes do quadro de pessoal em extinção ou que não sejam detentores de habilitação específica. Ademais, cabe ressaltar que também serão alcançados pela referida medida os professores da Secretaria de Educação e Esportes contratados por tempo determinado, nos termos da Lei nº 14.547, de 21 de dezembro de 2011. Mister consignar que a presente proposição ao assegurar o cumprimento, pelo Estado de Pernambuco, do art. 5° da Lei Federal n° 11.738, de 16 de julho de 2008, no que diz respeito ao valor do piso salarial profissional nacional do magistério público estadual, demonstra o compromisso do governo estadual com a valorização dos profissionais da área.”

 

Amistosos: Zagueiro pernambucano Nino é desconvocado da Seleção Brasileira

12/06/23

Por Luiz VilaBoas/folhappe

blogfolhadosertao.com.br

Após a partida entre o clube tricolor e o Goiás, o  zagueiro  deixou o campo se queixando de dores na coxa
Nino em ação contra o Goiás

zagueiro pernambucano Nino, do Fluminense, foi desconvocado da Seleção Brasileira para os amistosos contra Guiné e Senegal, nos dias 17 e 20 de junho, respectivamente. Ele se queixou de dores na coxa após o empate entre a equipe carioca e o Goiás, no no último domingo (11), em Goiânia, pelo Campeonato Brasileiro.

De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar, conversou com o Departamento Médico do Fluminense antes de tomar a decisão. Um novo substituto deverá ser convocado para a vaga do zagueiro.

CBF anuncia substituto de Nino para amistosos da Seleção Brasileira

O zagueiro Robert Renan, do Zenit, foi convocado nesta segunda-feira (12) pelo técnico Ramon Menezes para substituir Nino, do Fluminense, na Seleção Brasileira.

Robert, de 19 anos, defendeu a equipe nacional Sub-20, também comandada por Ramon, no Mundial da categoria, disputado recentemente na Argentina.

Ele deve se juntar ao grupo que treina em Barcelona somente na quarta-feira (14).

No dia 17, o Brasil enfrenta a seleção de Guiné, na cidade catalã. Três dias depois, faz outro amistoso, contra Senegal, em Lisboa, capital de Portugal.

Nesta segunda, mais cedo, o zagueiro Nino, do Fluminense, foi desconvocado da Seleção Brasileira para os dois amistosos. Ele teve uma lesão.

Raquel prestigia posse dos novos conselheiros do TCE-PE

12/06/23

ImprensaPE

blogfolhadosertao.com.br

 

A governadora Raquel Lyra (foto) e a sua vice, Priscila Krause, prestigiaram a cerimônia de posse dos novos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Eduardo Porto e Rodrigo Novaes, na manhã desta segunda-feira (12), na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape).

“O Tribunal de Contas do Estado recebe, festivamente, dois novos jovens conselheiros que têm a agregar muita experiência ao órgão. O TCE tem uma capacidade técnica forte e a sensibilidade de não ser um órgão apenas punitivo, mas que busca a mediação para permitir que os serviços públicos sejam mais eficientes. Deixo minha saudação aos ex-conselheiros Carlos Porto e Teresa Dueire, até hoje a única mulher a ocupar um lugar como conselheira”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O advogado Eduardo Lyra Porto de Barros e o ex-deputado estadual Rodrigo Cavalcanti Novaes assumem os cargos de conselheiros da instituição em substituição a Porto e Dueire, recentemente aposentados.

“Chego ao Tribunal no sentido de somar. Realço o reconhecido caráter pedagógico e orientador da Corte de Contas, pois reconheço a importância de um órgão técnico atuar como parceiro do gestor”, disse Eduardo Porto. “O Tribunal está avançando muito, cumprindo um papel fundamental. Desejo que o TCE possa contribuir para que a qualidade da gestão pública em nosso estado seja referência”, apontou Rodrigo Novaes.

Acompanharam a chefe do Executivo estadual na solenidade os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar), Túlio Vilaça (Casa Civil), Carla Patrícia (Defesa Social) e Evandro Avelar (Mobilidade e Infraestrutura). O presidente da Alepe, Álvaro Porto, deputados federais e estaduais, além de prefeitos e autoridades jurídicas pernambucanas também estiveram presentes na cerimônia.

Fotos: Miva Filho/Secom.

Veja a lista de medicamentos gratuitos e com valor reduzido oferecidos pelo programa Farmácia Popular

12/06/23

PG1- Brasília

blogfolhadosertao.com.br

Farmácia Popular — Foto: Reprodução/RBS TV

Farmácia Popular — Foto: Reprodução/RBS TV

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (7) que os beneficiários do programa Bolsa Família poderão retirar gratuitamente os 40 medicamentos disponíveis na lista atual do Farmácia Popular.

Atualmente, as medicações disponíveis no programa estão divididas em duas categorias. Parte da lista é gratuita, e parte tem um desconto de 90% em relação ao preço tabelado das farmácias comerciais.

Mas agora os remédios que têm apenas desconto passarão a ser gratuitos para quem recebe Bolsa Família. Veja abaixo a lista de todos:

Gratuitos para toda a população

  • Asma: brometo de ipratrópio (0,02 mg e 0,25 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg, 200 mcg e 250 mcg); sulfato de salbutamol (100 mcg e 5 mg).
  • Diabetes: cloridrato de metformina (500 mg, com e sem ação prolongada, e 850 mg); glibenclamida (5 mg); insulina humana regular (100 ui/ml); insulina humana (100 ui/ml).
  • Hipertensão: atenolol (25 mg); besilato de anlodipino (5 mg); captopril (25 mg); cloridrato de propranolol (40 mg); hidroclorotiazida (25mg); losartana potássica (50 mg); maleato de enalapril (10 mg); espironolactona (25 mg); furosemida (40 mg); succinato de metoprolol (25 ml).

Com coparticipação (e, agora, também gratuitos para quem recebe Bolsa Família)

  • Anticoncepcionais: acetato de medroxiprogesterona (150 mg); etinilestradiol (0,03mg) + levonorgestrel (0,15 mg); noretisterona (0,35 mg); valerato de estradiol (5 mg) + enantato de noretisterona (50 mg)
  • Dislipidemia (colesterol alto): sinvastatina (10 mg, 20 mg e 40 mg)
  • Doença de Parkinson: carbidopa (25 mg) + levodopa (250 mg); cloridrato de benserazida (25 mg) + levodopa (100 mg)
  • Glaucoma: maleato de timolol (2,5 mg e 5 mg)
  • Incontinência: fralda geriátrica
  • Osteoporose: alendronato de sódio (70 mg)
  • Rinite: budesonida (32 mg e 50 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg/dose)
  • Diabetes tipo 2 + doença cardiovascular (> 65 anos): dapagliflozina (10 mg)

1 x 1 : Sport só empata com a Ponte Preta em Campinas e deixa o G-4 da Série B

12/06/23
Por Vinicius Barros/JC
blogfolhadosertao.com.br

Leão começou perdendo e empatou após a Ponte Preta ter um jogador expulso

Sport/Divulgação
Sport visitou a Ponte Preta neste domingo, no estádio Moisés Lucarelli – FOTO: Sport/Divulgação

Jogando fora de casa, o Sport empatou com a Ponte Preta em 1×1 neste domingo (11) no estádio Moisés Lucarelli. Com o empate, o Leão chega a 21 pontos em dez jogos disputados e deixa o G-4, caindo para quinta colocação. Já a Ponte Preta alcança 12 pontos, na 15ª posição.

Os tentos da partida foram marcados por Pablo Dyego e Luciano Juba. Pelas circunstâncias do jogo, o placar foi um tropeço. Isso porque o Leão jogou todo o segundo tempo com um a mais após a expulsão de Fábio Sanches, zagueiro da Ponte.

PRIMEIRO TEMPO DE PONTE PRETA X SPORT

No primeiro tempo, Sport e Ponte Preta começaram um confronto bem equilibrado no estádio da Macaca. A chance com mais perigo no começo do jogo surgiu com Felipinho, que chutou para longe após cruzamento de Jorginho aos 13 minutos.

GOL DA PONTE PRETA

Como resposta, a Ponte foi mais eficiente. Aos 20 minutos, Pablo Dyego aproveitou cruzamento na segunda trave para balançar as redes em belo peixinho.

Em seguida, o jogo começa a ficar mais violento, causando a saída de Fabinho, volante do Sport, lesionado, dando lugar a Fábio Mateus. Com a bola rolando, Sabino assustou a meta da Ponte Preta, enquanto Weverton respondeu do outro lado, quase ampliando para a Macaca.

Quando tudo caminhava para o intervalo, uma reviravolta nos acréscimos mexeu com a história do jogo. Após empurrão na área, o capitão do time alvinegro, Fábio Sanches, acertou uma cotovelada em Ronaldo, do Sport. Após revisão do VAR, o zagueiro foi expulso.

Motivado e com um a mais em campo, o Sport aproveitou a superioridade numérica para empatar com Luciano Juba ainda no primeiro tempo.

SEGUNDO TEMPO DE PONTE PRETA X SPORT

Na segunda etapa, o Rubro-Negro voltou com Igor Cariús no lugar de Felipinho e Edinho na vaga de Fabrício Daniel.

Com superioridade numérica, o Leão se lançou ao ataque, levando perigo em chutes de fora com Ronaldo e em cruzamentos de Edinho.

A grande bola da segunda etapa surgiu em cruzamento para Luciano Juba. Mas, de cabeça, o meia mandou para fora. Mesmo com dez minutos de acréscimo, o Leão não conseguiu marcar o segundo tento, terminando o confronto em 1×1.

PRÓXIMOS JOGOS DA SÉRIE B

Após o resultado de hoje, o Sport entra em campo pela Série B diante do Vila Nova, na Ilha do Retiro, no próximo domingo, dia 18.

Já a Ponte Preta só atua agora no dia 23 de junho, contra o Atlético-GO, em Goiânia. 

2 x 0 : Santa Cruz vence o Globo e fica perto da liderança na Série D

12/06/23

Por Haim Ferreira/JC

blogfolhadosertao.com.br

Santa Cruz fez o seu papel, venceu o Globo com gols de Fabrício e Emerson Galego

TWITTER/SANTA CRUZ
Santa Cruz chegou a cinco jogos de invencibilidade na Série D 2023 – FOTO: TWITTER/SANTA CRUZ

O Santa Cruz venceu o Globo-RN por 2×0, na tarde deste domingo (11), no estádio Barretão, no Rio Grande do Norte, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, os tricolores ficam muito perto de assumir a liderança do Grupo 3 da Série D. Os pernambucanos agora somam 14 pontos, mesmos números do líder Pacajus, que só está à frente dos pernambucanos por conta de um gol a mais de saldo.

A equipe do técnico Felipe Conceição precisava “secar” os cearenses, que jogavam contra o Nacional de Patos, no mesmo horário do seu jogo. Até o fechamento desta matéria, a partida estava: Pacajus 1×0 Nacional de Patos.

Sobre a atuação coral, os gols diante do Globo foram marcados pelo volante Fabrício Bigode, aos 30 minutos do primeiro tempo, e Emerson Galego, aos 32 da etapa final.

VEJA O GOL DE FABRÍCIO:

A vantagem poderia ter sido maior, mas o atacante e capitão Pipico perdeu um pênalti, no início do segundo tempo. O goleiro Luiz Henrique até cedeu o rebote para o camisa 9, mas o arqueiro potiguar fez milagre e também defendeu o segundo chute.

Vale lembrar que, além de chega mais perto da primeira colocação da sua chave, o Santa Cruz agora alcança a marca de cinco jogos de invencibilidade neste Brasileirão. Já são três vitórias e dois empates acumulados, o que fez o aproveitamento do clube saltar para 66%.

Além disso, com as combinações de resultados da rodada, o time do técnico Felipe Conceição não corre riscos de sair do G4 mesmo que perca seu próximo jogo. Isso porquê o Campinense, que é o quinto colocado, tem 10 pontos e só chegaria no máximo a 13, um a menos que os corais.

Em tempo, o Santa Cruz volta à campo na próxima quarta-feira (14), às 20h, novamente contra o Globo, mas desta vez no Arruda, com o apoio da sua torcida, que mais uma vez promete lotar o Arruda.

VEJA O GOL DE EMERSON GALEGO:
FICHA DO JOGO – GLOBO 0x2 SANTA CRUZ:

GLOBO: Luiz Henrique; Jonathan, Raniery, Artur (Gamarra) e Pedro (Luiz Felipe); Marquinhos, Luan (Peu) e Erick (Kaká); Ivanaldo (Vinícius), Gleydson e João Vitor. Técnico: André Caldas.

SANTA CRUZ: Michael; Rhuan Rodrigues (Léo Fernandes), Ítalo Melo (Yan Oliveira), Guedes e Marcus Vinícius; Emerson Souza (Ítalo Henrique), Fabrício e Nadson (Wagninho); Lucas Silva, Emerson Galego e Pipico (Chiquinho). Técnico: Felipe Conceição.

COMPETIÇÃO: Série D do Brasileirão

LOCAL: Estádio Barretão, em Ceará-Mirim-RN

GOLS:

  • Fabrício, aos 30 min do 1°T
  • Emerson Galego, aos 32 min do 2°T

CARTÕES AMARELOS: Jonatan e Gamarra (Globo); Rhuan Rodrigues, Pipico e Fabrício (Santa Cruz)

ÁRBITRAGEM: Wasley do Couto Leão (RR); Reinaldo de Souza Moura (RN) e Debora Rayane Fernandes Martins (RN)

Contrato da Codevasf com construtora tem aumento de R$ 14 milhões em um ano

12/06/23
Da Redação/Jornal EXTRA
blogfolhadosertao.com.br

 

Aditivos aplicados fazem valor pular de R$ 25,7 milhões para R$ 40,5 milhões

 

 

 

Arquivo Codevasf- O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) foi acionado no início do mês de maio para intermediar, junto ao município de Delmiro Gouveia, uma ação de desapropriação de um terreno onde será construída a Estação de Tratamento de Água (ETA) no povoado Sinimbu. O apelo, feito ao procurador-geral de Justiça, Marcelo Roberto Tenório de Albuquerque, é da Codevasf, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba, através da 5ª Superintendência Regional, com sede em Penedo. O documento foi assinado pelo superintendente substituto na época, Ricardo Alexandre Lisboa Vieira.

O pedido da intermediação do MP é uma prática comum no âmbito da administração pública envolvendo uma grande diversidade de assuntos, já que o órgão é responsável, perante o Judiciário, pela defesa da ordem jurídica e dos interesses indisponíveis da sociedade e pela fiel observância da Constituição e das leis.

Um aspecto contudo causa estranheza no caso em questão: apesar de sequer ter sido iniciada a primeira fase de implantação da obra – já que a desapropriação da área até hoje não foi providenciada pelo Município de Delmiro Gouveia – o contrato com a empresa construtora da ETA, firmado pela Codevasf em 2020, já recebeu três aditivos somente no ano passado, fazendo o valor original pelo serviço passar de R$ 25.710.132,67 para a significante fortuna de R$ 40.545.939,10 com adequações de planilhas orçamentárias. São R$ 14.835.806,43 a mais do que o valor originalmente licitado.

O contrato entre a Codevasf e a Construtora S & V Ltda, com sede no Ceará, foi assinado pelo atual superintendente da companhia, João José Pereira Filho, e o representante da empresa, Sebastião Cordeiro de Oliveira Júnior.

Nele, uma das primeiras cláusulas determina que a construtora tem direito ao reajuste de valores a cada ano de aniversário da apresentação da proposta, o que vem ocorrendo desde então, apesar de nenhum prego ter sido cravado no local que vai sediar a estação de tratamento de água.

Na prática, a Codevasf reajusta o valor do contrato para execução da obra hídrica sem que o primeiro e mais importante passo tenha sido dado, que é a disponibilidade da área para implantar os sistemas adutores para abastecimento de água em comunidades A título de reequilíbrio financeiro do contrato, em fevereiro de 2022 o superintendente da Codevasf em Alagoas, Joãozinho Pereira [como é conhecido o primo do deputado e presidente da Câmara Federal, Arthur Lira], autorizou junto com a diretoria da companhia o primeiro termo aditivo ao documento (Processo nº. 59550.000523/2020-24).

Foram acrescentados na ocasião R$ 3.222.221,77, elevando o valor pela implantação da obra 25,7 milhões para R$ 28,9 milhões.

O termo aditivo também convalidou [restabeleceu a validade] da nota de empenho 2021NE550535 no valor de R$ 4.624.662,50 (peça 47) do processo, além de outras alterações. O segundo termo aditivo para readequar a planilha orçamentária do contrato com inclusão de novos serviços, acrescentou mais R$ 4.132.267,71, correspondendo a 14,28 % e com decréscimo de R$ 429.234,48 passando o valor de R$ 28,9 milhões para R$ 32,6

milhões em junho do ano passado. Por fim, sem precisar dar “um muro numa broa” na fase da construção da ETA, como dizem os moradores de Delmiro Gouveia que aguardam a obra para ter acesso a água tratada para consumo, a construtora foi beneficiada com um terceiro aditivo que acrescentou outros R$ 2,6 milhões ou

9,15% ao valor contratado originalmente.

Com a alteração, o valor total da obra subiu dos R$ 32,6 milhões para R$ 35 milhões em novembro do ano passado, chegando a R$ 40,5 milhões com acréscimos referentes a notas fiscais. Essas despesas correm à conta do Programa de Trabalho nº 18.544.2221.14.VI.0001, referente à Implantação de Infraestrutura para Segurança Hídrica – Nacional, PTRES nº 195520 e 172079, Categoria Econômica 4, sob gestão orçamentária de crédito da 5ª Superintendência Regional da Codevasf.

Leia a matéria na íntegra no Jornal EXTRA, nas bancas!