Dom Fernando Saborido comemora 76 anos e será homenageado pela Câmara de Vereadores do Recife

11/06/23

Imprensa Liana Cirne 
blogfolhadoseertao.com.br
O arcebispo de Olinda e Recife fez aniversário neste sábado, 10 de junho.
Miniatura do anexo

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, completou neste sábado (10), 76 anos. Também neste mês o religioso será homenageado em uma reunião solene na Câmara do Recife, proposta pela vereadora Liana Cirne (PT).

A sessão será realizada no dia 27 de junho, às 18h30, no Plenário da Câmara, sendo aberto ao público.

Católica, Liana Cirne parabenizou dom Fernando pelos seus 76 anos e convidou a população para homenagear o arcebispo na Câmara.

“Parabéns dom Fernando Saburido. Desejo muita saúde, graças divinas e que Deus continue concedendo-lhe sabedoria para a missão que entregou em suas mãos. Estamos muito felizes em lhe homenagear na Câmara do Recife”, disse Liana, “aproveito para convidar a todos para essa grande festa em reconhecimento ao nosso querido arcebispo”, pontuou.

Nomeado oficialmente Arcebispo de Olinda e Recife no dia 1º de julho de 2009, Dom Fernando foi empossado no dia 16 de agosto de 2009. Como arcebispo, foi eleito, mais uma vez, membro do Conselho Permanente da CNBB em Brasília, membro do Conselho Episcopal de Pastoral e Econômico do Regional NE2 e bispo de referência da Pastoral da Saúde.Integra ainda a Comissão Episcopal Nacional do Movimento de Educação de Base – MEB, com sede em Brasília-DF.

No dia 8 de maio de 2014, dom Fernando foi eleito para a função de presidente do Regional NE2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A escolha do epíscopo aconteceu durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). O religioso sucedeu dom Genival Saraiva, bispo de Palmares, que teve sua renúncia acolhida pela Santa Sé por ter atingido a idade máxima para o serviço do episcopado. De acordo com o Código de Direito Canônico, os bispos devem renunciar ao cargo quando completarem 75 anos.

Em 2015 foi reeleito presidente do Regional NE2, para o quadriênio 2015-2019, sendo a terceira vez que ocupou o cargo. Terminada a gestão, o arcebispo foi eleito em 2020 bispo referencial para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso na CNBB NE2.Fotos: Eduardo Cunha/ Divulgação.

Serra talhada: Crise no PT com ameaça de expulsão e intervenção !

11/06/23

Por Betânia Santana/Folhape

blogfolhadosertao.com.br

Doriel Barros afirma que entendimento da executiva precisa ser respeitado e ele inclui reeleição de Márcia Conrado
O presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, deputado estadual Doriel Barros, disse na tarde desta sexta-feira que intervenção ou expulsão não estão descartadas para quem não cumprir as orientações da executiva do PT. O recado foi dirigido à presidente do PT em Serra Talhada, Cleonice Maria dos Santos.

Esta semana a dirigente colocou seu nome à disposição para uma possível candidatura à prefeitura do município sertanejo em 2024, mesmo sabendo da disposição da prefeita Márcia Conrado (PT) de concorrer à reeleição.”A fala da dirigente não representa o partido. É pessoal e descabida. Cleonice é presidente do PT e, portanto, precisa defender a candidatura do PT. Essa é a regra! Nós este ano vamos fazer eleições em alguns municípios”, avisou. “A fala dela é infeliz e vai contra o partido”, completou.

O deputado também explicou que o fato de ser dirigente não dá a ninguém a condição de agir como quiser. “Todos precisam seguir a decisão do partido. Caso contrário, o diretório estadual irá se posicionar. Em Serra, a nossa candidata é MárciaQualquer coisa diferente é fantasia!“, explicou.

E lembrou que em abril do ano passado o prefeito de Orocó, George Gueber, foi expulso da sigla porque contrariou decisão do partido e ainda no primeiro turno apoiou Miguel Coelho (União Brasil) como candidato ao Governo de Pernambuco. O mesmo aconteceu com a vereadora Fanny Bernal, ex-presidente do diretório do PT em Garanhuns, no Agreste. Ela acabou expulsa em julho por ter ficado ao lado de Marília Arraes (Solidariedade). O PT havia formalizado apoio ao candidato Danilo Cabral (PSB). no primeiro turno

Segundo o presidente estadual do PT, a prioridade da legenda é reeleger a prefeita de Serrafazer os sucessores em Águas Belas, Granito e Tacaimbó eleger 20 prefeitos no próximo ano. Nas últimas eleições o partido conquistou apenas cinco municípios – o quinto foi Orocó. Para fortalecer a legenda, seus integrantes estão organizando plenárias desde o início de maio.

As próximas devem acontecer em Serra Talhada e em Tabira, dois municípios do Sertão do Pajeú. As datas ainda não foram definidas, mas devem acontecer depois do São João. O partido já realizou encontros no Recife e na Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e no fim de semana passado esteve em Petrolina, Sertão do São Francisco, e Ouricuri, Sertão do Araripe.

Sem tumulto
A  presidente do PT a legenda, Cleonice Maria dos Santos, colocou seu nome à disposição do partido para concorrer à prefeitura de Serra Talhada, em entrevista ao blog Farol de Notícias na última quarta-feira (7/6). Por telefone, a dirigente disse à reportagem da Folha de Pernambuco, na tarde desta sexta-feira (9/6), não ter intenção de tumultuar o processo. Mas considera que o debate interno pode e deve acontecer.

“Existe descontentamento interno em relação à reeleição da companheira (Márcia Conrado) e isso deve ser debatido. Faz parte das normas do PT. Minha postura não é de tumultuar o processo e, sim, de fomentar o debate com os filiados. Para isso, precisamos de uma alternativa e, aí, me coloco como tal”, argumentou Cleionice Maria dos Santos.

Nos bastidores, comenta-se que a oferta é para o caso de a prefeita Márcia Conrado decidir sair do PT e ter outra sigla para disputar a reeleição. A possibilidade é levantada devido à proximidade da chefe do Executivo municipal com a governadora Raquel Lyra (PSDB), mas, publicamente, a prefeita nunca se pronunciou sobre essa hipótese. Márcia Conrado seguiu a orientação do partido de apoiar Danilo Cabral ao Governo no primeiro turno. No segundo, como o partido não fechou questão, a prefeita aderiu à campanha da atual governadora, Raquel Lyra (PSDB).

“Entendo que a minha companheira Márcia Conrado precisa conversar com o seu partido no município. O PT não é formado apenas por suas lideranças. Nosso partido nasceu das bases e das lutas. Eu defendo que os debates internos aconteçam, é a nossa essência. Quando nos distanciamos estamos andando na contramão do que o partido sempre defendeu”, alertou Cleonice, filiada ao partido desde 1989.

 ‘Moro e Dallagnol comandaram uma organização criminosa’, diz ministro de Lula

11;06/23
Por: Estado de Minas
blogfolhadosertao.com.br
sharethis sharing button
 (Foto: Reprodução/Instagram)
Foto: Reprodução/Instagram
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, disse que o ex-juiz federal, hoje senador, Sergio Moro (União-PR) e o ex-procurador Deltan Dallagnol (Podemos-PR) “comandaram uma sofisticada organização criminosa”. A fala do ministro se refere à atuação de Moro e Dallagnol durante Operação Lava-Jato.
Em redes sociais, na noite dessa sexta-feira (9/6), Paulo Pimenta comentou as mensagens trocadas entre o ex-juiz federal e o ex-procurador durante a operação que foram vazadas pelo site The Intercept Brasil, em 2019, e deram origem a Operação Spoofing.
“Cada vez que mais conversas da Vaza Jato são divulgadas aumenta minha perplexidade e minha indignação de como o Brasil foi capturado por essa quadrilha de bandidos de togas. Moro e Deltan comandaram uma sofisticada organização criminosa com ramificações em vários setores do aparato do Estado brasileiro”, comentou o ministro.
“Uma perigosa organização que nunca mediu limites e jamais teve escrúpulos para alcançar seu projeto de poder. Que todos sejam identificados e respondam exemplarmente pelos crimes cometidos contra a democracia. Nenhum tipo de impunidade pode ser tolerada contra esse bando e seus cúmplices!”, continuou.
Nessa sexta-feira, o Corregedor Nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o compartilhamento das provas da ‘Vaza Jato’ – as mensagens hackeadas.
O objetivo é usar o material em uma inspeção que a Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) está fazendo na 13ª Vara Federal de Curitiba e no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), responsáveis pelos processos da Lava-Jato.
Moro x Dallagnol
Dallagnol e Moro são amigos de longa data. Eles atuaram juntos no âmbito da Operação Lava-Jato. O senador como juiz federal e o deputado federal como procurador, sendo coordenador da operação.
Em 2019, o site The Intercept Brasil divulgou uma série de mensagens trocadas, por meio do aplicativo Telegram, entre eles, sobre procedimentos e decisões em processos, incluindo os que levaram à condenação do presidente Lula (PT).
Recentemente, Moro e Dallagnol foram acusados de tentativa de extorsão pelo advogado Rodrigo Tacla Duran durante a Operação Lava-Jato. Duran disse que foi “alvo” da operação por não ter aceitado ser “extorquido”.
De acordo com as denúncias do advogado, advogados ligados à Lava-Jato pediram a ele US$ 5 milhões para que não fosse preso no pela operação. O STF vai apurar o caso.
Além disso, o ex-deputado estadual pelo Paraná, Tony Garcia, afirmou que trabalhou em “parceria” com o Ministério Público Federal, mas teve suas contribuições arquivadas.
Segundo o ex-parlamentar, ele foi delator da Lava-Jato e pivô das denúncias que levaram à prisão o ex-governador paranaense, Beto Richa, e trabalhou em parceria com Moro para obter informações que pudessem comprometer parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT).
Confira a matéria no site do Correio Braziliense.