8 de janeiro: ‘Fomos pegos de surpresa’, diz coronel Marcelo Casimiro, PM responsável por montar escalas dos militares no DF


Coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues é ouvido na CPI dos Atos Antidemocráticos — Foto: Reprodução

Coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues é ouvido na CPI dos Atos Antidemocráticos — Foto: Reprodução

O coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, ex-comandante do 1º Comando de Policiamento Regional da Polícia Militar do Distrito Federal disse que a corporação não prendeu ninguém no dia 12 de dezembro, durante ataques em Brasília, porque “foi pega de surpresa” . A declaração foi dada na CPI dos Atos Antidemocráticos na Câmara Legislativa do DF (CLDF), na tarde desta segunda-feira (5).

Em Arcoverde: Na minha periferia tem cinema

06/06/23
Cineclube Raízes do Sertão

blogfolhadosertao.com.br

 

No dia 13 de julho de 2023, terça-feira, Arcoverde recebe a primeira sessão do cineclube “Na Minha Periferia Tem Cinema – Cineclube Raízes do Sertão”, na  sede da Associação Cultural Raízes do Sertão.

 

 

A Associação está localizada na comunidade dos Canos, em Arcoverde, sertão de Pernambuco, e atende mensalmente 50 crianças em atividades como aulas de capoeira, reforço escolar, aulas de maracatu e samba de coco, bem  como para as famílias que habitam o seu entorno, em ações como Sopão solidário, distribuição de cestas básicas, entre outros.

A programação do “Cineclube Raízes do Sertão – Na Minha Periferia Tem Cinema ” será composta por 20 filmes, entre curtas e médias metragens, sendo  10 para o público adulto e 10 infanto-juvenil. Um dos objetivos do Cineclube
Raízes Do Sertão é democratizar o acesso às produções e filmes representativos da cinematografia brasileira, sobretudo as que estão fora do circuito de exibição comercial.

As temáticas prioritárias dos filmes para os adultos serão as questões voltadas para a população negra e periférica: suas lutas, suas conquistas e seus espaços de falas, de forma a combater o racismo estrutural. Já a temática dos
filmes voltados para a infância e juventude terá como pano de fundo as questões  voltadas para a religiosidade a partir do sincretismo religioso dos santos gêmeos Cosme e Damião, que na Religião de Matriz Africana, são representados pelos Orixás Ibejis, protetores das crianças.

As sessões ocorrerão nas terças e quintas, sempre às 19h, na sede da Associação Raízes do Sertão. A abertura do projeto será em 13 de junho e se estenderá até 31 de agosto. Na 1ª sessão terá um momento musical com a
apresentação do Maracatu Raízes do Sertão. A programação completa será divulgada no instagram oficial da Associação (https://instagram.com/associacao.cultural.raizes)

O cineclube contará com algumas sessões exclusivas para os estudantes da rede pública. Entretanto, em todas as sessões haverá atividades pedagógicas que possam alimentar o debate entre o público, para que através das obras escolhidas,  possam se conscientizar de seu protagonismo. Além disso, todas as sessões contarão com acessibilidade em libras.

SERVIÇO
“Na Minha Periferia Tem Cinema – Cineclube Raízes do Sertão”
Quando: 13 de julho até 31 de agosto de 2023
Onde: Associação Cultural Raízes do Sertão
Horário: 19h
Rua Elizabeth Maria Costa Nunes, 100 – Sucupira – Arcoverde/PE
Gratuito
Incentivo: Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo de Pernambuco

Foto : Estúdio AD Fotografias

Em Nova Olinda(CE): Sesc Ceará e Fundação Casa Grande realizam o III Seminário Chapada do Araripe de 08 a 10 de junho

06/06/23

Comunicação Casa Grande

blogfolhadosertao.com.br

Confirmadas as presenças dos governadores do Ceará, Pernambuco, Piaui e os minisros da Educação, Cultura e do Meio ambiente

 O objetivo do seminário é discutir o processo de reconhecimento da Chapada do Araripe como patrimônio
da humanidade, já em andamento desde 2019, fortalecendo a campanha de reconhecimento patrimonial
da bacia cultural e geográfica que abrange os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.

Pela primeira vez o evento recebe os governadores do Ceará, Elmano Freitas; de Pernambuco, Raquel Lyra
e do Piauí, Rafael Fonteles, além das ministras Marina Silva, do Meio Ambiente; Margareth Menezes, da Cultura e Camilo Santana, da Educação.

 O conclave contará com a participação do coordenador do Grupo de Pesquisa Dossiê de Candidatura da Chapada do Araripe, Brasil, Patrício Melo, dos Reitores da Universidade Regional do Cariri, Francisco  Lima Júnior e da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes, das pesquisadoras Conceição Lopes e  Heloísa Bitu, e de Alemberg Quindins, Gestor Cultural e criador da Fundação Casa Grande, entre outras  presenças.

Como sempre acontece nos eventos organizados pela Fundação Casa Grande, a mesa de abertura recebe a menina Anna Beatriz, Diretora do Memorial do Homem Kariri.

O Seminário Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade tem ainda ampla programação cultural com a participa  dos grupos de tradição, tais como Reisado Reis de Congo do Mestre Aldenir, Crato; Bacamarteiros da Paz do Mestre Nena, Juazeiro do Norte e Coco Frei Damião da Mestra Marinês, Juazeiro
do Norte.

 Ciclos de debates, formação de rede, muito conhecimento e celebrações musicais para fortalecer o compromisso com a preservação desse tesouro único que atravessa a história, as tradições e a conexão
dos povos com a natureza.

A Chapada do Araripe é um presente da natureza e um legado para a humanidade. Um cenário onde a natureza
se mistura com a cultura.  Preservar o território encantado do Cariri é valorizar nossa identidade e nossa herança e honrar as infâncias.

PROGRAMAÇÃO:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Serrita: Concursados protocolam pedido de prisão do prefeito Aleudo Benedito

06/06/23
By 
blogfolhadosertao.com.br
1-Por que o prefeito de Serrita Sebastião Benedito dos Santos “Aleudo Benedito” descumpre reiteradamente determinação do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco e do Juiz da Comarca de Serrita?
2-O descumprimento de determinação judicial configura crime de desobediência a ordem judicial.

 

Após o descumprimento reiteirado de decisões favoráveis, não restou outro alternativa para os concursados, senão o pedido de prisão, pelo crime de desobediência, crime de desobediência, tipifcado no art. 330, Código Penal.

O pedido alega que o prefeito (foto) está agindo “de forma irresponsável, ilegal, arbitrária e CRIMINOSA”. Tendo em vista que o descumprimento (já provado) da decisão judicial proferida nos autos é crime de responsabilidade, tipificado no art. 1o, XIV, do Decreto Lei 201/67, e também crime de desobediência, pois se recusa a cumprir com a decisão de reintegrar os autores.

O Município alega que o prazo de 5 (cinco) dias é curto, sendo que as provas contidas nos autos (id. 133990916) comprovam que o Exmo. Prefeito Municipal e a Advogada da Prefeitura confirmaram a ciência da decisão em 18 de maio, já tendo transcorrido quase 20 (vinte) dias sem qualquer reintegração.

Dessa forma, requeram o prosseguimento do feito com o indeferimento de todos os pedidos formulados pelo Município de Serrita-PE, em razão da sua natureza meramente protelatória.

Requereram também a decretação da prisão em flagrante do Gestor Municipal em decorrência do crime permanente praticado (desobediência).”

Entendimento: Lucas Ramos comemora encontro político em Petrolina com senadores e deputados da base do Governo Lula

06/06/23

blogfolhadosertao.com.br

 —

Petrolina foi palco (esta semana)  de grande encontro para debater o fortalecimento de uma ampla frente de oposição no município chamado de Terra dos Impossíveis. Segundo o deputado federal e possível pré-candidato a prefeito de Petrolina em 2024, Lucas Ramos (PSB -PE).

O município sertanejo sediou um “grande encontro” de um time forte, que representa o presidente Lula no Estado de Pernambuco, e que, diariamente, luta por mais oportunidades para a população.

“A união do nosso mandato na Câmara dos Deputados, do parceiro Carlos Veras, dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, dos deputados estaduais João Paulo e Doriel Barros e do ex-deputado e ex-prefeito Odacy Amorim tem uma força gigante para guiar Petrolina rumo à mudança, no caminho do desenvolvimento e colocando os que mais precisam em primeiro lugar! ”, pontua Lucas Ramos.

Lira exonera assessor investigado em compra de kits de robótica

06/06/23

Por Daniel Weterman e Levy Teles/Estadão
blogfolhadosertao.com.br
Luciano Cavalcante foi alvo de uma operação da PF que investiga desvio de recursos públicos com dinheiro do FNDE bancado pelo orçamento secreto

BRASÍLIA – O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), exonerou o assessor Luciano Ferreira Cavalcante (foto, à direita)  do gabinete de liderança do PP na Casa. Cavalcante é investigado pela Polícia Federal pela compra de kits de robótica com recursos do orçamento secreto e foi alvo de uma operação da PF na semana passada.

A exoneração foi assinada por Lira na sexta-feira, 2, e publicada nesta segunda-feira, 5, pela Câmara. Cavalcante era assessor do PP na Casa e já trabalhou diretamente com Lira. A PF aponta superfaturamento na compra de equipamentos de robótica com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) bancados pelo orçamento secreto.

Como Estadão revelou, o assessor investigado tinha salário de R$ 14,7 mil. Luciano foi indicado para ser assistente técnico na liderança do PP em 2017, quando o próprio Lira era líder do partido

Além do cargo de servidor, Luciano Cavalcante exerce o cargo de presidente do União Brasil no Estado de Alagoas. Procurado, o diretório estadual do partido informou que Cavalcante continua na função.

O motorista de Cavalcante, que não teve o nome divulgado, é suspeito de receber dinheiro do esquema, conforme imagens que fazem parte da investigação da PF reveladas pelo programa Fantástico, da Rede Globo, neste domingo, 4.

Nas filmagens, o casal Pedro e Juliana Salomão – apontados como operadores do esquema – aparecem realizando “quase uma centena de saques em dinheiro”, em bancos e casas lotéricas de Brasília. Os saques eram fracionados, e não feitos de uma vez só, para driblar as autoridades, de acordo com a investigação.

Em uma das imagens, Pedro e o motorista entram em um carro no dia 17 de maio deste ano. O veículo estava estacionado em um hotel de Brasília. Pedro entra no carro com uma sacola cheia e sai com ela vazia. De acordo com a PF, o motorista e o próprio assessor do PP estavam hospedados no hotel naquele dia.

A cena se repetiu na Asa Sul da capital federal, também no dia 17 de maio, quando Pedro entra novamente no carro do motorista de Luciano Cavalcante. A Polícia Federal encontrou R$ 150 mil no veículo e o passaporte do assessor parlamentar em uma mochila dentro do porta-malas.

Ibama fecha zoológico em Pernambuco e apreende 175 animais que sofriam maus-tratos

06/06/23
Por Suzana Camargo
blogfolhadosertao.com.br
Ibama fecha zoológico em Pernambuco e apreende 175 animais

São chocantes as poucas imagens divulgadas pela equipe do Ibama de Pernambuco, mas dão a dimensão da crueldade e do sofrimento impostos aos animais. A operação Cage, que resultou no fechamento do zoológico em Porto de Galinhas, foi realizada há poucos dias.

O Ibama não divulgou o nome do local, mas informou que o “zoológico” já havia sido notificado anteriormente pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), vinculada à Semas, para que adequasse os recintos e as condições de abrigo aos animais, o que não foi atendido.

Durante a ação, foram apreendidos 175 animais. Alguns estavam mutilados. Corujas passavam o dia inteiro amarradas em cordas nos poleiros, como a da foto mais acima. Algumas espécies não possuíam marcação, o que indica que são oriundas do tráfico e mantidas ilegalmente.

Os animais foram encaminhados para um centro de tratamento e triagem do Ibama em Pernambuco.

Havia ainda recintos vazios, que o Ibama suspeita da retirada antecipada dos animais. Além de fechado, o zoológico foi multado em R$ 300 mil.

“A manutenção de animais em cativeiro envolve a responsabilidade de lhes assegurar o mínimo de bem-estar. Os zoológicos e a manutenção dos animais são regidos pela Lei n° 7173/83, IN n° 07/15 e resolução Conama n° 487 e 489/18”, informa o órgão.

É surpreendente constatar que os proprietários de um local como esse – uma verdadeira masmorra de animais – pagarão somente uma multa e não sofrerão um processo criminal.

Ibama fecha zoológico em Pernambuco e apreende 175 animais que sofriam maus-tratos

Zoológicos são uma questão muito polêmica nos dias de hoje. Todavia, é preciso ressaltar que muitos deles no Brasil e em outros países realizam um importantíssimo trabalho de conservação, em especial, com espécies ameaçadas de extinção.

Ao longo das últimas décadas houve muitas mudanças na maneira como algumas dessas instituições funcionam. As sérias, obviamente. De um modelo ultrapassado, em que esses eram lugares onde animais exóticos ficavam expostos para serem vistos pelos seres humanos, os zoos modernos se tornaram centros de estudo, pesquisa e também, de reprodução em cativeiro de diversas espécies, e com isso, são aliados fundamentais para a preservação da biodiversidade.

 

Leia também:
Projeto de lei propõe fim dos zoológicos no Rio Grande do Sul e criação de santuário para animais
Muito além do entretenimento, zoos e aquários têm função educativa e de pesquisa da vida selvagem
Zoológicos: a transição de um modelo exploratório para importantes aliados da pesquisa e conservação
Papagaios-de-peito-r
oxo, nascidos em zoológico de Curitiba, ajudam a repovoar área em Santa Catarina, onde espécie foi extinta

Fotos: divulgação Ibama

Lula visita Pernambuco hoje (6) e amanhã (7), com compromissos em Goiana, Paulista e Recife

06/06/23
JC/blogdejamildo
blogfolhadosertao.com.br

Agenda de Lula: Veja horários de Lula em Pernambuco nesta terça (6) e quarta (7)

Kin CHEUNG/AFP
Veja os horários de Lula em Pernambuco e os compromissos do presidente no estado – FOTO: Kin CHEUNG/AFP

O presidente Lula (PT) cumpre agenda em Pernambuco nesta terça (6) e quarta-feira (7). Assim como na última visita do mandatário ao estado, em abril, quando ele lançou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ele também aproveitará a ocasião para reinaugurar um programa de governo.

Lula vai relançar o Programa Farmácia Popular a nível nacional em sua passagem pelo Recife. O programa fornece medicamentos gratuitos e a baixo custo por meio de convênios com prefeituras e farmácias privadas.

Além disso, Lula também vai inaugurar uma nova unidade do IFPE (Instituto Federal de Pernambuco) na Região Metropolitana e visitará a fábrica da Jeep, em Goiana, na Mata Norte.

O presidente desembarca no Recife na tarde da terça-feira, depois de passar pela Bahia, onde participa de um evento de negócios do agro, pela manhã. Confira, a seguir, a agenda completa de Lula em Pernambuco.

Veja a agenda completa de Lula em Pernambuco, com os compromissos e horários do presidente em sua visita ao estado.

Terça-feira (6)

  • 15h: Visita ao polo da Fiat/Jeep, em Goiana.

Quarta-feira (7)

  • 08h: Relançamento do Farmácia Popular, no Compaz Ariano Suassuna, no Recife;
  • 11h: Inauguração do IFPE Paulista.

O primeiro compromisso de Lula é visitar a fábrica da Jeep, em Goiana. A passagem pela indústria automotiva vai de encontro ao anúncio de redução no valor dos carros populares, feito na última semana pelo Ministério da Fazenda.

No dia seguinte, Lula faz acenos ao PSB e ao próprio PT Pernambuco. Ele escolheu o Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, no Recife, para relançar o Programa Farmácia Popular a nível Brasil, fazendo um aceno ao prefeito da capital pernambucana, João Campos.

Além disso, o gesto também abraça o senador Humberto Costa, que criou o programa quando era Ministro da Saúde. A atual gestora da pasta, Nísia Trindade, estará presente.

O último compromisso de Lula em Pernambuco é inaugurar o IFPE de Paulista. Ele escolheu Pernambuco para comemorar os 20 anos da criação do programa de ensino técnico e profissional.

A inauguração também retoma um gesto comum das primeiras gestões de Lula e do governo Dilma Rousseff. Somando todo o período, as gestões PT inauguraram mais de 400 unidades do Instituto.

Alexandre de Moraes marca para o próximo dia 22 julgamento que pode tornar Bolsonaro inelegível

06.06.23

Midias Sociais/Uol

blogfolhadosertao.com.br

 


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, pautou para o dia 22 de junho o julgamento da ação que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos.

O julgamento pode se estender pelos dias 27 e 29 de junho, de acordo com o calendário de pautas do tribunal.

Corregedor-geral da Justiça Eleitoral e relator da ação, o ministro Benedito Gonçalves liberou o relatório final da ação para ir a plenário na última quinta-feira. Cabia a Alexandre de Moraes, presidente do colegiado, pautar o julgamento, o que aconteceu nesta segunda (5).

Bolsonaro é acusado de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação por causa dos ataques contra o sistema eleitoral proferidos no Palácio da Alvorada, diante de 72 embaixadores, e transmitidos ao vivo pela TV Brasil.

A ação foi apresentada pelos advogados do PDT, Walber Agra e Ezikelly Barros.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) recomendou, em abril, a condenação pela inelegibilidade de Bolsonaro por abuso de poder político.

Caso seja considerada procedente, a pena aplicada é a inelegibilidade por oito anos. Ou seja, se for condenado, Bolsonaro só poderá voltar a disputar eleições em 2032.

O TSE é composto por 7 ministros. Vão julgar Bolsonaro os magistrados Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Floriano de Azevedo, André Ramos Tavares, Nunes Marques, Carmen Lúcia e Alexandre de Moraes.

Alepe: Plenário aprova repasse de 40 milhões do TJPE ao Governo do Estado

06/06/2023
Ascom Alepe
blogfolhadosertao.com.br

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, nesta segunda,  em primeira discussão, o projeto do Poder Executivo que autoriza o repasse excepcional de 40 milhões de reais ao Governo, pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco. Os recursos devem ser usados em ações de ressocialização, repressão e combate à violência no Estado. Os deputados também acataram outra proposição que beneficia a área de segurança pública. A proposta altera a legislação estadual para prorrogar, até dezembro deste ano, o prazo para que policiais civis aposentados em atividade continuem à disposição do poder público. Na justificativa da matéria, a governadora Raquel Lyra ressalta que o objetivo é não prejudicar serviços essenciais realizados por esses profissionais.

Além da votação de projetos, a Reunião Plenária desta segunda contou com pronunciamentos sobre temas diversos, como o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste cinco de junho. João Paulo, do PT, chamou a atenção para o papel dos povos originários na preservação das florestas. O parlamentar citou estatísticas que demonstram como a presença dos indígenas no território da Amazônia Legal vem garantindo que os índices de desmatamento sejam reduzidos na região. E alertou que a aprovação do Marco Temporal pelo Congresso é uma grande ameaça ao meio ambiente:

“Mais de 98% das terras indígenas estão na Amazônia Legal, onde formam grandes blocos de florestas, que funcionam como uma das principais barreiras ao avanço do desmatamento.  Mesmo conhecendo esses dados científicos, ou pelo menos deveriam conhecer, parte das elites econômicas brasileiras, e dos seus representantes no Congresso, aprovam o Marco Temporal, que pretende restringir ainda mais o acesso dos povos originários a sua terra”.

O lançamento do programa Juntos pela Educação pela governadora Raquel Lyra na última sexta foi comemorado pelo deputado Renato Antunes, do PL. O parlamentar ressaltou que serão investidos 5,5 bilhões de reais no programa nos próximos quatro anos, e destacou a colaboração do Estado com os municípios para garantir a melhoria na qualidade na educação básica. “É impossível fazer educação olhando para sua própria responsabilidade, sem entender que na ponta da linha existe um prefeito que vai precisar de ajuda, que não pode apenas contar com o dinheiro do Fundeb, mas que precisa ter um Governo de estado ativo de maneira que a gente possa dar condição para que a criança na ponta da linha também possa ter seu direito de estudar”.

Antunes também elogiou outros pontos da proposta, que inclui, entre os temas, a valorização do esporte, a segurança nas escolas e a segurança alimentar. Em aparte, o deputado Kaio Maniçoba, do PP, e a deputada Débora Almeida, do PSDB, parabenizaram a iniciativa. Para a parlamentar, o auxílio aos municípios é importante, já que o financiamento da educação no Brasil estaria como uma “pirâmide invertida”: com poucos investimentos na base e grandes investimentos no ensino superior.

Já o líder do PSB, Sileno Guedes, se disse preocupado com a continuidade de projetos da gestão anterior, como a construção de novas escolas que já haviam tido suas licitações de obras concluídas, mas ainda não tiveram ordens de serviço emitidas. O deputado Rodrigo Farias, também do PSB, cobrou a retomada do programa de intercâmbio Ganhe o Mundo, enquanto o deputado Mário Ricardo, do Republicanos, questionou como será feita a distribuição e manutenção dos 500 ônibus escolares que deverão ser adquiridos para os municípios.

A vinda do presidente Lula a Pernambuco, nesta terça, foi outro assunto abordado por João Paulo. O presidente da República cumpre agenda no estado que inclui a inauguração do campus do novo Instituto Federal de Educação, IFPE, no município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife.  O deputado comentou que a visita é um sinal de “preocupação com o desenvolvimento de Pernambuco, e também um gesto de atenção com a governadora Raquel Lyra”. Na avaliação do petista, o presidente Lula está buscando atender de forma “muito republicana” aos interesses do estado.

Em aparte, o deputado Coronel Alberto Feitosa, do PL, questionou a motivação da visita presidencial. E aproveitou para criticar iniciativas do Governo Federal, como o programa de incentivo aos carros populares.  Para Feitosa, a medida contradiz a política ambiental de reduzir o uso de combustíveis fósseis. Já Izaías Régis, do PSDB, e Doriel Barros, do PT, exaltaram as iniciativas lideradas pelo presidente Lula que beneficiaram Pernambuco, como a ampliação dos Institutos Federais de Educação no estado.

O líder do Governo na Alepe,  Izaías Régis, registrou a participação dele numa caminhada realizada na manhã do último sábado em Garanhuns, no Agreste Meridional. Segundo o deputado, ele foi recebido por uma multidão em um passeio pela Avenida Santo Antônio, no centro da cidade. Régis notou que os populares demonstraram apoio e respeito mesmo “debaixo de garoa”, dias após a votação promovida pela Câmara Municipal que rejeitou as contas do ex-prefeito relativas a 2019. “Tudo isso para mostrar ao atual gestor que ele errou quando mandou desapro… quando mandou os vereadores rejeitarem as minhas contas…ele errou demais. Ele me deu a oportunidade da população de Garanhuns mostrar a revolta que está contra a gestão dele, por causa disso”.

O deputado Diogo Moraes, do PSB, voltou a cobrar do Governo do Estado a manutenção e o recapeamento de estradas que dão acesso ao Polo de Confecções do Agreste, como a PE-145 e a PE-160. O parlamentar destacou a grande circulação de veículos nessas rodovias, que aumentam a cada ano por causa das feiras da região. “O que é que se fazia todo mês, e quase que sistematicamente, era manutenção, tapa buracos. Foram gastos mais de 3,5 milhões de reais para que não acontecesse nenhum tipo de acidente grave”. Moraes também pediu um minuto de silêncio pelas vítimas fatais do acidente que aconteceu na última semana na PE-160, entre os municípios de Jataúba e Santa Cruz do Capibaribe, envolvendo um transporte alternativo e um carro de passeio.

Um gesto de solidariedade ao secretário de Governo e Participação Social do Recife, Aldemar Santos, marcou o pronunciamento de Sileno Guedes, do PSB. O deputado manifestou apoio ao gestor, que denunciou ter sido alvo de racismo durante evento da Frente Nacional dos Prefeitos, realizado em João Pessoa, na Paraíba, ocasião em que representava o prefeito João Campos. Segundo a denúncia feita por Santos, ele foi questionado no encontro se era segurança de alguma autoridade. Para Sileno, o preconceito sofrido pelo secretário municipal prova “que o racismo estrutural ainda persiste no país”.

No espaço de Comunicação de Lideranças, João Paulo Costa, do PCdoB, comemorou a aprovação, nesta segunda, de um projeto de autoria dele em benefício de pessoas com deficiência. A proposição tem o objetivo de adicionar novas linhas de ação à Política Estadual da Pessoa com Deficiência. Entre as garantias propostas pelo parlamentar está o acesso a práticas terapêuticas integrativas e complementares, como a arteterapia, a equoterapia, que é um tipo de terapia que utiliza cavalos, e a musicoterapia.