Escola pública de Cabrobó  é a vencedora do Prêmio LED da Rede Globo, no voto popular!

03/05/23
TV Globo/Midias Sociais
blogfolhadosertao.com.br
Professora Elineide Alves (centro) idealizadora do projeto   Distante sim, desconectado não — Foto: Globo/Ellen Soares

No Prêmio LED 2023, o público também pôde participar e ajudar a potencializar o futuro da educação. Os 3 projetos super finalistas que não foram contemplados no Especial LED, seguiram para uma votação popular com o prêmio de R$ 100 mil ao mais votado.

A votação ficou aberta do dia 26 de abril até a manhã do dia 02 de maio e o resultado foi divulgado no programa Mais Você, da Tv Globo. Com 51,48% dos votos, o projeto vencedor foi “Distante Sim, Desconectados Não!”, da professora Elineide Alves, de Cabrobó (PE). Em segundo lugar, ficou a iniciativa Células Motivadoras, com 27,17% e, em terceiro, o Instituto Rebbú, com 21,35% dos votos. Saiba mais sobre a iniciativa vencedora abaixo!

Elineide Alves, 38 anos, é professora de Língua Portuguesa e diretora da Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Evandro Ferreira dos Santos.

Filha de agricultores, ela passou a infância em comunidades rurais ouvindo estórias do avô, que era analfabeto, mas conseguia fazer quadras poéticas rimadas que encantavam a neta. Fascinada pela leitura e pela escrita, tornou-se professora.

Em 2021, criou o projeto “Distante sim, desconectado não! Família e escola, projetando sonhos, promovendo a inclusão”, para alfabetizar mães de alunos.

A ideia surgiu durante a pandemia, diante da baixa participação dos alunos nas aulas remotas. Ao fazer contato com as mães, identificou que muitas não eram alfabetizadas ou eram semialfabetizadas, e decidiu mudar essa realidade, abrindo turmas e oferecendo aulas a mulheres adultas.

“Ensinamos a leitura e a escrita a partir do dia a dia de cada uma, das dificuldades que enfrentam em casa. Como é uma turma só de mulheres, elas ficam muito à vontade e isso também nos favorece”, conta.

Jornada ESG | Fazer diferença é todo dia

A educação é um dos compromissos da jornada ESG da Globo e o Movimento LED – Luz na Educação é o projeto que reconhece e impulsiona as iniciativas que representam o futuro da educação. Saiba mais sobre nossos compromissos aqui!

A manhã desta terça-feira(02), foi de muita alegria para todos os cabroboenses. A apresentadora Ana Maria Braga, em seu programa Mais Você, anunciou o projeto Distantes Sim, Desconectados Não! como o grande vencedor do Prêmio LED – Luz na Educação, pelo voto popular.

A escola obteve pouco mais de 51% dos votos, através de um mutirão intenso de votação, que envolveu toda a comunidade, políticos, artistas e simpatizantes do projeto.

A premiação é o reconhecimento máximo de um projeto que ajudou a transformar a vida de inúmeras famílias da comunidade. O ensinamento que as mães obtiveram será levado pra toda a vida, e agora está eternizado com o reconhecimento por parte da maior emissora do país.

A EREF Evandro receberá R$ 100.000,00 que serão totalmente investidos para melhorar ainda mais a infraestrutura e a qualidade de ensino da escola.
A educação cabroboense segue sendo destaque nacional e motivo de orgulho para todos nós!

Deixe um comentário