04/05/23
Ascom Alepe
blogfolhadosertao.com.br
A Frente Parlamentar em Defesa dos Usuários do Sistema Público de Saúde foi instalada, nesta quarta, na Assembleia Legislativa. Entre os objetivos do novo Colegiado estão acompanhar e fiscalizar a prestação de serviços de saúde no Estado e promover o debate, a elaboração de leis e de projetos que beneficiem os usuários da rede pública.
Com o foco voltado para os pacientes, uma das iniciativas da Frente vai ser a revisão da lei estadual 12.770, de março de 2005, que trata justamente dos direitos dos usuários dos serviços de saúde. Neste trabalho, o grupo vai procurar ouvir autoridades públicas – das gestões federal, estadual e também dos municípios – , classe médica, comunidade científica e demais profissionais de saúde, além de usuários do SUS.
Os trabalhos vão incluir encontros em todas as regiões do Estado. Demandas do interior voltadas para o setor, aliás, foram abordadas por vários participantes da reunião de instalação da Frente, entre eles, os deputados João de Nadegi, do PV, e Rodrigo Farias, do PSB. A ideia, de acordo com Farias, é fomentar o debate em busca de soluções de problemas que aumentaram com a pandemia da Covid 19, evitando embates em relação a governos passados.
Outro participante, o deputado Gilmar Júnior, do PV, sugeriu a realização de Audiências Públicas setorizadas por região. O aumento da oferta de serviços de saúde de qualidade nos municípios interioranos foi colocado como uma necessidade urgente, de forma a aumentar o atendimento e, em alguns casos, reduzir a fila para quem aguarda internação nos próprios municípios. Eleito para coordenar o grupo, o deputado Rodrigo Novaes, do PSB, informou que um cronograma de atividades já está sendo elaborado, incluindo encontros no Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana. O parlamentar antecipou os passos iniciais do trabalho, que incluem uma reunião com a secretária de Saúde do estado, Zilda do Rego Cavalcanti:
“O primeiro passo é a reunião com a secretária de saúde do estado, onde a gente já vai levantar alguns dados e vamos também solicitar alguns encaminhamentos, formulários às unidades de saúde, aos gestores para saber exatamente como estão funcionando. Estamos lançando também um aplicativo na próxima semana, daqui a 15 dias na verdade vamos lançar um aplicativo, para acompanhamento das demandas da população”.
Também participaram da instalação da Frente Parlamentar os deputados France Hacker, José Patriota, Sileno Guedes e Simone Santana, todos do PSB; Mário Ricardo, do Republicanos; Luciano Duque e Gustavo Gouveia, do Solidariedade; Socorro Pimentel, do União; Renato Antunes, do PL; e Joãozinho Tenório, do Patriota.
O diretor da Fundação Altino Ventura, Heber Coutinho, o gestor do Hospital Mestre Vitalino, de Caruaru, Marcelo Cavalcanti, e o coordenador da UPA do Curado, no Recife, Tadeu Grando, também estiveram presentes.