Sport empata com Ituano em São Paulo

15/05/23
Por Ana Beatriz Vasconcelos
blogfolhadosertao.com.br
Próximo desafio do Leão será pela Copa do Brasil, diante do São Paulo, na quarta-feira
Artilheiro do Leão da Ilha, o artilheiro Vagner Love abriu o placar do confronto diante do Ituano
Embalado por duas vitórias seguidas no estádio da Ilha do Retiro, o Sport não conseguiu superar o time do Ituano e as equipes empataram em 1 a 1 neste domingo (14). O duelo, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro, aconteceu no estádio Novelli Júnior, situado na cidade de Itu, em São Paulo. O gol do Leão foi marcado por Vagner Love, aos 20 minutos do primeiro tempo.

O próximo desafio do Sport agora será pela Copa do Brasil, diante do São Paulo, às 20h da próxima quarta-feira (17), no estádio da Ilha do Retiro.

Aos 20 minutos do jogo, o artilheiro Vagner Love, em um lance de cabeça, abriu o placar mandando a bola com firmeza para o fundo da rede.

Passados 11 minutos, Rafael Carvalheira, do Ituano, aproveitando uma falha na defesa leonina, teve facilidade em deixar tudo igual. Esse foi o primeiro gol dele pelo clube que defende há 12 jogos.

No decorrer do primeiro tempo, os mandantes protagonizaram uma atuação superior, contrastando com a queda de desempenho que o Leão mostrou, principalmente pela diminuição nas tentativas de ataque.

Na primeira etapa do confronto, ao todo, aconteceram sete tentativas a gol promovidas pelo time do Ituano, contra apenas quatro do Sport.

Para estender a vantagem longe da Ilha do Retiro, antes dos 20 minutos da etapa complementar do jogo, o treinador Enderson Moreira promoveu a sua primeira mudança na equipe, tirando Edinho e acionando Wanderson no lugar. Mas sem efeito prático.

O duelo seguiu equilibrado, sem maiores chances de criação para ambos os lados.

Choque
No segundo tempo, durante um lance de disputa de bola, Ronaldo e Quirino se chocaram. O atleta do Sport teve a sua camisa bastante manchada de sangue, em decorrência de uma abertura no supercílio. Já o atleta Quirino, do Ituano, esbarrou a nuca na cabeça do adversário. Ambos precisaram deixar o gramado para receber suporte médico.

Ficha técnica
Ituano (1)

Jefferson Paulino; Pacheco, Frazan, Carlão e Marthã; Mário Sérgio (Jonathan), Bruno Xavier (Yann Rolim) e Thiaguinho; Person, Quirino (Brayan) e Hélio Borges (Paulo Victor) | Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Sport (1)
Renan; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús; Ronaldo, Fabinho (Fábio Matheus) e Jorginho (Fabrício Daniel); Edinho (Wanderson), Luciano Juba (Felipinho) e Vagner Love | Técnico: Enderson Moreira
Estádio: Novelli Júnior, em São Paulo
Árbitro: Léo Simão Holanda (CE)
Assistentes: Renan Aguiar da Costa (CE) e Fernanda Kruger (MT)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Gols: Vagner Love (Sport) e Rafael Carvalheira (Ituano)
Cartões amarelos: Diego Quirino (Ituano), Mário Sérgio (Ituano) e Carlão (Ituano)
Público: 1.307
Renda: R$ 21.560,00

Alepe: Comissão de Educação vai discutir violência nas escolas

15/05/23

Ascom Alepe

blogfolhadosertao.com.br

 

 

Conciliar o trabalho de análise e votação de projetos das áreas de educação e cultura, vindos do Executivo ou mesmo dos próprios parlamentares, com o debate aprofundado sobre temas relevantes para a sociedade. Com essa meta, a Comissão de Educação e Cultura da Alepe definiu, esta semana, a realização de mais quatro audiências públicas do Colegiado, até o final de junho. A questão da violência nas escolas, a situação do Cine São Luiz – importante espaço cultural do Recife -, as ações da gestão estadual em apoio ao ciclo junino deste ano e o atraso na implantação do Piso Salarial do Magistério estão entre os assuntos a serem discutidos.

O tema violência nas escolas, que vem gerando maior preocupação após episódios ocorridos em Santa Catarina, Goiás e São Paulo, vai ser abordado num debate em parceria com  a Unale, a União Nacional dos Legislativos Estaduais. O encontro vai ser realizado no dia 15 de junho, com a participação de parlamentares e pesquisadores do tema. Também devem ser convidados representantes dos Ministérios da Justiça e da Educação. A complexidade e força do tema está motivando a elaboração de muitos projetos de lei em todo o País, com o foco na prevenção e na segurança das escolas.

Já o debate sobre a situação do Cine São Luiz, fechado para obras desde julho de 2022, envolve segmentos importantes do meio cultural. A Audiência Pública foi proposta pela deputada Dani Portela, do PSOL, e, após aprovação pelo Colegiado, ficou agendada para o dia 12 de junho.

Antes, no dia 29 deste mês, a Comissão vai a Caruaru, no Agreste Central, debater as ações do Governo do Estado para garantir o Ciclo Junino 2023. A solicitação foi da deputada Rosa Amorim, do PT. O grupo parlamentar também decidiu debater o atraso na implantação do Piso Salarial do Magistério, por sugestão do deputado João Paulo, do PT, com data a ser definida.

O presidente do Colegiado, Waldemar Borges, do PSB, destaca que o grupo vai procurar aprofundar  o debate sobre temas importantes, reunindo parlamentares e especialistas. “A Comissão de Educação tem avançado muito nessa missão dela que é de ser um espaço de debate sobre questões mais relevantes vinculadas a esse tema tão importante que é o tema da educação e da cultura. Já fizemos por aqui, por exemplo, um debate, audiência pública muito boa a respeito do chamado  Novo Ensino Médio, e estamos agora com uma agenda também muito relevante”.

O debate sobre o Novo Ensino Médio, o primeiro da atual legislatura, foi realizado no dia quatro de maio, reunindo estudantes, gestores, educadores e deputados.