Amapá tem surto de síndromes gripais, e governo decreta emergência

15/05/23

Governador do Amapá diz que são necessárias medidas sanitárias imediatas

Um aumento de mais de 108%, entre janeiro e maio deste ano, nas internações de crianças com síndromes gripais fez com que o governo do Amapá decretasse emergência em saúde pública nesse sábado (13).

A superlotação no Hospital da Criança e do Adolescente, em Macapá, fez até com que salas administrativas fossem transformadas em espaços para 32 novos leitos clínicos.

O hospital ampliou também o número de vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, de 20 para 24.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, até o fim da semana passada, a rede hospitalar pública e privada registrou mais de 190 casos de internação, sendo 109 no Hospital da Criança e do Adolescente e no Pronto Atendimento Infantil. A maioria dos pacientes tem idade entre sete meses e quatro anos. Dos pacientes internados, 29 estavam entubados.

Causas
A secretaria de Saúde divulgou que a situação foi provocada pelo vírus Sincicial Respiratório (VSR), que causa doenças como a bronquiolite, inflamação que dificulta a chegada do oxigênio aos pulmões. Os profissionais de saúde também detectaram casos de Influenza A e B e covid-19.

Vacinação
Em nota, o governador Clécio Luís destacou que são necessárias medidas sanitárias imediatas, o que inclui a busca ativa para imunizar crianças não vacinadas. “O estado vai fazer sua parte, mas é fundamental o papel da família e de toda a sociedade”, disse em comunicado.

Ainda de acordo com a secretaria de Saúde, apenas 16% da população infantil vacinável, que vai de 6 meses a 6 anos incompletos, foi imunizada até o momento. As cidades com menor cobertura vacinal são Macapá, Oiapoque, Santana e Laranjal do Jari.

Providências
Além do aumento do número de leitos, a secretaria estadual de Saúde garantiu que foram tomadas providências para abastecimento de oxigênio para as unidades de saúde e para a ampliação da quantidade de plantonistas.

Ministério da Saúde informou, em nota, que acompanha a situação e está prestando apoio ao Amapá. A pasta reforçou que a vacinação é a principal forma de proteção contra doenças respiratórias, especialmente antes do inverno.

“Na última sexta-feira (12), a vacinação contra a Influenza foi ampliada para toda a população a partir dos 6 meses de idade. A vacina contra covid-19 também está disponível nos serviços de saúde. É fundamental que todas as crianças estejam com a caderneta de vacinação atualizada”, diz o texto.

Ministério da Saúde acrescentou que está enviando kits de análise laboratorial para diagnóstico, medicamentos, além de uma equipe de epidemiologia de campo para reforçar as ações de emergência e investigação dos casos.

“A Força Nacional do SUS também dará apoio assistencial, especialmente na pediatria”, garantiu o ministério.

Para a investigação do surto, o governo federal explicou que amostras aptas para exame serão enviadas ao Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém (PA).

Santa sai na frente, mas perde para o Potiguar

14/05/23

Por Robert Sarmento/JC

blogfolhadosertao.com.br

Jaílton Jr/JC IMAGEM
Pipico marcou para o Santa Cruz contra o Potiguar na Série D – FOTO: Jaílton Jr/JC IMAGEM

Santa Cruz perdeu de virada por 2 a 1 com o Potiguar na segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série D, em jogo realizado neste domingo (14), no Estádio Nogueirão.

Em cobrança de pênalti, aos sete minutos da segunda etapa, Pipico abriu o placar para a Cobra Coral. Mas Alyson Romeu empatou para o Potiguar onze minutos depois e Vitinho virou aos 50 minutos. Um banho de água fria para o Tricolor, que sonhava em pelo menos pontuar fora de casa após vencer a estreia no Arruda.

“Abrimos o placar, mas descemos muito as linhas (de marcação) e sofremos o gol. Tentamos ir para cima, erramos no final e pagamos o preço. Temos que ajustar os erros”, afirmou o goleiro Michael ao repórter João Victor Amorim, da Rádio Jornal, na saída de campo.

No geral, a partida foi marcada por muitos erros das duas equipes. O jogo melhorou no segundo tempo, até por conta dos gols, mas ainda assim muito pobre em termos de qualidade técnica.

MELHORES MOMENTOS POTIGUAR 2 X 1 SANTA CRUZ

Nesta temporada, todos os clubes de cada chave da Série D se enfrentam em turno e returno. Os quatro melhores times de cada grupo avançam para o mata-mata. O Santa Cruz está no Grupo 03.

Se tivesse conquistado a vitória, os Corais dividiriam a liderança com o Sousa, da Paraíba. Como perdeu, o Tricolor permaneceu com três pontos e caiu para a quarta colocação na tabela.

Próximo jogo do SANTA CRUZ na Série D

Santa Cruz volta a campo no dia 21 de maio, às 16h (horário de Brasília), diante do Campinense. A partida acontece no Estádio do Arruda, pela terceira rodada da Série D 2023.

SANTA CRUZ sem calendário em 2024?

Brasileirão Série D é a última esperança do Santa Cruz ter um calendário completo na temporada 2024. Isso porque a Cobra Coral não garantiu vaga através do Campeonato Pernambucano.

Diante dessa condição, o Tricolor do Arruda tem a obrigação de subir para a Terceira Divisão. Caso não consiga, torce pelo acesso do Retrô. A Fênix, junto com o Petrolina, assegurou a classificação para a Série D do ano que vem.

Até o momento, o Santa Cruz tem garantido a disputa da competição estadual e também a pré-Copa do Nordeste. A equipe pernambucana não disputa a Copa do Brasil no ano que vem.

Ficha do jogo

Potiguar: Diego Almeida; Lucas Serafim (Allefe), Victor Sousa, Anderson Júnior e Izaldo (Gabriel Silva); Bebeto (Caíque Valdívia), Michel Potiguar (Cristiano), Marquinhos Taipu e Wilson; Robert (Vitinho) e Romeu. Técnico: Júnior Câmara.

Santa Cruz: Michael; Léo Fernandes, Ítalo Melo, Guedes e Marcos Vinícius; Pingo (Ítalo Henrique), Fabrício (Anderson Paulista) e Chiquinho (Emerson Galego); Lucas Silva (Maranhão), Nadson (Marcelinho) e Pipico. Técnico: Felipe Conceição.

Gols: Pipico aos 07′ do 2º tempo; Alyson Romeu aos 18′ e Vitinho aos 50′ do 2º tempo. Cartões amarelos: Izaldo, Lucas Serafini e Vitinho (Potiguar); Pingo, Ítalo Henrique e Léo Fernandes (Santa Cruz).

Árbitro: Renan Novaes Insabralde (MS). Assistente 1: Reinaldo de Souza Moura (RN). Assistente 2: Joao Henrique Queiroz da Silva (RN). Quarto Árbitro: Alciney Santos de Araujo (RN).