Amupe marca presença em plenária estadual do PPA Participativo

13/05/23

Ascom A mupe

blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo
A presidenta da Associação Municipalista de Pernambuco, a prefeita de Serra Talhada Márcia Conrado (foto), esteve presente, nesta sexta-feira (12), na plenária estadual do Plano Plurianual (PPA) Participativo, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções. Esse é terceiro encontro da programação que começou com um giro pelo Nordeste. A comitiva presidencial iniciou as plenárias, na última quinta-feira (11), em Salvador, na Bahia, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.A série de eventos seguiu em Maceió, Alagoas, ainda nesta sexta e termina no próximo sábado (13), em João Pessoa, na Paraíba. Durante a programação, foi lançada a plataforma Brasil Participativo, que permitirá a participação de todos os brasileiros e brasileiras nas decisões sobre os investimentos dos recursos federais nos próximos quatro anos, disponível até o próximo dia 10 de julho. As plenárias presenciais são também uma das formas de participação da sociedade na construção do PPA, permitindo a sociedade civil organizada e ao conjunto dos cidadãos brasileiros apontar diretrizes para as futuras políticas públicas.“O presidente ordenou que eu e a ministra Simone Tebet rodássemos o Brasil para ouvir a população. Vamos aos 26 estados da federação, além disso, lançamos a plataforma para que todos os brasileiros e brasileiras participassem. O cidadão pode escolher três programas e apoiar três propostas. Democrático e de forma participativa. Será a maior plataforma de participação social do Brasil”, explicou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, acompanhado da ministra de Planejamento e Orçamento citada, da senadora Teresa Leitão, da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, da governadora Raquel Lyra e da prefeita em exercício do Recife, Isabella de Roldão, além de outras autoridades.O PPA Participativo é fruto de uma parceria entre o Ministério do Planejamento e Orçamento, responsável pela elaboração do Plano Plurianual (PPA), e a Secretaria-Geral da Presidência da República, que articula a participação social no âmbito do Governo Federal. Conta ainda com a participação do ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

Fotos: Wellington Junior

Petrobrás promete baixar preços mesmo com defasagem sobre mercado internacional de petróleo

13/05/23

Por Fernando Castilho

blogfolhadosertao.com.br

“Há chance de reajuste na semana que vem, de fazer uma avaliação (de preços) em alguns combustíveis. Mas não vou dar spoiler” disse Jean Paul Prates

Mauricio Pingo
Jean Paul Prates, presidente da Petrobras – FOTO: Mauricio Pingo

Diretores de empresas de capital aberto tem uma grande preocupação na divulgação de informações das empresas que comandam especialmente quanto a preços e mercados em função da regras de compleance impostas pela Comissão de Valore Mobiliários (CVM). Eles chamam isso de guidance, uma forma de oferecer ao público acesso direto e transparente das próprias informações financeiras da empresa. Isso explica porque na hora de falar dos balanços quem fala é o Diretor Financeiro.

Esse era o comportamento da Petrobras até a chegada de Jean Paul Prates que apareceu no noticiário desta sexta feira, horas antes da conferencia de resultados da companhia, dizendo que “Semana que vem vamos falar de preço. Há chance de reajuste na semana que vem, de fazer uma avaliação (de preços) em alguns combustíveis. Mas não vou dar spoiler “disse. Spoiler é uma expressão ligada mais ao entretenimento é define a antecipação de partes importantes do enredo de um filme, de uma série televisiva ou de um livro. Não é usada em companhia com ações em Bolsa.

Mas esse parece que será um comportamento que será adotado, a partir de agora, quando o presidente da estatal falará no mesmo dia da apresentação de seus resultados. Prates disse que a Petrobras vai seguir o critério de estabilidade de preços frente à volatilidade internacional. E destacou que haverá atratividade para o cliente.

Seria uma notícia muito importante para o mercado se ela viesse do, diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores da Petrobras, Sérgio Caetano Leite quando falou dos resultados do primeiro trimestre. Leite porém foi mais cuidadoso: Vamos buscar ser cada vez mais competitivo no mercado brasileiro. Não vamos perder a venda para os concorrentes. Essa será a nossa estratégia comercial.

Ele sabe que nesta sexta-feira, por exemplo, a gasolina nos pólos da Petrobras é vendida R$ 0,39 acima do exterior. O mesmo ocorre com o diesel. Hoje, o valor da estatal está R$ 0,28 maior. Isso quer dizer que os importadores é possível vender mais barata que a Petrobras. O que só aumenta o desafio da empresa quando avisa que não vai perder venda paras os concorrentes.

Segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis – Abicom os preços médios da gasolina operam com diferenciais positivos em todos os pólos analisados e no caso do óleo diesel, exceto em Aratu (BA). Positivos para os importadores que são concorrentes da Petrobras.

Entretanto, a questão da baixa ou aumento de preços dos produtos Petrobras é apenas um ponto na questão da política de comunicação da estatal com seus acionistas. Não é uma boa pratica que dirigentes da empresas comecem, a falar fora do horário adequado quando existem canais para isso.

No dia 16 de abril, dois diretores da estatal, Claudio Romeo Schlosser, diretor de Comercialização e Logística, e William França da Silva, diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras, confirmaram ao jornal O Globo que as discussões do novo plano de negócios envolvem a construção de unidades 100% renováveis no Gaslub e na Refinaria Abreu e Lima (Rnest). No dia seguinte a empresa precisou dizer que “os estudos são preliminares e ainda serão submetidos às instâncias de governança da Companhia”.

Isso ficar mais complicado quando o próprio presidente se apressa em anunciar decisões que ainda estão sendo analisadas por sua diretoria. Não é razoável que a partir de agora do presidente aos diretores comecem a falar sobre preços, investimentos e mudança na política de preços que vão exigir determinações mais aprofundadas.

Nos últimos anos, a Petrobras adotou um comportamento de comunicações institucionais de forma técnica e profissional. E valorizando as ações da companhia sem personalizar essas ações. Isso mudou coma chegada de Prates que tem divulgado uma agenda pessoal de suas ações a ponto de nos 100 dias de sua gestão divulgar uma lista de 50 ações sua gestão tomou na empresa.

presidente da Republica falar sobre a Petrobrás e fazer criticas é normal porque ele não responde pela empresas embora seja o representante do acionista controlador. O presidente da companhia falar fora dos canais de comunicação em dia de divulgação de resultados e prometer baixa ou subida de preços só faz constranger quem pelo estatuto da empresa foi designado para isso e responde por isso legalmente.

Granito homenageia Enfermeiros na data dedidada à categoria

13/05/23

Ascom PMG

blogfolhadosertao.com.br

 

O Dia Internacional da Enfermagem, celebrado ontem,  recebeu  homenagem especial  da Prefeitura de Granito  para quem os é uma categoria  integrada plor  profissionais incríveis,  que dedicam suas vidas ao cuidado e bem-estar de nossa comunidade.

Neste momento desafiador que estamos vivendo, a importância dos enfermeiros e enfermeiras se torna ainda mais evidente. São eles que estão na linha de frente, oferecendo cuidados essenciais, conforto e apoio a todos os que precisam. São verdadeiros heróis e heroínas, enfrentando desafios com coragem, empatia e compaixão.

Aqui em Granito, temos a honra de contar com uma equipe de enfermagem excepcional, que não mede esforços para garantir a saúde e o bem-estar de nossa população. Seu trabalho árduo, dedicação e comprometimento são exemplos inspiradores para todos nós.

Hoje, queremos expressar nossa profunda gratidão a cada enfermeiro e enfermeira que faz parte do nosso sistema de saúde. Vocês são o coração pulsante da assistência médica e sua contribuição inestimável não passa despercebida.

Pedimos a todos os cidadãos de Granito que se juntem a nós para celebrar e agradecer a esses profissionais notáveis. Compartilhe suas histórias de gratidão, envie uma mensagem de apoio ou marque um enfermeiro especial que fez a diferença em sua vida ou na vida de um ente querido.

Juntos, podemos mostrar nosso respeito e admiração por esses profissionais que são fontes de conforto e esperança em momentos desafiadores.

#DiaInternacionaldaEnfermagem #EnfermeirosdeGranito #CuidadoeCompromisso #SaúdeeBemEstar

Raquel Lyra participa da plenária estadual do Plano Plurianual participativo junto a ministros de Estado

13/05/23

Imprensa PE]

blogfolhadosertao.com.br

 

 
A governadora Raquel Lyra  (foto)  recebeu ministros de Estado no Centro de Convenções de Pernambuco para a edição pernambucana da plenária do Plano Plurianual (PPA) participativo, realizada na tarde desta sexta-feira (12). O PPA é o instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do governo federal, que apontará as prioridades da gestão para os próximos quatro anos, de 2024 a 2027, a partir da consulta popular. No evento, a governadora destacou a importância da discussão coletiva e registrou que o Governo do Estado também vai desenvolver uma escuta local para conhecer as prioridades da população pernambucana.
 
“Precisamos de união para garantir a reconstrução do nosso Estado e do nosso país. É fundamental ouvir para permitir que as pessoas possam ter mais qualidade de vida. Vamos fazer nossas plenárias também em Pernambuco, nas regiões de desenvolvimento, para assegurar o crescimento do nosso Estado sem deixar ninguém para trás”, ressaltou a Raquel Lyra.
 
O Executivo federal está realizando plenárias em todo o Brasil para reunir a contribuição dos cidadãos para o PPA, seja individualmente ou por entidades da sociedade civil organizada, e assim elaborar o documento que definirá as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, contemplando as despesas de capital. Do evento de Pernambuco, participaram os ministros Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República; Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento; Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação; e André de Paula, da Pesca e Aquicultura.
 
“Nós vamos aos 26 estados da federação, mais o Distrito Federal, para que o povo imprima suas digitais no planejamento do futuro do País. Por isso é fundamental que todos participem e escolham o que é prioridade”, afirmou o ministro Márcio Macêdo.
 
Para a construção do PPA, os governadores também elegem obras prioritárias ao seu Estado. “Os governadores têm o direito a indicar três obras consideradas estruturantes para que nos próximos três anos e meio possam ser executadas. Eu posso garantir que recurso bem aplicado faz com que a gente possa resolver grande parte dos problemas que assolam a população brasileira”, frisou a ministra Simone Tebet.
 
O Governo de Pernambuco está discutindo os projetos do Estado para a garantia da inclusão dos investimentos no PPA. “Os projetos incluem a melhoria nas linhas de transmissão para energia renovável, a Transnordestina, a infraestrutura da malha rodoviária, a conclusão das obras da Transposição do São Francisco e obras de habitação. São temas que tocam a vida do pernambucano”, disse a governadora Raquel Lyra.
 
Depois de finalizadas todas as participações, a Secretaria-Geral irá sistematizar as contribuições da população e encaminhá-las à Secretaria Nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento. Posteriormente, o ministério ajustará essas contribuições e as submeterá à análise das equipes técnicas dos ministérios afins para eventual incorporação ao PPA. 
 
O plano deve ser entregue ao Congresso Nacional até 31 de agosto, juntamente com a Lei Orçamentária Anual (LOA). O novo plano é então avaliado e votado pelos congressistas para, em seguida, ser devolvido ainda no mesmo ano para sanção do presidente.
 
Estiveram presentes na plenária de Pernambuco a vice-governadora do Estado, Priscila Krause, a senadora Teresa Leitão, a prefeita em exercício do Recife, Isabella de Roldão, além de deputados federais, deputados estaduais, secretários estaduais e prefeitos.