PF faz buscas na casa de Bolsonaro e prende ex-ajudante Mauro Cid e mais 5 em operação contra dados falsos de vacina

03/05/23

Por CNN

blogfolhadosertao.com.br

 

  • A Polícia Federal apreendeu os celulares do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na casa em que os dois moram, em Brasília, na manhã de hoje.
  • Bolsonaro ainda terá que depor hoje à PF, sobre a suposta prática dos crimes de inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 em sistemas do Ministério da Saúde. Na mesma operação, batizada de “Venire”, a PF também prendeu o tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, ex-ajudante de ordens do ex-presidente.-
  • Ação policial faz parte de operação que investiga inserção de dados falsos sobre vacinação contra Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde; assessores Max Guilherme e o Sérgio Cordeiro, que trabalhavam no Planalto, também foram detidos

Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (3), o ex-ajudante de ordem de Jair Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, em Brasília. Ele está sendo levado para a sede da PF.

Os policiais também realizam busca e apreensão em um endereço ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília, no Jardim Botânico. É a casa onde o ex-presidente mora com Michelle Bolsonaro. O celular do ex-presidente foi apreendido pela Polícia Federal.

As ações fazem parte da Operação Venire, deflagrada nesta quarta, que investiga a prática de crimes na inserção de dados falsos sobre vacinação contra Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde (sistemas SI-PNI e RNDS).

Max Guilherme e o Sérgio Cordeiro, assessores de Bolsonaro que trabalhavam no Planalto, também foram presos. Também foi preso o secretário municipal de Governo da cidade de Duque de Caxias/RJ, João Carlos de Sousa Brecha.

CNN apurou que a cidade de Duque de Caxias se envolve na investigação porque um dos registros encontrados no sistema da Saúde sobre a vacinação de Bolsonaro foi feito em um posto de saúde do município fluminense. Nesse posto, houve um registro de que o ex-presidente teria se imunizado contra a Covid-19 no local, e a investigação apontou que era um dado adulterado.

No total, são cumpridos seis mandados de prisão e 16 de busca e apreensão. Eles estão no âmbito do inquérito das milícias digitais, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Entre os alvos de buscas está o deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ), irmão do ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, que é atual secretário estadual de Transportes do governo de Cláudio Castro. Gutemberg está em Brasília.

Ex-presidente Jair Bolsonaro. / REUTERS/Marco Bello

CNN apurou que a filha e a esposa de Mauro Cid e também estão envolvidas na investigação da PF, porque teriam tido seus dados de vacinação adulterados também.

Uma fonte da Polícia Federal (PF) informou à CNN que a filha de Bolsonaro, Laura Bolsonaro, teria dados alterados na carteira de vacinação contra Covid-19.

A investigação da PF aponta que o objetivo do grupo “seria manter coeso o elemento identitário em relação a suas pautas ideológicas, no caso, sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a Covid-19”.

Escola pública de Cabrobó  é a vencedora do Prêmio LED da Rede Globo, no voto popular!

03/05/23
TV Globo/Midias Sociais
blogfolhadosertao.com.br
Professora Elineide Alves (centro) idealizadora do projeto   Distante sim, desconectado não — Foto: Globo/Ellen Soares

No Prêmio LED 2023, o público também pôde participar e ajudar a potencializar o futuro da educação. Os 3 projetos super finalistas que não foram contemplados no Especial LED, seguiram para uma votação popular com o prêmio de R$ 100 mil ao mais votado.

A votação ficou aberta do dia 26 de abril até a manhã do dia 02 de maio e o resultado foi divulgado no programa Mais Você, da Tv Globo. Com 51,48% dos votos, o projeto vencedor foi “Distante Sim, Desconectados Não!”, da professora Elineide Alves, de Cabrobó (PE). Em segundo lugar, ficou a iniciativa Células Motivadoras, com 27,17% e, em terceiro, o Instituto Rebbú, com 21,35% dos votos. Saiba mais sobre a iniciativa vencedora abaixo!

Elineide Alves, 38 anos, é professora de Língua Portuguesa e diretora da Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Evandro Ferreira dos Santos.

Filha de agricultores, ela passou a infância em comunidades rurais ouvindo estórias do avô, que era analfabeto, mas conseguia fazer quadras poéticas rimadas que encantavam a neta. Fascinada pela leitura e pela escrita, tornou-se professora.

Em 2021, criou o projeto “Distante sim, desconectado não! Família e escola, projetando sonhos, promovendo a inclusão”, para alfabetizar mães de alunos.

A ideia surgiu durante a pandemia, diante da baixa participação dos alunos nas aulas remotas. Ao fazer contato com as mães, identificou que muitas não eram alfabetizadas ou eram semialfabetizadas, e decidiu mudar essa realidade, abrindo turmas e oferecendo aulas a mulheres adultas.

“Ensinamos a leitura e a escrita a partir do dia a dia de cada uma, das dificuldades que enfrentam em casa. Como é uma turma só de mulheres, elas ficam muito à vontade e isso também nos favorece”, conta.

Jornada ESG | Fazer diferença é todo dia

A educação é um dos compromissos da jornada ESG da Globo e o Movimento LED – Luz na Educação é o projeto que reconhece e impulsiona as iniciativas que representam o futuro da educação. Saiba mais sobre nossos compromissos aqui!

A manhã desta terça-feira(02), foi de muita alegria para todos os cabroboenses. A apresentadora Ana Maria Braga, em seu programa Mais Você, anunciou o projeto Distantes Sim, Desconectados Não! como o grande vencedor do Prêmio LED – Luz na Educação, pelo voto popular.

A escola obteve pouco mais de 51% dos votos, através de um mutirão intenso de votação, que envolveu toda a comunidade, políticos, artistas e simpatizantes do projeto.

A premiação é o reconhecimento máximo de um projeto que ajudou a transformar a vida de inúmeras famílias da comunidade. O ensinamento que as mães obtiveram será levado pra toda a vida, e agora está eternizado com o reconhecimento por parte da maior emissora do país.

A EREF Evandro receberá R$ 100.000,00 que serão totalmente investidos para melhorar ainda mais a infraestrutura e a qualidade de ensino da escola.
A educação cabroboense segue sendo destaque nacional e motivo de orgulho para todos nós!

Náutico estreia com derrota para o Manaus na Série C do Brasileiro

03/05/23
 Yuri Teixeira
blogfolhadosertao.com.br
Após boa apresentação no primeiro tempo, Timbu caiu de produção e perdeu na Arena da Amazônia, nesta terça-feira (2)
Manaus 2x1 Náutico, pela Série C do Brasileiro

Náutico até chegou a sair na frente no placar, mas o resultado conquistado na noite desta terça-feira (2) não foi o esperado pela torcida alvirrubra. Na estreia da Série C do Campeonato Brasileiro, o Timbu visitou o Manaus, na Arena da Amazônia, e acabou perdendo de virada para os donos da casa. Mangabeira, no primeiro tempo, para os pernambucanos, além de Douglas e Cardoso, na etapa final, para os amazonenses, anotaram os gols que decretaram a derrota do time da Rosa e Silva pela primeira rodada da competição nacional, por 2×1. No sábado, o time do técnico Dado Cavalcanti busca se recuperar do tropeço, desta vez dentro de casa. Recebe o São José, às 16h, nos Aflitos.

Apesar das ausências de peças como Souza e Jael, longe do Recife, o Náutico fez um jogo para deixar algumas boas impressões. Como forma de explorar os espaços cedidos pelos mandantes, Dado optou por escalar Eduardo ao lado de Gabriel Santiago no meio, apenas com Mangabeira na contenção. As escolhas surtiram efeito, principalmente nas investidas pelo lado direito.

Aos oito minutos de bola rolando, o Timbu ainda perdeu Kayon, que deixou o gramado chorando sobre a maca. Estreando com a camisa alvirrubra, Thiaguinho foi acionado no lugar do prata da casa e teve papel importante na vitória parcial dos pernambucanos no primeiro tempo. Antes do camisa 23 brilhar, no entanto, Paul Villero teve duas boas oportunidades de abrir o marcador, mas parou no goleiro Reynaldo.

A primeira chegada com perigo do Manaus aconteceu apenas aos 15 jogados. Henan aproveitou rebote e chutou forte para fora. O mesmo atacante teve outra chance aos 28, mas furou o cruzamento do de Lucas Mota. Melhor dentro de campo, o Alvirrubro acabou sendo premiado quatro minutos mais tarde. Em escanteio cobrado por Thiaguinho, Jean Mangabeira cabeceou firme no canto direito do goleiro adversário para colocar os pernambucanos em vantagem. Logo em seguida, o Náutico quase ampliou, mas o chute de Diego Matos passou perto da meta de Reynaldo.

Satisfeito com o desempenho do Náutico, Dado Cavalcanti só optou por mexer na equipe aos 30 do segundo tempo. Coincidentemente, momento em que o time passou a cair de produção. Sem eficácia, o Alvirrubro viu o Manaus se soltar dentro de campo e passar a incomodar o setor defensivo pernambucano. Em boas investidas de Franklin, pela esquerda, a zaga conseguiu afastar o perigo. Em cobrança de falta, Charles também assustou.

Contudo, foi por cima que a virada veio. Aos 36 minutos, Charles cobrou escanteio e Douglas subiu para mandar de cabeça para o gol, sem chances para Vagner. Nos acréscimos, em novo corner, Cardoso aproveitou desvio na primeira trave e virou para os manauaras.

Ficha do jogo

Manaus 2
Reynaldo; Lucas Mota, Douglas, Bruno Bispo e Dieyson; Charles, Gabriel Tonini (Gustavinho) e Jean Carlo (Gabriel Correia); Renan Luís, Klenisson e Henan (Michel). Técnico: Higo Magalhães.

Náutico 1
Vagner, Victor Ferraz, Odivan, Denilson e Diego Matos; Jean Mangabeira, Eduardo (Juan Gauto) e Gabriel Santiago (Matheus Carvalho); Paul Villero, Kayon (Thiaguinho) (Régis) e Júlio. Técnico: Dado Cavalcanti.

Estádio: Arena da Amazônia (Manaus-AM)
Árbitro: Paulo Henrique de Melo Salmazio (MS)
Assistentes: Marcos dos Santos Brito (MS) e Antônio Adriano de Oliveira (MA)
Gols: Jean Mangabeira, aos 32′ do 1T (NAU); Douglas, aos 36′, e Cardoso, aos 48′ do 2T (MAN)
Cartões amarelos: Bruno Bispo, Gabriel Correia (MAN); Thiaguinho (NAU)

Alepe: Deputados apontam descaso com pacientes da rede pública de saúde

03/05/23
AscomAlepe
blogfolhadosertao.com.br

 

Durante a Reunião Plenária desta terça, deputados cobraram a melhoria da qualidade do atendimento na rede pública de saúde. Gilmar Júnior, do PV, denunciou a falta de refrigeração nas UTIs do Hospital da Restauração, maior emergência do Nordeste, localizada no Recife. Segundo o deputado, a precariedade das instalações é um problema que se repete em várias unidades de saúde do estado. Ele acrescentou que a sobrecarga de trabalho dos profissionais da área e a superlotação dos hospitais completam o cenário “caótico” e “desesperador” do atendimento público de saúde.

“Uma infinidade de problemas que não são tratados com a prioridade cabida, seja nos grandes hospitais da rede ou nas UPAs ou UPAEs, que a população em destaque, a imensa maioria, que é a mais pobre, vem sofrendo duas vezes: com a enfermidade e com o descaso”.

Em aparte, João Paulo Lima, do PT, lembrou os cortes bilionários no orçamento da saúde durante o Governo Bolsonaro. Ele também defendeu mais investimentos em cuidados preventivos com a população. Rodrigo Novaes, do PSB, destacou o empenho da Alepe no sentido de formular e cobrar ações pela melhoria dos serviços de saúde. Nesta quarta pela manhã, a Casa promove a instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Usuários do Sistema Público de Saúdeque será coordenada pelo deputado.

Rodrigo Novaes ainda defendeu a necessidade de oferecer à população sertaneja o serviço de um hospital especializado em cardiologia. O parlamentar relatou as dificuldades dos pacientes com doenças do coração na busca por atendimento adequado, disponível apenas em localidades distantes do Sertão.

“Existem atendimentos especializados no Agreste, principalmente no município de Caruaru, mas não há no Sertão. E a gente sabe como é difícil alguém que mora em Dormentes, que mora em Santa Filomena, que mora no Araripe, fazer uso, e no Sertão Central, no Sertão do Pajeú, em Itaparica, no Sertão do São Francisco, fazer uso do serviço de saúde aqui na capital.”

 

Arsenal ilegal: Mais de 1.500 armas apreendidas em clube do tiro de Caruaru são entregues à PM

03/05/23

Por Vinicius Lucena

blogfolhadosertao.com.br

 

PF descobriu no clube um esquema envolvendo autorizações de CACs (Caçadores, atiradores e colecionadores) de forma ilegal

-Armas apreendidas numa operação da Polícia Federal foram entregues para uso provisório da Polícia Militar de Pernambuco nesta terça-feira (2). São 1.549 dos 2.555 fuzis, pistolas, revólveres e outras armas eram do CTA Clube de Tiro, maior clube de tiro do Brasil, que fica em Caruaru, no Agreste, e foi fechado durante as investigações de comércio ilegal de armas e munições.

-De acordo com a Polícia Federal, parte das 690 mil munições apreendidas na Operação Zona Cinza também foi doada para uso provisório. O uso deste arsenal pela PM foi autorizado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região

 —
Cessão das armas foi feita pelo superintendente da PF em Pernambuco

Um total de 1.549 armas de fogo apreendidas em um clube de tiro localizado em Caruaru, no Agreste pernambucano, durante a Operação Zona Cinza, da Polícia Federal (PF), foi entregue à Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) nesta terça-feira (2). Entre as armas apreendidas no estabelecimento e cedidas pela PF à PM, estão pistolas, fuzis, espingardas, rifles, entre outros equipamentos que serão utilizados pela corporação.

A entrega das armas aconteceu em cerimônia no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no bairro do Derby, região central do Recife, nesta manhã. O evento contou com a presença do superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Antonio de Pádua Vieira Cavalcanti; da secretária de Defesa Social do Estado, Carla Patrícia Cunha; e do Comandante Geral da PMPE, Tibério César do Santos. Na cerimônia, as autoridades assinaram um termo registrando a doação das armas.

“É um momento significativo da operação Zona Cinza, que identificou criminosos que estavam por trás de um esquema envolvendo autorizações de CACs (Caçadores, atiradores e colecionadores) de forma ilegal. São armas de fogo que devem fazer a proteção da população e têm que estar nas mãos das forças de segurança”, comentou Antônio de Pádua.

Ao todo, a operação Zona Cinza, ocorrida em outubro do ano passado, resultou na apreensão de 2.555 armas, a maior entre as conduzidas pela corporação nos últimos dez anos. De acordo com o superintendente da PF em Pernambuco, as mais de mil armas que, em um primeiro momento, não foram destinadas à segurança pública, devem passar por um processo de avaliação antes de uma nova cessão.

A entrega das armas de forma antecipada, antes do julgamento dos alvos da operação Zona Cinza, foi autorizada pela 37ª Vara da Justiça Federal, atendendo a pedido da Polícia Federal. “As armas cedidas à PM passaram por perícias e a pertinência do uso foi avaliada por nós [da PF] e pela Secretaria de Defesa Social. Esses equipamentos, portanto, serão muito mais bem empregados e utilizados pela segurança pública do Estado”, completou o superintendente Antônio de Pádua.

Segundo a secretária de Defesa Social de Pernambuco, Carla Patrícia Cunha, a doação dos equipamentos faz com que a gestão estadual se aproxime de uma meta: a atribuição de uma arma e um colete a cada policial militar do estado. “Essa cerimônia demonstra a importância de um trabalho integrado. Tivemos a participação irrepreensível da Polícia Federal, que resultou em uma apreensão recorde. Essas armas, que ficariam depositadas, foram disponibilizadas para uso da Polícia Militar; isso só foi possível pela sensibilização do Poder Judiciário, que as liberou”, comentou a titular da pasta.

A Operação Zona Cinza

As investigações conduzidas pela PF durante a Zona Cinza identificaram a existência de um esquema ilegal de comércio de armas de fogo, por meio da “produção de documentos ideologicamente falsos”; segundo a corporação, a organização criminosamente utilizaria esses documentos para “viabilizar e dar aparência de legalidade” à venda e ao porte ilegal desses equipamentos.

O grupo também usava pessoas jurídicas como instrumentos para produzir entrevistas, vídeos e outros conteúdos para difundir publicidades ilegais para a venda, de forma a estimular o uso indiscriminado de armas de fogo e incitando a prática de crimes. Essas pessoas se diziam caçadores, colecionadores ou atiradores desportivos.

A secretária de Defesa Social de Pernambuco, Carla Patrícia Cunha, se posicionou, ainda, sobre a situação do escrivão licenciado da Polícia Civil de Pernambuco Diego de Almeida Soares, dono do clube de tiro. Diego é apontado pelas investigações da PF como acusado de fraudar documentos para vender armas e conseguir porte ilegal para associados ao estabelecimento, que funcionava em Caruaru.

“A Secretaria de Defesa Social emitiu uma portaria dizendo que pessoas que compõem o efetivo da SDS e estejam envolvidas em práticas delituosas, sejam presas em flagrante ou investigadas terão os procedimentos priorizados pela corregedoria. A partir do momento que outra instituição – nesse caso, um juiz, em juízo – emitir um parecer sobre o assunto, a secretaria tem a obrigação de acelerar a investigação e, assim, passar, de forma muito clara, que não aceitaremos desvios de conduta”, comentou.

Leia também
• Escrivão da polícia é acusado de comércio ilegal de arma de fogo em clube de tiro de Caruaru
• Corregedoria da SDS pede demissão de policial que vendia armas de fogo em clube de tiro em Caruaru