Atividades e palestras celebram o Mês da Mulher na Alepe

08/03/23

AscomAlepe

blogfolhadosertao.com.br

 

Atividades e palestras celebram o Mês da Mulher na Alepe | Blog do Didi Galvão

 

Com uma série de atividades iniciadas neste 8 de março, a Assembleia Legislativa registra a passagem do Dia Internacional da Mulher e coloca em discussão temas importantes como o feminicídio, alimentação saudável, trabalho e os direitos das mulheres. Todos os eventos ocorrem na própria sede do Poder Legislativo e envolvem, além de palestras, rodas de conversa, exposições e apresentações culturais. Participam da primeira edição do Alepe Mulher especialistas nos temas abordados e autoridades políticas do Estado, além de parlamentares e servidores da Casa.

Cada dia da programação terá os trabalhos conduzidos por uma das seis mulheres eleitas deputada estadual para essa legislatura. Na abertura, nesta quarta, a tarefa coube à deputada Rosa Amorim, do PT, que em entrevista falou sobre o desafio da representação política que as mulheres vivem hoje. Ela lembrou que a bancada feminina atual foi reduzida em quatro vagas em relação à legislatura passada, que tinha dez deputadas.

Nós precisamos da nossa voz aqui dentro para as nossas pautas puderem avançar, no que diz respeito à violência das mulheres, à geração de emprego e renda, à fiscalização em relação ao estado, às delegacias, implementação de diversos programas e políticas públicas que venham melhorar as nossas vidas. Então, eu diria que nosso desafio é da participação, nós precisamos cada vez mais dizer que, como somos maioria na sociedade, precisamos ter voz e vez”.

O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, do PSDB, atuou como anfitrião dos convidados e participantes, junto com o primeiro secretário, Gustavo Gouveia, do Solidariedade. Ele destacou a importância da data e ressaltou que o Legislativo está pronto para ajudar na implementação de novas políticas públicas voltadas para as mulheres, inclusive ficando atento às discussões sobre o combate ao feminicídio, tema que será tratado na próxima sexta-feira, às dez horas com palestra da delegada da Polícia Civil Ana Elisa Fernandes Sobreira.

Claro, a gente tem que acabar com isso, a gente está vendo que o feminicídio cada diz mais aumenta, então a gente tem de ter cuidados, ter apoio, aqui tem a Comissão da Mulher que é comandada pela delegada Gleide Ângelo, que é uma delegada que atua bem no estado de Pernambuco, e tenho certeza que vai continuar fazendo um belíssimo trabalho em favor da mulher”.

O primeiro dia de atividades teve a participação da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão e de representantes das secretarias de Saúde do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, do Ministério Público e da Faculdade Novo Horizonte. A cientista política Priscila Lapa foi a palestrante, falando sobre a presença da mulher nos espaços políticos. A abertura também contou com uma apresentação do Coral Vozes de Pernambuco, formado por funcionários e funcionárias da Alepe.

Deixe um comentário