02/03/23
AscomAlepe
blogfolhadosertao.com.br
A Comissão de Justiça da Alepe elegeu, nessa quarta (01), o deputado Antônio Moraes, do PP (foto), para presidir os trabalhos do colegiado neste biênio. Ele destacou a importância da CCJ para o funcionamento do Poder Legislativo e afirmou que vai se dedicar para conferir celeridade à tramitação dos projetos. “A gente tem o papel de analisar e fazer com que esses projetos tramitem de forma rápida e, também, segura. A gente vai cumprir religiosamente o Regimento da Casa, oferecendo a oportunidade de debates e audiências públicas.”
O deputado Romero Albuquerque, do União Brasil, foi escolhido vice-presidente. Durante a reunião, Waldemar Borges, do PSB, ex-presidente do colegiado, manifestou insatisfação com o Poder Executivo. Segundo o parlamentar, a direção da Comissão de Justiça para o biênio já havia sido acordada entre as lideranças da Alepe, mas a decisão foi rejeitada por influência do Governo estadual. “Foi feito, aqui, um esforço, para que se costurasse um entendimento. Esforço que foi apoiado por todos os líderes, ao que me consta. De Izaías (Régis, PSDB) a Dani (Portela, PSOL), todos os líderes concordaram com o formato de negociação proposto e que esbarrou na intransigência e na visão equivocada do Palácio.”
Ainda nessa quarta, a Comissão de Finanças elegeu a deputada Débora Almeida, do PSDB, para presidir o colegiado, e o deputado Lula Cabral, do Solidariedade, vice-presidente. Débora destacou a busca do diálogo para levar investimentos que beneficiem a população. “A prioridade é dar condições para que as políticas públicas possam ser implementadas na vida das pessoas pernambucanas. Todo esse debate aqui vai ser a construção de pontes, a construção das condições para que o orçamento seja, realmente, o meio que a gente tem para levar vida na vida das pessoas.”
Já o colegiado de Administração Pública vai ser presidido pelo deputado Joaquim Lira, do PV. “A prioridade da Comissão é estar, realmente, dentro do conjunto de anseios da Casa. Estar atento aos projetos que vêm do Executivo mas, sobretudo, os projetos daqui, que daremos discussão, oriundos da própria Casa.”
O deputado Renato Antunes, do PL, foi escolhido pelos colegas para ser vice-presidente da Comissão de Administração Pública pelos próximos dois anos.